domingo, janeiro 31

Vereador pede Isenção do Estacionamento para quem vai se vacinar contra Covid no CEC



O vereador Pedro Matos (Pros) protocolou requerimento à Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) para envio de ofício ao Governo do Ceará, solicitando a gratuidade da Taxa do Estacionamento no Centro de Eventos do Ceará (CEC), em Fortaleza durante o período de Vacinação contra a Covid-19.

Segundo Pedro Matos (foto Capuchino Press), a população tem se queixado do prejuízo extra que precisam passar nesse Contexto Econômico delicado.

- É um período em que precisamos ter empatia e facilitar o acesso do povo a esse benefício tão esperado e que representa tanto em suas vidas. Entendemos a importância da manutenção do Equipamento, que inclusive está sendo extremamente afetado pelo impacto no Setor de Eventos, mas pedimos que pelo menos as pessoas que se deslocam exclusivamente para Imunização sejam isentas desta Taxa de vinte reais. São tempos desafiantes. Estou certo de que tal Medida será de grande valia para a população", ressalta Pedro Matos.

A Medida será analisada pelo presidente da CMFor, vereador Antônio Henrique (PDT) e deverá ter o aval nos próximos dias.


sábado, janeiro 30

Vaia ao Sol na Praça do Ferreira completa 79 anos

Confira o Arquivo Nirez para 30 de janeiro na História de Fortaleza:

1912 - Em todo o Estado eleições para escolha de um senador e dez deputados federais. 

1924 - Inaugura-se, às 18 horas, a Fábrica de Gelo Cristal, da firma J. Sidou & Companhia Ltda., proprietária do Restaurante Moderno na Rua Major Facundo, 230 (atual 604), na Praça do Ferreira, vizinho ao Cine Moderno. Ficou depois conhecida como Sorveteria Cristal ou Confeitaria Cristal.

1927 - Chega a Fortaleza, a bordo do navio “Bahia”, o ex-presidente do Ceará general Benjamin Liberato Barroso.

1928 - Nomeado para chefiar a delegação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o advogado Álvaro Bomílcar da Cunha.

1930 - No prédio da Associação dos Merceeiros são instaladas as Escolas Reunidas da Praça Gonçalves Ledo. Na ocasião falaram Moreira de Sousa, Helena Gomes de Matos e Leandro Lira. A Praça Gonçalves Ledo é a atual Praça do Carmo.

1938 - Sai a revista mensal Edificadora, ano I, nº 1, econômica, técnica e literária, editada pela Edificadora do Norte Ltda., com Redação na Rua Barão do Rio Branco, 235, com edição de 10 mil exemplares.

1939 - O ministro da Viação assina o Decreto  3.613 que autoriza a instalação do canteiro de obras do Porto do Mucuripe.

1942 - O dia amanheceu chuvoso e por várias vezes o sol tentou aparecer, mas foi coberto por nuvens de chuva. Após várias “tentativas”, por fim o sol apareceu nos céus e os presentes na Praça do Ferreira o saudaram com uma ruidosa vaia que ficou famosa. Ficou famosa porque foi noticiada em jornal (O Povo), mas o fato sempre aconteceu naquela praça em todos os períodos chuvososNeste sábado (30 de janeiro de 2021) o sol ainda não apareceu em Fortaleza que registra chuva desde cedinho.

1942 - Surge mais uma agremiação no carnaval cearense, Os piratas do Ar, contribuição do Aero Club do Ceará, o bloco é constituído por um grupo de senhoritas da nossa melhor sociedade e de animados foliões, ostenta uma fantasia original e possui todo um "infinito" de entusiasmo, vibração e Aerodinamismo.

1947 - Morre, em Fortaleza, o arquiteto Jacinto Gomes de Matos, presidente do Sindicato dos Construtores Civis.

1951 - Toma posse como presidente da República eleito pelo povo, Getúlio Vargas.

1954 - Inaugurados o Instituto de Previdência do Município-IPM e a Praça Nossa Senhora de Nazaré, comemorando o terceiro aniversário da administração de Paulo Cabral de Araújo.

1954 - Encerramento da Festa da Imprensa, oitava edição, organizada pela Associação Cearense de Imprensa-ACI, que todos os anos se realiza no Parque da Liberdade, para adquirir fundos destinados à construção da Casa do Jornalista. Uma das maiores atrações foi sem dúvida, o concurso para a escolha da Rainha da Imprensa, Concorreram ao pleito duas candidatas: senhorinhas Maria Mirza Alcântara e Maria da Glória Rocha Moura, vencendo a primeira.

1955 - Inaugurado, no Campo de Aviação, hoje Aerolândia, o Grupo Escolar Edite Braga, pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. Hoje denomina-se Escola de Ensino Fundamental Edite Braga, na Rua Capitão Vasconcelos 1.061, Aerolândia. 

1962 - Assume o comando do 23º Batalhão de Caçadores-23BC, o coronel Adolfo Roca Dieguez, substituindo o coronel Luís Abner de Sousa Moreira.

1962 - Iniciada a demolição do Matadouro Modelo no bairro do Jardim América para no local ser construído o prédio do Ginásio Municipal que sairá da Praça do Carmo. Foi construído no local o Colégio Paulo VI.

1963 - Muda de comando, a Base Aérea de Fortaleza, entrando o tenente-coronel aviador Bertholino Joaquim Gonçalves Neto e saindo o coronel aviador Carlos Júlio Amaral da Cunha.

1965 - Instalação, em Fortaleza, do 1º Encontro dos Radioamadores do Norte e Nordeste do Brasil.

1966 - Morre, em Fortaleza, o farmacêutico Dionísio de Oliveira Torres, comerciante e proprietário de imóveis. Foi proprietário do sítio Estância Castelo, que loteado é hoje bairro com seu nome e do Laboratório Malvyl. Nascera em 18 de fevereiro de 1887 em Mossoró-RN.

1967 - Transitam nas linhas que lhes são destinadas, os sete ônibus elétricos adquiridos pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, em caráter experimental.

1967 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará-EAM o capitão de fragata Afrânio de Paiva Moreira, substituindo o capitão de corveta Mário Campos da Silveira.

1974 - Agraciado com a Medalha da Abolição, o marechal do ar Casemiro Montenegro Filho. A comenda é entregue pelo governador César Cals, na presença do ministro da Aeronáutica, tenente brigadeiro Joelmir Campos Araripe Macedo.

1975 - Instala-se no Centro de Convenções, a II Jornada de Neurologia e Neurocirurgia do Nordeste, em solenidade presidida pelo governador César Cals.

1985 - Assume a direção da Casa de Cultura Raimundo Cela a artista plástica Maria Quintela de Almeida, substituindo o artista plástico Rubens de Azevedo. Hoje chama-se Centro de Cultura Raimundo Cela.

1987 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza, o coronel-aviador Alfredo Severo Luzardo, substituindo João Carlos de Oliveira Castro, do mesmo posto.

1993 - Morre em Fortaleza o empresário José Pessoa de Araújo, sendo sepultado no dia seguinte no Cemitério Parque da Paz. Nascera em Taquara, Maranguape, a 24 de maio de 1919. Foi um dos fundadores da Rádio Uirapuru.

1994 - A modelo Mônica Matias é eleita Rainha do Carnaval Cearense na Barraca Cuca Legal na Praia do Futuro, ocasião em que foi anunciado o rei momo Djanir Pinheiro Landim.

1998 - A Companhia de Telecomunicações do Ceará-Teleceará é dividida em duas empresas independentes, a Teleceará e a Teleceará Celular.

1999 - Morre, em Fortaleza, aos 77 anos de idade, a Irmã Alice, que atuava no Padre Andrade e adjacências. Era pernambucana e chegou em Fortaleza em 1972, quando iniciou seus trabalhos de evangelização dos excluídos. Foi ela a responsável pela criação do Projeto Pequeno Mundo. Foi sepultada no Cemitério Parque da Paz.

2002 - Morre em Fortaleza o engenheiro agrônomo Inácio Ellery Barreira, cearense de Quixadá nascido a 26 de fevereiro de 1906.

2004 - Morre, em Fortaleza, o jogador de futebol Gerardo Ribeiro Maciel, que atuou no Ceará e Fortaleza.

2017 - Morre, aos 93 anos de idade, em Fortaleza, o bibliófilo João Carlos Neto, que foi por muitos anos dedicado funcionário do Departamento de Correios e Telégrafos-DCT era colecionador de moedas ou numismata além de possuir uma rara coleção de livros sobre o Ceará que organizou durante toda a vida e no Centenário da Academia Cearense de Letras-ACL, em 1994, organizou uma exposição com seus livros raros que em seguida doou para aquela instituição.

Destaques da Agência Radioweb


Confira os destaque deste sábado (30) da Agência Radioweb:
  • LIBERTADORES-Palmeiras e Santos fazem final no Maracanã e Pelé manda recado
  • CORONAVÍRUS-Falta de dados nacionais esconde ritmos de vacinação nos estados
  • #FiqueEmCasa-Covid-19: Brasil tem média móvel de mortes acima de mil há 9 dias
  • TRABALHO-Caminhoneiros preparam paralisação para esta segunda-feira
  • ESPORTE-Atlético-MG anuncia a contratação do atacante Hulk
  • VACINAÇÃO-Governo federal comprará mais 54 milhões de doses da CoronaVac
  • CORONAVÍRUS-Variantes da Covid-19 nas Américas geram preocupação na OPAS
  • BRASILEIRÃO-Inter enfrenta o Bragantino e espera disparar na liderança.

sexta-feira, janeiro 29

Fernando Ximenes assumia presidência do TJCE em 2007

A #AGFN traz o 29 de janeiro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

  • 1867 - Assume a Capitania do Porto do Ceará, o capitão de fragata Achiles Lacombe, pela segunda vez, substituindo João Batista de Oliveira, do mesmo posto.
  • 1905 - Morre, no Rio de Janeiro, escrevendo um artigo, o abolicionista, médico e jornalista José Carlos do Patrocínio (José do Patrocínio), aos 51 anos de idade, conhecido como o “Tigre da Abolição”. Esteve em Fortaleza em dezembro de 1883. Era fluminense de Campos nascido em nove de outubro de 1853.
  • 1919 - O comandante da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, capitão-tenente Raimundo Beltrão Pontes, passa o posto ao seu substituto César Augusto Machado da Fonseca, do mesmo posto.
  • 1919 - Sai o Decreto 13.451 que organiza o ensino militar e torna efetiva a criação do Colégio Militar do Ceará, que tem na direção o tenente coronel de engenharia Marciano de Oliveira e Ávila.
  • 1920 - Morre, em Lausanne, Suíça, aos 80 anos de idade, o engenheiro de portos Zózimo Bráulio Barroso (Zózimo Barroso), cearense de Aracati nascido em quatro de abril de 1839.
  • 1922 - Circula, em Fortaleza, o primeiro número do jornal Brazila Vivo, escrito em esperanto.
  • 1923 - Registrada na Junta Comercial a loja Bastidor da Moda, de tecidos, modas e miudezas, na Rua Liberato Barroso, 6 (antigo), de propriedade de Mário Simplício Damasceno.
  • 1933 - Inaugura-se o prédio da União do Clero, na Avenida Tristão Gonçalves.
  • 1943 - Instala-se em Fortaleza a Associação Cearense do Ministério Público-ACMP, com o fim de congregar todos os agentes da Justiça Pública no Estado e defender seus interesses. A primeira diretoria tinha como presidente Raul Barbosa, procurador geral do Estado.
  • 1944 - Morre, aos 63 anos de idade, o advogado Joaquim Brasil de Holanda Cavalcante, ex-deputado estadual. Nascera em Fortaleza, CE., em 26 de março de 1880.
  • 1944 - Abre-se o voluntariado para a Força Expedicionária Brasileira-FEB, que irá lutar na Europa contra as forças do Eixo Roma-Berlim-Tóquio.
  • 1944 - Às 16 horas inaugura-se o bar-mercearia A Jandaia, de José Aluísio de Castro Correia (Aluísio Correia) e José Frota Carneiro, localizado na Rua Floriano Peixoto nº 219, onde funcionou a Taberna Azul, na Praça do Ferreira.
  • 1945 - Despede-se dos microfones do Ceará Rádio Clube-PRE-9, o veterano locutor José Cabral de Araújo, viga mestra daquela estação desde seu início, sendo um dos primeiros speakers (locutores), além de produtor de programas.
  • 1947 - O coronel José Machado Lopes, na função de Interventor Federal, passa o cargo para o professor Luís Cavalcanti Sucupira (Luís Sucupira).
  • 1947 - O capitão Átila Viana exonera-se do cargo de Secretário de Polícia e Segurança Pública.
  • 1953 - Tomam posse os novos membros da diretoria da Associação dos Funcionários Inativos do Ceará-AFIC, que regerão o destino daquela entidade no biênio 1953-1954. Eis como estão constituídos os diversos órgãos administrativos: Conselho Superior: Rodolfo Siqueira Cavalcante - representante dos Militares; Walfredo Silva - representante dos Funcionários Federais; José Nunes H. Melo - representante dos Funcionários Estaduais; Nicolau Alves de Castro - representante dos Funcionários Autárquicos. Diretoria: Francisco Moreira Saraiva - Presidente; Guilherme Ferreira Lima - 1º Vice-presidente; Walter Bezerra de Menezes - 2º Vice-presidente; Raimundo Nonato de Araújo - 1º Secretário; Pedro Lucas Advíncula - 2º Secretário; Mozart Pereira da Silva - Tesoureiro; Vicente Crisóstomo de Oliveira - Adjunto de Tesoureiro; Natal Teixeira Mendes - Orador Oficial; Miguel de Mendonça Pires - Bibliotecário. Conselho Fiscal: Francisco Moreira Paiva, Agrício de Paula Dias, Pedro Alencar Feijó Benevides, João Divino Flores e Clóvis Napoleão.
  • 1953 - Eclipse total da lua em todo o hemisfério ocidental, sendo observado em Fortaleza pela Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia (SBAA).
  • 1956 - Inaugura-se o edifício do Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Comerciários - IAPC, na Rua Pedro Pereira entre a Rua Major Facundo e a Rua Barão do Rio Branco, conhecido depois como Edifício Arara, em virtude das cores berrantes usadas em sua pintura.
  • 1959 - Morre, em Fortaleza, aos 67 anos de idade, João de Deus Cavalcante, Oficial de Registro Civil, dono do Cartório João de Deus, aposentado. Era rio-grandense do norte de Mossoró nascido a oito de março de 1895.
  • 1963 - Inaugurada, na Praça dos Libertadores, a Estátua de Farias Brito, que hoje lá está com uma placa oficial dando como inaugurada em outra gestão, e com data errada, o que é muito comum em Fortaleza. O centenário do ilustre filósofo ocorrera no dia 24 de julho de 1962.
  • 1963 - Morre o ex-interventor federal do Ceará João da Silva Leal, que esteve à frente do governo estadual em 1931. Era cearense de São Mateus, onde nascera a 10 de setembro de 1879.
  • 1969 - Morre, em Fortaleza, o comerciante Euclides Freire de Vasconcelos.
  • 1971 - Muda o comando geral da Polícia Militar do Ceará, quando assume o coronel PM José Edilberto Bedê e Silva, substituindo o também coronel PM Francisco Filgueiras Cruz.
  • 1975 - O 10º Grupo de Obuzes- 10º GO, passa a denominar-se 10º Grupo de Artilharia e Campanha - 10º GAC, conforme Decreto 75.322.
  • 1976 - O governador José Adauto Bezerra de Menezes autoriza a construção da rede de esgotos em Fortaleza. Saneamento que seria contratado entre a Companhia de Água e Esgoto do Ceará-Cagece, o Consórcio Pecal-Engenharia, Indústria e Comércio, de Fortaleza e Itapema Construção e Saneamento, do Rio de Janeiro.
  • 1979 - Morre, aos 88 anos de idade, o advogado Mozart Viana do Amaral, ex delegado da Escola de Aperfeiçoamento dos Correios e Telégrafos. Era Cearense de Fortaleza nascido a 24 de fevereiro de 1890.
  • 1980 - O Ceará Sporting Club e o Ferroviário Atlético Clube são designados para representar o Estado do Ceará no Campeonato Nacional “Taça de Ouro”.
  • 1983 - Cai em Fortaleza uma chuva de 16 milímetros, trazendo esperanças de um bom inverno.
  • 1988 - Entra no ar, oficialmente, em Fortaleza, da Rádio Casablanca FM, pertencente a Carlos Benevides, Emílio Ary Filho, Paulo Jereissati Ary e Pedro Jorge Jereissati Ary, tendo na direção geral José Américo de Sousa.
  • 1988 - Eleito o Rei Momo-88 do carnaval cearense, Paulo Sérgio Luz e Rainha do Carnaval 1988, a candidata do Vila-União Atlético Clube, Jaqueline de Moraes. Paulo Sérgio é o primeiro Rei Momo negro.
  • 1991 - Morre, aos 53 anos de idade, o escritor Joaquim Lobo de Macedo (Joryvar Macedo), membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e da Academia Cearense de Letras-ACL, ex-secretário de cultura do Estado. Nascera em Lavras da Mangabeira em 20 de maio de 1937.
  • 1998 - Morre, em Fortaleza, o pesquisador em meteorologia Julian Ferreira Lima Hull, que prosseguia os estudos de seu pai Mister Francis Hull em torno das secas do Nordeste. Julian Ferreira Lima Hull, era professor do Colégio Militar de Fortaleza e do Departamento de Geociências da Fafice. é sepultado no cemitério Parque da Paz. 2004 - Chove 265 milimetros na madrugada e manhã, causando morte e desaparecimentos; casas danificadas e outras destruídas; ruas e avenidas cortadas; alagamentos e desmoronamentos; A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros atendem a 133 ocorrências em mais de 25 bairros. É a maior chuva desde 1910. Na Avenida Alberto Craveiro, no bairro Dias Macedo, a água chega a quase um metro de altura; na Rua Maria Tomásia, na Aldeota, um carro fica submerso; na Avenida Senador Virgílio Távora o asfalto cede e um carro afunda; a Avenida Mister Hull é invadida pelo Rio Maranguapinho e só ônibus conseguem transitar no Cristo Redentor, Planalto das Goiabeiras e no Morro Santa Terezinha várias casas são invadidas por areia e água (lama) deixando vários desabrigados. No interior do Estado, cinco municípios (Sobral, Amontada, Itapipoca, Juazeiro do Norte e Missão Velha) estão em estado de emergência e outros dois (Barbalha e Arneiroz) em estado de calamidade pública. Em Iguatu, no centro sul do Estado, o Rio Jaguaribe transborda alagando vários bairros da cidade. A Vila Neuma, que fica às margens do rio, é a mais atingida. Quinhentas famílias estão sendo retiradas das casas. Segundo a Defesa Civil, esta é a maior enchente do rio nos últimos 20 anos.
  • 2007 - O desembargador Fernando Luís Ximenes Rocha (foto) assume a presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará-TJCE no biênio 2007/2008. Tomaram posse, ainda, os desembargadores Rômulo Moreira de Deus, como vice-presidente do TJCE e diretor do Fórum Clóvis Bevilacqua; e José Cláudio Carneiro, como corregedor geral de Justiça.
  • 2007 - Morre, aos 83 anos de idade, o escritor e administrador Amarílio Cavalcante. A celebração de corpo presente foi na capela da Comunidade Face de Cristo e foi seguida de sepultamento no cemitério Parque da Paz, que ocorre às 11h30. Era funcionário aposentado do Banco do Brasil e foi diretor da Imprensa Oficial por 15 anos.
  • 2009 - Assume a presidência da Academia Cearense de Letras-ACL, em solenidade realizada em sua sede, na Rua do Rosário, 1, o médico e escritor Pedro Henrique Saraiva Leão.
  • 2013 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 91 anos de idade, o pedagogo Lauro de Oliveira Lima, fundador em Fortaleza do Ginásio Agapito os Santos. conhecido pela sua atuação política na educação e pelo desenvolvimento do Método Psicogenético, estruturado a partir da Epistemologia Genética de Jean Piajet. Nascera em Limoeiro do Norte, em 12 de abril de 1921. Seu corpo é cremado no dia 31 de janeiro de 2013.
  • 2015 - Morre, em Fortaleza, o farmacêutico, biólogo, escritor, pesquisador e professor aposentado José Jarbas Studart Gurgel. O corpo é velado na Funerária Ternura, onde é celebrada missa de corpo presente. O enterro ocorre às 11 horas do dia seguinte, no Cemitério Parque da Paz. No Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS, exerceu diversas funções técnicas e administrativas, tendo dirigido durante 15 anos a Diretoria de Pesca e Piscicultura. Na Universidade Federal do Ceará-UFC, o exercício do magistério fez dele um dos docentes mais completos do Curso de Engenharia de Pesca. Era membro da Academia Cearense de Farmácia.

Especialista lista dicas para conseguir recolocação no Mercado de Trabalho


Realocar-se no Mercado de Trabalho muitas vezes pode ser bem difícil, principalmente se o profissional já está há muito tempo afastado da ocupação. É preciso estar atento às oportunidades e preparado para elas, a fim de conseguir a vaga que irá trazê-lo de volta à profissão.
Pensando nisso, a gerente executiva de seleção na MRH Gestão de Pessoas e Serviços, Valéria Mota, listou algumas dicas que irão facilitar um retorno às atividades profissionais.
Esteja sempre se qualificando - As empresas cada vez mais têm dificuldade em encontrar o perfil ideal e uma boa qualificação faz parte disso. Por isso, a primeira dica é se profissionalizar cada vez mais.
“O quanto mais você se qualificar, mais você se diferencia no mercado de trabalho. E isso vai desde o curso de inglês até uma pós-graduação. Com a agilidade e a dinamicidade do mundo atual, se você parar no tempo, estará concorrendo no Mercado de Trabalho em desvantagem”, pontua Valéria Mota.
Clareza de propósito - É preciso saber o que o profissional gosta de fazer e o caminho que deseja trilhar na carreira. Afinal, se a pessoa não sabe onde quer chegar, qualquer caminho se torna mais difícil.
É preciso saber em qual área da profissão se deseja aprofundar e quais metas a longo prazo. “Quando você tem essa clareza de propósito, você vai fazendo sua trilha de forma mais simples, porque você está empenhado em conseguir aquele objetivo e se qualificar para ele”, afirma Valéria Mota.
Networking: Usar LinkedIn - Networking é fundamental em qualquer área. Dessa forma, o profissional pode acionar a lista de contatos e selecionar pessoas chaves, que possam indicar vagas para o perfil dele. Uma das ferramentas para isso é o LinkedIn.
O LinkedIn é uma rede social feita exclusivamente para relações profissionais a fim de compartilhar as vivências no mercado de trabalho e até mesmo a indicação de vagas. É uma ótima forma de criar relacionamento com empresas e colegas de profissão.
- O LinkedIn hoje é uma ferramenta extremamente importante na recolocação. É uma vitrine profissional. Nessa vitrine, você inclui sua formação, experiência e seus objetivos. Você gera conteúdo e isso faz com que você seja visto no mercado. Quanto mais você aciona essa rede de relacionamento, mais fácil você vai se recolocar. Quem não é visto não é lembrado”, afirma Valéria Mota.
Currículo sempre atualizado - Ninguém sabe quando vai aparecer uma oportunidade, por isso é bom estar sempre com o currículo em dia. Entretanto, não se deve distribuí-lo indiscriminadamente. "É preciso ter a percepção necessária para saber quais vagas cabem ao profissional, assim acionando pessoas chaves que possam ajudá-lo", finaliza Valéria Mota.

Crianças hospedadas no Sonata de Iracema ganham brinquedos feitos a partir da coleta seletiva do Hotel


O Hotel Sonata de Iracema promove, em parceria com o artista plástico Carlos Careca, uma ação sustentável que presenteia crianças hospedadas no estabelecimento com brinquedos produzidos 100% com material reciclável. A iniciativa segue até fevereiro e conta com a venda de cartões e pôsteres, também feitos com o material.
Os objetos são desenvolvidos a partir do resultado da coleta seletiva feita no Hotel, que servem para montar desde cartões personalizados e molduras até brinquedos, como carrinhos.
O artista, que há 50 anos já produz trabalhos voltados para a arte a partir de resíduos encontrados no lixo, afirma que a identificação com as iniciativas de incentivo ao meio ambiente oferecidas pelo Sonata foi o fator crucial para escolher desenvolver o trabalho na Casa. “A sustentabilidade é uma das principais tônicas levadas pela administração do Hotel. Somos o queijo e a goiabada, sabe? E estamos dando certo”, afirma Carlos Careca.
Ele pontua a importância de diferentes culturas se encontrarem no Sonata e se identificarem com o trabalho oferecido por um artista cearense. “Me deparar com uma situação dessa dentro de um hotel, onde muitas culturas participam no dia a dia durante suas hospedagens, é fantástico. Os hóspedes estão recebendo carinho, honestidade, gratidão e profissionalismo do estabelecimento, além de mimos de um artista que agora está desenvolvendo um trabalho de acordo com a filosofia do Hotel”, diz.
Ivana Bezerra Rangel, proprietária do empreendimento, reforça a necessidade de firmar um compromisso com o meio ambiente. “Entre os valores do hotel, estão práticas sustentáveis para diminuir o impacto ao meio ambiente, apoio à cultura cearense e inclusão social. Temos um espaço reservado para exposições de obras de arte e diversas iniciativas de sustentabilidade, como um Ecoponto em parceria com a Enel”, conta Ivana.
Outras iniciativas - O Hotel Sonata é referência em protocolos que amenizam impactos à natureza. Com ações sustentáveis, o empreendimento tem como pilar o compromisso com o meio ambiente a partir de ações e parcerias estratégicas, como a que realiza com a Enel.
Por meio da parceria com a Enel, o Hotel concede um espaço nas suas dependências para instalação de um Ecoponto que atende à comunidade, o que permite a troca de resíduos recicláveis por descontos na conta de luz.
Dentre os mecanismos internos utilizados para diminuir os impactos, estão a eliminação de canudos de plásticos, o uso de papel reciclável para impressões e a coleta seletiva do lixo das salas e do refeitório.
O estabelecimento também trocou o mexedor de plástico por macarrão e os copos descartáveis de algumas áreas por xícaras e copos de vidro, além de usar shampoos e condicionadores refis.
Serviço
Hotel Sonata de Iracema
Avenida Beira Mar, 848, Praia de Iracema-Fortaleza-Ceará.
(85)4006-1600-administração.
(85)4006-1616-Reservas.
Whatsapp - (85)9.9273-3950.

Destaques da Agência Radioweb

 

Destaques desta Sexta-Feira, 29 de Janeiro de 2021
GIRO DE NOTÍCIAS-Agência alemã não recomenda uso de Vacina de Oxford em idosos.
#UseMáscara-Brasil ultrapassa 9 milhões de infectados pelo Novo Coronavírus.
ECONOMIA-Pandemia causa prejuízo de R$ 9,5 bi ao transporte coletivo.
CORONAVÍRUS-Estudo aponta que Brasil teve a pior gestão da Pandemia no mundo.
POLÍTICA-Eleição Câmara: Bolsonaro defende Lira e disputa está indefinida.
POLÍTICA-Eleição Senado: nome do Governo é o favorito e MDB tenta reagir.
BRASILEIRÃO-Flamengo vence o Grêmio e fica a quatro pontos do Internacional.
BRASILEIRÃO SÉRIE B-Três times brigam por última vaga na Série A da próxima temporada.



quinta-feira, janeiro 28

Telefone a manivela chegava em Fortaleza em 1883

  • Confira o Arquivo Nirez sobre o 28 de janeiro na História de Fortaleza:
  • 1865 - Israel Bezerra de Menezes apresenta-se como voluntário à Guerra do Paraguai, após tomar conhecimento da declaração de guerra publicada no Jornal do Comércio, sendo o primeiro voluntário.
  • 1882 - A sociedade Reform Club muda-se e inaugura sua nova sede, na Rua Formosa (Rua Barão do Rio Branco), 187 (antigo), onde depois funcionou o Clube Iracema.


  • 1883 - Chega a Fortaleza o telefone a manivela, com primeira experiência realizada nesta data.
  • 1923 - Assassinado a tiros, na Praça do Ferreira, o chefe político, coronel Gustavo Augusto de Lima, por Raimundo de Aquino.
  • 1936 - Morre, em Fortaleza, a senhorita Minerva Brígido (Loló Brígido), funcionária da IFOCS, neta e secretária do jornalista João Brígido.
  • 1937 - A Prefeitura Municipal de Fortaleza entra em entendimento com a Rede de Viação Cearense-RVC para a transferência do depósito de lenha da Estação do Otávio Bonfim para o local denominado Damas.
  • 1938 - Criada, dentro do Parque da Independência, a Cidade da Criança, escola de ensino pré-primário sob direção da professora Zilda Martins Rodrigues. Instalou-se no dia 26 de maio. Hoje tem o nome de Escola Infantil Alba Frota e está no Parque Pajeú.
  • 1941 - Inaugurado o Ramal Ferroviário Mucuripe-Parangaba e o prédio da nova Estação de Parangaba, pelo interventor Menezes Pimentel. Na ocasião, também, volta à atividade o guindaste Titan, que sofrera um acidente em 1940. A velha estação que recebeu o primeiro trem fora destruída implacavelmente.
  • 1942 - O Governo Brasileiro rompe relações diplomáticas e comerciais com os países do Eixo Roma-Berlim Tóquio: Alemanha, a Itália e o Japão.
  • 1942 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, o capitão de corveta Alberto Jorge Carvalhal.
  • 1942 - Chega em Fortaleza o comandante da Escola Preparatória de Fortaleza, coronel Mário Travassos.
  • 1949 - Chega em Fortaleza o novo cônsul inglês no Ceará, Mister H. J. Chipendale, o qual vem substituir nestas funções, Mister G. Burt Andrews.
  • 1950 - Registrado, pelo Tribunal Regional Eleitoral-TRE, o Partido Socialista Brasileiro -PSB, cuja Comissão Executiva era formada por: presidente, Gerardo Carlos Lemos; secretário-geral, José Edmilson Barros de Oliveira; secretário, Cid Peixoto do Amaral; tesoureira, Maria Melo Cavalcante; secretário de finanças, Jaime Gaspar de Oliveira; secretário de arregimentação, Jeová M. de Sousa; secretário de propaganda, Antônio Girão Barroso; secretário sindical, José Alencar Furtado; secretário de educação e assistência, Mário Rocha, registro solicitado em 05/12/1949.
  • 1953 - Morre, em Fortaleza, o comerciante Joaquim Costa Sousa, que foi o primeiro Cônsul da Holanda no Ceará. Foi Secretário da Fazenda no governo de Franco Rabelo. Ex-deputado estadual.
  • 1954 - Falecimento, à zero hora, de Ivan Castelo Branco, funcionário da firma J. Torquato & Cia., desta praça, que durante muitos anos, trabalhou no jornal O Povo.
  • 1959 - O advogado e ex-deputado Gentil Barreira assume o cargo de Ministro do Tribunal de Contas do Estado.
  • 1967 - Fundado mais um bloco carnavalesco em Fortaleza, a Escola de Samba Batuque do Morro, sob a presidência de Mário Vito, que logo renuncia, assumindo José Durval Marinho. Em 1974 mudou o nome para Escola de Samba Unidos da Vila.
  • 1969 - Assume a direção da Rede de Viação Cearense-RVC, o engenheiro José Rego Filho, substituindo o engenheiro Elzir de Alencar Araripe Cabral (Elzir Cabral).
  • 1973 - Em cerimônia tendo lugar o salão nobre do Palácio da Abolição, contando com a presença do ministro Jarbas Passarinho, da Educação e Cultura, realiza-se, a entrega da Medalha Justiniano de Serpa aos educadores cearenses que mais contribuíram para o desenvolvimento do ensino no Ceará, sendo agraciados as personalidades Adélia Brasil Feijó, Agar Cals Pessoa de Melo, Amália Xavier de Oliveira, Antônio Filgueiras Lima (post-mortem), Antônio Martins Filho, Antônio Martins de Aguiar e Silva (Martinz de Aguiar), Antônio Urbano da Silva, Luís Mozart da Costa e Silva (Mozart Solon), Otávio Terceiro de Farias, Paulo Sarasate Ferreira Lopes (post-mortem) e Raimundo Valnir Cavalcante Chagas (Valnir Chagas).
  • 1975 - Inaugurada, pelo governador César Cals, na Avenida Dom Manuel, o Instituto de Re-socialização, destinado ao encaminhamento de ex-reclusos à sociedade, mediante assistência social e psicológica e da destinação ao mercado de emprego.
  • 1976 - Inaugura-se, na Rua Floriano Peixoto nº 878, a Agência Metropolitana de Fortaleza do Banco do Nordeste do Brasil-BNB, com a presença do ministro do interior Rangel Reis, das comunicações Quandt de Oliveira , do governador José Adauto Bezerra de Menezes e do prefeito Evandro Ayres de Moura. Usou da palavra na ocasião o presidente do BNB, Antônio Nilson Craveiro Holanda (Nilson Holanda).
  • 1976 - Morre em São Paulo, na casa do seu irmão Raimundo de Menezes, a pianista cearense Chiquita Menezes, que com sua irmã Aurélia foi professora da piano em Fortaleza.
  • 1978 - O prédio da Receita Federal, na Avenida Pessoa Anta, sofre um incêndio de grandes proporções, provocado por um curto-circuito que destrói metade do segundo bloco. É o antigo prédio da Alfândega, aquele todo de pedra que hoje pertence a Caixa Econômica Federal. Em outubro do ano seguinte a Receita mudou-se.
  • 1978 - Inaugura-se, no Jardim Esperança, o Teatro de Picadeiro, do Grupo Independente de Teatro Amador-Grita.
  • 1982 - Inaugurado, na enseada do Mucuripe, o “Pier” petroleiro, com a presença dos ministros do Transporte, das Minas e Energia e da Marinha.
  • 1986 - O operário Francisco Pereira Ávila morre, quando as cordas que seguravam o andaime em que trabalhava, no 11º andar de um edifício em construção na Avenida Beira-Mar, rompem. Ele cai e outros dois companheiros que estavam com ele ficam pendurados por meia hora, sendo salvos por outros trabalhadores.
  • 1987 - O Banco Industrial e Comercial S. A.-BIC muda-se de suas sedes uma na Rua Barão do Rio Branco, 771 e outra na Rua Major Facundo nº 260, para sua nova sede na Rua Barão do Rio Branco, 905, onde funcionou o Banco dos Proprietários, inaugurando-a com grande festa com a presença do governador.
  • 1987 - Inaugurado, em Fortaleza, o serviço de Rádio-Taxi, com estação instalada no Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários.
  • 1988 - Chega a Fortaleza Ronaldo Caiado, para instalar a União Democrática Ruralista - UDR-Ce.
  • 1989 - Eleita Rainha do Carnaval, no Grêmio dos Ferroviários, Letícia Menescal, candidata da Sociedade Esportiva e Cultural Arco-Íiris. O Rei Momo é Paulo Sérgio, o Paulão I e Único.
  • 1992 - Abre-se o I Salão de Humor de Fortaleza (Nacional) na Associação Atlética Banco do Brasil-AABB.
  • 1994 - Morre o professor Romão Nogueira Filgueira Sampaio, aos 83 anos de idade. Fundou o Educandário Santo Antônio, o Instituto Waldemar Falcão, publicou as revistas Alvorada e Marajaig, fundou a Associação Cearense de Folclore e publicou vários livros didáticos. Era um educador na expressão da palavra. O autor destas linhas estudou todo o primário e fez o curso de admissão ao ginásio no Instituto Waldemar Falcão, de sua propriedade, que funcionava em prédio na esquina da Rua Floriano Peixoto com Rua Pedro I, local hoje ocupado pela Praça General Murilo Borges, em frente ao prédio do BNB Cultural hoje ocupado pela Justiça. Nascera no Crato, CE, em 18/11/1915.
  • 1998 - Morre, aos 72 anos de idade, o médico George Benevides Medeiros, cearense de Lavras da Mangabeira nascido em sete de novembro de 1925.
  • 1999 - Lançado no Ideal Clube o livro A Guerra dos Panfletos - Maloqueiros versus Cafinfins, de autoria do escritor Professor Waldy Sombra.
  • 2004 - Eleito à tarde, para a Academia Cearense de Letras-ACL, o desembargador Napoleão Nunes Maia Filho, presidente do Tribunal Regional Federal-TRF - 5ª Região, com sede no Recife, ocupará a cadeira 32 deixada pela escritora Rachel de Queirós, falecida em quatro de novembro de 2003. Napoleão recebeu 34 votos dos 36 integrantes da casa presentes ao pleito.
  • 2015 - Morre em Fortaleza, pela manhã, aos 49 anos de idade, no Hospital São José onde estava interno a seis dias, vítima de uma crise de histoplasmose, o diretor e professor de teatro Sidney Souto. Seu corpo é velado no pátio interno do Theatro José de Alencar, na Rua Liberato Barroso, 525.
  • 2018 - Morre o jornalista José Mário Pinto, aos 83 anos. Estava internado desde quinta-feira, 25, por conta de uma pneumonia. José Mário tinha 61 anos de profissão, dos quais 54 anos no jornal O Povo. Foi primeiro-tenente do Exército e com bons relacionamentos na área militar, o jornalista dedicou-se à cobertura de assuntos relacionados aos militares durante boa parte da sua vida profissional. Foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - Abrajet, na década de 1980, da qual foi presidente. Também integrou o Conselho Estadual de Turismo no governo Gonzaga Mota e foi chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Administração, na gestão do prefeito José Walter Cavalcante. O velório ocorre no Parque da Paz, a partir das 23 horas sendo sepultado no dia seguinte.
  • 2018 - A corte momesca do Carnaval de Fortaleza é definida durante concurso no Teatro Chico Anísio, no bairro Benfica. Foram nove candidatos inscritos em cada categoria. O servidor público André Luis de Oliveira, de 42 anos, é escolhido pela quinta vez o rei. A bailarina Renata Façanha, de 36 anos, é eleita a rainha e a empresária Flávia Silva, de 31 anos, a princesa. Os vencedores da corte mirim são a rainha Alice Maria Lima, 8 anos, o rei Isaac Vieira Dias, 10 anos, e a princesa Lauren Mariane, de 9 anos.

Jornais de Fortaleza nesta quinta

 Eis as capas dos jornais impressos de Fortaleza desta quinta-feira (28 de janeiro de 2021):



quarta-feira, janeiro 27

Grapette completa 68 anos


Eis o Arquivo Nirez pera 27 de janeiro na História de Fortaleza:
  • 1856 - Chega em Fortaleza, no vapor Marquês de Olinda, o engenheiro civil pernambucano Adolfo Herbster, que foi arquiteto da Câmara. 
  • 1891 - Toma posse, em caráter efetivo, na direção da Estrada de Ferro de Baturité-EFB, o engenheiro Ernesto Antônio Lassance Cunha, pela segunda vez. 1896 - Morre, em Fortaleza, o farmacêutico João da Rocha Moreira, fundador do Gabinete Cearense de Leitura. Era cearense de Fortaleza nascido em 17 de janeiro de 1838.
  • 1917 - Toma posse, no comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, o 1º tenente Pedro Augusto Bittencourt, pela segunda vez, substituindo o capitão de corveta Luís Perdigão. 
  • 1924 - Realiza-se a cerimônia de benzimento e inauguração do edifício sede do Banco do Brasil, na esquina da Rua Floriano Peixoto, 434 com Rua São Paulo. O prédio foi construído pela firma paraense J. S. de Freitas & Companhia, sendo arquiteto Alípio de Lemos, no local onde foi o prédio da Sapataria Bordalo. 1927 - Reassume o comando do 23ºBatalhão de Caçadores-23BC, o capitão Aderbal de Castro e Silva, que estava sendo substituído interinamente pelo tenente Juarez de Vasconcelos.
  • 1930 - Morre, em Fortaleza, o violinista Tancredo Furtado de Mendonça.
  • 1935 - Toma posse na presidência da Associação Cearense de Imprensa-ACI, o jornalista João Perboyre e Silva, pela segunda vez consecutiva.
  • 1935 - Notícias chegam a Fortaleza de que chove copiosamente em todo o interior do Estado.
  • 1936 - São fichados, na Chefatura de Polícia, 13 cabos e músicos expulsos do 23º Batalhão de Caçadores - 23BC, como comunistas.
  • 1946 - Inaugurada, pelo lazarista padre Geraldo Godinho, a Paróquia de Antônio Bezerra. 
  • 1953 - Lançado mais um refrigerante, Grapette, de uvas, fabricado por F. Sanford & Companhia Ltda., fabricantes do guaraná Kciki.
  • 1955 - Assume, interinamente, a direção da Faculdade de Medicina do Ceará, o professor Ocelo Pinheiro Landim. 
  • 1957 - Inicia-se, em Fortaleza, o VI Congresso Odontológico Brasileiro, com a participação de 500 odontólogos. 
  • 1958 - Deixa a direção do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem - DAER o engenheiro Marcelo Sanford entrando em seu lugar o também engenheiro Sílvio Gaspar.
  • 1961 - Assume o comando da Capitania dos Portos do Ceará, o capitão de fragata Fernando Macedo Cavalcanti de Oliveira, substituindo o também capitão de fragata Ivan Burgos Feitosa. A Capitania dos Portos ficava em casa localizada na Avenida Alberto Nepomuceno, 297, derrubada para construção do Mercado Central que na verdade é um centro artesanal.
  • 1961 - À noite, o Inspetor Geral do Trânsito, Haroldo Sanford Barros, compareceu à Associação Cearense dos Chaufeurs-ACC, para decidir sobre a implantação de taxímetros em Fortaleza. Mas Fortaleza, infelizmente nunca teve, não tem, nem nunca terá táxis. Acostumou-se ao carro de aluguel e assim ficará eternamente. Enquanto em outras cidades mal se pode andar a pé na rua, com a insistência de motoristas oferecendo táxis, em nossa Capital, anda-se quarteirões e quarteirões à procura de um táxi e não se encontra. Estão todos parados em pontos pré-estabelecidos, no Centro da Cidade ou em praças de subúrbios, aguardando fregueses. Se quisermos tomar um táxi, temos que telefonar solicitando e ele virá. É o velho carro de aluguel.
  • 1973 - Iniciadas as obras da Avenida Marechal Castelo Branco (Avenida Leste-Oeste), no trecho entre a Rua General Sampaio (Viaduto Senador Fernandes Távora), até a Avenida Dr. Thèberge.
  • 1973 - A Secretaria de Saúde do Ceará muda-se do casarão da Praça Fernandes Vieira (hoje Praça Gustavo Barroso), para a Rua Visconde de Mauá, 685.
  • 1975 - Muda-se a Imprensa Oficial de Ceará-IOCE, da Rua Senador Pompeu, 512, para a Avenida Washington Soares, defronte à Universidade de Fortaleza (Unifor). Hoje extinta.
  • 1975 - A firma F. Alves S. A. inaugura sua nova sede, prédio na Avenida Tristão Gonçalves, 590/605. 
  • 1980 - Morre, em Barbalha, aos 72 anos de idade, o general-de-brigada Manuel Expedito Sampaio, ex-comandante da Polícia Militar, no governo de Paulo Sarasate. Era nascido em 25 de julho de 1908 em Barbalha..
  • 1983 - Toma posse na Superintendência Regional do Inamps, o professor Antero Coelho Neto.
  • 1983 - Morre em Fortaleza, aos 84 anos de idade, Augusto Tavares de Sá e Benevides (Augusto Benevides), cearense de Maria Pereira, atual Mombaça, nascido a 21 de dezembro de 1898. Ex-deputado estadual constituinte e presidente do Instituto de Previdência do Estado do Ceará-IPEC,. 
  • 2003 - O deputado estadual Eudoro Walter de Santana-PSB assume o cargo de diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS. O ato de nomeação, assinado pelo ministro Chefe da Casa Civil da Presidência da República, José Dirceu de Oliveira e Silva, fora publicado na edição do dia 23 de janeiro de 2003 do Diário Oficial da União-DOU. A exoneração do atual diretor geral do DNOCS José Francisco dos Santos Rufino foi publicado na mesma edição do Diário Oficial. 
  • 2005 - O Mercado São José, localizado na esquina da Rua São José com Rua Sobral, ao lado da Catedral Metropolitana, no Centro de Fortaleza e um dos mais antigos da cidade, fecha as portas após 40 anos de funcionamento, interditado pela Prefeitura Municipal.
  • 2005 - Toma posse, em Brasília, como Chefe do Serviço de Assistência Religiosa da Aeronáutica - SARA, o militar cearense, coronel Capelão José Alves Teixeira, conhecido por (Frei Gilberto) natural de Iguatu, CE, que ingressou na Aeronáutica em 1976 sendo promovido no posto de coronel em 31 de agosto de 2000. Foi Capelão da Base Aérea de Fortaleza substituindo Manuel Andrade Soares (Frei Ambrósio Maria de Fortaleza). 
  • 2006 - Morre, em Fortaleza, o empresário Raimundo Tavares de Sousa, proprietário da lanchonete Azteca, que funciona há 24 anos nos baixos do Edifício Perboyre e Silva, a Casa do Jornalista, sede da Associação Cearense de Imprensa-ACI. Nasceu em Crato. Era maçom do Grão Mestrado do Ceará. 
  • 2011 - Posse, na Academia Cearense de Letras-ACL, no Palácio da Luz, na Rua do Rosário nº1, do professor e escritor Ednilo Gomes de Soárez como titular da Cadeira nº10, com saudação feita pelo acadêmico Pedro Paulo Montenegro.
  • 2011 - O desembargador Ademar Mendes Bezerra assume, à noite, a presidência do Tribunal Regional Eleitoral-TRE-CE. O desembargador, que era vice-presidente da Corte, recebeu o cargo do ex-presidente, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, que será empossado, hoje, na função de vice-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará-TJCE.

terça-feira, janeiro 26

Handara Eco destina parte da renda para preservação da Caatinga


Empresa engajada em promover o pensamento sustentável na moda, a Handara, referência nacional em jeanswear, assina o Projeto “Handara Eco”, em parceria com a Associação Caatinga, entidade não governamental que promove a conservação das terras, florestas e águas desse bioma. Há 10 anos com a ação, parte da renda das vendas de todos os produtos Handara é destinado para a preservação direta da Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), localizada entre os municípios de Crateús, no Ceará, e Buriti dos Montes, no Piauí.
A ação realiza, por meio da mitigação de parte das emissões de CO2, a ampliação e consolidação da proteção de florestas mediante a manutenção e melhoria na gestão de Unidades de Conservação no Estado, assim como a disseminação de campanhas de educação ambiental, preservando o desenvolvimento sustentável não apenas do bioma Caatinga, mas de todos os outros presentes no estado do Ceará.
- Buscamos trazer o menor impacto possível ao meio ambiente com a produção das peças da Handara, e umas dessas iniciativas é apoiar a Associação Caatinga, que contém profissionais que cuidam da preservação da fauna, da flora e também dos projetos socioeconômicos realizados na região, valorizando as belezas do nosso Nordeste”, explica o CEO da Handara, Lúcio Albuquerque.
Apoiada pela Handara, a Reserva Serra das Almas é mantida pela Associação Caatinga e tem o reconhecimento da Unesco por proteger uma significativa área desse bioma preservado e também promover a interação com as comunidades rurais da região. A área do espaço é de 6.300 hectares, que resguardam três nascentes, espécies que estão ameaçadas de extinção, contribuindo ainda para a manutenção de serviços ambientais e ecossistêmicos.
- A Handara tem demonstrado o seu compromisso com a causa socioambiental e apoiado as iniciativas realizadas pela Associação Caatinga, por meio de um modelo de negócio sustentável que agrega valor a sua marca e possibilita os seus consumidores a participarem diretamente da proteção do mais brasileiro dos biomas: a Caatinga. O compromisso ambiental é transcende a empresa e passa pela postura cidadã do Lúcio Albuquerque, que é entusiasta e defensor do meio ambiente, sendo inclusive proprietário de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), uma modalidade de Unidade de Conservação”, explica o coordenador geral da Associação Caatinga, Daniel Fernandes.
Para quem deseja conhecer mais o projeto, basta acessar: www.acaatinga.org.br.





Sobre a Handara




Referência no mercado de jeanswear, a Handara atua desde 1995 com vendas diretas e trabalhando em parceria com uma rede de consultores de moda em todo o Brasil. Genuinamente nordestina, a marca apresenta para o público um modelo de negócios pensado para gerar não apenas lucro e rentabilidade, mas principalmente conforto e estilo para o consumidor com toda a qualidade e credibilidade conquistadas pela marca em sua trajetória.

Making faz Campanha Reflorescer


Agência de Live Marketing especializada em soluções criativas, integradas e customizadas, a Making Soluções, genuinamente cearense e com atuação em outras regiões do país, busca no tema “Reflorescer” a esperança e o renascimento da marca para o ano de 2021. Há mais de 06 anos no mercado e sob o comando dos diretores Quincy Queiroga e Andrea Monteiro, a Making trabalha com o propósito de elaborar campanhas ou eventos voltados para o fortalecimento de marcas, produtos e serviços.
“Mais um ciclo se inicia e é tempo de novos planos, traçar algumas metas, continuar e persistir em outras. Contudo, diante do ano que encerramos, nada mais importante que plantar algumas sementes e reflorescer. Trazer de dentro de nós um sentimento que sempre tivemos e os últimos tempos tem nos feito esquecer, como nossa força interior, nossa essência e natureza”, ressalta a diretora da Making, Andrea Monteiro.
Durante as próximas semanas, a agência publicará posts nas redes sociais relacionados com o mote da campanha. Além disso, os clientes e parceiros da empresa receberão um kit especial “handmade”. O objetivo da Making Soluções é mostrar que a empresa refloresceu em 2021 e continua com ideias e propostas criativas para alavancar o engajamento das marcas.
Além de entretenimento, eventos corporativos, os serviços da Making Soluções se expandiram nesse último ano, indo também para parte de metalúrgica, marcenaria, decoração, produção de brindes e press kits além de blitz, congressos, feiras e stands, ações de guerrilhas, lançamentos, promocionais (panfletagens, divulgações, Taylor Made), projetos especiais e Digital Content.
Clientes Making Soluções - Entre alguns dos principais clientes da empresa, estão os Shoppings Via Sul, North Shopping Jóquei, Riomar Kennedy e OFF Outlet Fashion Fortaleza, Mercadinhos São Luiz, Indaiá, Jornal O Povo, Prefeitura de Fortaleza, Ibyte, 3 corações, NET, Claro. 
Nos mais recentes trabalhos da empresa, estão ações de inauguração dos mercadinhos São Luiz, ação para loja ibyte, guerrilha para cerveja legítima e ações volantes de assessorias e outras ações que compõem o portfólio da empresa, como degustação, ativação de marca, eventos esportivos e soluções tecnológicas.

M. Simeão Serviços abre vagas para Curso de Engajamento

A M. Simeão, empresa referência em Gestão de Pessoas e Psicologia Clínica há mais de 10 anos em Fortaleza, oferece, durante o mês de janeiro e fevereiro, o Curso de Engajamento - Elaboração de Programa para empresas, que busca abordar de maneira prática a Jornada do Colaborador e as pesquisas diagnósticas para implantar e mensurar o programa de engajamento, além de trabalhar os conceitos e variáveis correlatas à temática.
A formação será composta por quatro encontros on-line e ao vivo, que acontecerão nesta sexta (29) e sábado (30 de janeiro), e sexta (cinco) e sábado (seis de fevereiro), respectivamente na sexta-feira (de 19 às 22 horas) e no sábado (de 8 às 12 e 14 às 17 horas), totalizando 20 horas de carga horária. As vagas são limitadas e as inscrições seguem abertas até o dia 26 de janeiro, através do link: https://bit.ly/2LR2pPl.
O curso será ministrado pela psicóloga Marcília Simeão, profissional com mais de 30 anos de experiência em planejamento estratégico de RH, mestre em administração com formação em orientação de carreira, mentoria e consultoria.
“Esse tema vem consumindo e chamando a atenção devido à alta demanda das empresas na busca de engajamento de suas equipes. No curso, nós vamos poder discutir formas de concepção deste tipo de programa, pois uma intervenção assertiva focada no engajamento dos colaboradores provoca impacto direto sobre a produtividade, rentabilidade e contribui com a manutenção de funcionários mais dedicados e envolvidos com seu trabalho”, pontua a diretora da M. Simeão, Marcília Simeão.
Durante o encontro, todos os alunos terão um curso prático com uso, elaboração e/ou adaptação de instrumentos e ferramentas de diagnóstico e monitoramento do programa, além da possibilidade de já sair com esboço do plano de implantação do programa para a sua empresa. O conteúdo programático irá caminhar desde os comportamentos organizacionais correlatos ao engajamento, até a jornada do trabalhador como estratégia para obtenção do engajamento. Os assuntos abordados consistem em:
- Variáveis pessoais e capital psicológico;
- Bem-estar no trabalho;
- Reciprocidade, suporte e percepção de justiça;
- Comprometimento, envolvimento e satisfação;
- A cultura organizacional e a liderança como condições de engajamento;
- Visão crítica e correlação entre engajamento, workaholism, síndrome de burnout e a "prisão na gaiola de outro";
- Pilares do engajamento e atributos da jornada do trabalhador;
- Como construir a jornada do trabalhador.
O investimento no curso poderá ser feito de duas formas:
– R$ 550,00 parcelado em até duas vezes no cartão de crédito;
– R$ 450,00 à vista.
Para ex-alunos e grupos de três pessoas ou mais, há desconto. Para maiores informações, entre em contato através do número: (85) 98200-1951.
Além disso, a M. Simeão, por meio do Projeto "De Mochila na M. Simeão", oferece uma bolsa de 100% no Curso de Engajamento para os alunos de graduação de Psicologia, Recursos Humanos ou Administração, que estejam com mais de 50% do curso concluído e que já tenham cursado psicologia organizacional, psicologia do trabalho, recursos humanos ou correspondentes. Para preencher o formulário e concorrer, acesse o link: https://bit.ly/2KoaL0s
Serviço
Curso de Engajamento
Quando: sexta (29) e sábado (30 de janeiro); cinco (sexta) e sábado (seis de fevereiro).
Telefone e WhatsApp: (85) 98200-1951
Facebook: M. Simeão – Serviços em Psicologia
Instagram: @msimeaopsico
LinkedIn: M. Simeão
YouTube: M. Simeão Serviços em Psicologia
Para mais informações, acesse o site: https://bit.ly/2XJCKLa

Notas Econômicas


O Sonata de Iracema é o 2º Hotel de Fortaleza melhor avaliado do Trip Advisor, plataforma exclusiva para compartilhar experiências de viagens por meio de notas e comentários. De 123 hotéis cadastrados na capital, o Sonata alcançou a segunda posição com 861 avaliações.
Ao todo, dos 861 hóspedes que avaliaram o estabelecimento, 772 consideraram a estadia como excelente ou muito boa, o que equivale a 89.6% das opiniões.
“Receber esse retorno é muito importante para nós, principalmente nesse período de pandemia. Saber que os nossos esforços para garantir um bom serviço são reconhecidos pelos turistas que nos visitam é algo que me faz ter a certeza de que estamos no caminho certo”, pontua Ivana Bezerra Rangel, proprietária do estabelecimento.
O Hotel Sonata de Iracema está localizado na Praia de Iracema, de frente para o mar. A vista para a praia de dentro dos quartos somado ao preço e serviços ofertados garante uma ótima experiência de custo-benefício. O empreendimento disponibiliza ar-condicionado, TV a cabo, academia, café da manhã com buffet completo, serviço de quarto 24 horas, estacionamento cortesia, área de leitura, galeria de obras de artes com artistas locais, salões de eventos, wi-fi grátis e o Restaurante Maestro, com a melhor gastronomia local.
- Além disso tudo, o Hotel ainda está localizado perto de diversos pontos turísticos, como a Estátua de Iracema, Mercado dos Peixes, Dragão do Mar e Ponte dos Ingleses”, pontua Ivana.
Valores - Dentre os valores do hotel, estão práticas sustentáveis para diminuir o impacto ao meio ambiente, apoio à cultura cearense e inclusão social. “Temos um espaço reservado para exposições de obras de arte e diversas iniciativas de sustentabilidade, como um Ecoponto em parceria com a Enel e até mesmo a eliminação de canudos de plásticos, o uso de papel reciclável para impressões e a coleta seletiva do lixo das salas e do refeitório”, afirma Ivana.
Protocolos - Buscando atender aos protocolos de higiene necessários durante a pandemia, o Sonata trabalha com roupas de cama higienizadas em alta temperatura, máscara facial obrigatória para hóspedes e funcionários nas áreas comuns, sinalização de distanciamento social no chão, antisséptico para as mãos disponível para todos e política de afastamento remunerado para funcionários com sintomas.
O Hotel também possui áreas de grande circulação higienizadas regularmente, aferição frequente da temperatura da equipe, processo de check-in sem contato e artigos de higiene pessoal em embalagens individuais.
Lazer seguro - Fruto desse esforço foi o recebimento do Selo Lazer Seguro, sendo o primeiro Hotel do Estado a receber a honra da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). Para isso, a vigilância sanitária avaliou se o empreendimento se adequa aos novos protocolos do Governo presentes em decreto especial.
“Esse Selo é de muita importância para o Hotel porque ele confirma que todas as ações e esforços em relação ao cumprimento do decreto estão sendo efetivas, garantindo a segurança de quem passa pelo nosso estabelecimento”, finaliza Ivana.
Serviço
Hotel Sonata de Iracema
Avenida Beira Mar, 848 - Praia de Iracema-Fortaleza.
Telefone: (85) 4006-1600.

TURATTI - A Cervejaria Turatti é uma das empresas reconhecidas pelo selo Lazer Seguro, concedido pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). A certificação assegura que as sedes da Turatti estão adequadas às normas de segurança e higiene determinadas pelo órgão. O  Selo tem validade de um ano, com duração até janeiro de 2022.
Lissandro Turatti, fundador da microcervejaria, reforça que a Cervejaria Turatti está comprometida com todas as Medidas de Segurança em Saúde. “Para nós, é motivo de muito orgulho receber o selo Lazer Seguro, fruto do nosso esforço e dedicação em construir um espaço de diversão sem riscos e seguindo todos os protocolos exigidos pelos órgãos competentes”, diz Lissandro Turatti.
Confira os endereços da Cervejaria Turatti em Fortaleza:
Varjota – Rua Ana Bilhar, 1178 (11 às 22 horas)
Shopping RioMar Fortaleza – Rua Desembargador Lauro Nogueira,  1500 (11 às 22 horas).


MALLORY - Empresa de referência no segmento de eletroportáteis no país, a Mallory encerra 2020 em alta. A marca fecha o ano com crescimento significativo de 20% em vendas em relação a 2019. O resultado positivo da empresa é fruto do investimento em produto e tecnologia, visando suprir a demanda interna e externa.
Mesmo com o cenário de pandemia, a empresa comemora o faturamento recorde deste ano, com destaque para o mês de novembro, que superou as vendas em relação ao mesmo mês de anos anteriores. Novembro de 2020 foi histórico para a companhia, pois a empresa potencializou seu e-commerce com vendas de produtos online no site da marca para atender o grande volume gerado no período da Quarentena.
“Em meio aos desafios que tivemos que superar em 2020 por conta da pandemia, conseguimos permanecer competitivos no mercado e superar o saldo positivo do ano passado. A Mallory encerra este ano com faturamento recorde na história e com expectativas de dar continuidade a esse crescimento em 2021”, afirma Ronaldo Moura, Gerente de Marketing de Comunicação da Mallory.
A Mallory projeta crescimento de 40% para 2021 com investimento nas vendas online, tecnologia de produto e lançamento de produtos inovadores no mercado.


SEVEN - Com mais de 15 anos de experiência e know how na implementação de soluções inteligentes em transações financeiras e meios de pagamento, a Seven é referência no segmento de consultoria e desenvolvimento de software focados em novas tecnologias para o setor financeiro. Com sedes em São Paulo, Fortaleza e Lisboa, a empresa tem como diferencial aportar o background técnico e capital de experiência em projetos de elevada complexidade e dimensão.
Formada por uma equipe de profissionais especializados para implementações de engenharia própria e como integradores, a Seven mantém estreita parceria com entidades consolidadas a nível nacional e internacional, detendo uma forte autoridade de integração com os principais players do setor financeiro como instituições financeiras, bancos e grandes operadoras de cartões de crédito.
O portfólio de soluções proposto pela Seven possibilita oferecer serviços que se destacam pela praticidade e agilidade para garantir a inovação financeira do negócio. “Esse acompanhamento permanente das novas tendências de mercado nos permitiu agregar um vasto capital de experiência e de conhecimento, o que proporciona um maior valor agregado e experiências de sucesso em cada novo projeto executado por nossa equipe”, reforça Halan Bringel, Diretor de Operações e Novos Negócios da Seven.
Produtos - Entre os principais serviços da Seven, estão a tecnologia de implantação de conta digital, que permite aos clientes atingir um número maior de consumidores, que passam a ter suas necessidades de transações resolvidas com transparência e segurança pelo site ou aplicativo, sem burocracia em qualquer hora e lugar.
No trabalho de adquiriência, a Seven se encarrega de estabelecer a ligação entre o comércio, bandeiras de cartões e bancos - atividade essencial para o processo de pagamentos. A plataforma da empresa proporciona mais segurança nas transações bancárias, tanto no ambiente virtual quanto no físico.
Já nas operações de processamentos, a Seven mapeia todos os processos relacionados às transações financeiras da empresa e garante a liquidação do valor total dos recebíveis junto ao adquirente de forma rápida e segura. Na emissão de cartões, a empresa oferece uma solução completa de gerenciamento de emissão e de processamento de cartões, private label ou bandeirado, pré-pagos ou pós-pagos, permitindo conciliar de forma prática e automatizada o controle financeiro da empresa com mais precisão e agilidade.

domingo, janeiro 24

Investimento no Connect Beira Mar tem um retorno estimado em 8% de rentabilidade



Lançado em parceria entre a Diagonal e Housi, o Connect Beira Mar Power By Housi surpreendeu o mercado ao apresentar uma proposta focada em praticidade e rentabilidade. 
A moradia por assinatura, primeira em Fortaleza, traz toda uma facilidade de compra e aluguel, que exclui a burocracia convencional que há ao buscar um apartamento.
Com o Connect, o cliente pode assinar (Via Aplicativo no Smartphone) um contrato com a data de entrada e saída para estar naquele apartamento, apenas com um cartão de crédito para realizar o aluguel pelo período que desejar. O espaço já vem mobiliado para morar, contando até mesmo com um studio já decorado pela Housi Decor e com eletrodomésticos. 
O empreendimento também se destaca pela alta rentabilidade e valorização. Com preços do imóvel a partir de R$ 325.277,00 a rentabilidade prevista é de 8% ao ano. Num primeiro cenário de aluguel, com diária no valor de R$ 180,00, a rentabilidade anual estimada é de 8%. Em outro quadro, com valor da diária de R$ 245,00, a rentabilidade chega a 12% ao ano.
- A gente sabe que com a Selic em queda, colocando essa média de R$ 180,00 vai estimar 8%. Se a gente estimar como uma diária de hotel, que é em torno de R$ 250,00 pode chegar a 12% ao ano”, pontua o diretor presidente da Diagonal, João Fiuza.
Por isso, em média, contando com as variações que podem acontecer em determinados períodos do ano, a rentabilidade pode ficar em torno de 8% a 12%. “O sistema da Housi tem uma precificação inteligente, com isso conseguimos acompanhar desde feriados até datas festivas para saber a tarifa e qual a taxa de ocupação da cidade”, afirma João.
Serviço
Diagonal Engenharia
Telefone: (85) 4006-1400

DLT apresenta Coleção 'Vocês Verão'


A marca de roupas DLT realiza ação com influenciadores digitais durante esta semana, por meio do envio de press kits exclusivos. Ao todo serão 23 influencers e artistas presenteados, dentre eles Rafa Almeida, João Neto Moreira e Avine Vinny.
Os influencers receberão uma caixa especial com cartinha, dois energéticos e uma peça personalizada, como T-shirt, body short, regata, bermuda ou short summer; escolhidos de acordo com as características de cada um.
A ação tem como objetivo apresentar a nova Coleção “Vocês Verão” e estreitar os laços com personalidades influentes, que vão desde micro influencers, com 6 mil seguidores, até influenciadores com mais de 1 milhão de followers.

sábado, janeiro 23

Há 13 anos morria Paulo Lélis


  • Confira o Arquivo Nirez para História de Fortaleza em 23 de janeiro:
  • 1823 - Instala-se em Fortaleza o primeiro Governo Provisório no Ceará após a Independência, organizado em Icó, tendo como presidente o sergipano, comandante das armas José Pereira Filgueiras.
  • 1923 - Inaugura-se em Fortaleza a Fábrica Santelmo, de velas e artefatos de cera, na Rua Barão do Rio Branco nº 210 (antigo), da firma Fernandes & Franco Ltda., formada por Manuel Fernandes Júnior e Paulo Franco de Oliveira.
  • 1930 - Morre, aos 88 anos de idade, em Aracaju, Sergipe, Tomás Gomes da Silva, antigo magistrado em Fortaleza.
  • 1937 - Morre, em Fortaleza, aos 33 anos de idade, o jornalista e poeta Napoleão de Menezes (Napoleão Menezes), cearense de Uruburetama nascido em 10de março de 1903, autor de Minha Viola (1932).
  • 1938 - Sai o primeiro número do jornal Catolicismo e Protestantismo, “com aprovação do Exmo. Senhor Arcebispo Metropolitano de Fortaleza”. Na verdade era muito mais um jornal antiprotestante que um jornal católico.
  • 1941 - O Campeonato Cearense de Futebol de 1940 encerra-se com o jogo entre o Tramways e o América Futebol Clube, no Campo do Prado, ocasião em que o Tramways sagrou-se Campeão, ao vencer a partida por 3x0.
  • 1943 - Inaugura-se, às 15 horas, a nova sede do Banco de Crédito Comercial S. A. - BCC, antigo Banco de Crédito Caixeiral, em prédio na esquina da Rua Floriano Peixoto nº 440 com Rua São Paulo, construído no local onde funcionara o Banco do Brasil em outro prédio.
  • 1944 - Encontra-se em Fortaleza o jornalista Carlos Lacerda, diretor da Agência Meridional.
  • 1952 - A Inspetoria Estadual do Trânsito tem novo superintendente técnico, o tenente do Exército Stephenson Santos Bezerra, designado por ato do Secretário de Polícia e Segurança Pública, que assume as suas novas funções.
  • 1957 - Morre o professor Jorge Raupp, diretor da Escola Industrial, depois Escola Técnica Federal e hoje Instituto de Educação do Ceará, que fora agredido a punhaladas por um funcionário daquele estabelecimento.
  • 1972 - Grava depoimento para o Museu Fonográfico do Ceará (hoje Arquivo Nirez), o compositor e violonista Aleardo Freitas Guimarães, em sua residência na Rua José Lourenço nº 1551, na Aldeota, com a presença do cantor José Furtado de Vasconcelos (Murici).
  • 1972 - O advogado Ubirajara Índio do Ceará passa, a presidência do Tribunal Regional do Trabalho - TRT ao juiz Francisco Osmundo Pontes.
  • 1973 - Inaugura-se, em Maranguape, a Praça Francisco Colares Filho, sendo lembrado que o nome do homenageado consta dos anais contábeis da agência do Banco do Brasil, naquela cidade, como o seu primeiro depositante, quando o sr. Evandro Ayres de Moura gerenciava aquele estabelecimento.
  • 1975 - Morre, aos 63 anos de idade, o padre Francisco Hélio Campos (Padre Hélio Campos), assim conhecido apesar de ser bispo de Viana, MA. Era cearense de Quixeramobim nascido em 24 de julho de 1912. Iniciando no Pirambu e terminando no Carlito Pamplona há hoje a Rua Dom Hélio Campos.
  • 1975 - Inaugurada, pelo governador César Cals de Oliveira Filho, numa área de 7.200 metros quadrados, a loja nº 12 do Mercantil São José, do Grupo Ximenes, super mercado no início da Avenida Bezerra de Menezes, no local de antiga lagoa e depois, do antigo Jardim Japonês. O padre Gerardo Aguiar, da Paróquia de Santa Luzia, procede à bênção das instalações. Hoje no local existe um super mercado do Grupo Assaí.
  • 1977 - Morre, aos 49 anos de idade, vítima de suicídio, o professor Onélio José Porto (Onélio Porto), veterinário prático, zoólogo, filósofo que manteve um zoológico no Parque da Liberdade. Era licenciado em Geografia e História pela Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Ceará - UFC e ensinou em vários colégios da cidade. Seu corpo é velado e sepultado no Cemitério Parque da Paz. Era cearense de Aracati nascido em 18 de novembro de 1927, onde infelizmente não existe nada em sua homenagem.
  • 1978 - Agraciado com a Medalha da Abolição o empresário José Afonso Sancho, que recebe a honraria das mãos do governador José Adauto Bezerra de Menezes em solenidade no Palácio da Abolição.
  • 1979 - O escritor Aurélio Buarque de Holanda, famoso por seu dicionário, recebe em Fortaleza o título de Cidadão Cearense.
  • 1985 - Sebastião Célio de Carvalho, ex-superintendente da Cobal e Célio Capistrano são demitidos, acusados de envolvimento no escândalo do órgão.
  • 2002 - Morre, às 13 horas, aos 43 anos de idade, na Santa Casa de Misericórdia, vítima de câncer generalizado, o jornalista diagramador e paginador Francisco Antônio Lélis Feliciano, que há mais de seis meses fazia tratamento no Hospital do Câncer.
  • 2008 - O radialista Paulo Lélis (foto) morre, na madrugada, aos 56 anos de idade, vítima de infarto fulminante. O radialista era cardíaco e usava marca-passo, mas também há um ano lutava contra um câncer. Seu corpo é velado na Funerária Ternura, Rua Padre Valdivino nº 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante no dia seguinte e cremado dois dias após pela manhã, no Jardim Metropolitano, no Eusébio. Há 18 anos, Paulo Lélis era coordenador de programação da AM 810 Verdinha e narrador do Programa Garras na Patrulha, apresentado na própria rádio e na TV Diário.
  • 2009 - Morre, pela manhã, no Hospital São Matheus, em Fortaleza, vítima de falência múltipla dos órgãos, o jornalista e radialista Francisco Afrânio de Lima Peixoto (Afrânio Peixoto), aos 82 anos de idade. Estava internado há 20 dias. Durante anos, dirigiu a Rádio Uirapuru, da qual foi fundador, superintendeu o Grupo Cidade de Comunicação e foi presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão-Acert. É sepultado no dia seguinte às 9h no Cemitério Parque da Paz após ser velado na Funerária Paz Eterna, na Rua Júlio Siqueira, 854, Bairro Joaquim Távora. Nascera em Fortaleza, no dia cinco de setembro de 1926

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...