Cidade Cauype

Será apresentada, nesta segunda (26) às 7h30 no cinema do Shopping Iguatemi, a Cidade Cauype, o primeiro empreendimento com conceito de cidade planejada no Ceará, localizado a 30 quilômetros do Centro de Fortaleza, entre o Porto do Pecém e a Praia do Cumbuco, às margens da Lagoa do Cauipe. Com assinatura de Jaime Lerner, um dos maiores urbanistas do Brasil e chancelada pela Luciano Cavalcante Imóveis, a Cidade Cauype foi projetada para reunir num único espaço, toda a estrutura para atender as demandas dos seus moradores, como supermercados, escolas, universidades, shoppings etc. As vendas terão início já na data do lançamento e as obras começarão em 2016, com previsão de entrega em 30 meses. O lançamento contará com palestra sobre os desafios no ambiente de trabalho, ministrada por Paulo Storani, ex-capitão do BOPE e uma das inspirações para a criação do personagem Capitão Nascimento, do filme Tropa de Elite.

Com assinatura de Jaime Lerner, arquiteto e urbanista brasileiro, responsável pelas grandes transformações da cidade de Curitiba nos anos 1970 e 1980, a Cidade Cauype surgiu da necessidade de ordenação territorial no entorno do Pecém, tendo como público alvo os profissionais que se deslocaram para trabalhar tanto no Porto como no Complexo Industrial da cidade. A expectativa é que 32 mil pessoas habitem a Cidade Cauype, usufruindo de moradias, comércio, serviços de toda natureza e lazer.

“A nossa intenção é a de oferecer um novo formato imobiliário, uma tendência mundial, mas que ainda não existe aqui no Ceará. Um espaço que reúne todos os elementos que atendam a uma demanda cada vez mais exigente e que priorize o rápido acesso, o conforto e a comodidade de ter tudo perto de casa, sem deixar de lado todos os aspectos ambientais e sustentáveis. As cidades planejadas são projetos urbanísticos que visam o desenvolvimento de grandes áreas habitacionais e têm se mostrado uma solução inovadora para estimular o ordenamento territorial. A Cidade Cauype é uma tradução exata deste conceito”, explica Luciano Cavalcante, diretor da LC Imóveis.



Concepção
Chancelada e assinada pela Luciano Cavalcante Imóveis, a Cidade Cauype começou a se desenhar vinte anos atrás, em 1995, quando foi projetado o Porto do Pecém. Seguindo o pensamento vanguardista da imobiliária, o empreendimento foi pensado já para atender uma futura demanda de trabalhadores da região. Hoje essa demanda é uma realidade que chama atenção, visto que o Complexo Portuário do Pecém é referência no Brasil em aglomerados industriais, inclusive por sua localização privilegiada, mais próxima da Europa e Estados Unidos. 

A partir de então, foi iniciado um diálogo com o urbanista Jaime Lerner, que, em conjunto com Luciano Cavalcante, optou pelo conceito de cidade planejada: “A separação das funções urbanas no território em compartimentos que obrigam pessoas a grandes deslocamentos no dia a dia é irracional. Uma cidade bem planejada é a que entende que essa integração é necessária e que, além de atentar para questões fundamentais de educação, saúde, atenção à criança e ao idoso, age nos aspectos de mobilidade, sustentabilidade e identidade, as quais são essenciais à qualidade da vida humana”, comenta Lerner.



Inspiração na cultura nordestina
O projeto Cidade Cauype foi inspirado nas famosas rendas de bilro, fazendo uma metáfora para a forma de ocupar a natureza: uma renda, trabalho sensível que vai tecer entre o meio ambiente e as áreas de loteamento um equilíbrio, “bordando” a paisagem existente com maior ou menor densidade para criar um espaço único, fazendo do verde o protagonista do “tecido urbano”. O terreno da Cidade Cauype tem 4.376.221m² ao todo, sendo 34% de área loteada e mais de 1000km² de reserva ambiental. Para se ter ideia, é do tamanho da junção dos bairros Meireles e Praia de Iracema em Fortaleza.





Vendas
Os lotes serão comercializados com pagamento facilitado em até 180 meses e com mensalidades a partir de R$ 290,00. A Cidade Cauype foi idealizada para ter toda a estrutura de serviços de uma cidade real: Universidades, hotéis, supermercados, shoppings, escola e outros itens que garantem a comodidade dos moradores em ter tudo ao alcance, sem a necessidade de grandes deslocamentos para áreas vizinhas.





Algumas distâncias a partir da Cidade Cauype

Centro de Fortaleza – 30 minutos

Aeroporto Pinto Martins – 40 minutos

Maracanaú – 50 minutos

Centro de Caucaia – 20 minutos

Praia do Cumbuco – 10 minutos

Porto do Pecém – 6 minutos

Centro de São Gonçalo do Amarante – 10 minutos



Sobre a Luciano Cavalcante Imóveis
A Luciano Cavalcante Imóveis atua no mercado imobiliário de Fortaleza desde 1983 e sempre se destacou pela solidez da empresa e pela confiabilidade e credibilidade no desenvolvimento de seus negócios, como lançamentos imobiliários, comercialização de imóveis usados/terceiros e loteamentos. A empresa baseia seu sucesso nas relações sólidas e transparentes mantidas com cada um dos clientes atendidos e parceiros, na manutenção de uma equipe de profissionais altamente motivados e em constante treinamento, além da utilização de modernas estratégias gerenciais e de vendas. Presente no Ceará, a empresa imprime seu padrão de qualidade por onde passa e busca estar sempre atualizada através da incorporação de novas tecnologias, da melhoria contínua dos processos, bem como do desenvolvimento pessoal e profissional da equipe.




Sobre Jaime Lerner
Jaime Lerner é arquiteto e urbanista, fundador do Instituto Jaime Lerner e da Jaime Lerner Arquitetos Associados (JLAA), presidente da União Internacional dos Arquitetos – UIA no período 2002/2005. Três vezes prefeito da Cidade de Curitiba, liderou a revolução urbana que fez da cidade referencia nacional e internacional em planejamento urbano, principalmente em transporte, meio ambiente, programas sociais e projetos urbanísticos. Duas vezes governador do Estado do Paraná, conduziu importantes transformações socioeconômicas que resultaram em melhorias na qualidade de vida no campo e nas cidades. Pelo reconhecimento de sua obra recebeu diversos prêmios e títulos internacionais. A JLAA desenvolve projetos para o setor público e privado em diversas cidades no Brasil e no exterior.

· Lançamento Cidade Cauype

Quando: 26 de Outubro de 2015

Onde: Sala 08 do Cinema Iguatemi

Horário: 7h30

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses