sábado, junho 30
França 4x3 Argentina
A França despachou a Argentina, hoje, em Kazan, e está nas quartas-de-final da Copa Rússia 2018.
Os franceses fizeram fez um a zero. Levaram a virada da Argentina em dois a um. No segundo tempo virou para quatro a três.
A França marcou com Griezamann (pênalti), Pavard e Mbappe (dois). Di Maria, Mercado e Agüero descontaram para Argentina.
sexta-feira, junho 29
Rocha e Freitas assumem CMFor
A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) tem dois novos vereadores por 120 dias: Joaquim Rocha e Edmar Freitas.
Estão de licença os vereadores John Monteiro e Emanuel Acrizio.
Boticário Ferreira para Nottingham e Pereira
Os secretários municipais de Fortaleza, Philipe Nottingham (Planejamento) e Renato Pereira (regionais) receberam hoje à noite, no Plenário Fausto Arruda, da Câmara Municipal, a Medalha Boticário Ferreira (foto CMFor).
Proposta dos vereadores Marcelo Lemos e Antônio Henrique.
Câmara retira de pauta novo Código da Cidade
A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) em 10ª sessão extraordinária de 2018 hoje à tarde, no Plenário Fausto Arruda, resolveu retirar a votação da mensagem sobre o novo Código da Cidade.
O requerimento de retirada da matéria foi do líder do Governo Municipal, vereador Esio Feitosa, que alegou mudanças no Código com o protocolo de 119 emendas e oferecer mais tempo para discussão.
A oposição ficou dividida na votação. Somente o vereador Soldado Noélio foi a favor da retirada, que acabou prevalecendo por 22 votos a um.
Cagece nos bairros de Fortaleza
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) iniciou, nesta semana, trabalho de visita porta a porta nos 11 bairros de Fortaleza que foram beneficiados com novo sistema de esgotamento sanitário em 2018.
O objetivo da ação é informar à população sobre o processo de interligação à nova rede disponível, bem como acerca da importância e obrigatoriedade de fazer parte do sistema.
O trabalho, que é realizado pelas equipes de agentes de educação ambiental da Cagece, contempla os seguintes bairros: Guararapes, Jardim das Oliveiras, Tancredo Neves e parte dos bairros Engenheiro Luciano Cavalcante, Edson Queiroz, Salinas, Cidade dos Funcionários, Parque Iracema, Cajazeiras, Cambeba e Messejana. As visitas seguem pelos próximos quatro meses, ou até que todas os imóveis com nova rede disponível sejam alcançados.
Durante a visita, além de orientar à população sobre como se interligar à nova rede disponível e sobre os benefícios da utilização correta da rede de esgoto para a saúde e para o meio ambiente, os agentes também levarão informações sobre o funcionamento do faturamento dos serviços prestados pela companhia.
Para a profissional de Educação Ambiental da Cagece, Mara Araújo, esse trabalho é fundamental, tendo em vista que a população dessas áreas aguardam a interligação desde o início das obras. “As pessoas já estavam bem ansiosas para a liberação desta rede, a receptividade no primeiro dia foi ótima. Tiramos dúvidas sobre interligação, faturamento e até sobre destinação correta de águas pluviais”, informa.
Cabe lembrar que a ligação à rede coletora é obrigatória, de acordo com a Lei Municipal nº 5.530/81: "Nas vias onde existir rede pública de esgotos sanitários, todas as edificações deverão obrigatoriamente lançar seus dejetos na rede pública”.
As áreas contempladas com as visitas fazem parte da rede de esgotamento sanitário da Cagece, inaugurada neste ano, que viabiliza a interligação de mais de 9 mil imóveis, na área. No total, cerca de 130 mil pessoas serão beneficiadas com a rede localizada na área leste de Fortaleza, que também contribui para a preservação do Cocó, uma vez que se encontra à margem direita do rio.
Serviço
Para se interligar à nova rede da Cagece, a população deve aguardar visita dos agentes de interação social da companhia, que disponibilizarão comunicado oficial de rede liberada. Após a visita, o proprietário é responsável por preparar a tubulação interna do imóvel e contratar um profissional para realizar a interligação. Em seguida, o cliente deve entrar em contato com a Cagece e comunicar a interligação. Esse procedimento pode ser feito em uma loja de atendimento da Cagece ou por meio do telefone 0800.275.0195.
No Floresta
O clima, a natureza e um ambiente propício ao desenvolvimento de uma boa música: foi na Serra de Guaramiranga, terra cearense das flores, mas também do Jazz, que surgiu o Guarajazz Project, grupo de artistas locais que apresenta shows dinâmicos, com clássicos do jazz standart e obras modernas, além de interpretações inéditas. Nessa sexta-feira (29), parte do grupo chega à Fortaleza com apresentação realizada no Floresta Bar, às 20 horas.
Em comum, além do gosto pela música, os integrantes do grupo tiveram o primeiro contato com a música na Associação dos Amigos da Água de Guaramiranga (AGUA), escola de música presente na cultura da cidade há mais de 20 anos. Após encontros informais, rodas de som e shows, o grupo hoje composto por 10 músicos se desenvolveu e se estabeleceu, com auxílio do músico e fotografo Régis Capibaribe, essencial para consolidação do projeto.
No show realizado pelo Guarajazz Project no Floresta Bar, o público é contemplado por composições de jazz, chorinho e MPB, em show composto pelos músicos Lúcio Mario (clarinete e flauta transversal), Marcelino Ferreira (guitarra), Rafael Teixeira (bateria), Soraia Novais (voz) e Wagner Ferreira (baixo).
SERVIÇO
Guarajazzproject em Fortaleza
Local: Floresta Bar (Avenida Santos Dumont, 1788)
Horário: 20 horas
Couvert: R$ 12,00
Brasil x México no Órbita
A Seleção Brasileira conquistou a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo FIFA. No embate diante da Sérvia, o time de Tite venceu por 2 a 0 e, como prometido, os torcedores cearenses ganharam uma rodada de Budweiser grátis para comemorar o resultado no Bud Basement, sediado no Órbita Bar, no Dragão do Mar.
A turma foi à loucura com os dois gols da Seleção. Aos 35 do primeiro tempo, Coutinho lançou e Paulinho invadiu a área sozinho, e de biquinho, tocou por cima do goleiro sérvio marcando o primeiro gol da partida. O segundo foi aos 22 do segundo tempo, com Thiago Silva de cabeça, após cobrança de escanteio de Neymar.
O engenheiro de alimentos Ocian Calacante, de 39 anos, aprovou o jeito Bud Basement de torcer. "Achei incrível o local e a galera", destaca ele, que completa: "Fazia muito tempo que não andava aqui. A nova fachada ficou muito linda". Ocian afirma que voltará ao Bud para torcer pelo Brasil nas oitavas de final contra o México: "A Seleção vai ganhar o próximo jogo por 2 a 0. Vai dar certo!".
Para o professor universitário André Moura, de 38 anos, o Órbita virou o melhor local de Fortaleza para torcer para a Seleção Brasileira. "É fenomenal! Áudio bom, muitos telões, estrutura maravilhosa, visão boa e, principalmente, Budweiser gelada. Estarei aqui no jogo contra o México e vou chamar minha turma", ressalta.
Após o jogo, os Brothers in Jam, DJ Thales e DJ Rodrigo Lobão animaram os torcedores. No local, o público desfrutou de barbearia, estúdio de tatuagem, pebolim e futebol de botão, uma quadra de street soccer, e “banca” de figurinhas.
Além disso, os torcedores amantes de churrasco premium contaram com deliciosos hambúrgueres, e opções vegetarianas. Inspirado nos icônicos porões de Nova York (EUA) e Berlim (Alemanha), o projeto ocorrerá até 15 de julho. "O Bud Basement reúne música, esporte, diversão e alimentação em um só lugar, é o point ideal para quem está acompanhando a Copa do Mundo", destaca o gerente regional de marketing da Ambev, Felipe Bratfisch.
O projeto está presente em dez capitais brasileiras. "Escolhemos o Órbita, em Fortaleza, porque é uma casa emblemática e movimenta a cena local. Achamos que aqui é o lugar perfeito para conectar a galera por ser localizado no Dragão do Mar, no Centro da Capital cearense, uma área democrática, e por trazer muita personalidade como a Budweiser", destaca Bratfisch.
Com mistura de cenários e muita atitude, o evento da marca leva uma experiência autêntica para os consumidores. O espaço com inúmeras atrações tem palco para receber bandas e DJs com curadoria especial, um bar temático e telões que transmitem os aguardados jogos da Copa do Mundo. Além disso, barbearia, estúdio de tatuagem e grafite também farão parte do ambiente.
3D Diagonal
Visando aproximar o cliente dos diretores da empresa, a Diagonal realizou nos três primeiros finais de semana de junho o 3D Diagonal com negociações diretas entre cliente e a diretoria Diagonal no estande de vendas do empreendimento Praça da Luz, localizado na Rua Senador Pompeu, 2610, no Bairro de Fátima. Essa foi a segunda edição do projeto que já é sucesso de aceitação entre o público e diretoria Diagonal. A campanha também proporcionou oportunidades de negociações de outros empreendimentos da construtora.
“Esse momento de interação com o cliente foi fundamental. Muitas vezes ele busca a segurança que está fazendo o melhor negócio. E o 3D Diagonal prioriza isso: a tranquilidade de comprar com que entende e resolve o negócio. O Praça da Luz é um projeto inovador em Fortaleza com uma praça iluminada cercada da maior e mais completa área de serviços ofertados aos moradores”, destaca João Fiúza, presidente do Grupo Diagonal.
Conheça o Praça da Luz - Também localizado no Bairro de Fátima, o Praça da Luz é um empreendimento em construção que promete revolucionar o conceito imobiliário na região com a mais moderna área de lazer da cidade, com mais de 30 itens. Uma proposta inédita com uma iluminada praça, cercada de lojas e serviços integrados para quem procura conforto, segurança e a conveniência de um mall de comércio e serviços. Com o conceito inovador, o empreendimento traz em destaque uma praça dentro da área comum com um conjunto de serviços para quem busca comodidade a poucos metros de seu apartamento. Além disso, o Praça da Luz apresenta uma lavanderia privativa aos seus moradores, Garage Band, Living Comum, Lobby e entre outros espaços interativos.
Serviço
Diagonal
Endereço: Rua Frei Mansueto, 550, Varjota
Contato: (85) 4006-1400.
Facebook: @diagonalengenharia
Instagram: @diagonalengenharia
Miniempresas
O North Shopping Fortaleza recebe a Feira de Miniempresas hoje e amanhã, das 10 às 21 horas, no Espaço Metas (Piso 3). Na ocasião, alunos de escolas de ensino médio de tempo integral - EEMTI de Fortaleza e região metropolitana irão expor alguns trabalhos com foco em soluções criativas e viáveis para problemas do cotidiano. O encontro é realizado pela Junior Achievement Ceará - JA Ceará.
O evento é uma oportunidade para os alunos se prepararem para o mundo profissional por meio da vivência na prática do planejamento e organização de um empreendimento.
Junior Achievement Ceará - JA Ceará - Mantida pela iniciativa privada, o JA Ceará é uma associação educativa sem fins lucrativos, cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, além de proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios e facilitar o acesso ao mercado de trabalho.
Serviço
Feira de Miniempresas
Dias: 29 e 30 de junho
Horário: 10 às 21 horas
Local: Espaço Metas (Piso 3)
O evento é uma oportunidade para os alunos se prepararem para o mundo profissional por meio da vivência na prática do planejamento e organização de um empreendimento.
Junior Achievement Ceará - JA Ceará - Mantida pela iniciativa privada, o JA Ceará é uma associação educativa sem fins lucrativos, cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, além de proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios e facilitar o acesso ao mercado de trabalho.
Serviço
Feira de Miniempresas
Dias: 29 e 30 de junho
Horário: 10 às 21 horas
Local: Espaço Metas (Piso 3)
Escola de Gastronomia
O Governo do Ceará inaugura hoje, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, uma doação do Grupo M. Dias Branco ao Governo do Ceará que fará a gestão por meio da Secretaria da Cultura do Estado e Instituto Dragão do Mar. A escola funcionará na região do Bairro Vicente Pinzon e tem o objetivo de oferecer capacitação e formação em panificação e confeitaria para todo Brasil, oferecendo mais de 5 mil cursos para toda população do Ceará interessada em se qualificar na área.
A festa de inauguração contará com a presença do Governador do Ceará, Camilo Santana, representantes do Grupo M Dias Branco e outras autoridades. Na ocasião, haverá homenagens aos cozinheiros do bairro; Solange Almeida do Ponto da Muqueca, Maria Vilani Rodrigues, do Restaurante Vilani e Alfredo Louzada de Souza Filho, o Alfredo Rei da Peixada.
A programação começa às 17 horas com apresentações dos artistas do bairro Vicente Pinzon; grupo de flautas, Acordarte, o garoto prodígio de 12 anos, Gustavo dos Teclados, e o grupo de hip hop Castelo de Rima. Haverá ainda show com o rapper consagrado que nasceu na comunidade do Serviluz Erivan Produtos do Morro, e às 19h, se inicia a solenidade. Em seguida, às 21 horas, sobe ao palco a cantora carioca Mart'nália, e encerrando a noite tem a banda de forró Painel de Controle. O evento será aberto ao público, na rua, num palco localizado ao lado da escola e pretende atrair 5 mil pessoas.
A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco - A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco tem o objetivo de contribuir para melhorar os índices de renda e empregabilidade dos jovens de 18 a 29 anos que buscam qualificação profissional na comunidade. Ação que fortalece as políticas públicas para juventude que vive em comunidades vulneráveis. A Escola vai abranger os bairros do Castelo encantado, Mucuripe, Serviluz, Conjunto Santa Terezinha, Praia do Futuro, Cais do Porto, Papicu, Dunas e Entorno da Regional II, dentre outros. Serão ofertados cursos nas áreas de panificação, confeitaria e auxiliar de cozinha que irão possibilitar oportunidades de empregos em restaurantes, supermercados, bares e hotéis.
Programa Escolas da Cultura - Inserida no O Programa Escolas da Cultura, que tem sua origem no compromisso estabelecido pelo Governador Camilo Santana em seu Plano de Governo, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco fará parte da rede de equipamentos de formação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, como a Vila da Música, no Crato, e a Escola Porto Iracema das Artes, a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, e o Theatro José de Alencar, com o Curso de Princípios Básicos de Teatro.
“A Escola de Gastronomia, em primeiro lugar, revela um compromisso social do Grupo Ivens Dias Branco com o próprio território e comunidades envolvidas no entorno do equipamento. Ele oferta para a cidade uma escola muito bem equipada, com um ambiente voltado para formação profissional para quem atua na gastronomia com especialização no próprio setor do grupo. Destaco que esse equipamento é um presente para a cidade e uma doação do Grupo Ivens Dias Branco para o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura. A escola vem também ampliar a rede de equipamentos inseridos no Programa Escolas da Cultura, traduzindo a política da Cultura, Educação e formação artística e cultural, que é uma das agendas estratégicas da Secult no governo de Camilo Santana”,destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba.
A premissa do Programa Escolas da Cultura é composta pela interface entre arte, cultura, educação e inovação para formação profissional e desenvolvimento de experiências estéticas e de capacidades para a vida em sociedade, numa perspectiva de formação dialógica, criativa, construtiva, autônoma, colaborativa, transdisciplinar e como processos de mão dupla entre as instituições formativas e seus públicos.
O Presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares, ressalta que a escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco foi um projeto que surgiu juntamente com o da Escola de Hotelaria e Gastronomia da Estação das Artes, do Governo do Estado, e juntas vão possibilitar mais de 15 mil matrículas por ano. “As escolas vão dar visibilidade a gastronomia cearense em todo país, e ainda oferecer formação a uma nova geração, que por força da tradição, vem conquistando cozinhas em todo o mundo e agora vão ter a oportunidade de se tornarem chefs de alta qualidade”. Pontua Linhares.
O Instituto Dragão do Mar - O Instituto Dragão do Mar tem larga experiência em gestão de escolas de formação sendo responsável, por meio de contrato de gestão, pela administração e execução de políticas públicas da Escola Porto Iracema das Artes, Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Escola Grande Bom Jardim de Arte e Cultura, da Escola de Hotelaria e Gastronomia da Estação das Artes e agora a Escola de Gastronomia Ivens Dias Branco - equipamentos da estrutura da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) -, bem como do Centro de Formação Olímpica, da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará.
Serviço “Festa de Inauguração da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco’’
Quando: 29 de junho, às 18 horas
Onde: Rua Manuel Dias Branco, 20. Bairro Vicente Pinzon
Acesso Gratuito.
A festa de inauguração contará com a presença do Governador do Ceará, Camilo Santana, representantes do Grupo M Dias Branco e outras autoridades. Na ocasião, haverá homenagens aos cozinheiros do bairro; Solange Almeida do Ponto da Muqueca, Maria Vilani Rodrigues, do Restaurante Vilani e Alfredo Louzada de Souza Filho, o Alfredo Rei da Peixada.
A programação começa às 17 horas com apresentações dos artistas do bairro Vicente Pinzon; grupo de flautas, Acordarte, o garoto prodígio de 12 anos, Gustavo dos Teclados, e o grupo de hip hop Castelo de Rima. Haverá ainda show com o rapper consagrado que nasceu na comunidade do Serviluz Erivan Produtos do Morro, e às 19h, se inicia a solenidade. Em seguida, às 21 horas, sobe ao palco a cantora carioca Mart'nália, e encerrando a noite tem a banda de forró Painel de Controle. O evento será aberto ao público, na rua, num palco localizado ao lado da escola e pretende atrair 5 mil pessoas.
A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco - A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco tem o objetivo de contribuir para melhorar os índices de renda e empregabilidade dos jovens de 18 a 29 anos que buscam qualificação profissional na comunidade. Ação que fortalece as políticas públicas para juventude que vive em comunidades vulneráveis. A Escola vai abranger os bairros do Castelo encantado, Mucuripe, Serviluz, Conjunto Santa Terezinha, Praia do Futuro, Cais do Porto, Papicu, Dunas e Entorno da Regional II, dentre outros. Serão ofertados cursos nas áreas de panificação, confeitaria e auxiliar de cozinha que irão possibilitar oportunidades de empregos em restaurantes, supermercados, bares e hotéis.
Programa Escolas da Cultura - Inserida no O Programa Escolas da Cultura, que tem sua origem no compromisso estabelecido pelo Governador Camilo Santana em seu Plano de Governo, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco fará parte da rede de equipamentos de formação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, como a Vila da Música, no Crato, e a Escola Porto Iracema das Artes, a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, e o Theatro José de Alencar, com o Curso de Princípios Básicos de Teatro.
“A Escola de Gastronomia, em primeiro lugar, revela um compromisso social do Grupo Ivens Dias Branco com o próprio território e comunidades envolvidas no entorno do equipamento. Ele oferta para a cidade uma escola muito bem equipada, com um ambiente voltado para formação profissional para quem atua na gastronomia com especialização no próprio setor do grupo. Destaco que esse equipamento é um presente para a cidade e uma doação do Grupo Ivens Dias Branco para o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura. A escola vem também ampliar a rede de equipamentos inseridos no Programa Escolas da Cultura, traduzindo a política da Cultura, Educação e formação artística e cultural, que é uma das agendas estratégicas da Secult no governo de Camilo Santana”,destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba.
A premissa do Programa Escolas da Cultura é composta pela interface entre arte, cultura, educação e inovação para formação profissional e desenvolvimento de experiências estéticas e de capacidades para a vida em sociedade, numa perspectiva de formação dialógica, criativa, construtiva, autônoma, colaborativa, transdisciplinar e como processos de mão dupla entre as instituições formativas e seus públicos.
O Presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares, ressalta que a escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco foi um projeto que surgiu juntamente com o da Escola de Hotelaria e Gastronomia da Estação das Artes, do Governo do Estado, e juntas vão possibilitar mais de 15 mil matrículas por ano. “As escolas vão dar visibilidade a gastronomia cearense em todo país, e ainda oferecer formação a uma nova geração, que por força da tradição, vem conquistando cozinhas em todo o mundo e agora vão ter a oportunidade de se tornarem chefs de alta qualidade”. Pontua Linhares.
O Instituto Dragão do Mar - O Instituto Dragão do Mar tem larga experiência em gestão de escolas de formação sendo responsável, por meio de contrato de gestão, pela administração e execução de políticas públicas da Escola Porto Iracema das Artes, Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Escola Grande Bom Jardim de Arte e Cultura, da Escola de Hotelaria e Gastronomia da Estação das Artes e agora a Escola de Gastronomia Ivens Dias Branco - equipamentos da estrutura da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) -, bem como do Centro de Formação Olímpica, da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará.
Serviço “Festa de Inauguração da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco’’
Quando: 29 de junho, às 18 horas
Onde: Rua Manuel Dias Branco, 20. Bairro Vicente Pinzon
Acesso Gratuito.
Política Daqui
Passamos a assinar semanalmente às sextas-feiras uma coluna Política aqui na Agência Fortaleza de Notícias.
A Política Daqui traz novidades de Fortaleza na área política.
E vamos a coluna de estreia.
Cada vez mais o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) está engajado na pré-campanha do governador Camilo Santana (PT) e do senador Eunício Oliveira (MDB).
Quem articula toda essa aliança é o secretário chefe da Casa Civil de Camilo, Nelson Martins.
E quem será mesmo o vice na chapa encabeçada por Camilo?
Cotados a atual vice-governadora Izolda Cela; o presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque...
Podem surgir outros nomes.
Domingos Filho tentará voltar para Assembleia Legislativa.
Candidatas com potencial para se eleger deputadas estaduais:
Lia Gomes
Doutora Silvana
Mirian Sobreira
Fernanda Pessoa
Norma Zélia
Adelânia Noronha
Augusta Brito.
Para deputada federal potenciais eleitas:
Gorete Pereira
Nicole Barbosa.
Nove presidenciáveis já passaram nesta pré-campanha por Fortaleza:
Ciro Gomes.
Jair Bolsonaro.
Flávio Rocha.
Alvaro Dias.
Guilherme Boulos.
Manuela D'Avila.
Henrique Meireles.
Rodrigo Maia.
Paulo Rabelo de Castro.
Ainda não pintaram por aqui:
Marina Silva.
Geraldo Alckmin.
Aldo Rebelo.
A Política Daqui traz novidades de Fortaleza na área política.
E vamos a coluna de estreia.
Cada vez mais o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) está engajado na pré-campanha do governador Camilo Santana (PT) e do senador Eunício Oliveira (MDB).
Quem articula toda essa aliança é o secretário chefe da Casa Civil de Camilo, Nelson Martins.
E quem será mesmo o vice na chapa encabeçada por Camilo?
Cotados a atual vice-governadora Izolda Cela; o presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque...
Podem surgir outros nomes.
Domingos Filho tentará voltar para Assembleia Legislativa.
Candidatas com potencial para se eleger deputadas estaduais:
Lia Gomes
Doutora Silvana
Mirian Sobreira
Fernanda Pessoa
Norma Zélia
Adelânia Noronha
Augusta Brito.
Para deputada federal potenciais eleitas:
Gorete Pereira
Nicole Barbosa.
Nove presidenciáveis já passaram nesta pré-campanha por Fortaleza:
Ciro Gomes.
Jair Bolsonaro.
Flávio Rocha.
Alvaro Dias.
Guilherme Boulos.
Manuela D'Avila.
Henrique Meireles.
Rodrigo Maia.
Paulo Rabelo de Castro.
Ainda não pintaram por aqui:
Marina Silva.
Geraldo Alckmin.
Aldo Rebelo.
quinta-feira, junho 28
Escola de Gastronomia Social
O Governo do Ceará participa da inauguração da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco nesta sexta-feira (29). A escola funcionará na região do Bairro Vicente Pinzon e tem o objetivo de oferecer capacitação e formação em panificação e confeitaria, com mais de 5 mil cursos para a população do Ceará interessada em se qualificar na área.
O equipamento foi doado pelo Grupo M. Dias Branco ao Governo do Ceará, que fará a gestão por meio da Secretaria da Cultura do Estado e do Instituto Dragão do Mar.
A solenidade de inauguração, começa às sete da noite, e contará com a presença do governador do Ceará, Camilo Santana, representantes do Grupo M Dias Branco e outras autoridades. A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco quer contribuir para a melhoria dos índices de renda e empregabilidade dos jovens de 18 a 29 anos que buscam qualificação profissional na comunidade.
A ação fortalece as políticas públicas para juventude que vive em comunidades vulneráveis. A Escola vai abranger os bairros do Castelo Encantado, Mucuripe, Serviluz, Conjunto Santa Terezinha, Praia do Futuro, Cais do Porto, Papicu, Dunas e Entorno da Regional II, dentre outros. Serão ofertados cursos nas áreas de panificação, confeitaria e auxiliar de cozinha que irão possibilitar oportunidades de empregos em restaurantes, supermercados, bares e hotéis.
Serviço
Inauguração de Escola de Gastronomia Social em Fortaleza
Data: Amanhã (29)
Horário: 19 horas
Local: Rua Manoel Dias Branco, número 20, Bairro Vicente Pinzon.
quarta-feira, junho 27
Ciro voando
Ciro Gomes viajando elo Brasil:
"Trabalhando pelo Brasil e torcendo pela nossa seleção! Ainda bem que neste voo tem internet!
0:15
5.054 visualizações
32 respostas41 retweets394 curtiram
Fala Ciro
O presidenciável Ciro Gomes (PD) falou hoje na Rádio Jornal do Commercio de Recife (PE), no debate da Super Manha, em entrevista a Geraldo Freire, Igor Gomes e Fernando Castrilho:
https://www.facebook.com/rdjornal/videos/1832607853464311/?t=111
Arraial da Boa Vontade
Na próxima sexta-feira (29), a partir das 17 horas, acontece no Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade (LBV), em Fortaleza, o tradicional “Arraial da Boa Vontade”.
A iniciativa visa valorizar a cultura popular local, proporcionando interação e confraternização da instituição com seus atendidos, colaboradores, voluntários e familiares. A programação contará com apresentações culturais, comidas típicas e danças juninas com crianças, adolescentes, jovens e idosos atendidos pela LBV.
É o que explica Dora Lavareda, gestora do Centro Comunitário. “Teremos dança junina com o grupo Vida Plena, apresentação cultural com o grupo de dança, comidas típicas e brincadeiras diversas” explica. Para ela “A contribuição vem através da promoção da socialização e integração, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, uma vez que há a participação das famílias e acesso e valorização da cultura popular” finaliza a gestora.
Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, fica localizado na Rua Alziro Zarur, 275 – Bairro Vila Manoel Sátiro. Outras informações podem ser obtidas no telefone: (85) 3484-3533.
Bud Basement é o local ideal para assistir aos jogos em Fortaleza
A Seleção Brasileira enfrenta a Sérvia, nesta quarta-feira (27), às três da tarde, e como tradição, cearenses se reúnem para torcerem pelo time comandado por Tite.
Em Fortaleza, o local ideal para acompanhar o jogo é na Bud Basement Fortaleza, evento da cerveja Budweiser, patrocinadora global da Copa do Mundo FIFA™, sediado no Órbita Bar, no Dragão do Mar. Após o jogo, os torcedores cearenses poderão curtir a festa "Me dei bem", ao som de Rico Dalasam.
No local, os torcedores podem desfrutar de galpões com barbearia, estúdio de tatuagem, telões, pebolim e futebol de botão, uma quadra de street soccer, uma “banca” para os fanáticos por figurinhas. O evento conta ainda com Barbecue voltado para os amantes de churrascos premium, com deliciosos hambúrgueres. Terá também opções vegetarianas.
Inspirado nos icônicos porões de Nova Iorque (Estados Unidos) e Berlim (Alemanha), o projeto ocorrerá até 15 de julho. "O Bud Basement reúne música, esporte, diversão e alimentação em um só lugar, é o point ideal para quem vai acompanhar a Copa do Mundo e quer torcer de forma diferente e autêntica", destaca o gerente regional de marketing da Ambev, Felipe Bratfisch.
O projeto está presente em dez capitais brasileiras. "Escolhemos o Órbita, em Fortaleza, porque é uma casa emblemática e movimenta a cena local. Achamos que aqui é o lugar perfeito para conectar a galera por ser localizado no Dragão do Mar, no Centro da Capital cearense, uma área democrática, e por trazer muita personalidade como a Budweiser", crava Bratfisch.

Com mistura de cenários e muita atitude, o evento da marca leva uma experiência autêntica para os consumidores. O espaço com inúmeras atrações tem palco para receber bandas e DJs com curadoria especial, um bar temático e telões com visão 360° que transmitirão os aguardados jogos da Copa do Mundo. Além disso, exposição de motos, barbearia, estúdio de tatuagem e grafite também farão parte do ambiente. “O grande desafio é desenvolver não apenas grandes campanhas ou parcerias, mas sim enriquecer as experiências dos nossos consumidores. Budweiser Basement é um projeto criado para contar um pouco mais da nossa história e dividir os valores que nos unem. É um espaço interativo e que reflete nossa atitude”, explica André Clemente, diretor de eventos da Ambev.
A cerveja lager mais famosa do mundo, acredita que para ter atitude e ser autêntico, você deve viver em seus próprios termos, sem se importar com o que os outros pensam. Há mais de 140 anos, a cerveja Budweiser é produzida da mesma forma e seguindo suas próprias regras. Em suas campanhas a marca destaca essa atitude e os detalhes de sua produção: seus ingredientes naturais (água, malte, arroz e lúpulo), lascas da madeira de beechwood - usadas no processo de fermentação, que ajudam a arredondar seus aromas e sabor único.

Programação completa
No local, os torcedores podem desfrutar de galpões com barbearia, estúdio de tatuagem, telões, pebolim e futebol de botão, uma quadra de street soccer, uma “banca” para os fanáticos por figurinhas. O evento conta ainda com Barbecue voltado para os amantes de churrascos premium, com deliciosos hambúrgueres. Terá também opções vegetarianas.
Inspirado nos icônicos porões de Nova Iorque (Estados Unidos) e Berlim (Alemanha), o projeto ocorrerá até 15 de julho. "O Bud Basement reúne música, esporte, diversão e alimentação em um só lugar, é o point ideal para quem vai acompanhar a Copa do Mundo e quer torcer de forma diferente e autêntica", destaca o gerente regional de marketing da Ambev, Felipe Bratfisch.
O projeto está presente em dez capitais brasileiras. "Escolhemos o Órbita, em Fortaleza, porque é uma casa emblemática e movimenta a cena local. Achamos que aqui é o lugar perfeito para conectar a galera por ser localizado no Dragão do Mar, no Centro da Capital cearense, uma área democrática, e por trazer muita personalidade como a Budweiser", crava Bratfisch.
Com mistura de cenários e muita atitude, o evento da marca leva uma experiência autêntica para os consumidores. O espaço com inúmeras atrações tem palco para receber bandas e DJs com curadoria especial, um bar temático e telões com visão 360° que transmitirão os aguardados jogos da Copa do Mundo. Além disso, exposição de motos, barbearia, estúdio de tatuagem e grafite também farão parte do ambiente. “O grande desafio é desenvolver não apenas grandes campanhas ou parcerias, mas sim enriquecer as experiências dos nossos consumidores. Budweiser Basement é um projeto criado para contar um pouco mais da nossa história e dividir os valores que nos unem. É um espaço interativo e que reflete nossa atitude”, explica André Clemente, diretor de eventos da Ambev.
A cerveja lager mais famosa do mundo, acredita que para ter atitude e ser autêntico, você deve viver em seus próprios termos, sem se importar com o que os outros pensam. Há mais de 140 anos, a cerveja Budweiser é produzida da mesma forma e seguindo suas próprias regras. Em suas campanhas a marca destaca essa atitude e os detalhes de sua produção: seus ingredientes naturais (água, malte, arroz e lúpulo), lascas da madeira de beechwood - usadas no processo de fermentação, que ajudam a arredondar seus aromas e sabor único.
Programação completa
•27 de junho, Brasil x Sérvia, quarta-feira, a partir das 13 horas
•29 de junho, Me dei bem com Tássia Reis, sexta-feira, a partir das 21 horas
•30 de Junho, festa Latin Lovers, sábado, a partir das 21 horas.
Com informações da LK COMUNICAÇÃO/www.lkcomunicacao.com.br e fotos de Aurélio Alves.
•29 de junho, Me dei bem com Tássia Reis, sexta-feira, a partir das 21 horas
•30 de Junho, festa Latin Lovers, sábado, a partir das 21 horas.
Com informações da LK COMUNICAÇÃO/www.lkcomunicacao.com.br e fotos de Aurélio Alves.
terça-feira, junho 26
Orçamento 2019 de Fortaleza
A Coordenadoria Especial de Participação Social cadastra propostas para a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019. Nesta ação, que faz parte do Ciclo de Planejamento Participativo 2018, o objetivo é receber sugestões de prioridades para os bairros, que serão apontadas e votadas pela própria população.
Com o objetivo de massificar a participação da sociedade civil, o processo foi modernizado para que a população possa participar de qualquer lugar com acesso à internet, até mesmo pelo smartphone. Basta acessar o site do Fortaleza Participa, fazer um breve cadastro, escolher a Regional, tema e cadastrar a proposta orçamentária. As sugestões podem ser enviadas até o dia quatro de julho.
A eleição ocorrerá entre nove e 15 de julho. Após o resultado, que será divulgado em 20 de julho, a Prefeitura de Fortaleza fará a análise técnica e orçamentária dessas propostas, que serão encaminhadas para a Câmara Municipal de Fortaleza posteriormente.
Skyler lança peças especiais desenvolvidas para a Copa do Mundo
O modelo foi lançado em duas opções de cores, tanto no azul, quanto no branco. A marca traz também opções de bermudas que podem ser combinadas para um look ainda mais a cara do Brasil. Para quem deseja peças mais neutras, a Skyler traz como sugestão variados modelos de polos, camisas e shorts nas cores da bandeira do Brasil, peças atemporais que podem ser utilizadas também após o período.
A novidade pode ser encontrada em todas as lojas Skyler, do tamanho P ao XG.
Fala Salmito

Hoje, às 22h15, na TV Ceará, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Salmito Filho (PDT) estará no programa Leruaite com o humorista Falcão.
"Acabamos de participar do Jornal da Manhã, na Jovem Pan FM 92,9, em entrevista à jornalista Carla Soraya e ao radialista Tiago Lima. Esclarecemos questões relacionadas ao Parlamento Metropolitano, em casos de saúde, segurança e transportes, diante de uma agenda propositiva para a Região Metropolitana de Fortaleza".
Hoje, às sete da noite, Salmito promove no Marina Park, 18ª Plenária de seu mandato.
Prefeitura e comunidade eliminam pontos de lixo no Jardim Guanabara
A Secretaria Regional I e famílias do Jardim Guanabara realizam hoje a eliminação de cinco pontos de lixo, ao longo de 1.500 metros do canteiro central da Avenida Major Assis, umas das principais vias do bairro. A atividade integra as ações do Projeto Abrace Seu Jardim, que promove cidadania, limpeza e requalificação de canteiros centrais.
Nos pontos, serão realizados limpeza, plantio, pintura e melhoria na iluminação pública. Junto a isso, alunos e professores da Escola Municipal Professor José Parsifal Barroso realizarão caminhada socioeducativa, junto à comunidade e comerciantes, em defesa do meio ambiente e da promoção da saúde.
A Projeto conta com o apoio dos moradores para melhorar, conservar limpos e desobstruídos os canteiros. Além de colaborar com a prevenção de várias doenças provenientes do acúmulo de lixo nestes espaços públicos. E, colaborando com a desobstrução destes passeios, ajuda a prevenir, inclusive, acidentes, devolvendo ao pedestre o direito de ir e vir com segurança.
A Prefeitura de Fortaleza já requalificou mais de 400 pontos de lixo na cidade. Destes, 92 estão na área da Regional I. Dos 92, sete foram eliminados por meio do Abrace Seu Jardim, em benefício de famílias dos bairros Vila Velha e Jardim Guanabara.
A ação é parceria entre a Secretaria Regional I, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Autarquia de Paisagismo e Urbanismo de Fortaleza (URBFor), Secretaria Municipal de Educação (SME) e comunidade.
“O Projeto Abrace Seu Jardim é uma iniciativa que preza, sobretudo, pela qualidade do vínculo saudável entre a comunidade e a cidade”, afirma o secretário da Regional I, Gilberto Bastos.
Serviço
Eliminação de cinco pontos de lixo no Jardim Guanabara
Data: 26 de junho
Horário: das 8 às 16 horas
Local: Avenida Major Assis, entre as avenidas Mozart de Lucena e Coronel Carvalho.
Nova Praça dos Voluntários
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio entrega a requalificação da Praça dos Voluntários, em solenidade às 16 horas desta terça-feira (26), no Centro.
Esta será a primeira praça reformada, dentre as 58, fruto do Programa Juntos por Fortaleza, que integra esforços da Prefeitura e Governo do Estado.
Serviço
Inauguração da reforma da Praça dos Voluntários
Data: 26/06 (terça-feira)
Hora: 16 horas
Local: Praça dos Voluntários - Rua do Rosário s/n.
segunda-feira, junho 25
Fametro na Torcida
Durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo da FIFA 2018, a Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (Fametro) promove ações nos principais bares e restaurantes da Cidade. Na Próxima quarta-feira (27), no jogo do Brasil x Sérvia, a Fametro estará presente com um stand no Carneiro do Ordones, a partir das 12h.
A ação #FametroNaTorcida, além de realizar inscrições para o vestibular, terá distribuições de brindes e realizará um bolão entre os torcedores que estiverem presentes no local. A iniciativa da Faculdade é incentivar os torcedores que adoram dar o seu palpite a participarem do bolão e, as pessoas que acertarem o placar do jogo a concorrem ao sorteio de um Smartphone.
Já nas redes sociais, a faculdade também preparou um GIF personalizado para os torcedores. No Instagram, na hora de postar as fotos, é só procurar por Fametro nos gifs e publicar uma foto com a hashtag da campanha (#FametroNatorcida).
Serviço
Fametro na torcida.
Dia 27 de junho (quarta-feira), a partir das 12h, no Carneiro do Ordones (Rua Azevedo Bolão, 571 – Parquelândia).
A vítima do delito sob a ótica da Justiça Restaurativa
O Instituto Brasileiro de Direitos Humanos (IBDH), o Centro de Estudos e Treinamento da Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE) e a Faculdade Metropolitana de Fortaleza (Fametro), realizam mais um Fórum dos Direitos Humanos. O evento, cujo o tema é “A vítima do delito sob a ótica da Justiça Restaurativa”, será realizado na próxima quarta-feira (27), às nove da manhã, no Prédio da Justiça Federal.
O momento contará com a palestra da Mestre em Ciências Jurídicas e Especialista em Direito Público, Natassia Medeiros Costa e será presidido pelo procurador, professor aposentado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutor em Direito, Pós-Doutor em Direito, Pós-Doutor em Estudos Latino-Americanos e presidente do IBDH, César Barros Leal. O 20º Fórum Permanente dos Direitos Humanos oferta 55 (cinquenta e cinco) vagas e inscrição gratuita.
O Fórum, de caráter contínuo, conta com a realização mensal de palestras que buscam promover e avançar o debate a respeito dos direitos humanos. A finalidade é desenvolver a busca de sua promoção, visando a criação de uma cultura de proteção. A iniciativa tem o apoio da Justiça Federal – Seção Judiciária do Estado do Ceará - Escola Superior de Magistratura do TRF da 5ª Região (ESMAFE).
Serviço
20º Fórum Permanente dos Direitos Humanos - A vítima do delito sob a ótica da Justiça Restaurativa
Data: 27 de junho
Horário: 9 horas
Local: Prédio da Justiça Federal - Praça Murilo Borges, nº 01 – 1º andar – Centro.
Informações: (85) 3459-6351 / cetrei@pge.ce.gov.br.
Programação/temática:
22 de agosto: Os direitos humanos dos grupos excluídos
12 de setembro: O desafio dos direitos econômicos, sociais e culturais
24 de outubro: O papel do Poder Legislativo na proteção dos direitos humanos
28 de novembro: O direito à educação e a educação em direitos humanos
Em Quixeré
Ter a oportunidade de concluir os estudos é o sonho de muitos dos adultos que tiveram o processo de formação educacional interrompido. Fato que pode se dar por inúmeras razões como a dedicação a uma oportunidade de trabalho e à família ou mesmo questões financeiras. Por reconhecer esse cenário, a Cimento Apodi oferece aos seus colaboradores e à comunidade onde atua oportunidade de elevação do nível de escolaridade, ação do projeto “Construindo o Saber”. Por acreditar que o estudo é uma forma de emancipação humana, a companhia promove mais esta ação na área de responsabilidade socioambiental.
Em 16 de junho, a Cimento Apodi lançou duas turmas de Ensino Fundamental e uma de Ensino Médio que beneficiam mais de 70 pessoas. As aulas acontecem na Unidade de Fábrica da Cimento Apodi, em Quixeré. A oportunidade visa garantir educação de qualidade e oportunidade de aprendizagem a partir de levantamento realizado em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), que apontou o número de pessoas das comunidades no entorno da fábrica com baixo nível de escolaridade. O levantamento foi realizado nas comunidades Bom Sucesso, Baixa do Félix e Serra do Vieira.
O gerente da fábrica, Fábio Martins, destacou durante o lançamento que a Apodi acredita ser a educação um dos pilares essenciais para o desenvolvimento humano e para o pleno exercício da cidadania. “Por isso, investe na educação de seus trabalhadores e da comunidade em seu entorno, ampliando oportunidades e consequentemente, desenvolvendo a região”, destaca.
O Sesi Ceará é o responsável pelas aulas e utiliza sua metodologia para Ensino de Jovens e Adultos (EJA), que reconhece osconhecimentos adquiridos ao longo da vida de cada aluno, intitulada “Reconhecimento de Saberes”. O curso tem o tempo estimado de seis meses, com certificação ao final. A identificação de competências e habilidades se dá por meio do preenchimento de instrumentos específicos, entrevistas, dinâmicas e avaliações.
Óculos de grau se transformaram em acessórios modernos e charmosos
Foi o tempo em que óculos de grau serviam apenas para solucionar problemas de visão. Hoje, um modelo bem escolhido complementa o look diário, e pode dar muito charme à produção. Inclusive, é um acessório perfeito para os looks da Copa do Mundo.
“Lentes coloridas, armações com inspiração esportiva e o clássico aviador em versão atualizada são algumas das principais tendências para os óculos de grau da temporada”, é o que conta Cláudia Gomes, gerente de marketing da Ferrovia Eyewear.
A marca de óculos cearense também aposta em modelos com novidades tecnológicas e funcionais, como hastes flexíveis em TR90 e molas 180º. Outro atrativo da marca é que quase todas as armações, mesmo as de óculos solar, podem ser adaptadas a óculos de grau, o que deixa o cliente ainda mais estiloso em qualquer ocasião.
Dani Ferro
Com mais de 20 anos de experiência em marketing e mídia atuando no eixo Sul/Sudeste, Dani Ferro é o reforço especial que chega ao time da Agência UM, considerada entre as mais poderosas agências brasileiras no mercado publicitário. Reconhecida por cases de sucesso como ‘Bom Negócio.com’, Dani agora é a nova diretora de Mídia e Conexões da UM e tem a missão de impulsionar os robustos modelos de suporte de comunicação oferecidos pela agência, tornando-os ainda mais eficientes e com resultados reconhecidamente consistentes.
No desenvolvimento específico de projetos para o Grupo Ser Educacional no Ceará, Dani terá a possibilidade de desenvolver e acompanhar de forma mais próxima e efetiva os clientes da UM. “Além dos dados quantitativos, vamos trazer um olhar mais holístico da tríade conteúdo, contexto e canal”, posiciona a nova diretora. A agência espera aumentar seu quando de clientes cearenses, vai ao mercado expor seus cases, além de sua mega estrutura no Nordeste.
Inscrições para Workshop de Eneagrama encerram-se nesta segunda
Quem ainda não fez a inscrição para o Workshop de Eneagrama que acontece neste sábado (30) tem até às 23h59 desta segunda-feira (25) para efetuar seu cadastro por meio do linkhttp://expansaocoaching.com.br/inscreva-se. As vagas são limitadas e restam poucas disponíveis.
O Workshop de Eneagrama é promovido pela Expansão Coaching e tem carga horária total de 8 horas, iniciando às oito da manhã e encerrando às cinco da tarde deste sábado (30) na Unopar (Rua Idelfonso Albano, 1030 – Aldeota). O participante recebe certificado e material didático já inclusos no valor da inscrição. A Expanção Coach garante a satisfação total ou 100% do dinheiro de volta.
O curso será ministrado por Eduardo Moreira, diretor executivo e, também, Coach da Expansão Coaching; empresa responsável por trazer o Workshop de Eneagrama a Fortaleza. Eduardo é formado em Administração de Empresas, especialista em consultoria empresarial, é certificado pela Professional e Self Coaching; International Association of Coaching; European Coaching Association; Global Coaching Community; Analista Comportamental Assessemen e Analista 360º.
A procura de um muro?
"A observação pode parecer exagerada, mas pesquisas feitas logo após a vitória de Donald Trump atestam: o mega-empresário de topete agressivo e peito empinado ganhou o pleito por causa do muro. Sim, o gigantesco muro que ele prometeu construir separando o México dos Estados Unidos, tendo como objetivo fechar fronteiras escancaradas que mexicanos e outros grupos latinos ainda usam para tentar a vida sob a bandeira norte-americana. Pesquisas apontavam a questão migratória como a mais sensível para o eleitorado conservador republicano, forte o suficiente para garantir vitória ao seu candidato.
Trump sabia que o muro abriria polêmica, seria considerado ideia extravagante e dispendiosa, e que, a depender da reação interna, poderia, até, deixá-lo em banho-maria. Exatamente como parece acontecer hoje, o muro está encostado nas laterais do debate. Sabia também ele que a promessa de construção do muro seria suficiente para animar a corrente nacionalista, que brandia o refrão: “a América para os americanos em primeiro lugar”.
Pois bem, a estratégia deu certo. O chamado Cinturão da Ferrugem- compreendendo partes de Michigan, Pensilvânia, Ohio e Virgínia Ocidental, regiões que concentravam usinas siderúrgicas e outros setores até a década de 80 – voltou a se animar. O muro trouxe esperança para áreas que haviam perdido empregos com a globalização. A esperança disparou a autoestima. Trump fechou compromisso e, pimba, levou a melhor.
Comparemos a situação com nossas plagas e circunstâncias. Que discurso os nossos presidenciáveis têm recitado para envolvimento do eleitor? O discurso mais onipresente parece ser o de “pôr ordem na bagunça”. Mesmo assim, trata-se de um conjunto de referências mosaicadas, uma aqui, outra acolá. O eleitor, saturado de mesmice, tem a atenção focada no perfil que denota defesa da ordem, combate à bandidagem e até mesmo restrição ao próprio corpo parlamentar que integra: o capitão Jair Bolsonaro. Ele capitaliza as atenções não por seus méritos, mas por defeitos de seus adversários.
Sua expressão de cunho militar-repressiva é avocada como bitola para regular as engrenagens da política e da administração. Sua visão de militar abriga o acervo das empresas públicas sob o império do Estado, não devendo, portanto, ser privatizadas, e esse discurso, também do gosto das esquerdas, baixa na cuca das massas como defesa das riquezas nacionais, preservação dos bens públicos. As massas entendem privatização como retirada do patrimônio do Estado para entregar aos “larápios dos negócios privados”. Tentar esclarecer sobre a viabilidade de um Estado eficiente, não paquidérmico, é chover no molhado. Não entra como coisa positiva no sistema cognitivo do povo.
Outra falha gritante na expressão dos atores políticos é a ausência de um “Projeto para o Brasil”, uma peça estruturada, com começo, meio e fim, contemplando todas as áreas e setores, da infraestrutura técnica ao território social e ao panorama tributário. Não se ouviu, até o momento, algo que contenha uma abordagem completa envolvendo as temáticas nacionais. Eventuais respostas de pré-candidatos se limitam aos assuntos de momento, circunscritos ao tema levantado, geralmente segurança pública, educação ou saúde.
E nenhum protagonista, até esse instante, chegou a esboçar um desenho de seu muro, o vértice, a coluna vertebral de sua identidade. As tentativas são tímidas, genéricas, algumas parecendo platitudes. Perdem-se no oceano de mesmices. Ou no oásis de repetições.
Gaudêncio Torquato, jornalista, é professor titular da USP, consultor político e de comunicação Twitter@gaudtorquato".
Trump sabia que o muro abriria polêmica, seria considerado ideia extravagante e dispendiosa, e que, a depender da reação interna, poderia, até, deixá-lo em banho-maria. Exatamente como parece acontecer hoje, o muro está encostado nas laterais do debate. Sabia também ele que a promessa de construção do muro seria suficiente para animar a corrente nacionalista, que brandia o refrão: “a América para os americanos em primeiro lugar”.
Pois bem, a estratégia deu certo. O chamado Cinturão da Ferrugem- compreendendo partes de Michigan, Pensilvânia, Ohio e Virgínia Ocidental, regiões que concentravam usinas siderúrgicas e outros setores até a década de 80 – voltou a se animar. O muro trouxe esperança para áreas que haviam perdido empregos com a globalização. A esperança disparou a autoestima. Trump fechou compromisso e, pimba, levou a melhor.
Comparemos a situação com nossas plagas e circunstâncias. Que discurso os nossos presidenciáveis têm recitado para envolvimento do eleitor? O discurso mais onipresente parece ser o de “pôr ordem na bagunça”. Mesmo assim, trata-se de um conjunto de referências mosaicadas, uma aqui, outra acolá. O eleitor, saturado de mesmice, tem a atenção focada no perfil que denota defesa da ordem, combate à bandidagem e até mesmo restrição ao próprio corpo parlamentar que integra: o capitão Jair Bolsonaro. Ele capitaliza as atenções não por seus méritos, mas por defeitos de seus adversários.
Sua expressão de cunho militar-repressiva é avocada como bitola para regular as engrenagens da política e da administração. Sua visão de militar abriga o acervo das empresas públicas sob o império do Estado, não devendo, portanto, ser privatizadas, e esse discurso, também do gosto das esquerdas, baixa na cuca das massas como defesa das riquezas nacionais, preservação dos bens públicos. As massas entendem privatização como retirada do patrimônio do Estado para entregar aos “larápios dos negócios privados”. Tentar esclarecer sobre a viabilidade de um Estado eficiente, não paquidérmico, é chover no molhado. Não entra como coisa positiva no sistema cognitivo do povo.
Outra falha gritante na expressão dos atores políticos é a ausência de um “Projeto para o Brasil”, uma peça estruturada, com começo, meio e fim, contemplando todas as áreas e setores, da infraestrutura técnica ao território social e ao panorama tributário. Não se ouviu, até o momento, algo que contenha uma abordagem completa envolvendo as temáticas nacionais. Eventuais respostas de pré-candidatos se limitam aos assuntos de momento, circunscritos ao tema levantado, geralmente segurança pública, educação ou saúde.
E nenhum protagonista, até esse instante, chegou a esboçar um desenho de seu muro, o vértice, a coluna vertebral de sua identidade. As tentativas são tímidas, genéricas, algumas parecendo platitudes. Perdem-se no oceano de mesmices. Ou no oásis de repetições.
Gaudêncio Torquato, jornalista, é professor titular da USP, consultor político e de comunicação Twitter@gaudtorquato".
Nova Identidade
Está previsto para julho de 2018 o início da disponibilização do DNI (Documento Nacional de Identidade), uma identidade digital válida em todo o território brasileiro cuja proposta é unificar documentos como RG, CPF e título de eleitor. A identificação poderá ser obtida em um processo que inclui registro no aplicativo gratuito "DNI" nas plataformas Android e iOS e identificação biométrica em postos de atendimento do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Com todas as validações concluídas, será possível carregá-lo na memória de um celular ou tablet, dispensando a apresentação de registros de papel.
A iniciativa demonstra o quanto o Brasil tem avançado no campo de certificações digitais e indica um possível caminho de menor burocracia e eficiência aliada à tecnologia. Por outro lado, o novo documento não escapou de críticas, sendo as principais aquelas que levantam dúvidas sobre a privacidade das informações e os custos embutidos no sistema. As duas impressões possuem sua coerência, mas devem ser analisadas com atenção.
O DNI terá vários aspectos de segurança para evitar fraude. O documento é protegido por senha, não sendo possível gravá-la no aplicativo. Também não há vinculação com o chip do celular, e as informações não ficam na memória do aparelho (é necessária conexão com a Internet). Também haverá uma marca d'água ao lado e embaixo da fotografia, mutável a cada acesso ao aplicativo, o que permitirá conferir data e hora em que o documento foi aberto. Essa medida procura evitar que "prints" de tela de terceiros sejam usados como fraude à identificação. No caso de extravio do celular, o cidadão pode pedir a desvinculação do documento e solicitar a habilitação em outro celular no ponto de atendimento.
O DNI identifica o cidadão para outros humanos, mas não assina documentos. Para assinar documentos com valor legal, o cidadão precisa de um certificado digital (tipo e-CPF) que também pode ser instalado no celular. São propostas complementares.
Este certificado digital possui uma chave privada que identifica o cidadão para fins de acesso a serviços do governo e assinatura de documentos. O processo de acesso e a portais assinatura digital de documentos é criptografado. Esses documentos na sua forma nativa não são legíveis para os humanos, pois tudo está criptografado. Para isso é preciso utilizar um software leitor/assinador do documento que mostre as assinaturas, como o Adobe Reader, ou um portal de assinaturas.
Desde a implantação do sistema de certificados digitais brasileiros (ICP-Brasil) no ano de 2001, em nosso país não há registro de roubo de chaves privadas de certificados, a exemplo do que já aconteceu em países europeus e nos Estados Unidos. Isso se deve à alta rigidez tecnológica imposta pelo governo. Com a preocupação de sempre estar um passo a frente e preparado para a evolução dos hackers, já alteramos em 2012 nosso padrão de criptografia de 1024 para 2048 bits e hoje utilizamos técnicas avançadas como a marcação georreferenciada (que utiliza um GPS para emitir certificados, no intuito de combater fraudes) no processo de identificação do titular do Certificado Digital.
Os equipamentos dos certificados digitais (cartões, tokens, leitoras, etc...) brasileiros são certificados pelo Inmetro, com regras rígidas. Os sistemas envolvidos na emissão e uso são homologados pelo ITI Instituto Nacional da Tecnologia da Informação (ligado à Casa Civil). Tamanha preocupação com segurança muitas vezes se reflete em custos (sobretudo porque também são necessárias as caras validações presenciais, antes da emissão de um documento digital), que são fundamentais para tornar esses registros confiáveis.
A medida que a desmaterialização cresce, as certificações digitais e identidades digitais passam a ter uma importância fundamental.
Assinar:
Postagens (Atom)
Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos
Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...
.jpg)
-
CONVENÇÃO MUNICIPAL DA FEDERAÇÃO PSOL/REDE FORTALEZA. O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, e a Rede Sustentabilidade, que compõem a Fede...
-
Com o compromisso de buscar a inovação de políticas públicas que garantam soluções e a melhoria da qualidade de vida da população, a Câmara ...
-
Com o lema "Amar e cuidar de Caucaia", o pré-candidato a prefeito do município pelo partido dos trabalhadores, Waldemir Catanho, r...