- O secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Benevides Filho, fala sobre taxa de juros e economia:
segunda-feira, fevereiro 29
Fala Mauro Filho
Elcio Batista
O chefe de gabinete de Camilo Santana, Élcio Batista fala à AFN sobre os projetos estruturantes do Estado
Fala Freitas Cordeiro
O presidente da Federação das CDLs do Ceará, Freitas Cordeiro falou à AFN sobre os avanços do comércio, mas também a necessidade de mais incentivo:
Doe sangue
Até às 20 horas de hoje, a Fametro recebe o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) para coleta de sangue e cadastro para doação de medula óssea.
A unidade do Hemoce está na Clínica Escola Fametro, localizada à Rua Liberato Barroso, 1503.
Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos, além de apresentar um documento oficial e original com foto.
Os menores de 18 anos devem ainda apresentar termo de consentimento, disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br)
Tempo quente no Pici
- O tempo esquentou hoje no Pici.
- Torcida quis tomar satisfação com o elenco.
- Teve rojão.
- Tenso, o clima, o presidente Jorge Mota resolveu receber um grupo de torcedores para conversar.
- Amanhã de manhã a delegação viaja para João Pessoa, onde na quarta pela o Botafogo, pelos jogos de volta da Copa do Nordeste.
- Há ameaça de novo protesto no aeroporto Pinto Martins.
No Parangaba amanhã
O Shopping Parangaba recebe amanhã, 1º de março, às 19 horas, a apresentação do humorista Cleber Fernandes, a Froxilda Fofolett, que é o primeiro personagem do artista, criado há 26 anos.
A apresentação gratuita faz parte do projeto Parangaba é Show e será realizada na praça de alimentação do shopping, piso L3.
Cleber Fernandes integra a equipe do programa “Nas Garras da Patrulha”, sendo responsável por mais de 60 vozes dos personagens que integram o programa, como:
Pablo Peter
Chico Pezão
Caucaia
Froxilda Fofolett (foto)
Danduska.
Fim da greve dos oficiais de Justiça
Os oficiais de Justiça do Ceará encerraram a paralisação da categoria hoje.
Com a medida, os profissionais colocarão em dia a entrega dos mandados, normalizando a prestação jurisdicional no Estado.
A pedido do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estado (Sindojus), no último dia 25, a presidente do TJCE, desembargadora Iracema Vale, recebeu representantes da categoria, onde foram discutidos os pleitos.
A magistrada chamou a atenção para a fragilidade econômica em que se encontra o Judiciário cearense.
Além disso, destacou a impossibilidade de atender, no atual momento, os pedidos que possuem impacto financeiro, em virtude dos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Após a reunião, os oficiais protocolaram requerimento (nº 8503593-40.2016.8.06.0000) com as reivindicações.
Em resposta, a Presidência do TJCE proferiu decisão atendendo, parcialmente, quatro demandas sem impacto financeiro.
São elas:
Manutenção do diálogo com a entidade;
Unificação da nomenclatura, sem reenquadramento dos servidores de nível médio e sem impacto financeiro;
Retorno à sistemática anterior de registro de frequência, condicionada ao aprimoramento do controle de produtividade;
Avanço na criação das centrais de mandados nas comarcas do Interior para melhor acompanhamento da produtividade.
A proposta foi apresentada e aceita em assembleia geral da categoria, encerrando assim o movimento paredista.
Suspensão da greve dos professores de Fortaleza
SINDIUTE informa:
Que na homologação do Dissidio da Greve será proposto:
1. Que seja garantida a reposição nos 5 dias a mais do calendário letivo de 2016. que totalizava 205 dias;
2. Que os professores possam optarem de repor aos sábados, janeiro, ou 5º tempo;
3. Que as escolas contempladas com a GIL, os dias de greve, seja reposto durante o semestre.
4. Que as horas de planejamento sejam recuperadas no 5º tempo.
5. Garantia da reposição das Assistentes da Educação infantil, funcionários de escolas, professores readaptados e especialistas.
Orientamos que os companheiros aguardem a audiência de dissidio no Tribunal.
Que na homologação do Dissidio da Greve será proposto:
1. Que seja garantida a reposição nos 5 dias a mais do calendário letivo de 2016. que totalizava 205 dias;
2. Que os professores possam optarem de repor aos sábados, janeiro, ou 5º tempo;
3. Que as escolas contempladas com a GIL, os dias de greve, seja reposto durante o semestre.
4. Que as horas de planejamento sejam recuperadas no 5º tempo.
5. Garantia da reposição das Assistentes da Educação infantil, funcionários de escolas, professores readaptados e especialistas.
Orientamos que os companheiros aguardem a audiência de dissidio no Tribunal.
Noites Ponto.CE
O "Noites Ponto.CE", que já contou com bandas como Biohazard (Estados Unidos), Forfun, Dead Fish, Strike, CPM22, Supercombo, Far From Alaska, entre outras, apresenta sua próxima edição com Scalene, Fresno e Rocca Vegas (foto), no próximo sábado (cinco), no Siara Hall.
Scalene, na ativa desde 2009, conquistou o Brasil surgindo como um grande fenômeno de público desde a gravação do seu primeiro EP em 2012.
Com dois discos oficiais lançados, respectivamente nos anos de 2013 (Real/Surreal) e 2015 (Éter), a banda participou dos principais festivais do circuito, como Porão do Rock em Brasília, Festival DOSOL no Rio Grande do Norte, Lollapalooza Brasil e South by Southwest (EUA).
A Scalene alcançou grande destaque com uma brilhante participação no Programa Superstar, da Rede Globo, onde foi um das finalistas, projetando de vez o nome da banda como a maior revelação do Rock and Roll nacional.
Fresno, indiscutivelmente, um dos nomes mais importantes do Rock nacional desde os anos 2000, a Fresno consolidou sua carreira com 6 discos de estúdios e 3 EPs, venceu os prêmios de revelação do ano no VMB 2007, Artista do ano em 2009, prêmio Multishow de melhor grupo em 2009, EMA 2013 de melhor artista brasileiro, e um dos maiores fenômenos de Internet.
Com um histórico de shows sempre com ingressos esgotados, chegou a vez de Fortaleza, após um ano, conferir a nova turnê que passeia por toda a discografia da banda gaúcha, incluindo os antigos e novos sucessos.
Rocca Vegas, banda cearense, na ativa desde tal ano, após o lançamento do primeiro disco "Bailen Putos" com passagens por festivais como Ponto.CE, Porão do Rock e Festival Do Sol, lançou recentemente o single "Anti-herói" e apresentará um show com várias novidades incluindo novas músicas que estarão no segundo disco, atualmente em fase de gravação.
O Noites Ponto.CE faz parte do calendário do Festival que contará, durante todo o ano de 2016 em sua décima edição, com shows nacionais e internacionais, dança, audiovisual, palestras e oficinas de formação.
SERVIÇO
Noites Ponto.CE - 05 de Março
Local: Siara Hall (Avenida Washington Soares)
Horário: 17 horas
Valores de meia entrada:
Pista: R$ 62,00 | FrontStage: R$ 92,00
Pontos de venda:
Clikks (Benfica, Iguatemi e Parangaba).
Kangaço (Galeria Pedro Jorge).
Isso com Isso (Rua Vicente Leite. 860)
Vendas online: www.ingressando.com.br
Censura: 14 anos.
Mais informações: (85) 98669-3746 | (85) 99769-6355
Realização: Empire e Aproince.
Na Faculdade CDL
- Hoje, no almoço da CNDL, FCDL e CDL Fortaleza, na Faculdade CDL, para o governador do Ceará, Camilo Santana (PT) as presenças de:
- Honório Pinheiro.
- Freitas Cordeiro.
- Severino Ramalho.
- Beto Studart.
- Pio Rodrigues.
- Deusmar Queiroz.
- Mauro Filho.
- Elcio Batista.
- Luiz Gastão.
- José do Egito Filho.
- Ricardo Mota.
- Sávio Carvalho.
- Marise Pontes.
- Eugênia Nogueira.
- Sônia Lage.
- Nazareno Albuquerque.
- Foi hora de mostrar o potencial que o comércio tem o Ceará.
Cidadania fortalezense
- @camaracmf entrega cidadania fortalezense para Francisco Nascimento Araújo, às 9h; e Paulo Henrique Leitão, às 19h30, na sexta (4/3).0 retweet0 curtiu
- Proposta do título de Francisco Nascimento é do vereador Doutor Vicente (PT) e do título de Paulo Leitão é do vereador Jovanil Oliveira (PT)
Eduardo Cardozo sai da Justiça
Perguntado pela Agência Fortaleza de Notícias, hoje no almoço da FCDL e CDl Fortaleza sobre a saída de Eduardo Cardozo, do Ministério da Justiça. o governador do Ceará, Camilo Santana foi evasivo:
"Estou sendo informado da saída dele por você. Mas se ele está saindo deve ter seus motivos, que não cabe a mim julgar".
- Ele irá substituir o ministro Luiz Inácio Adams, que solicitou o desligamento por motivos pessoais1 retweet1 curtiu
- Em nota, presidenta @DilmaBr informa que José Eduardo Cardozo (@JusticaGovBR) deixará a pasta e assumirá a chefia da AGU5 retweets3 curtiram
Intertox em Fortaleza
O diretor técnico da Intertox, referência nacional no segmento de segurança química, gestão ambiental e tecnologia da informação, Fabriciano Pinheiro, será palestrante do 23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas – Região Nordeste, que acontece pela quarta vez em Fortaleza frente ao grande potencial de crescimento que a região tem em todas as áreas industriais, principalmente no setor de tintas, que conta com mais de 30 fabricantes somente na Grande Fortaleza. A apresentação acontece dia três de março, às 9h30 com o tema ‘Abrangência, Legislação e Impacto do GHS, FISPQ e Rotulagem’.
Em 2015 passou a vigorar no Brasil a obrigação da adequação ao GHS (Sistema Globalmente Harmonizado para a Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos) para todos os produtos químicos (classificação de perigo, FISPQ e rótulo), conforme exigências da Norma Regulamentadora n° 26 (NR 26), do Ministério do Trabalho e Emprego, e da norma ABNT-NBR 14725. O sistema elaborado pela ONU visa a harmonização global da classificação e comunicação dos perigos para conferir maior proteção para a saúde humana e para o meio-ambiente, ao oferecer informações consistentes sobre os produtos químicos. Com base nas exigências legais e ciente da vigência do GHS no Brasil, a palestra de Fabriciano Pinheiro discutirá a abrangência e os impactos que o sistema vem trazendo as indústrias brasileiras.
Na opinião do especialista, o correto gerenciamento dos produtos químicos gera benefício para toda a sociedade, garantindo menos acidentes, doenças e impactos ao meio ambiente. “O objetivo do GHS é que todos – seja consumidor ou trabalhador – tenham informação e conduzam o contato com químicos tomando os devidos cuidados, seja na nossa casa, para evitar que algum produto perigoso esteja ao alcance de uma criança, ou nos locais de trabalho, onde um trabalhador terá a informação clara que se ele inalar o produto por muito tempo poderá desenvolver uma doença e, por isso, a importância de usar o EPI adequado. Portanto, este assunto se estende para a sociedade como um todo, por exemplo, caso aconteça um acidente com um produto classificado como perigoso ao meio ambiente, as equipes de atendimento terão conhecimento de que tal produto não deve ter contato com corpos hídricos para evitar maiores impactos ambientais”, enfatiza.
O Fórum Paint & Pintura é direcionado para a indústria de tintas e suas três últimas edições realizadas em Fortaleza bateram recordes de participação de profissionais da área. Fabriciano Pinheiro também levará a palestra ‘Abrangência, Legislação e Impacto do GHS, FISPQ e Rotulagem’ para as cidades de Goiânia/GO - 7 de abril, Campinas/SP – 9 de junho, Vitória/ES – 8 de setembro e Caxias do Sul/RS – 11 de agosto. Gestores e profissionais da indústria de tintas e patrocinadores que possuem interesse no evento podem realizar a inscrição através do site http://www.paintshow.com.br/paintpintura/eventos/foruns.html clicando no Fórum da cidade de interesse e preenchendo o formulário, que fica disponível no site com antecedência mínima de 30 dias antes do evento. A inscrição é gratuita.
Fabriciano Pinheiro é biomédico e mestre em Toxicologia e Análises Toxicológicas. O diretor técnico da Intertox é coordenador do curso de pós-graduação em Ciência Toxicológicas e professor de Toxicologia nas Faculdades Oswaldo Cruz e da Comissão de Estudos “Informações sobre Segurança e Meio Ambiente relacionados a Produtos Químicos” do Comitê Brasileiro de Química da ABNT. Pinheiro também foi nos últimos dois anos representante do Brasil no Subcomitê de Especialistas da ONU sobre o GHS.
Serviço
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas – Região Nordeste
Data: 2 e 3 de março
Local: Mareiro Hotel
Avenida Beira Mar, 2380 – Fortaleza (CE)
Palestra ‘Abrangência, Legislação e Impacto do GHS, FISPQ e Rotulagem’
Data: 3 de março
Horário: Das 9h30 às 10h15
Sobre a Intertox
A Intertox é referência nacional no segmento de segurança química, gerenciamento de riscos químicos, gestão ambiental e tecnologia da informação, com 16 anos de atuação no mercado. A empresa oferece serviços de documentação de segurança química; softwares voltados à gestão de riscos químicos, toxicológicos e ambientais; programa de gestão segura de produtos químicos; e avaliações toxicológicas e estudos de toxicidade in silico, segmento em que é pioneira no País. Possui um corpo técnico altamente especializado, três diretorias descentralizadas e amplo portfólio de serviços, que são customizados e adaptados de acordo com a necessidade de cada cliente. A Intertox também está presente na América Latina, com representantes na Argentina e no Chile. www.intertox.com.br
De Primeira
Quando o menos é mais!
Poderia abrir a coluna de hoje, 29 de fevereiro de 2016, ano bissexto, com o mais. O mais pelos dois gols de Rafael Costa na vitória de 3 a 1 do Ceará sobre o Guarany de Sobral, pelo Grupo A2 do Cearensão, no Estádio Presidente Varga. O mais pelo primeiro gol bastante vibrado como profissional de Buiú pelo Ceará, que acabou sendo expulso. Mas, quando o menos é mais é o mote da crônica de abertura desta segunda-feira, último dia de fevereiro de 2016. O gol do atacante do Guarany, Luiz Carlos 'Imperador' foi o gol de honra do Bugre Sobralense. Foi um gol antológico, que merece placa do Presidente Vargas, assim como o gol de Arturzinho nos anos 1990. O PV completa em 14 de setembro próximo, 75 anos de história. O menos é mais ao longo dessa história com o gol do 'Imperador'. Do meio do campo. Batido o centro após o terceiro gol do Ceará, Luiz Carlos, vê o goleiro Everton adiantado e chuta do 'meio da rua'. Chute certeiro no ângulo superior direito. A Super Bolla bate no travessão e entra. Ali um gol de placa. Um gol de letra. Um gol espírita, como disse o treinador do Ceará, Lisca. Um gol, que quando o menos é mais. Um gol que é candidato sim ao Prêmio Fifa Ferenc Puskás 2016...
Máfia
'O Imperador' Luiz Carlos ao explicar o golaço, que fez contra o Ceará, anteonte, no PV, aproveitou para criticar 'a máfia de empresários de futebol'. Reclamou que está fora dos grandes clubes pelo fato do 'empresariado' faturar alto e deixar os jogadores na 'lona'.
Poderia abrir a coluna de hoje, 29 de fevereiro de 2016, ano bissexto, com o mais. O mais pelos dois gols de Rafael Costa na vitória de 3 a 1 do Ceará sobre o Guarany de Sobral, pelo Grupo A2 do Cearensão, no Estádio Presidente Varga. O mais pelo primeiro gol bastante vibrado como profissional de Buiú pelo Ceará, que acabou sendo expulso. Mas, quando o menos é mais é o mote da crônica de abertura desta segunda-feira, último dia de fevereiro de 2016. O gol do atacante do Guarany, Luiz Carlos 'Imperador' foi o gol de honra do Bugre Sobralense. Foi um gol antológico, que merece placa do Presidente Vargas, assim como o gol de Arturzinho nos anos 1990. O PV completa em 14 de setembro próximo, 75 anos de história. O menos é mais ao longo dessa história com o gol do 'Imperador'. Do meio do campo. Batido o centro após o terceiro gol do Ceará, Luiz Carlos, vê o goleiro Everton adiantado e chuta do 'meio da rua'. Chute certeiro no ângulo superior direito. A Super Bolla bate no travessão e entra. Ali um gol de placa. Um gol de letra. Um gol espírita, como disse o treinador do Ceará, Lisca. Um gol, que quando o menos é mais. Um gol que é candidato sim ao Prêmio Fifa Ferenc Puskás 2016...
Máfia
'O Imperador' Luiz Carlos ao explicar o golaço, que fez contra o Ceará, anteonte, no PV, aproveitou para criticar 'a máfia de empresários de futebol'. Reclamou que está fora dos grandes clubes pelo fato do 'empresariado' faturar alto e deixar os jogadores na 'lona'.
I
Rafael Costa e Bill é a dupla sensação alvinegra para temporada 2016.
II
Presença no PV, sábado para Ceará 2x0 Guarany, do vereador Iraguassu Teixeira, anunciando jantar adesão para a próxima quinta-feira dos novos filiados do PDT, no Náutico Atlético Cearense.
III
Grupo da Cearamor foi escoltado pela Polícia Militar para o PV pela contramão da Rua Barão do Rio Branco, depois de baderna na Praça da Gentilândia.
IV
Aliás, os gritos da Cearamor o tempo todo nos jogos é de 'guerra', incitando a violência. Até quando isso?
V
Guilherme Biteco deve entrar no bisturi nesta semana. Sofrerá intervenção no ligamento do joelho direito. Ficará no 'estaleiro' por oito meses. Quer dizer, acabou a temporada 2016 para ele. Ceará o colocará no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
VI
Zagueiro Sandro, do Ceará, na fase de transição do Departamento Médico para o Departamento Físico, está doido para jogar. Deve ficar a disposição de Lisca para a Segundona do Brasileirão. Encontrei com ele, no PV, e disse que "quem não está na vitrine não se valoriza".
VII
Treinador do Guarany, Júnior Cearense, ainda bate um bolinha. Demonstrou isso quando a Super Bolla saia na sua área técnica.
VIII
Lisca expulso sábado por reclamação, não poderá ficar na área técnica no primeiro jogo do Ceará na segunda fase do Cearensão.
IX
O gramado do PV está ruim. Até marcas dos pneus do carro maca ficaram no meio do campo do lado das áreas técnicas, anteontem. Ai vale a defesa do secretário de Esportes e Lazer de Fortaleza, Márcio Lopes. Hora de colocar grama sintética no PV.
X
Nossa nota dez de hoje vai para Luiz Carlos 'Imperador'. Gol de bela feitura contra o Ceará o coloca já como destaque do Cearensão 2016.
Sugestão esportiva
Anderson Silva perdeu a luta após um ano da descoberta do doping. Thiago Monteiro perdeu no Open Brasil de Tênis, em São Paulo. Ainda não temos o Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFONE) funcionando. Amanhã já é março. Nossa sugestão esportiva é que o governador do Ceará, Camilo Santana; e a presidente Dilma Rousseff, destravem as obras de acabamento do CFONE e o coloquem para funcionar. Assim teremos a formação de atletas não mais para Olimpíadas Rio 2016, mas para Olimpíadas Tóquio 2020.
Rafael Costa e Bill é a dupla sensação alvinegra para temporada 2016.
II
Presença no PV, sábado para Ceará 2x0 Guarany, do vereador Iraguassu Teixeira, anunciando jantar adesão para a próxima quinta-feira dos novos filiados do PDT, no Náutico Atlético Cearense.
III
Grupo da Cearamor foi escoltado pela Polícia Militar para o PV pela contramão da Rua Barão do Rio Branco, depois de baderna na Praça da Gentilândia.
IV
Aliás, os gritos da Cearamor o tempo todo nos jogos é de 'guerra', incitando a violência. Até quando isso?
V
Guilherme Biteco deve entrar no bisturi nesta semana. Sofrerá intervenção no ligamento do joelho direito. Ficará no 'estaleiro' por oito meses. Quer dizer, acabou a temporada 2016 para ele. Ceará o colocará no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
VI
Zagueiro Sandro, do Ceará, na fase de transição do Departamento Médico para o Departamento Físico, está doido para jogar. Deve ficar a disposição de Lisca para a Segundona do Brasileirão. Encontrei com ele, no PV, e disse que "quem não está na vitrine não se valoriza".
VII
Treinador do Guarany, Júnior Cearense, ainda bate um bolinha. Demonstrou isso quando a Super Bolla saia na sua área técnica.
VIII
Lisca expulso sábado por reclamação, não poderá ficar na área técnica no primeiro jogo do Ceará na segunda fase do Cearensão.
IX
O gramado do PV está ruim. Até marcas dos pneus do carro maca ficaram no meio do campo do lado das áreas técnicas, anteontem. Ai vale a defesa do secretário de Esportes e Lazer de Fortaleza, Márcio Lopes. Hora de colocar grama sintética no PV.
X
Nossa nota dez de hoje vai para Luiz Carlos 'Imperador'. Gol de bela feitura contra o Ceará o coloca já como destaque do Cearensão 2016.
Sugestão esportiva
Anderson Silva perdeu a luta após um ano da descoberta do doping. Thiago Monteiro perdeu no Open Brasil de Tênis, em São Paulo. Ainda não temos o Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFONE) funcionando. Amanhã já é março. Nossa sugestão esportiva é que o governador do Ceará, Camilo Santana; e a presidente Dilma Rousseff, destravem as obras de acabamento do CFONE e o coloquem para funcionar. Assim teremos a formação de atletas não mais para Olimpíadas Rio 2016, mas para Olimpíadas Tóquio 2020.
La Veritá
Beto Studart e a BSPAR Incorporações entregam hoje, às sete da noite, mais um empreendimento de alto padrão: o La Veritá Residenziale.
Localizado na Rua Gilberto Studart, 1290 (Cocó), o prédio será entregue aos seus moradores dentro do prazo previsto em contrato, ratificando a forma BSPAR de trabalhar e respeitar os clientes.
O La Veritá tem projeto arquitetônico assinado pela Idea Arquitetura e Design e foi criado para proporcionar espaço, conforto e tranquilidade aos habitantes.
O La Veritá é composto por 46 unidades, que contam com três suítes cada, além de área comum com piscinas adulto e infantil, deck gourmet, deck seco, garage band e outros diferenciais.
Durante a entrega, será realizada a primeira assembleia de condomínio.
Durante a entrega, será realizada a primeira assembleia de condomínio.
domingo, fevereiro 28
sábado, fevereiro 27
23 anos do Siriguella
- Festa marcada pela energia inconfundível de Bell Marques e shows de convidados de peso da música nacional, o Aniversário do Siriguella promove uma mistura de ritmos em 2016 para brindar os 23 anos do bloco que faz parte da história do Fortal.
- Além da atração já confirmada Gusttavo Lima, quem divide o palco com Bell é a banda O Rappa, um dos maiores nomes do rock nacional e que volta a Fortaleza para fazer um mega show para milhares de pessoas no Marina Park Hotel.
- E para representar o forró, Bell Marques convida um dos principais artistas da nova geração, o cantor paraibano Gabriel Diniz, nome que esteve presente na última edição do Fortal e que vai deixar o evento ainda mais com a cara da maior micareta indoor do Brasil.
- O Aniversário do Siriguella acontece no sábado, nove de abril, e os ingressos e camisas exclusivas da festa podem ser adquiridas na loja da bloco, que fica na Avenida Dom Luís, 505 - Aldeota.
- Siriguella - Presente desde a segunda edição do Fortal, o Siriguella é o bloco que anima foliões há mais tempo na história do evento. Sob o comando de Bell Marques, o bloco passa pelo circuito de sexta a domingo e arrasta uma multidão fãs de várias idades e gente de toda parte do Brasil. Ao longo do ano, o Siriguella também promove grandes festas em Fortaleza, como o tradicional aniversário após o Carnaval e o pré-réveillon "Flores", tendo o Bell como anfitrião, além de outros nomes de peso da música nacional.
- Aniversário do Siriguella – 23 anos
- Data: Sábado, 9 de abril de 2016
- Horário: 22h
- Local: Marina Park Hotel
- Ingresso à venda nas Lojas do Siriguella e lojas Zefirelli
- Venda on line: www.ticmix.com
- Tipo de ingressos:
- Pista, camarote e lounge (este open bar)
- Mais informações: (85) 3261-0783
- Site: http://www.siriguella.com.br/
- Facebook: https://www.facebook.com/Siriguella
- Instagram: https://www.instagram.com/siriguellafortal/
Elefante no Sesc Iracema
- A carioca Probástica Cia. de Teatro traz pela primeira vez a Fortaleza o espetáculo Elefante no teatro do Sesc Iracema.
- As apresentações hoje às oito da noite e amanhã, às sete da noite.
- Tendo em vista a acessibilidade, o espetáculo conta com intérprete de libras, além dos serviços de audiodescrição e de legendagem para surdos e ensurdecidos.
- Com texto do dramaturgo Walter Daguerre - indicado ao Prêmio Shell (2006) - e direção de Igor Angelkorte, Elefante já teve três temporadas no Rio de Janeiro (RJ), além de ter participado de festivais na capital carioca, em São José do Rio Preto (SP) e em Brasília (DF).
- No Nordeste, estreia por Fortaleza e em junho segue para Salvador (BA), circulação essa viabilizada pela seleção no Programa Petrobras Distribuidora de Cultura.
- O espetáculo se baseia nas recentes notícias da ciência.
- Os atores Chandelly Braz, Igor Angelkorte, Livia Paiva, Samuel Toledo, Fernando Bohrer e Luca de Castro encenam a história de uma família que vive em uma época onde ninguém mais envelhece e, portanto, onde não se morre de causas naturais. A partir dos 25 anos, todos passam a tomar um medicamento conhecido apenas como “pílula”, assim permanecendo jovens e com saúde plena.
- Francisco é um fotógrafo de 65 anos, casado com Lúcia, uma médica geneticista, e filho de César, um alto funcionário do governo local e de Cléo, dona de uma clínica de estética. Certo dia, César consegue um contrato para que Francisco viaje até a ilha de Sêneca a fim de fazer fotos para uma campanha do governo a favor da “pílula”, sendo a ilha o único lugar do mundo em que a população não faz uso do medicamento e onde, portanto, as pessoas ainda envelhecem e morrem de causas naturais.
- Francisco, então, volta de Sêneca transformado por algo que ele não consegue definir, mas que, definitivamente, tem a ver com a opção de não usar a “pílula”. Após tentar inutilmente convencer Lúcia a ir embora com ele para a ilha e de tentar explicar aos pais a razão de sua decisão de viver lá, Francisco rompe com todos e desaparece. Dez anos depois, o fotógrafo volta completamente envelhecido e reencontra as pessoas que deixou para trás.
- Elefante resulta, assim, em um drama familiar com ares de ficção científica, na qual o progresso da medicina permitirá vencer os sintomas da velhice, rebaixando-a na escala humana de imperativo biológico a mero inconveniente. Tal hipótese serve à Probástica como instrumento lúdico para o questionamento do valor da morte e do envelhecimento para o homem atual.Portanto, trata-se de um grande panorama de vivências refletindo a dificuldade da humanidade em se relacionar com a própria finitude.
- Temporadas e Festivais – Elefante já esteve em cartaz por três temporadas na capital carioca, entre 2013 e 2014, nos teatros Arena (Espaço Sesc Copacabana) e Ipanema, além da Sede das Cias, na Lapa. Participou ainda como peça convidada dos Festivais Nova Cena Carioca (2013), 4º Gamboavista (2014) e 1º Dulcinavista (2014), no Rio de Janeiro (RJ), e foi destaque no Festival Internacional de São José de Rio Preto (2014) e no Cena Contemporânea 2014 – Festival Internacional de Brasília, ganhando menção especial da crítica do jornal Correio Brasiliense como melhor peça.
- Sobre a Probástica Cia. de Teatro - Fundada em 2011 pelos atores Chandelly Braz, Igor Angelkorte, Lívia Paiva e Samuel Toledo, a Probástica Cia. de Teatro pesquisa a construção de dramaturgias próprias através do estudo colaborativo do grupo em improvisos que investiguem a relação da cena com o tema. Faz parte da pesquisa da companhia a busca pela teatralidade em espaços não-convencionais e a relação entre como a ficção e o real, por meio do teatro e do espaço, podem alterar/ressignificar a percepção do espectador e ao mesmo tempo sublinhar a teatralidade contida nestes espaços.
- SERVIÇO
- ESPETÁCULO TEATRAL ELEFANTE
- Data: Hoje (27, às 20 horas e amanhã (28), às 19 horas.
- Local: SESC Iracema – Rua Boris, 90 – Praia de Iracema
- Ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos, mediante apresentação de documentação)
- Classificação etária: 16 anos
- Duração: 70 minutos
- Site - http://damaejoana.wix.com/elefante
- Facebook - www.facebook.com/probasticaciadeteatro
Feira de Adoção de Gatos no North Shopping
- Hoje, o North Shopping Fortaleza recebe Feira de Adoção de Gatos.
- O evento ocorre das 16 às 20 horas no estacionamento E7 (Próximo ao Super Lagoa).
- Acesso gratuito.
- São gatos adultos e filhotes que foram resgatados e retirados de situação de maus-tratos e esperam por um novo lar.
- Todos os animais disponíveis para adoção estão saudáveis, vacinados e vermifugados.
- A ação é desenvolvida pelo grupo Protetores Independentes de Fortaleza, composto por pessoas físicas que tem como principais ações o voluntariado junto a ONGs de Proteção Animal, o cuidado dos animais nos próprios locais de abandono, o fornecimento de Lar Temporário (LT) para animais de rua resgatados que precisam de cuidados especiais e a busca de parceria para a realização de feiras de adoção desses animais.
- Para adoção é necessário ser maior de 18 anos, portar RG,CPF e comprovante de residência.
- O adotante passa por uma entrevista, preenche um cadastro e assina um termo de compromisso.
- Serviço
- Feira de Adoção de Gatos. Gratuito.
- Dia 27/2 (sábado), das 16 às 20 horas.
- Local: Estacionamento E7 (Próximo ao Super Lagoa)
- Informações: (85) 3404.3000 www.northshoppingfortaleza.com.br
Para Humberto Teixeira
- O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Osuece) realizam, amanhã, às cinco da tarde, na Praça Verde, um grande concerto em homenagem ao compositor cearense Humberto Teixeira, parceiro musical de Luiz Gonzaga e teórico do baião.
- Gratuito, o show Humberto Teixeira – Viva a Memória do Doutor do Baião apresentará arranjos executados pela orquestra, sob regência e direção artística do maestro Alfredo Barros, e contará ainda com a participação dos cantores
- Adelson Viana
- Calé Alencar
- Marcus Caffé
- Paulo Belim
- Marina Cavalcante.
- O show será transmitido ao vivo pela TVC.
- Cearense nascido no Iguatu, em 1915 – mesmo ano de uma das mais devastadoras secas que o Ceará já viu –, Humberto Cavalcanti Teixeira partiu no rumo do Rio de Janeiro para, junto de Luiz Gonzaga, formatar e inserir o Baião e todo seu sertão na Indústria Cultural do País, nas décadas de 1940 e 1950. Nesse movimento, o poeta de Asa Branca ajudou a compor também um dos painéis mais ricos e diversificados da música brasileira.
- Teórico e ideólogo do Baião, Teixeira foi muito mais que o parceiro brilhante de Luiz Gonzaga. Foi um músico respeitável que merece ser conhecido em razão das iniciativas que tomou, da luta pelos direitos autorais, pela atuação política (foi Deputado Federal pelo Ceará, eleito em 1954) e por conta de um sem número de composições gravadas por vários intérpretes. Em janeiro de 2015, o poeta de Iguatu completou centenário de nascimento.
- O concerto - Partindo dessa relevância, a obra do músico ganha o palco com a interpretação inspirada dos instrumentistas da Osuece, que, sob a regência do maestro Alfredo Barros, executará quinze arranjos elaborados especialmente para as vozes convidadas, intercalados com outros apenas instrumentais. “A ideia é formar público para a apreciação e conhecimento dos compositores e músicos que fundamentam nossa identidade cultural”, define o maestro.
- Com abertura declamada do poeta e escritor Braúlio Bessa, o show contempla uma variedade de canções, muitas das quais imortalizadas na voz do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
- Entre elas estão:
- Estrada de Canindé
- Tenha Dó de Mim
- Paraíba/Juazeiro
- Assum Preto
- Kalu/Dono dos Teus Olhos
- Légua Tirana
- Adeus Maria Fulô
- Mangaratiba,
- Lá no Meu Pé de Serra
- Xanduzinha
- Baião de São Sebastião
- Qui Nem Jiló
- Asa Branca.
- Durante a execução das obras, projeções de imagens ligadas à biografia de Humberto Teixeira conversarão com os acordes entoados, dando ao concerto ainda mais variedade e beleza.
- Muitas das fotos projetadas, inclusive, foram feitas especialmente para o concerto, a partir do acervo do artista, recentemente doado pela família ao Museu da Imagem e do Som (MIS).
- SERVIÇO
- Show Humberto Teixeira – Viva a Memória do Doutor do Baião
- Quando: dia 28 de fevereiro de 2016 (domingo)
- Hora: 17 horas
- Onde: Praça Verde
- Acesso gratuito
- SOBRE HUMBERTO TEIXEIRA
- Nascido na cidade de Iguatu, centro-sul do Ceará, em 1915, ano de uma seca imortalizada pelo romance homônimo de Rachel de Queiroz, Teixeira veio de uma família de classe média, onde se destacava a determinação da mãe paraense pela formação dos filhos. Assim, aos dezessete anos, ele desembarcava com o irmão, no Rio de Janeiro, onde estudou Medicina e depois abandonou o curso para se graduar em Direito.
- Ele se iniciara musicalmente no Ceará, onde começou, timidamente, a compor. No Rio, pode dar vazão à veia criativa e ter as primeiras músicas editadas e gravadas. Quando recebeu Luiz Gonzaga, no escritório de advocacia que mantinha, no centro da então Capital Federal, estava selada uma das parcerias mais ricas da música brasileira. Mais que isso, dava-se uma guinada num quadro de prevalência das marchinhas de carnaval que se alternavam com boleros, sambas-canções e músicas estrangeiras, em plena era do rádio.
- Teixeira foi o ideólogo do baião. Ele e Gonzaga souberam ouvir o som da tradição e traduzi-lo em uma roupagem adequada à Indústria Cultural que dava os primeiros passos entre nós. Teixeira foi o responsável por dar um direcionamento à obra que a dupla desenvolveria, por pouco tempo, mas de modo indelével no cancioneiro do Brasil.
- Com o baião, entrava em cena o sertão. Expressões musicais ancestrais se moldavam, “estilizadas”, ajustadas ao tempo do disco, do rádio e das expectativas dos ouvintes e fruidores deste período.
- A parceria durou pouco, mas as consequências se desdobram até hoje. Não houve ruptura, mas um desencontro em razão da filiação deles a diferentes entidades de arrecadação dos direitos autorais. Continuaram amigos. Gonzaga teve outros parceiros. Teixeira logo emplacou sucessos nas vozes de grandes intérpretes da música brasileira. Construíram carreiras solos e deram valiosas contribuições à cultura brasileira.
- Além de compositor, Teixeira se fez uma importante liderança do setor musical. Sua atuação na luta pelo reconhecimento dos direitos do autor e do intérprete ganhou força durante o mandato de deputado federal que exerceu representando o Ceará (1955 / 1958).
- Foram importantes as caravanas que organizou para difundir a música brasileira no exterior, num espectro que ia da erudição de Radamés Gnatalli ao baião, dos grandes intérpretes da música instrumental à nascente bossa-nova.
- Humberto Teixeira fez história. Levou para o centro da cena outras sonoridades e os dramas do sertão, uma região que “está dentro de nós”, como disseram Guimarães Rosa e Patativa do Assaré, em tempos e espaços diferentes.
- Foi político a seu modo, ainda que só tenha cumprido um mandato. Era política a opção pelos dramas dos flagelados das secas. Era político seu canto, que se impôs na contramão das narrativas das dores de amores. Teixeira foi líder da categoria e soube negociar com a indústria fonográfica, apesar de casos de plágios de algumas de suas composições que aconteceram no exterior (Estados Unidos e França). Soube avançar na luta pelo som brasileiro, não apenas nos nossos receptores, mas na tentativa de exportar o baião e fazer dele uma alternativa ao samba, com mais “pureza” e mais “raízes”, segundo ele advogava.
- Humberto Teixeira é o pretexto para se compreender tanta coisa: migração interna, aculturação, criação, boêmia (a vida noturna carioca), programação do rádio, chanchadas onde as canções eram inseridas e tocadas, os embriões de “olimpianos” que o Rádio começava a promover, antes do advento da televisão.
- Humberto Teixeira nos mostra o percurso de uma criação que não teme recorrer à tradição para se perfazer, nos formatos da linha de montagem do negócio do entretenimento e do lazer, com tudo o que isso envolve de opção pela releitura e não como mero recurso ao folclórico. Notável esse trabalho de condensação, de recobrimento por outros naipes e arranjos, em termos de sonoridades, e da economia verbal propiciada pelas letras que ele urdia, trabalho de poeta de qualidade que ele sempre foi.
- Humberto Teixeira não foi apenas o parceiro brilhante do Luiz Gonzaga. Ele tinha formação musical. Apaixonado pelo piano, foi desestimulado pelo pai machista que considerava este instrumento muito feminino. Aprendeu a tocar flauta e cavaquinho e tocava piano às escondidas, por puro deleite, sem fazer performances públicas.
- O fato de não cantar pode ter atrapalhado o reconhecimento de sua obra, principalmente quando deixou de ser o parceiro de Luiz Gonzaga, mais um cantor, um “comunicador” antes do tempo, dionisíaco, com suas estratégias que hoje parecem de marketing, como a retomada do gibão e do chapéu do cangaceiro. Apolíneo, Teixeira viveu com intensidade, tangenciando revistas de fofocas, sempre interessadas na vida amorosa dos ídolos. Deixou uma obra que merece ser difundida, como exemplo de determinação, de talento múltiplo, e como ponto de partida para outras propostas.
- Além de “Doutor do Baião”, não apenas por ter formação universitária, mas pelo fato de ter dado formato a este baião do rádio e do show brasileiro dos anos 1940 e 1950, Teixeira foi um homem visionário, que soube se antecipar à Indústria Cultural e trabalhar a contenção verbal da poesia e as modulações e sonoridade melódicas para ajudar a compor um dos painéis mais ricos e diversificados da música brasileira de todos os tempos. Por isso, esta proposta de comemoração de seu centenário de nascimento. Porque ele se sustenta na letra e na música. Humberto Teixeira foi, é e será sempre um grande compositor brasileiro.
- (Gilmar de Carvalho)
Assinar:
Postagens (Atom)
Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos
Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...
.jpg)
-
CONVENÇÃO MUNICIPAL DA FEDERAÇÃO PSOL/REDE FORTALEZA. O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, e a Rede Sustentabilidade, que compõem a Fede...
-
Com o compromisso de buscar a inovação de políticas públicas que garantam soluções e a melhoria da qualidade de vida da população, a Câmara ...
-
Com o lema "Amar e cuidar de Caucaia", o pré-candidato a prefeito do município pelo partido dos trabalhadores, Waldemir Catanho, r...