- Amanhã estreamos a Agência Fortaleza de Notícias.
- Aguarde.
- Editorial de apresentação já sendo preparado.
- Na primeira hora deste primeiro de junho de 2014, Dia Nacional colocamos oficialmente esta agência informativa de Fortaleza.
sábado, maio 31
Amanhã
sexta-feira, maio 30
Uma prévia da AFN
- A Agência Fortaleza de Notícias estreia no próximo domingo com uma proposta simples de fazer jornalismo.
- Noticiar Fortaleza.
- Vamos diariamente produzir notícias de nossa Fortaleza Cidade, como diz Nonato Albuquerque.
- Aliás foi de outro Nonato, o Lima, que aprendi muito de Jornalismo.
- Foi uma passagem mais proveitosa na gloriosa Rádio Universitária FM de Fortaleza.
- Muito de um Radialismo Informativo será na AFN incorporado.
- Notícias curtas, mas também longas sobre a nossa Cidade.
- Lembro que o principal prêmio de reportagem que ganhamos (eu e Alaércio Flor) pela Universitária FM foi exatamente uma série de reportagens que levou o título de "Os Principais Problemas de Fortaleza".
- Era prefeito Ciro Gomes nos idos dos anos 1980.
- Fizemos o simples.
- E é isso que vamos fazer aqui na AFN.
- O simples informativo.
- É uma agência e por isso vai se comportar como tal.
- Produzir notícias de Fortaleza.
- Uma Fortaleza com todas suas malezas e belezas.
- Uma Fortaleza que se redescobre a cada dia.
- Uma Fortaleza de gestores sérios como são Roberto Cláudio, Ciro Gomes, Luizianne Lins, Antônio Cambraia, Vicente Fialho, Lúcio Alcântara, Juraci Magalhães, César Cals Neto, Barros Pinho, Boticário Ferreira, Acrísio Sena, Américo Barreira, Maria Luiza Fontenelle e dentre outros mais significativos.
- A AFN chega com este ideal.
- Contamos com a colaboração de pessoas interessadas em debater a Cidade.
- Mas nossa essência será noticiar Fortaleza em todos seus segmentos.
- Social.
- Educacional.
- Político.
- Econômico.
- Natural.
- Esportivo.
- Científico.
- Até domingo....Dia Nacional da Imprensa com a AFN...
Sai Blog do Lauriberto. Entra AFN...
- Blog do Lauriberto já suspenso.
- Ao longo de sete anos foram 17.799 postagens.
- Audiência superior a 641 mil.
- No próximo domingo, Dia da Imprensa Nacional, estrearemos a Agência Fortaleza de Notícias.
- Ela já está em caráter experimental, mas oficialmente começa com o editoral que apresentaremos no domingo.
quinta-feira, maio 29
Blog do Lauriberto é suspenso
Hoje o Blog do Lauriberto é suspenso.
Entra a Agência Fortaleza de Notícias no próximo domingo.
Entra a Agência Fortaleza de Notícias no próximo domingo.
quarta-feira, maio 28
Conquista
A INNI Consultoria Organizacional, empresa cearense especializada em certificações, conquistou o Gran Awards de Excelência de Qualidade 2014 e Empresa do Ano em Qualidade. Voltado para empresas, empresários, profissionais liberais e entidades de classe, o prêmio reconhece as iniciativas das empresas e veículos de comunicação ao longo do ano e é organizado pelo Instituto Nacional de Excelência de Gestão de Qualidade Total Quality.
A INNI foi a única indicada no segmento de Consultoria Organizacional este ano e é a única a receber o prêmio entre as consultorias organizacionais especializadas em Gestão da Qualidade no Brasil.
As empresas premiadas passam por critérios de avaliação e precisam atingir o nível de pontuação de qualidade internacional estabelecido pela ONU e OMC, ISO 9001, ISO 14000 Ambiental.
“Estamos orgulhosos pela conquista do prêmio. A INNI Consultoria Organizacional, que presta assessoria a empresas que buscam certificações, agora recebe um troféu que reconhece a excelência e a qualidade dos nossos serviços”, comemora Ana Rolim, diretora-executiva e consultora empresarial.
Troféu
Em sua 18ª edição, o Troféu Gran Awards de Excelência de Qualidade e Empresa do Ano em Qualidade tem como finalidade principal trazer ao conhecimento do público empresas no segmento industrial, comercial e de serviços, ou profissionais liberais que, com talento e capacidade de empreender, contribuem com o crescimento e desenvolvimento do país.
Durante a premiação, que ocorrerá no fim do ano, em São Paulo (SP), haverá um intercâmbio entre os países participantes da América Latina, América do Norte e Europa.
Em julho
IV CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES DO CEARÁ
DE 25 A 27 DE JULHO DE 2014
PROMOÇÃO GRUPO CHOCALHO
TEMA: " A PARTICIPAÇÃO DO ESCRITOR NO PROCESSO DE REDEMOCRATIZAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL "
JUSTIFICATIVA
O autoritarismo instaurado com o Golpe Militar de 1964 foi um dos fatores históricos mais influentes nas manifestações artísticas e culturais no Brasil. Grandes movimentos surgiram em protesto à ditadura, perpetuada ao longo de duas décadas. Festivais de música, tropicalismo, poesia do “desbunde”, poesia social e marginal, foram algumas das manifestações com tom de arte. A poesia do desbunde foi uma reação de escapismo à opressão, em tom irônico. Seu maior divulgador foi o Pasquim, que reunia intelectuais como: Henfil, Paulo Francis, Ruy Castro, Ziraldo, e colaboradores como Chico Buarque e Rubem Fonseca. O Pasquim tinha uma luta sem tréguas contra a ditadura vigente. Acabou perseguido e censurado durante o governo militar. Nas décadas de 70/80 surge o movimento chamado poesia marginal, que tem como destaque os poetas Cacaso, Torquato Neto, Chacal, Charles, Paulo Leminski e Ana Cristina César. Os poetas marginais tinham a preocupação com a expressão de questões sociais, além de fatos triviais e sentimentais. Por mais de duas décadas de repressão cultural no Brasil, a arte do protesto, tornou-se importante, bela e essencial. Durante os dez anos de vigência do AI-5 (1968-1978), cerca de 200 livros sofreram veto. Os critérios eram obscuros: cenas de sexo, palavrões e a sugestão de propaganda política eram as justificativas mais comuns, mas pretextos vagos, como “atentado à moral e aos bons costumes” e “conteúdo subversivo”, também eram usados. O órgão responsável era a Divisão de Censura de Diversões Públicas, que durou até 1988, ano em que a Assembleia Nacional Constituinte pôs fim à censura. A censura não poupou os romances e contos Feliz Ano Novo, de Rubem Fonseca; Zero, de Inácio de Loyola Brandão; Dez Estórias Imorais, de Aguinaldo Silva; Em Câmara Lenta, de Renato Tapajós; Mister Curitiba, de Dalton Trevisan; e O Cobrador, de Rubem Fonseca. Muitos escritores a exemplo de Jorge Amado e Érico Veríssimo protestaram contra a censura, e teve escritores que até foram presos por conta do conteúdo de suas obras, como foi o caso de Cassandra Rios, que 1976 dos seus 36 livros teve 33 censurados. Contudo, com o processo de redemocratização fruto da luta de artistas, poetas, escritores e músicos, além de homens como Ulisses Guimarães, Tancredo Neves e Dante de Oliveira dentre outros heróis anônimos que entregaram suas vidas na luta pela libertação política do Brasil, mostra hoje, alguns de seus resultados.
NO CEARÁ
No Ceará, ao longo dos anos 60, 70 e 80, vários escritores, poetas, artistas e intelectuais saíram em defesa da Democracia, desafiando a Ditadura Militar, transformando em arte o luto e a luta pela Liberdade. Alguns foram perseguidos e até presos. Mas nem o cárcere silenciou a voz, os versos e as palavras dos nossos artistas. Surgiram vários Movimentos de Resistência, dentro e fora das Universidades.
Desse tempo de lutas destacamos, o GRUPO SIN, fundado por Roberto Pontes, Pedro Lyra, Horácio Dídimo, Linhares Filho e Rogério Bessa; CLUBE DOS POETAS CEARENSES, NAÇÃO CARIRI; MOVIMENTO DE ARTE POPULAR DO PIRAMBU; PESSOAL DO CEARÁ; GRUPO CHOCALHO; GRUPO COMBOIO; GRUPO DE TEATRO GRITA e intelectuais e artistas, onde destacamos: Patativa do Assaré; José Alcides Pinto; Oswaldo Barroso; Rosemberg Cariri; Dimas Macêdo; Barros Pinho; Batista de Lima; Stênio Freitas; Auriberto Cavalcante; Costa Senna; Mário Gomes; Costa Matos; Juarez Leitão; Guaracy Rodrigues; José Carlos Matos; Omar Rocha; Graça Freitas; Diogo Fontenelle; Janice Shirley; Francisco Carvalho; Raimundo Cavalcante; Nirton Venâncio; Rogaciano Leite Filho; Ronaldo Cavalcante; Adriano Spínola; Gildemar Pontes; Carlos Emílio Corrêa Lima; Natalício Barroso Filho; Nilze Costa e Silva; Chico Leite; Franzé Rodrigues; Gilmar de Carvalho; Audifax Rios; Manoel César; Luciano Maia; Carlos Augusto Viana; Oscar Bezerra; Gabriel José da Costa; Roberto Matoso; Marisa Biasoli; Mano Alencar; Luciano Barreira; Laerte Magalhães; Regine Limaverde; Eliezer Rodrigues; Airton Monte; Augusto Pontes; Fernando Néri; Braúlio Ramalho; Renato Saldanha e muitos outros.
OBJETIVOS GERAIS DO CONGRESSO
* Prestar uma homenagem aos escritores e poetas cearenses que sofreram durante a Ditadura Militar a aqueles que lutaram contra o regime ditatorial;
* Discutir a participação de escritores brasileiros e especial cearense no processo político em nosso país;
* Congregar o máximo de Escritores, Poetas e Leitores, que atuam nas mais diversas atividades liberais e partilhar as angústias e as esperanças comuns para publicar, editar e formar novos Leitores críticos e conscientes;
* Além de congregar os que atuam no cenário das Letras, é preciso atrair Leitores e Editoras para se interessarem por autores novos, e também publiquem os veteranos;
* Conhecer, Propor e Participar da elaboração das Políticas Públicas Culturais dos Governos: Federal, Estadual e Municipal;
* Assegurar aos Escritores e Poetas a efetiva participação nos eventos Oficiais da Cultura no Ceará;
* Exigir prioridades condizentes com a realidade da Cultura Cearense, antes de importar modelos culturais milionários do Primeiro Mundo;
* Abrir " janelas " virtuais e reais para mostragem do Produto: " LITERATURA CEARENSE ";
GRUPO CHOCALHO
RESGATANDO A " CARTA DO LICEU "
DOCUMENTO FINAL DO III CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES DO CEARÁ
III CONGRESSO - CARTA DO LICEU
III CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES DO CEARÁ
FORTALEZA, 23, 24 25 DE JULHO DE 2012
Local: Auditório do Liceu do Ceará
" DESPERTANDO CONSCIÊNCIAS "
DOCUMENTO FINAL
CARTA DO LICEU
Art. 1°- O III Congresso de Escritores, Poetas e Leitores do Ceará cujo o tema é: “O Escritor como protagonista da construção da Consciência política da sociedade brasileira”. Terá os seguintes objetivos:
I- Discutir a produção cultural cearense nos seus aspectos históricos, da produção simbólica, da gestão, da participação social e da plena cidadania.
II- Propor estratégias para o fortalecimento da cultura como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável e solidário;
III- Promover o debate entre, gestores, investidores e demais protagonistas da cultura da cultura do Ceará, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões de acordo com os objetivos do II Congresso, Poetas e Leitores do Ceará;
IV- Propor estratégias para universalizar o acesso da população à produção e à fruição dos bens e serviços culturais;
V- Propor a transversalidade da cultura e da literatura em outras áreas sociais;
VI- Avaliar os resultados obtidos a partir do II Congresso;
VII- Promover o debate sobre nossa cultura e compartilhamento de conteúdo livros;
VIII- Propor estratégias para a formação de público consciente consumidor de produtos culturais (Leitores);
IX- Propor a criação de Encontros Permanentes entre Escritores, Poetas e Leitores, além de outros segmentos interessados, com o OBJETIVO de DISCUTIR e SUGERIR AÇÕES PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A CULTURA NO CEARÁ, além de DEBATER os grandes temas políticos e sociais procurando soluções criativas para as soluções desses problemas;
X- Contribuir, através de nossa produção cultural para DESPERTAR CONSCIÊNCIA POLÍTICA DE NOSSA SOCIEDADE.
PROPOMOS AINDA:
I- Criação da Cesta Básica Literária- Todo empregador do Estado do Ceará terá que fazer a doação semestral de um livro de autor cearense aos seus funcionários.
II- Lutar pela aprovação de 3% do orçamento do Estado ser destinado à pasta da cultura;
III- Implantação de Quiosques Culturais mantidos pela Secretaria de Cultura de Fortaleza - Secultfor, com instalação de pontos de venda exclusivamente para o autor cearense, de preferência em local visível, inclusive para os turistas.
IV- Recepção cultural - Distribuição de cordel no aeroporto aos turistas que desembarcarem no estado, através de uma parceria entre a Secretaria de Cultural e a Secretaria de Turismo;
V- Reorganizar a Cooperativa de Escritores e Poetas para produzir e vender obras em mutirão durante a Copa do Mundo;
VI- Sugerir que as Secretarias de Cultura do Ceará e Fortaleza realizem oficinas permanentes de orientação para proponentes dos Editais;
VII- Implantar programas de formação de leitores (oficinas) nas Escolas, Sindicatos, Bibliotecas;
VIII- PROVOCAR A CÂMARA DE VEREADORES E/OU ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA PARA A APROVAÇÃO DE UMA LEI (OU ADITIVO DE LEI) OBRIGANDO AS LIVRARIAS A NEGOCIAREM UMA COTA DE NO MÍNIMO 20% ( VINTE POR CENTO ) DE AUTORES CEARENSES COM UMA COMISSÃO DE NO MÁXIMO 30% (TRINTA POR CENTO);
IX- Exposição e feira nos pontos turísticos mais visitados da cidade, com recital, autógrafos;
X- GARANTIR, JUNTO A SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO, UM STAND PARA OS ESCRITORES CEARENSES NAS BIENAIS DO LIVRO, QUE ACONTECEM DE DOIS ANOS NA CIDADE, COM REALIZAÇÃO DE SEMINÁRIOS PARA DEBATER TEMAS PERTINENTES LIGADOS A NOSSA CULTURA;
XI- Encaminhar esse Documento para Assembléia Legislativa ( Comissão de Cultura e Educação), Governador do Estado, Prefeita de Fortaleza, Secretários de Cultura do Estado e de Fortaleza, e Candidatos a eleição este ano;
O III CONGRESSO DESTACA:
Os 25 anos do Centro Cultural dos Cordelistas do Nordeste.
MOÇÕES
Nós, escritores reunidos no III Congresso de Escritores, Poetas e Leitores do Ceará, REPUDIAMOS:
1- A descriminação de escritores cearenses por parte de livrarias editoras;
2- Os atos nocivos e as omissões referentes a cultura no Estado do Ceará;
3- A corrupção crescente no Estado do Ceará.
4- A violência que aprisiona o cidadão tirando o seu direito de ir e vir, levando ao extermínio principalmente da nossa juventude.
5- O investimento de grandes valores em obras não prioritárias em detrimento da arte e cultura.
PARTICIPARAM DO III CONGRESSO MEMBROS DE VÁRIAS ENTIDADES E GRUPOS LITERÁRIOS, BEM COMO ESCRITORES INDEPENDENTES.
ESTAVAM PRESENTES:
ABRAÇO LITERÁRIO;
ACADEMIA CEARENSE DA LÍNGUA PORTUGUESA;
ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DO CEARÁ;
ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE CAUCAIA;
ACADEMIA DE LETRAS DOS MUNICÍPIOS DO CEARÁ;
ACADEMIA DE LETRAS JUVENAL GALENO;
ACADEMIA MAÇÔNICA DE LETRAS;
ACADEMIA DE LETRAS DE FORTALEZA;
ACADEMIA DE LETRAS DO NORDESTE;
ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS;
ASSOCIAÇÃO CEARENSE DOS ESCRITORES DO CEARÁ – ACE;
CECORDEL – CENTRO CULTURAL DOS CORDELISTAS DO NORDESTE;
CEIA LITERÁRIA;
CEXTA LIETERÁRIA – IDEAL CLUBE
GRUPO CHOCALHO;
ESCRITORES INDEPENDENTES;
MOVIMENTO CULTURAL TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO;
SOPOEMA- SOCIEDADE DOS ESCRITORES E POETAS DE MARACANAÚ;
UNIÃO BRASILEIRA DOS TROVADORES – UBT;
TEMPLO DA POESIA;
UNIFOR - PROF. BATISTA DE LIMA.
Na Uece
Será realizado hoje, às 11 da manhã, no Auditório Central da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no Campus do Itaperi, o segundo concerto do projeto de extensão “Piano & Cia nos Concertos Universitários” da UECE.
Com o intuito de estimular a formação de plateia no ambiente acadêmico, divulgar a música de concerto e promover a integração dos alunos do Curso de Música com a comunidade acadêmica, o projeto “Piano & Cia nos Concertos Universitários” pretende também criar mecanismos que envolvam os alunos com a organização e realização de eventos musicais, de modo a propiciar a vivência de palco necessária à formação artístico musical.
O concerto terá a apresentação de trio com violino, cello e piano, dois violinos e piano, duo pianístico, duo de flauta e piano e terá ainda a participação especial do grupo Doce de Flautas, coordenado pela professora Luciana Gifoni.
O projeto “Piano & Cia nos Concertos Universitários” da UECE é coordenado pela professora Nelma Dahas. Os concertos acontecerão na última quarta-feira do mês, sempre às 11 horas no Auditório Central. A entrada é aberta ao público em geral e em especial para a comunidade acadêmica da UECE.
(Assessoria de Imprensa da Uece)
Estreia
- A Agência Fortaleza de Notícias estreia no próximo domingo com:
- Roberto Cláudio.
- Walter Cavalcante.
- Eunício Oliveira.
- Ciro Gomes.
- Evaldo Lima.
- Iraguassu Teixeira.
- Benigno Júnior.
- Leonelzinho Alencar.
- Márcio Cruz.
- Evandro Leitão.
- Valéria Regina.
- Padre Reginaldo Manzotti.
- Mauro Carmélio.
- Milton Otaviano.
- João Alfredo.
- Luizianne Lins.
- José Albuquerque.
- Clodoveu Arruda.
- Capitão Wagner.
segunda-feira, maio 26
AFN em seis dias
- No próximo domingo estreia oficialmente esta Agência Fortaleza de Notícias.
- Estamos preparando uma AFN com objetivo de noticiar Fortaleza.
- Para tanto teremos parceiros nesta empreitada.
- Um grande e fundamental já está certo.
- Tudo em nome do me informar Fortaleza.
- Conto com a audiência de todos...(Lauriberto Braga).
domingo, maio 25
A festa amanhã do Cearensão New Magic
A Federação Cearense de Futebol promove amanhã, a festa de Premiação do Cearense New Magic (Série B). No evento, que será realizado no Hotel Oásis Atlântico, serão entregues o troféu e as medalhas da equipe campeã e do clube vice campeão, além de homenagens aos melhores da competição. A cerimônia será transmitida ao vivo pela FCF TV.
As onze equipes que participaram da competição vão se reencontrar, mas desta vez sem a rivalidade das partidas. Os atletas, técnicos e diretores que fizeram a história do Cearense New Magic 2014 poderão reviver momentos do certame e se confraternizar numa festa que parabeniza todos eles.
O melhor goleiro, técnico, árbitro, assistente, junto do artilheiro e o craque da competição serão agraciados com placas pelos seus feitos dentro do gramado. O São Benedito, grande vencedor do certame, enfim poderá erguer o símbolo maior da conquista.
O empresário Arthur Boin, da New Magic Jeans, empresa detentora do naming rights da competição, também receberá uma homenagem pelo incentivo ao futebol cearense.
A festa será transmitida ao vivo pela FCF TV, que fez toda cobertura da competição e movimentou não só o Ceará, como também outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte etc.
Foram quatro meses de competição, dividido em duas fases, ambas no sistema pontos corridos. O Cearense New Magic 2014 foi disputado por: América, Arsenal, Barbalha, Crateús, Iguatu, Maracanã, Maranguape, Nova Russas, Pacatuba, São Benedito e Trairiense.
Serviço
Data: 26/05/2014 – segunda-feira
Horário: 19h
Local: Hotel Oásis Atlântico (Av. Beira Mar, 2500)
As onze equipes que participaram da competição vão se reencontrar, mas desta vez sem a rivalidade das partidas. Os atletas, técnicos e diretores que fizeram a história do Cearense New Magic 2014 poderão reviver momentos do certame e se confraternizar numa festa que parabeniza todos eles.
O melhor goleiro, técnico, árbitro, assistente, junto do artilheiro e o craque da competição serão agraciados com placas pelos seus feitos dentro do gramado. O São Benedito, grande vencedor do certame, enfim poderá erguer o símbolo maior da conquista.
O empresário Arthur Boin, da New Magic Jeans, empresa detentora do naming rights da competição, também receberá uma homenagem pelo incentivo ao futebol cearense.
A festa será transmitida ao vivo pela FCF TV, que fez toda cobertura da competição e movimentou não só o Ceará, como também outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte etc.
Foram quatro meses de competição, dividido em duas fases, ambas no sistema pontos corridos. O Cearense New Magic 2014 foi disputado por: América, Arsenal, Barbalha, Crateús, Iguatu, Maracanã, Maranguape, Nova Russas, Pacatuba, São Benedito e Trairiense.
Serviço
Data: 26/05/2014 – segunda-feira
Horário: 19h
Local: Hotel Oásis Atlântico (Av. Beira Mar, 2500)
sábado, maio 24
Realidade virtual
Luiz Gonzaga Bertelli*
A educação à distância (EaD) veio para ficar. Em pouco tempo, a modalidade que teve início em 1996, já supera um milhão de matrículas em cursos de graduação no Brasil e o crescimento é exponencial a cada ano. Caiu no gosto dos alunos que por falta de tempo ou dificuldade de acesso estavam longe dos bancos escolares. Em um país continental, onde as distâncias dificultam a mobilidade, a EaD oferece flexibilidade e custos mais acessíveis.
Pode parecer mais fácil cursar a graduação sem precisar frequentar todos os dias a sala de aula. Mas, na verdade, não é isso que os especialista apontam. Segundo eles, para alcançar bons resultados e uma formação satisfatória, os alunos de EaD precisam encontrar um método eficiente e sistemático para os estudos. A modalidade, portanto, exige autonomia, disciplina, organização, leitura e também o domínio da tecnologia.
As universidades que oferecem o novo conceito em estudo trabalham para o desenvolvimento das técnicas de aprendizagem virtual. Isso tudo para atender a demanda crescente. Entre 2011 e 2012, o ensino a distância cresceu mais do que a educação presencial: 12,2% ante 3,1%. A EaD já representa 15,8% das matrículas em cursos superiores no país. Dessas, 83,7% está na rede privada. Os cursos mais procurados são os de administração, direito, pedagogia, ciências contábeis e enfermagem.
Apesar dos dados favoráveis, ainda existe preconceito velado do mercado com os profissionais formados em cursos à distância. De acordo com os especialistas em educação, essa situação ocorre por falta de conhecimento sobre a qualidade da certificação. No entanto, estudantes de EaD, no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), vêm obtendo resultados melhores do que os alunos da rede presencial.
O CIEE também desenvolve um programa gratuito de educação à distância, visando melhorar a formação e capacitação dos jovens para o mercado de trabalho. Atualmente são 37 cursos oferecidos no portal CIEE para os jovens cadastrados. Os cursos do CIEE já ultrapassaram a marca de 2,3 milhões de matrículas.
* Luiz Gonzaga Bertelli é presidente executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), da Academia Paulista de História (APH) e diretor da Fiesp.
Trânsito de Fortaleza
Para discutir a situação do trânsito nos municípios do Ceará, o vereador Deodato Ramalho (PT Fortaleza) e o deputado estadual Camilo Santana (PT) convidam a população a participar de uma audiência pública para avaliar a proposta de municipalização do trânsito no Estado. A audiência será realizada na próxima segunda-feira (26), às 14 horas, no Auditório Murilo Aguiar (Assembleia Legislativa do Estado do Ceará).
O Ceará é o terceiro estado com mais internações provocadas por acidentes no trânsito, perdendo apenas para São Paulo e Minas Gerais. A pesquisa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Cidadania (IBRADEC), mostra a situação preocupante do nosso Estado.
A proposta da municipalização parte de uma concepção democrática da cidade e do trânsito, em que, além das autoridades públicas, a representação popular é co-responsável pela edificação do espaço urbano, a partir da participação e da cidadania ativa em favor da vida.
Neste sentido, o vereador Deodato vai apresentar seu Projeto de Indicação de criação do Conselho Municipal de Trânsito e Mobilidade Humana para a cidade de Fortaleza. O projeto de autoria de Deodato foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Fortaleza, entretanto o Prefeito Roberto Cláudio vetou o projeto sem dar a devida atenção.
O Conselho tem caráter consultivo, deliberativo, propositivo, fiscalizador e de assessoramento em relação ao trânsito, transportes, mobilidade e acessibilidade. Além disso, atua ainda como órgão de controle social da gestão das políticas de trânsito e transportes, com participação do poder público e da sociedade civil organizada, pautando suas decisões na democratização da gestão do trânsito e dos transportes no Município.
Faça e Venda
As coordenadorias de Políticas para as Mulheres e de Pessoas com Deficiência da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH), da Prefeitura de Fortaleza, promovem de 26 de maio a 6 de junho, a 5ª Edição da Oficina Faça e Venda. A ação será realizada no Centro Municipal de Profissionalização Manoel Dias Branco, no bairro Monte Castelo. Os 50 selecionados vão participar de aulas práticas sobre custo de produção, venda e manipulação correta dos alimentos.
A Oficina Faça e Venda faz parte do projeto Cozinha Criativa, que compõe o Programa Adolescente Cidadão. O Programa trabalha com formação humana e profissional nas áreas de gastronomia, panificação e confeitaria. A principal meta desta edição é ajudar a promover autonomia econômica de mulheres em situação vulnerável e pessoas com deficiência.
Inscrições
A Coordenadoria de Políticas para as Mulheres já cadastrou as participantes na última edição, em janeiro deste ano. As pessoas com deficiência podem se inscrever de 26 a 30 de maio, por meio do telefone (85) 3452.2342. É necessário informar nome completo, endereço, escolaridade e telefone. O cadastro será feito pela Coordenadoria de Pessoas com Deficiência.
Serviço
5ª Edição da Oficina Faça e Venda
Local: Centro de Profissionalização Manoel Dias Branco – Rua João Tomé, 261 – Monte Castelo.
Data: 26 de maio a 06 de junho
Horário: 13h às 17h
A Oficina Faça e Venda faz parte do projeto Cozinha Criativa, que compõe o Programa Adolescente Cidadão. O Programa trabalha com formação humana e profissional nas áreas de gastronomia, panificação e confeitaria. A principal meta desta edição é ajudar a promover autonomia econômica de mulheres em situação vulnerável e pessoas com deficiência.
Inscrições
A Coordenadoria de Políticas para as Mulheres já cadastrou as participantes na última edição, em janeiro deste ano. As pessoas com deficiência podem se inscrever de 26 a 30 de maio, por meio do telefone (85) 3452.2342. É necessário informar nome completo, endereço, escolaridade e telefone. O cadastro será feito pela Coordenadoria de Pessoas com Deficiência.
Serviço
5ª Edição da Oficina Faça e Venda
Local: Centro de Profissionalização Manoel Dias Branco – Rua João Tomé, 261 – Monte Castelo.
Data: 26 de maio a 06 de junho
Horário: 13h às 17h
Assinar:
Postagens (Atom)
Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos
Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...
.jpg)
-
CONVENÇÃO MUNICIPAL DA FEDERAÇÃO PSOL/REDE FORTALEZA. O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, e a Rede Sustentabilidade, que compõem a Fede...
-
Com o compromisso de buscar a inovação de políticas públicas que garantam soluções e a melhoria da qualidade de vida da população, a Câmara ...
-
Com o lema "Amar e cuidar de Caucaia", o pré-candidato a prefeito do município pelo partido dos trabalhadores, Waldemir Catanho, r...