quarta-feira, julho 31

Produções cearenses são destaque no Dragão

Em agosto três produções teatrais cearenses cumprem nova temporada no Teatro do Dragão: Pandemônios (Habitat ano II), As Malditas (Rei Leal Coletivo) e o infantil Ora Bolas! A saga mirabolante dos besouros rola-bosta (Companhia Itinerante de Malabares). Na dança, o destaque vai para o inédito D'Kebrada- Memórias de um Território, do Instituto Katiana Pena, em parceria com a Corpo Mudança. O espetáculo é uma abordagem criativa das experiências vividas na favela pelos artistas Katiana Pena, Anderson Carvalho e Lucas Linon. O Instituto Katiana Pena tem sede no Bom Jardim e oferece formação em dança para crianças e jovens em situação de risco.

O Museu da Cultura Cearense recebe a Mostra Imersiva a Falta que Você Faz, realizada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, que apresenta retratos da fotógrafa Marizilda Cruppe e videomapping de Rogério Costa sobre a angústia de 19 famílias – três delas cearenses - que sofrem com o desaparecimento de um familiar. Uma experiência incontestavelmente devastadora!
Na área de formação, a fotografia ganha espaço com os projetos Oficina de Fotografia com o Celular, Construção de Narrativas do Grupo de Investigação e Sensibilização Poética pela Imagem e Deslimites da Memória, que reúne os artistas Cyro Almeida (MG) e Júlio Santos (CE). O resultado da formação virará uma exposição no Museu Mineiro e no Dragão do Mar com fotografias de Cyro Almeida colorizadas por Júlio Santos.
E que tal ficar por dentro do que existe de vanguarda no audiovisual cearense? No Cinema do Dragão, A Mostra Olhar do Ceará, que integra a programação do 29o Cine Ceará, apresenta a cara do cinema cearense contemporâneo com 17 curtas e 3 longas-metragens. Destes, 11 são dirigidos ou têm a codireção de mulheres. Os três longas na mostra são: o documentário “Currais”, de David Aguiar e Sabina Colares, e as ficções “Se arrependimento matasse”, de Lília Moema Santana, e “Tremor iê”, de Elena Meirelles e Lívia de Paiva. 

segunda-feira, julho 29

Sindilanches


Conselheiros da Cidadania



O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) e o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique (PDT) empossaram hoje à noite os novos conselheiros da Cidadania, no Centro de Eventos do Ceará:


sexta-feira, julho 26

Bar Skol no Fortal




A primeira noite do Fortal 2019 nesta quinta (25) foi marcada com muita celebração e alegria entre os foliões, que este ano tiveram como ponto de encontro, o Bar SKOL PURO MALTE (foto Aurélio Alves). O espaço, além de promover interação dos micareteiros de todos os blocos, foi eleito o local perfeito para deixar registrado os melhores momentos.
Com cenários instagramáveis, o bar deu uma força àqueles foliões que adoram mostrar que estão no Fortal em suas redes sociais. Para aqueles que não perdem a chance de inovar na hora da foto, o painel produzido com latinhas SKOL Puro Malte, despertou a criatividade e não houve economia em sorrisos e o bom humor. 
O empresário Erivelton Oliveira, de 31 anos, e seu amigo Thiago Reis, de 32 anos, foram um dos que deram uma paradinha no Bar da SKOL para aguardarem a volta do trio, e entre uma cerveja e outra, aproveitaram para tirar várias fotos. “Muito legal esse espaço proporcionado pela SKOL. É um lugar que você quer ficar, que é agradável, além desses painéis bem legais para fotos. Muito legal mesmo”, disse ele que acrescentou, ainda, a expectativa com as muitas curtidas que irá ganhar nas redes sociais: “isso aqui vai gerar muita curtida”.
O engenheiro Thiago Reis também aproveitou para ousar na criatividade da foto. “Adorei essa experiência da SKOL. Show de bola mesmo”, afirmou. 
A dona de casa Sheila Mariana, 56, foi uma das que passaram pelo bar para uma pausa com a filha e irmã. Ela aprovou a novidade, e saiu bem contente após vários clikes. “Parei para tomar uma cervejinha e não resisti em tirar muitas fotos. Uma maravilha esse bar da Skol. Voltarei”, falou.
O Bar SKOL PURO MALTE conta com uma estrutura interativa e tecnológica. Pela primeira vez, os foliões do Ceará estão participando de uma experiência em fotografia 3D, que reproduz foto em 180°. 
A novidade chamou atenção e atraiu milhares de foliões nesta primeira noite.
Além da pausa para encontrar com os amigos e degustarem a SKOL PURO MALTE, está sendo distribuído pó de estrela para os foliões brilharem ainda mais nos clicks e arrasarem nos blocos. 
Novidade - A SKOL PURO MALTE, símbolo de inovação no mercado cervejeiro, é uma das maiores novidades desta edição do Fortal 2019, que pela primeira vez participa dessa que é considerada a maior micareta fora de época do país. Até domingo (28), muitas surpresas estão sendo preparadas para os foliões.

Álcool pode prejudicar a faringe e a laringe


Beber uma cervejinha, ou demais bebidas alcoólicas, de vez em quando é algo prazeroso para algumas pessoas. Mas o que não pode ocorrer é a pessoa abusar do álcool. Você sabia que a ingestão em demasia causa uma série de problemas no seu organismo? 
Segundo pesquisas, o uso regular de álcool aumenta o risco de câncer na boca. Aproximadamente 50% de indivíduos com câncer de boca, faringe (amígdala) e laringe (voz) estão associados com o consumo pesado de álcool. Se o indivíduo beber e fumar, o risco de câncer aumenta dramaticamente.
Outro problema é o ronco. Após a ingestão de bebidas alcoólicas à noite, aumenta-se o risco. Isso ocorre devido aos efeitos relaxantes do álcool nos músculos da faringe.
“Agora vamos pensar em uma festa ou um jogo de futebol. Você fala alto, grita e vibra. A voz, praticamente, sai prejudicada com o esforço das cordas vocais. Em resumo, ficam inflamadas e inchadas, o que deixa a voz rouca. Sabe o que o álcool faz? Piora essa situação” explica o médico otorrino da Coorlece, Franzé Barros de Oliveira.
O especialista é ainda mais enfático ao alertar sobre mais uma implicação relacionada ao consumo de álcool. “Favorece infecções e situações como o refluxo gastroesofágico. O refluxo é o retorno do conteúdo do estômago, o suco gástrico, ao esôfago, podendo chegar até a laringe (nível das cordas vocais). O álcool potencializa muito o refluxo por relaxar a musculatura do esfíncter do esôfago, que deveria permanecer fechado a maior parte do tempo”, pontua Franzé. 
Em geral, são pessoas predispostas ao refluxo que, quando ingerem álcool, têm uma piora acentuada dos sintomas. Estes sintomas podem ser dores de garganta, rouquidão e pigarro.
“Moderação é a regra. As comemorações podem incluir bebida alcoólica, mas sempre lembrando que o excesso pode causar prejuízos importantes”.
O álcool tem sido associado à supressão do sistema imunológico, o que deixa o usuário crônico mais suscetível à várias doenças infecciosas. O consumo também aumenta o risco de pneumonia e tuberculose.

quarta-feira, julho 24

Terremotos no Ceará


A atividade sísmica em Madalena, Boa Viagem e Quixeramobim no Ceará foi intensificada na madrugada desta quarta-feira (24). Segundo o Laboratório Sismológico do Nordeste (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foram anotados mais de 100 tremores. O de maior magnitude aconteceu em Boa Viagem de 2.5 graus na escala Richter que vai 10 graus.
A Defesa Civil do Ceará registrou casas rachadas e os moradores relataram que móveis balançaram. O clima é de tensão na região do Sertão Central do Ceará. 
Francisco Brandão, responsável pelo setor de Sismologia da Defesa Civil do Ceará informa que o órgão vem realizando trabalhos de prevenção e orientação junto à comunidade de como se comportar antes, durante e depois dos terremotos.
O pesquisador do LabSis, Eduardo Menezes, diz que a região de Quixeramobim vem apresentando tremores desde o começo do ano, mas os abalos tinham diminuído. "A frequência voltou agora nesta quarta. Até às sete da manhã foram cento e dois tremores, sendo que na sua maioria são de baixa intensidade", revelou.
"É impossível prever como essa atividade sísmica vai progredir, podendo parar de repente, se manter mas no nível de magnitude atual ou mesmo recrudescer, podendo haver sismos de magnitude maior que os até agora observados. Só o tempo dirá qual das hipóteses é a verdadeira", destaca Eduardo Menezes.
Com os terremotos desta quarta já soma mais de 500 abalos entre Quixeramobim, Madalena e Boa Viagem este ano. O maior tremor foi de três graus verificado em 30 de março passado. O terremoto de 2.5 graus ocorreu nesta quarta às 2h46 e o segundo maior de magnitude dois graus foi registrado às 2h10 da madrugada.

Antônio Henrique


"Fui recebido hoje por alguns amigos e familiares com essa linda surpresa de aniversário. Hoje completo mais um ano de vida e não poderia me sentir mais feliz. Sou uma pessoa abençoada por Deus, e o agradeço pelo dom da vida, por toda força e inspiração que me concede diariamente. Agradeço aos meus pais por todos os ensinamentos, de trilhar um caminho pautado na honestidade e em defesa das pessoas. Agradeço também ao Senhor por ter colocado tanta gente especial no meu caminho, a toda minha família e amigos eu deixo uma palavra: GRATIDÃO por estarem sempre ao meu lado", agradeceu o aniversariante do dia, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Antônio Henrique (PDT).


sábado, julho 20

Ceará 2x0 Palmeiras

Na noite deste sábado (20), o Ceará (fotos Pedro Chaves-FCF) mostrou sua força na Arena Castelão e desbancou o líder Palmeiras em Fortaleza. Com gols de Leandro Carvalho e Mateus Gonçalves, o Ceará venceu por 2 a 0 e derrubou o último invicto do Brasileirão 2019. Mesmo com o fim da sequência de 33 jogos de invencibilidade na Série A do Brasileirão 2019, o Palmeiras segue na liderança com 26 pontos. Com 14, o time cearense confirmou a boa fase e abriu cinco pontos de distância para o Z-4.



O Palmeiras começou pressionando o Ceará na Arena Castelão. Logo no primeiro minuto, Zé Rafael desviou cobrança de falta de Dudu e fez o goleiro Diogo se esticar todo para espalmar. Levando perigo nas bolas paradas, o Verdão levou perigo novamente, aos nove minutos, em uma bomba do zagueiro Luan. Após a pressão inicial, o Ceará se organizou e equilibrou as ações. Mais eficiente, o Vozão cresceu na partida e abriu o placar aos 31 minutos com Mateus Gonçalves.


No segundo tempo, o Palmeiras tentou correr atrás do prejuízo. Apesar da maior posse de bola, o Verdão encontrou dificuldades para superar a forte marcação do Ceará. Bem postado em campo, o Vozão deu o golpe mortal aos 26 minutos. Após chutão da defesa, Leandro Carvalho ficou frente a frente com Weverton e definiu o triunfo cearense em 2 a 0.

Ceará: Diogo Silva; Samuel Xavier, Valdo, Luiz Otávio e João Lucas; Wilian Oliveira (Pedro Ken), Ricardinho, Felipe Baxola (Fernando Sobral) e Thiago Galhardo; Mateus Gonçalves (Leandro Carvalho) e Felippe Cardoso - Treinador: Enderson Moreira. Cartão amarelo: Felippe Cardoso, Luiz Otávio e Wilian Oliveira.

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gomez e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique, Gustavo Scarpa (Wilian) e Zé Rafael (Raphael Veiga); Dudu (Ramires) e Deyerson - Treinador: Luiz Felipe Scolari. Cartão amarelo: Felipe Melo e Gustavo Gomez.


Renda de R$ 958.408,00 para 31.556 pagantes e 731 não pagantes.

A 11ª rodada do Brasileirão 2019 segue neste domingo (21) com mais quatro confrontos:

Atlético (MG) x Fortaleza.
Botafogo (RJ) x Santos (SP).
Corinthians (SP) x Flamengo (RJ).
Avaí (SC) x Goiás (GO).

Na segunda-feira (22) tem São Paulo (SP) x Chapecoense (SC).

Resultados:

Vasco 2x1 Fluminense.
Bahia 0x0 Cruzeiro.
CSA 0x4 Athletico (PR).
Internacional 1x1 Grêmio.
Ceará 2x0 Palmeiras. 



CLASSIFICAÇÃO

  1. Palmeiras (26 pontos)
  2. Santos (23)
  3. Flamengo (20)
  4. Atlético Mineiro (19)
  5. Internacional (17)
  6. Botafogo (16)
  7. Athletico Paranaense (16)
  8. Goiás (15)
  9. Corinthians (15)
  10. São Paulo (15)
  11. Grêmio (15)
  12. Bahia (15)
  13. Ceará (14)
  14. Fortaleza (13)
  15. Vasco (12)
  16. Cruzeiro (10)
  17. Fluminense (9)
  18. Chapecoense (8)
  19. CSA (6)
  20. Avaí (4)

sexta-feira, julho 19

Fator Verde para Canuto 1000


A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), entregou nesta quinta-feira (18) a certificação ambiental Fator Verde nível Diamante para o empreendimento Rooftop Canuto 1000, da Construtora Mota Machado. O certificado reconhece construções com projetos e ações sustentáveis destinadas à redução do impacto socioambiental e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida urbana e do meio ambiente.
O Fator Verde é concedido pela Seuma em quatro níveis: bronze, prata, ouro e diamante. A avaliação é realizada segundo 45 critérios distribuídos em seis fatores: Cidade Sustentável; Hídrico; Ambiente Saudável; Energético; Materiais e Resíduos; e Social. Entre os aspectos analisados, estão o acesso ao transporte público, gentilezas urbanas, iluminação natural e captação de águas pluviais.
Para Cláudio Barreira, diretor de Engenharia da Mota Machado, a iniciativa da Prefeitura de Fortaleza veio ao encontro com a visão da construtora que tem a sustentabilidade como um de seus pilares. “Nosso intuito é agregar valor ao produto e trazer melhorias e benefícios para nosso cliente final que irá usufruir do empreendimento”, disse.
A certificação é opcional e aplicável aos projetos de novas construções e grandes reformas, sejam de uso residencial, comercial, misto ou institucional, no setor público ou privado.
“O Fator Verde se configura como alternativa para estimular ainda mais o desenvolvimento urbano, porém, de maneira efetivamente sustentável e responsável com a melhoria da qualidade de vida de todos os fortalezenses. O processo de certificação visa não só estimular a produção de edificações sustentáveis, mas se tornar uma ferramenta de fortalecimento institucional das empresas participantes”, destaca Águeda Muniz, titular da Seuma.

quinta-feira, julho 18

Capas dos jornais de Fortaleza




Nova Beira-Mar só em agosto de 2020



Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Defesa Civil iniciam o bloqueio temporário do tráfego de veículos e de pedestres na Avenida Rui Barbosa, no trecho compreendido entre as Avenidas Historiador Raimundo Girão e Beira-Mar. O bloqueio vai ocorrer em virtude do descarregamento do material para início das obras de engorda do novo aterro da Avenida Beira-Mar.

Outro ponto de bloqueio é na Avenida Beira-Mar, entre as Avenidas Barão de Studart e Rui Barbosa. A intervenção será realizada entre esta quinta (18) a terça (30), das 9 às 16 horas e das 23 às 5 horas.
O bloqueio temporário acontece em função da descarga dos contentores e tubos flutuantes que serão utilizados na execução da obra que será executada a partir do mês de agosto. Para o trabalho, serão utilizados veículos pesados como carretas, guindastes e empilhadoras.
A operação conta, ainda, com o apoio da Secretaria Regional II, Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) e Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP).
Apesar da alteração de circulação, estará garantido o acesso local para moradores com a presença dos agentes de trânsito e da Defesa Civil que darão suporte operacional à intervenção. Os órgãos municipais orientam que os condutores evitem o trecho bloqueado.
Obra - As obras preveem a engorda de aproximadamente 80 metros da faixa de praia, com um quilômetro e 200 metros de extensão, no trecho que corresponde a toda faixa de areia existente entre os espigões da Avenida Rui Barbosa até a Avenida Desembargador Moreira.
As intervenções, que consistem na recomposição da engorda do aterro existente na Praia de Iracema e a criação de um novo aterro entre as Avenidas Rui Barbosa e Desembargador Moreira, e resultarão, juntas, em cerca de dois quilômetros de engorda, uma área que equivale a quase 18 quarteirões. O cronograma de obra para a conclusão do novo aterro é agosto de 2020, o mesmo das obras de requalificação da Avenida Beira-Mar.
Com informações da Prefeitura de Fortaleza.

terça-feira, julho 16

Mobilidade das peças no corpo são aposta de design e de estilo na coleção Indonésia


Seguindo a expertise em design de moda junto a um upgrade de estilo, a Estilo Feitiço dá as boas-vindas à Coleção Indonésia. No casting, peças predominantemente de linho e viscose e visual mais cool pensando no homem e na mulher que desejam naturalmente demonstrar a personalidade por meio da moda e aliá-la à elegância, sofisticação e simplicidade. Verde musgo, off whitte e preto dão o tom da coleção, que chega às vitrines da marca. 
O dia a dia de atividades intensas confirmam que a pedida para o cotidiano é conforto. Partindo dessa premissa, a atual paleta de itens da Estilo Feitiço preza pela mobilidade das peças no corpo, alcançada com a leveza dos cortes e a versatilidade e pluralidade dos tecidos. Para o público feminino, recortes e volumes aparecem nas mangas e decotes. Para o masculino, estampas nas camisarias e os tons azul, branco e verde musgo são as escolhas.
Sobre a Feitiço - Com 30 anos de atuação no setor de moda, a marca cearense Estilo Feitiço é fruto de uma visão empreendedora e da dedicação de um jovem casal que investiu em uma produção de qualidade. Seus fundadores, Dr. Holanda, médico, e Eliana Holanda, arquiteta e urbanista, iniciaram a empresa e escolheram o nome da marca. Hoje, a Feitiço possui produção 100% cearense, valorizando a mão de obra regional e incentivando o crescimento do estado.
A empresa iniciou suas atividades fabricando blusas femininas bordadas, seguindo os princípios de qualidade e modelagem única. Atendendo a exigências do mercado, passou a fabricar e vestir mulheres e homens no seu dia a dia, diversificando as peças e os tecidos, conforme as tendências da moda.
A Estilo Feitiço investe a cada ano em pesquisa e tecnologia, inovando a cada coleção lançada. Atualmente, veste toda a família através da sua linha de produtos femininos, masculinos e infantis, dispondo de um amplo mix de peças produzidas com matéria prima diferenciada, trazendo para os consumidores a sensação de vestir bem.

Skyler são pontos de vendas do Revéillon do Golf Ville 2020

Referência em moda masculina e marca presente no estilo do homem moderno, a Skyler também promove ações nos principais eventos do País, como o Reveillon do Golf Ville 2020.
A festa acontece em Aquiraz e traz um combo entre forró, sertanejo universitário e música eletrônica com grandes nomes da música nacional, a exemplo de Wesley Safadão, Dorgival Dantas, Matheus Fernandes, Zé Neto e Cristiano, Kadu Martins e DJ Flar.
Os ingressos (backstage, frontstage e camarote) para o Revéillon do Golf Ville 2020 podem ser adquiridos em uma das seguintes unidades das lojas Skyler Fortaleza: Vitrine Mall e shoppings Iguatemi, Benfica, Parangaba e North Shoppings Fortaleza e Jóquei.

Nayane Rodrigues indica quais lingeries levar na mala de viagem


Marcado pelas férias escolares, o mês de julho é sinônimo de viagens, passeios e muita diversão. E para dar aquela mãozinha na hora de montar a mala para um fim de semana na praia ou para uma temporada em outro estado, por exemplo, a marca Nayane Rodrigues, referência nacional em lingerie, indica algumas peças que não podem faltar na bagagem para garantir um look sempre impecável. 
Para Samanta Perim, especialista em lingerie da Nayane Rodrigues, o conforto é o ponto essencial em qualquer viagem. “Você já vai estar em um ambiente diferente, longe da sua rotina, o que menos se espera é ficar desconfortável com a lingerie também. Por isso, levar as peças que mais te fazem se sentir segura é a melhor dica”. Além disso, levar lingeries que têm mais de uma forma de ser utilizada também é uma opção. “Escolha peças versáteis para qualquer viagem. Aquele sutiã que remove as alças e fica tomara que caia ou um body, que pode ser usado como blusa, são itens valiosos”, explica a profissional. 
Outro ponto que sempre preocupa as mulheres são as roupas que marcam. “Muitas não se sentem à vontade com aquela marcação e, para evitar, é possível optar por calcinhas sem costura, caleçons ou calcinhas bermudas de cintura alta, que além de não deixar nada à mostra e ainda deixam o shape super definido”, complementa Samanta Perim. Levar peças neutras, que combinem com o máximo de looks é uma dica importante para montar uma mala versátil e adequada para qualquer ambiente. “Invista sempre nos clássicos preto, branco e nude. Lingeries coloridas também são ótimas escolhas desde que combinadas antecipadamente com o visual escolhido”, finaliza Samanta Perim.
Nayane Rodrigues Lingerie - Com reconhecimento nacional e internacional no mercado de lingerie, a Nayane Rodrigues Lingerie é uma marca que nasceu em Iguatu, no interior do Ceará, mas que já ganhou o mundo por proporcionar qualidade, conforto, beleza, segurança e autoestima à mulher moderna, em todas as suas fases e todos os seus biótipos.

99 chega em Pacajus, Aracati e Iguatu

Aplicativo chega como nova opção de renda e oferece tarifas especiais, pagamento instantâneo e recursos de segurança.
A 99 - empresa brasileira de transporte urbano que integra a companhia global DiDi Chuxing - está com cadastro aberto para motoristas 99Pop (modalidade de carros particulares da empresa) em três cidades do Ceará.
A iniciativa possibilitará a geração de renda para os condutores nas cidades de Pacajus, Aracati e Iguatu, além de oferecer uma opção de transporte com excelência e preço justo para um número cada vez maior de pessoas no Ceará.
Para os motoristas, a 99 oferece tarifas especiais e o pagamento do valor da corrida em até 48 horas por meio do Cartão 99. Além disso, o aplicativo investe ainda em diversos recursos de segurança e treinamentos para motoristas.
Como fazer o cadastro - Para realizar o cadastro, é necessário que o motorista inclua em sua CNH o EAR (Exerce Atividade Remunerada) e tenha um carro com quatro portas e data de fabricação a partir de 2010. A 99 também oferece cursos online de preparação, com orientações sobre como aumentar os ganhos, dicas de segurança e de como tratar os passageiros. Os interessados podem iniciar o cadastro no site da 99 (http://99app.com/) ou no aplicativo "99 para Motorista", disponível na Google Play, para smartphones com sistema Android, ou na App Store, para aparelhos iOS. A empresa conta, também, com um endereço online completo com dicas e orientações: https://99app.com/requisitosparaser99/
Sobre a 99 - A 99, empresa brasileira de tecnologia que conecta passageiros e motoristas através de seu aplicativo, faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”). O aplicativo conecta mais de 600 mil motoristas a 18 milhões de passageiros em mais de 1.600 cidades no Brasil. Como uma das maiores provedoras de mobilidade do país, a startup oferece cinco tipos de serviços na sua plataforma: 99Pop, categoria de carros particulares presente em mais de 40 regiões metropolitanas e grandes cidades; 99Taxi, categoria que cobre todo o país; 99Top, serviço de táxis de luxo oferecido em São Paulo; 99Compartilha, serviço de corridas compartilhadas disponível em Belo Horizonte MG); e o 99Comfort, que reúne comodidade de carros novos e espaçosos a um preço acessível em Porto Alegre (RS).

segunda-feira, julho 15

Fluminense 1x1 Ceará

Ceará empatou em um a um com o Fluminense, no Maracanã, na noite desta segunda-feira (15), pela 10ª rodada do Brasileirão 2019 Série A.
O Fluminense fez com Pedro aos 43 minutos. O Ceará empatou com gol de bicicleta de Tiago Alves, aos 49 minutos do primeiro tempo. 
Fluminense: Agenor; Gilberto (Igor Julião), Nino, Digão e Yuri (Marcos Paulo); Caio Henrique, Daniel e Paulo Henrique Ganso; Jony, João Pedro e Pedro - Treinador: Fernando Diniz. Cartão amarelo: Nino e Paulo Henrique Ganso.
Ceará: Diego Silva; Samuel Xavier, Valdo, Tiago Alves e João Lucas; Fabinho, Thiago Galhardo (Felipe Baxola), Ricardinho e William Oliveira (Fernando Sobral). Felippe Cardoso e Rick (Mateus Gonçalves) - Treinador: Enderson Moreira. Cartão amarelo: Fabinho e Diego Silva. 
10ª RODADA 
Fortaleza 2x0 Avaí (SC). 
São Paulo (SP) 1x1 Palmeiras (SP). 
Bahia (BA) 0x1 Santos (SP). 
Grêmio (RS) 2x1 Vasco (RJ). 
Cruzeiro (MG) 0x0 Botafogo (RJ). 
Corinthians (SP) 1x0 CSA (AL). 
Flamengo (RJ) 6x1 Goiás (GO). 
Athetico (PR) 1x0 Internacional (RS). 
Chapecoense (SC) 1x2 Atlético (MG). 
Fluminense (RJ) 1x1 Ceará (CE). 
CLASSIFICAÇÃO 
Palmeiras (26 pontos). 
Santos (23). 
Flamengo (20). 
Atlético-MG (19). 
Internacional (16). 
Botafogo (16). 
Goias (15). 
São Paulo (15). 
Corinthians (15). 
Grêmio (14). 
Bahia (14). 
Fortaleza (13). 
Athletico-PR (13). 
Ceará (11). 
Vasco (9). 
Cruzeiro (9). 
Chapecoense (8). 
Fluminense (9). 
CSA (6). 
Avaí (4).

Ferroviário 0x1 Náutico

Ferroviário perdeu de um a zero para o Náutico (PE), no encerramento da 12ª rodada do Brasileirão da Série C 2019, na noite desta segunda-feira (15), na Arena Castelão, gol de Matheus Carvalho.


Ferroviário: Nicolas; Jean Henrique (Isaac Prado), Da Silva, Afonso e Michael; Mazinho, Leanderson (Esquerdinha), Juninho Arcanjo (Juninho Potiguar) e Janeudo; Edson Cariús e Jeferson Caxito - Treinador: Leandro Campos (foto).
Náutico: Jefferson; Hereda, Camatanga, Rafael Ribeiro (Diego) e William Simões; Jimenez, Matheus Carvalho, Danilo Pires (Jhonnatan) e Jefferson Nem (Álvaro); Wallace Pernambucano e Thiago - Treinador: Gilmar Del Pozzo.
12ª RODADA
Ferroviário (CE) 0x1 Náutico (PE).
Santa Cruz (PE) 1x1 Botafogo (PB).
Sampaio (MA) 2x0 Globo (RN).
Treze (PB) 1x2 Imperatriz (MA).
ABC (RN) 1x2 Confiança (SE).
CLASSIFICAÇÃO GRUPO A
Ferroviário - 23 pontos.
Confiança - 21.
Sampaio - 21.
Imperatriz - 18.
Náutico - 18
Botafogo - 17.
Santa Cruz - 16.
Globo - 10.
Treze - 9.
ABC - 9.

Floresta 2x2 Jacuipense

O Floresta cedeu o empate em 2 a 2 Jacuipense (BA), na tarde desta segunda-feira (15), no estádio Presidente Vargas, no primeiro jogo das quartas-de-final do Brasileirão 2019 Série D.
O time baiano abriu o placar com Thiago. O Floresta empatou com Alisson e virou com Renezinho. Wesley empatou para o Jacuipense em 2 a 2.
O jogo de volta será no domingo (21), às três da tarde, no estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuipe.
O Floresta jogou com Carlão; Danrley, Regineldo, Everton (Canga) e Zé Aquiraz; Marconi (Iago), Matheus Bahia, Renezinho (Natiel) e Alisson; Eugênio e Paulo Vyctor - Cartão amarelo: Regineldo e Marconi.
O Jacuipense: Jordan; Paulinho, Matheus, Railon e Caique; Thiago (Daniel), Virgílio (Jildemar), Ueliton e Marcelo (Wesley); Eudair e Jhuliam. Cartão amarelo: Virgílio, Paulinho, Railon e Jildemar.
Renda de R$ 3.965,00 para 479 pagantes e 100 não pagantes.
RESULTADOS:
Floresta (CE) 2x2 Jacuipense (BA).
Caxias (RS) 1x0 Manaus (AM).
Ituano (SP) 3x1 Itabaiana (SE).
Juazeirense (BA) 1x0 Brusque (SC).

sábado, julho 13

Fortaleza 2x0 Avaí



Na reestreia do Brasileirão Série A 2019, o Fortaleza se impôs dentro de casa e superou neste sábado (13) o Avaí por 2 a 0, na Arena Castelão, em duelo válido pela 10ª rodada.
Os gols do jogo foram marcados por Wellington Paulista. Com o resultado, o Fortaleza sobe para a 11ª posição, com 13 pontos. Já o Avaí, por outro lado, amarga a última colocação na tabela, com quatro somados.
O Avaí até conseguiu chutar mais a gol na primeira etapa, mas quem aproveitou melhor as chegadas foi o Fortaleza. Mas o gol veio apenas na parte final. Na marca dos 42 minutos, Wellington Paulista (fotos Pedro Chaves) recebeu cruzamento da esquerda e cabeceou, o goleiro Vladimir fez linda de defesa. Na sobra, o camisa 9, sem marcação, completou para o gol.
Na volta do intervalo, o Leão quase chegou perto de empatar aos sete minutos, com Caio Paulista. Mas foi outro paulista quem brilhou novamente no Castelão. Aos 21 minutos, Wellington Paulista recebeu levantamento na medida e testou para o chão, sem chances para Vladimir. O Tricolor de Aço aos 43, quase fez o terceiro com Carlinhos, mas a bola desviou na defesa e ficou na rede pelo lado de fora.



O Fortaleza venceu com Felipe Alves; Gabriel Dias, Juan Quintero, Róger Carvalho e Carlinhos; Felipe, Juninho Baiano e Romarinho; André Luís (Paulo Roberto), Wellington Paulista (Marlon) e Osvaldo (Kieza) - Treinador: Rogério Ceni. Cartão amarelo: Felipe e André Luís.
O Avai perdeu com Vladimir; Léo (Caio), Betão, Luanderson e Igor Fernandes; Pedro Castro, Julinho (Luan), Douglas e Gustavo (João Paulo); Lourenço e Brenner - Treinador: Alberto Valentim. Cartão amarelo: Gustavo e Julinho.
PREJUÍZO - Renda de R$ 198.533,00 para 24.210 pagantes e 654 não pagantes. No borderô a anuncio que o Fortaleza ao pagar as despesas com o jogo teve prejuízo de R$ 5.984,56.

Anéis dos tráfico


sexta-feira, julho 12

Operação Respira Melhor



A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) deu início à Operação Respirar Melhor, que tem por objetivo diminuir o número de fontes de poluição atmosférica na Capital. Por meio da regularização de atividades geradoras de poluentes atmosféricos, equipes estrategicamente distribuídas pela Cidade coíbem irregularidades.
Tâmara Freitas, fiscal da Agefis, explica o como funciona o processo: “a partir das denúncias mais recorrentes da população, estamos visitando e avaliando a situação de estabelecimentos que possuam chaminés, a exemplo de indústrias, restaurantes e fábricas. Caso haja inconformidade com a lei, dialogamos com os proprietários, orientamos, notificamos e, quando necessário, autuamos e embargamos”.
De acordo com a Lei Complementar Municipal nº 208/2015, estabelecimentos que emitam poluentes, estejam em forma de gases, odores, fumaças ou poeiras, precisam estar submetidos ao Licenciamento Ambiental Regular, concedido pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). “Esse documento é fundamental por estabelecer normas que devem ser cumpridas para amenizar a poluição emitida em função da atividade exercida e garantir o direito da população de respirar melhor”, acrescenta Tâmara.
Dentre os critérios passíveis de avaliação, destacam-se a altura da chaminé, a operacionalidade do filtro lavador de gases e a utilização de matérias-primas que cumpram regras previstas no Documento de Origem Florestal. “A chaminé dos estabelecimentos deve estar 5 metros acima do topo das edificações mais próximas. De acordo com a Lei 5.530, do antigo Código de Obras, que será substituído pelo novo Código da Cidade, as edificações instaladas em um raio de proximidade de 50 metros devem ser respeitadas. Já o filtro lavador de gases retém uma quantidade de partículas liberadas pela fumaça, diminuindo a liberação da fuligem”, informa a fiscal.
Benefícios à população
Uma moradora na Regional IV (que pediu para não ser identificada), solicitou, na manhã desta quinta-feira (11/07), a visita de fiscais da Agefis a um estabelecimento próximo à sua casa. “Aqui em casa, é impossível respirar com tranquilidade, lavar roupas e manter os cabelos lavados. A fumaça incomoda diariamente. É um risco à saúde e um problema social. Espero que o estabelecimento continue a funcionar, mas dentro da lei, regularizado. Dessa forma, fica todo mundo bem”, destaca.
O morador da mesma rua (que também pediu para não ser identificado) explica que os pais são idosos e sofrem com a fumaça produzida pelo estabelecimento. “Toda a nossa rua agradecerá quando o problema for resolvido. Aqui há muitas crianças pequenas, pessoas vulneráveis à poluição. E a fumaça prejudica a também a quem emite. Então, o ideal é regularizar. Estamos confiando na Prefeitura e no bom senso de quem trabalha com isso”, aponta.
Denúncias
A população pode acionar a fiscalização por meio dos canais de denúncia da Agefis: o aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e IOS), o site denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br e o telefone 156.
Balanço
Em 2019 (até 11/07), a Agefis realizou 250 fiscalizações e 26 autuações/notificações a responsáveis por atividades poluentes que não possuíam o licenciamento ambiental. Em 2018, foram realizadas 459 fiscalizações e 65 autuações.
Saiba Mais
Segundo o Decreto Federal nº 6.514/08, é infração ambiental o ato de construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar estabelecimentos, atividades, obras ou serviços utilizadores de recursos ambientais, considerados efetiva ou potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, em desacordo com a licença obtida ou contrariando as normas legais e regulamentos pertinentes.
Para esses casos, a multa varia de R$ 500,00 (quinhentos reais) a R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais), conforme a capacidade econômica do infrator, os antecedentes e o dano causado.

quinta-feira, julho 11

65% dos micro e pequenos empresários não pretendem contratar crédito nos próximos três meses

Em cada dez micro e pequenos empresários que atuam no comércio e no ramo de serviços,seis (65%) não planejam contratar crédito para seus negócios em um horizonte de três meses. A constatação é do Indicador de Demanda por Crédito calculado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). O percentual de indecisos saltou de 17% para 24%, ao passo que apenas 11% declararam a intenção de contratar crédito para seus negócios. Puxado pela alta incidência de consumidores reticentes em buscar crédito, o indicador registrou 26,0 pontos em junho, com um pequeno crescimento de apenas 1,0 ponto na comparação com o mês anterior. O número varia de zero a 100, sendo que quanto mais próximo a 100, maior é demanda do empresário por crédito.
A maioria dos que não pretendem contratar crédito diz não ver necessidade (42%) ou então alega ser possível manter a empresa com recursos próprios (40%). Em seguida, aparecem os empresários que justificam devido às altas taxas de juros (25%) e o receio de não ter condições de pagar as prestações no futuro (11%).
O indicador de demanda por crédito tem permanecido em baixo patamar, mesmo após o fim da recessão econômica e sinaliza que a recuperação está distante de atingir um ritmo satisfatório. “A revisão das expectativas sobre o futuro da economia mantem o apetite ao crédito modesto. Mesmo com uma sutil melhora das condições econômicas do país, a demanda por crédito está distante do um nível ideal para induzir o crescimento”, avalia o presidente da CNDL, José Cesar da Costa.
Mais de um terço (33%) dos empresários de menor porte considera difícil contratar empréstimos e financiamentos, contra apenas 16% que avaliam o processo de modo simples. Os principais motivos são o excesso de burocracia e exigências dos bancos (61%) e as altas taxas de juros (47%). Na opinião dos entrevistados, o crédito via BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) é o mais complicado de se obter, com 21% de menções. Em seguida aparecem os empréstimos em instituições financeiras (16%).
Já entre os que consideram a contratação algo fácil (16%), as justificativas mais citadas são o bom relacionamento com o banco (45%), estar com as contas em dia (45%), encontrar-se com a documentação regularizada (30%) e tempo de existência da empresa (17%). Levando em conta a minoria de empresários que tomarão recursos emprestados, a média é de R$ 44.339,62 a serem contratados.
Demanda por investimento cresce 1,7 ponto, mas empresários indecisos e os que não vão investir ainda formam maioria
O Indicador de Demanda por Investimento do micro e pequeno empresário melhorou na comparação com o mês anterior, apesar de a maioria não pensar em investir. Em junho, ele marcou 48,3 pontos, ante 46,6 pontos em maio. O índice varia de zero a 100, sendo que quanto mais próximo a 100, maior é demanda do empresário ao investimento.

A melhora do indicador fez com que a parcela de empresários que pretendem investir alcançasse os que não devem realizar melhorias em seus negócios: 37% em ambos os casos. Os indecisos somam 25% da amostra.

Dentre os empresários que não pretendem investir, a maioria justifica dizendo que não vê necessidade (45%) ou relata a percepção de que o país ainda não saiu da crise (31%). Há ainda 24% de entrevistados que já investiram recentemente e aguardam retorno.
Já entre os micro e pequenos empresários que pretendem realizar investimentos nos próximos três meses, a maior parte tem como finalidade aumentar as vendas (58%), além da adaptação da empresa a uma nova tecnologia (30%) e da necessidade de atender a uma demanda que aumentou (25%). Para isso, os destinos dos investimentos mais citados são a compra de máquinas e equipamentos (30%), ampliação dos estoques (22%), reforma da empresa (19%) e divulgação em mídia e propaganda (16%). A origem dos investimentos será, para a maioria, o capital próprio, seja por meio de recursos guardados (45%) ou venda de bem (7%).
Na avaliação do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, o ambiente de incerteza que ainda paira faz com que os projetos de expansão e melhoria do negócio sejam colocados em segundo plano e a preocupação de grande parte dos empresários passa a ser lidar com a queda do faturamento e o aumento da inadimplência “A lenta recuperação da crise leva muitas empresas a operarem com capacidade ociosa e, em alguns casos, até a redução do quadro de funcionários. Em meio a esse ambiente, os investimentos são adiados”, explica Pellizzaro Junior.
Metodologia - Os Indicadores de Demanda por Crédito e Demanda por Investimento calculados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) levam em consideração 800 empreendimentos com até 49 funcionários, nas 27 unidades da federação, incluindo capitais e interior. As micro e pequenas empresas representam 39% e 35% do universo de empresas brasileiras nos segmentos de comércio e serviços, respectivamente. 
SPC Brasil - Há 60 anos no mercado, o SPC Brasil possui um dos mais completos bancos de dados da América Latina, com informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. É a plataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar empresas em conhecimento e inteligência para crédito, identidade digital e soluções de negócios. Oferece serviços que geram benefícios compartilhados para sociedade, ao auxiliar na tomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito. É também referência em pesquisas, análises e indicadores que mapeiam o comportamento do mercado, de consumidores e empresários brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento da economia do país.
CNDL – Criada em 1960, a CNDL é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de 500 mil empresas, que juntas representam mais de 5% do PIB brasileiro, geram 4,6 milhões de empregos e movimentam R$ 340 bilhões por ano.

terça-feira, julho 9

Cearenses estão mais sustentáveis e conscientes


Mais de 21 mil pessoas, em 8.240 lares do País, responderam o questionário da Nielsen que resultou no estudo “Estilos de Vida 2019”, revelando que os brasileiros estão mais sustentáveis, saudáveis, conscientes e práticos. Mais de 40% dos entrevistados estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir seu impacto no meio ambiente e 30% deles estão atentos aos ingredientes que compõem os produtos. Mais conscientes também, 58% não compram produtos de empresas que realizam testes em animais e 65% não compram de empresas associadas ao trabalho escravo.

Atenta à saúde, a população brasileira está reduzindo gordura (57%), sal (56%), açúcar (54%), alimentos industrializados (38%), cafeína (34%), lactose (27%) e glúten (27%). No supermercado, buscam mais por produtos com adição de fibras, vitaminas e minerais (45%) e alimentos orgânicos (35%), além de fazer exercícios regularmente (33%). 74,3% dos entrevistados listam “ter saúde” como um dos objetivos de vida.
A pesquisa aponta ainda 48% levam listas com todos os itens que irão comprar e 45% procuram desembolsar sempre com os mesmos produtos. A praticidade também permeia a escolha da loja (21% preferem ir a lojas próximas de casa ou do trabalho, e 12% citam a rapidez na compra, a organização da local e o tamanho da fila como fatores predominantes) e a escolha das marcas (30% optam pelas já conhecidas, 18% pela disponibilidade e 12% pela variedade de tamanho e versões de embalagens).
Joana Ramalho, diretora de Inovação do Mercadinhos São Luiz, afirma que tem percebido no dia a dia essa mudança de comportamento dos consumidores. “E que bom que é uma transformação positiva, para uma vida mais consciente e saudável”, diz.
Ciente desta tendência, e também da carência de informações sobre como aderir ao estilo de vida saudável, o Mercadinhos São Luiz realizará pelo sétimo ano consecutivo o Festival Costume Saudável, o maior evento de hábitos saudáveis do Norte Nordeste. Em 2019, o Costume Saudável vai acontecer entre os dias 23 e 25 de agosto, no estacionamento do shopping RioMar Fortaleza, com expectativa de 50 mil visitantes. São mais de 150 atividades entre aulas em academias, palestras, apresentações culturais, oficinas culinárias, dentre outras.
Inscrições Festival Costume Saudável - As inscrições para quem deseja participar da pré- seleção da programação da 7ª edição do festival Costume Saudável já estão disponíveis. As vagas são para os interessados em palestrar; realizar aulas de atividade física ou workshop de culinária; comercializar no foodpark ou garantir um estande dentro do evento. A inscrição é feita pelo próprio site (www.costumesaudavel.com.br), é preciso apenas preencher um formulário e aguardar a seleção.


Senai Ceará inicia novas turmas de capacitação em unidades prisionais

Quatro novas turmas do Projeto Sou Capaz, parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) e a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) tiveram início ontem (8/7). Os cursos ofertados são de Técnicas de pintura de obras (60h) com 40 vagas na Unidade Prisional Sobreira Amorim e Instalação elétrica predial (80h) com 40 vagas na Unidade Prisional CPPL3.
O projeto tem como objetivo a reinserção de pessoas privadas de liberdade na sociedade por meio da qualificação profissional com a oferta de vagas em cursos nas modalidades de Iniciação Profissional e Qualificação Profissional em diversos segmentos tecnológicos. Os cursos ofertados são: Aplicação De Revestimento Cerâmico - 60h, Construção De Paredes E Forro Com Bloco De Gesso - 80h, Corte E Costura em Tecido Plano - 100h, Fabricação De Móveis De Madeira - 120h, Instalação E Manutenção De Ar Condicionado Split Hi Wall - 80h, Instalação Elétrica Predial - 80h, Instalação Hidráulica - 100h, Manutenção De Computadores - 120h, Manutenção De Edificações - 120h, Mecânica De Ciclo Otto - 80h, Mecânica De Motocicleta - 100h, Serralheiro De Metais Ferrosos - 160h, Técnicas De Pintura De Obras - 60h, Costureiro Industrial Do Vestuário - 220h, Eletricista Instalador Residencial - 160h, Instalador Hidráulico - 160h e Mecânico De Motor e Câmbio - Álcool E Gasolina - 160h.
O atendimento está sendo realizado nas instalações das unidades prisionais do Estado. O SENAI Ceará disponibiliza sua estrutura de docente, material didático, equipamentos, utensílios e insumos para a realização dos cursos. A oferta abrange os complexos penitenciários localizados nas cidades de Caucaia, Itaitinga, Pacatuba, Sobral, Juazeiro do Norte e Aquiraz visando a inclusão social e produtiva dos internos do Sistema Penitenciário Estadual.
Ao todo, o projeto prevê 188 turmas distribuídas entre os cursos acima citados que somam um total de 4 mil vagas, número que abrange 50% dos internos condenados.
Sobre o SENAI Ceará
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará. O SENAI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria – SESI Ceará, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará e o Centro Internacional de Negócios.

domingo, julho 7

Hoje na História de Fortaleza


Eis o 7 de julho na História de Fortaleza, conforme Arquivo Nirez:

1857 - Em virtude de epidemia de varíola, é criada a Enfermaria da Cadeia de Fortaleza, na gestão do Chefe de Polícia Abílio José Tavares da Silva.


1878 - Assume a direção da Estrada de Ferro de Baturité (EFB) o engenheiro Carlos Alberto Morsing, primeiro dirigente após a encampação pelo Governo Imperial.

1880 - Morre, aos 63 anos de idade, o médico-cirurgião e político Francisco Alves Pontes, cearense de Sobral nascido em 1817. Atuou como médico na campanha do Paraguai. Foi deputado provincial.

1924 - Inaugurada, na Rua do Córrego (atual Rua Pinto Madeira), a Escola Profissional, com a presença do presidente do Estado, Ildefonso Albano. A escola era dirigida por Virgílio Gomes de Oliveira.

1932 - O Centro Cearense tem nova diretoria: presidente - João Felipe Pereira; 1º vice-presidente - Raimundo do Monte Arrais; 2º vice-presidente - Mário Eloi da Costa; 1º secretário - Nestor de Albuquerque; 2º secretário - Luís Cavalcanti Sucupira (Luís Sucupira); 3º secretário - Francisco Ubatuba de Miranda; tesoureiro - Artur Teófilo Bevilaqua. Os diretores são: Francisco Raul Pessoa, Anésio de Frota Aguiar, Edgar de Alencar, Godofredo Maciel e Augusto Linhares.

1938 - Chega do Rio de Janeiro a notícia de que ali faleceu o general Francisco Cabral da Silveira, antigo comandante da Polícia Militar do Ceará.

1939 - A Sociedade Protetora dos Animais do Ceará é fundada em reunião presidida por Carlos Lobo, no escritório do advogado Walter de Sá Cavalcante (Walter Sá Cavalcante), no recém construído Edifício Lopes, com frentes para a Rua Barão do Rio Branco e para a Rua Major Facundo. A nova sociedade conta com noventa associados.

1942 - O Quartel General da 3ª Brigada de Infantaria - 3ª Bda I, passa a funcionar em prédio da Rua Pedro Pereira nº 461, esquina com a Rua Major Facundo, sendo o primeiro comandante, o coronel Pedro Penedo Pedra.

1944 - Extinta a Federação das Colônias de Pescadores do Ceará, passando as colônias a depender diretamente do representante da Comissão Executiva da Pesca, Humberto de Andrade.

1948 - Inicia suas atividades em Fortaleza a Delegacia Regional do Serviço Social da Indústria (Sesi), sob a presidência de José do Nascimento, em prédio na Rua do Rosário, 10 (altos), mudando-se depois para prédio histórico, na Rua General Sampaio, 1148, onde funcionou o Colégio Nogueira, do Professor Joaquim da Costa Nogueira, e também o Tiro Cearense, prédio que foi criminosamente demolido. Hoje está na Avenida Francisco Sá.

1950 - Funda-se a Sociedade Técnica de Construções Ltda (Soteco), do engenheiro civil Jaime Câmara Vieira e do engenheiro Rômulo de Souto Proença.

1951 - Morre, em Fortaleza, o médico Rui de Almeida Monte, presidente da Cooperativa Instituto do Algodão e Crédito Agrícola. Foi secretário da Agricultura e da Segurança Pública. Nascera em Sobral em dois de outubro de 1884. É nome de rua no bairro Antônio Bezerra.

1952 - Realiza-se à tarde, na sede da Associação Cearense de Imprensa (ACI) reunião com o objetivo de fundar a Associação Cearense Rádio (ACR). Fazem parte do Conselho de Honra - Paulo Cabral de Araújo, José Pessoa de Araújo, João de Medeiros Calmon (João Calmon), José Barreto Parente, Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos) e Flávio Barreto Parente (Flávio Parente). Diretoria: Virgilio Machado, presidente; Armando Vasconcelos, vice-presidente; José Julio Cavalcante, secretário geral; João de Medeiros Ramos (João Ramos), 1º secretário; Fernando Gonçalves, 2º secretário; Gerardo Babosa Lima, Tesoureiro geral; Aldenor Maia, 1º tesoureiro; Mozart Ageu de Souza Brandão (Mozar Brandão), 2º tesoureiro; José Fernandes, bibliotecário. Depois seria transformado no Sindicato dos Radialistas.

1952 - Realiza-se exame das propostas à concorrência para construção da sede do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários-IAPC (Edifício Arara), na Rua Pedro Pereira, entre Rua Major Facundo e Rua Barão do Rio Branco. Participaram as firmas Waldir Diogo, Luciano Ribeiro Pamplona (Luciano Pamplona), N. Studart Leitão e Imobiliária José Gentil, sendo vencedora a proposta de Luciano Ribeiro Pamplona (Luciano Pamplona).

1952 - Abre-se, no Rio de Janeiro, o III Congresso Nacional de Estudantes de Economia, com a participação de representações de todos os Estados da Federação. A delegação cearense é composta por Alciro Cleber Grangeiro e Lidio Luciano de Góis, da Faculdade de Ciências Econômicas.


1953 - Inaugurado o primeiro taxímetro de Fortaleza (foto) em regime experimental, sob a orientação de Benoni de Sá Roriz e supervisão dos órgãos da Inspetoria do Trânsito. Os aparelhos registradores vieram de São Paulo, enviados pela Fábrica de Taxímetros, num carro do Posto Recorde de placa 60-56. Houve forte resistência dos motoristas ao taxímetro que vinha sendo cogitado há anos. 

1954 - Chega a Fortaleza, transportada gratuitamente pelo Loide Aéreo Brasileiro, a Orquestra Sinfônica Brasileira, que vem realizar três concertos sob a regência do maestro cearense Eleazar de Carvalho.

1954 - Falece em Fortaleza o comerciante, homem de letras e advogado Hermes Carleial, cearense de Barbalha nascido a 30 de março de 1904. Era chefe da firma Carleial & Cia Ltda. Na literatura usou o pseudônimo de Sousa Neto.

1962 - Assassinado em Fortaleza, pelo comerciante Haroldo Pessoa de Queirós, o corretor de carros José Onofre Ribeiro, de 45 anos, antigo goleiro do futebol cearense que atuou no Ceará Sporting Club.

1967 - O Museu Histórico e Antropológico do Ceará passa a ter novo diretor o desenhista Celsio Brasil Girão, 25 anos. Hoje chama-se Museu do Ceará.

1973 - Pela madrugada são assaltadas seis casas em Fortaleza, sendo cinco comerciais e uma residência: na Rua Barão do Rio Branco, no chamado “quarteirão sucesso da Cidade”, entre a Rua Guilherme Rocha e a Rua Liberato Barroso, a Aba Film, Sapataria Belém e A Cruzeiro; na Rua Pedro Pereira, 316, a King Joia; na Rua Padre Anchieta, 806, a Churrascaria São Raimundo; e uma residência na Rua Leiria de Andrade, 173, no Monte Castelo.

1980 - Chegam em Fortaleza, para participarem do X Congresso Eucarístico Nacional, bispos de várias dioceses.

1982 - Morre o advogado Crisanto de Holanda Pimental titular do Cartório de Imóveis da 1ª Zona de Fortaleza. Nascera a 21 de dezembro de 1919 em Quixadá.

1985 - César Cals Neto volta à Prefeitura por decisão do Tribunal de Justiça que notifica o governador Luís Gonzaga da Fonseca Mota, saindo José Maria Barros de Pinho (Barros Pinho). No dia nove, o Supremo Tribunal Federal confirma César Cals Neto na Prefeitura.

1986 - Preso pela Polícia Federal o engenheiro alagoano Alvassir de Barros Oliveira, de 28 anos de idade, quando tentava ingressar no interior da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) com o objetivo de fazer a prova de Matemática, no lugar do também alagoano Amílton Henrique Cerqueira dos Santos.

1993 - O prefeito Antônio Elbano Cambraia anuncia que o Frigorífico Industrial de Fortaleza S. A. (Frifort) encontra-se à venda.

1995 - Reinaugura-se, a Capela da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, sob a invocação de Bom Jesus dos Navegantes. Fora inaugurada em sete de abril de 1947, mas até 1995 não tinha prédio próprio.

2005 - Abre-se, o LVI Salão de Abril, na Galeria Antônio Bandeira, no Centro de Referência do Professor, com exposição de obras de 30 artistas visuais radicados em Fortaleza, tendo como curadores Iracema Salgado, Thiago Mello e Souza e Leda Catunda, realização da Fundação de Cultura Esporte e Turismo (Funcet).

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...