'Mestiço Florilégio' no TJA


Antonio Nóbrega, multiartista pernambucano com 51 de seus 71 anos de vida dedicados às artes, em especial à cultura popular, traz este mês, a Fortaleza, “Mestiço Florilégio”, espetáculo, que estreou em 2022 em Coimbra-Portugal, celebrando cinco décadas de carreira artística (fotos Fábio Alcover). 
Será única apresentação neste sábado (30/3/2024), às 21 horas, no Theatro José de Alencar (TJA), como parte da Programação da XIV Bienal Internacional de Dança do Ceará.
Apresentada pelo Ministério da Cultura, Governo do Ceará, Enel Distribuição Ceará e Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural, a Bienal de Dança acontece até 7 de abril de 2024 com acesso gratuito a toda a programação. Ator, dançarino, instrumentista e cantor, Antonio Nóbrega foi homenageado recentemente, no Carnaval de 2024, pela Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra, do Rio de Janeiro, pela sua representatividade em relação à cultura popular brasileira.
“Mestiço Florilégio” é uma criação de Antonio Nóbrega e Rosane Almeida, sua companheira de vida e de arte. Os poetas românticos tinham o hábito de empregar as palavras florilégio e ramalhete com o significado de reunião ou antologia de poemas. Como o nome sugere, é um espetáculo multidisciplinar constituído de canções, interpretações instrumentais, cenas teatrais, cinematografia e peças coreográficas criadas e interpretadas pela dupla de artistas ao longo de 40 anos de história artística comum.
A base referencial do trabalho de Nóbrega e Rosane está no mundo cultural popular brasileiro. Foi a partir dos cantos, danças, formas poéticas, mitos, gêneros musicais, ritmos etc., vivenciados e estudados desse universo cultural, que criaram espetáculos como Brincante, Nove de Frevereiro, Rima, Marco do Meio-dia, entre outros.
Mestiço Florilégio revela, também, que no Brasil o arcaico e o moderno podem se fundir através do exercício do princípio da complementaridade. Ou seja, a fusão dos opostos se mostra um dos elementos integradores mais importantes que o país dispõe para a construção de sua cidadania cultural.
- É um espetáculo que se insere no contexto de afirmação e promoção de uma arte e cultura mestiça brasileira cujas bases e matrizes se fundaram e se desenvolveram no estrato sociocultural classes subalternizadas brasileiras, onde se encontravam os negros, os indígenas, os brancos das classes desarrendadas portuguesas, mestiços e pobres de toda ordem”, afirma Antonio Nóbrega. 
Com esse trabalho, os artistas esperam contribuir para uma visão não folclorizante da cultura popular brasileira e propor caminhos através dos quais ela possa dialogar com a Cultura Contemporânea.
Apresentada pelo Ministério da Cultura, Governo do Ceará, Enel Distribuição Ceará e Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural, a 14ª Bienal Internacional de Dança do Ceará é uma realização da Indústria da Dança, tendo como patrocinadores Cagece, Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Petrobras, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio Institucional: Cineteatro São Luiz, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Hub Cultural Porto Dragão, Escola Porto Iracema das Artes, Theatro José de Alencar, Mercado AlimentaCE, Estação das Artes e Secretaria da Cultura do Ceará por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Mecenato). Apoio Cultural: Enel Distribuição Ceará. Este projeto conta com a parceria do Consulado Geral da França em Recife, do Centro Cultural Companhia de Dança de Paracuru, do Sobrado da Abolição /Centro Cultural Eduardo Campos-Pacatuba, da ADUFC, Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará, do Círculo Operário de Itapipoca, da Prefeitura de Itapipoca, da Prefeitura de Paracuru e da Prefeitura de Trairi, sendo realizado por meio do Edital de Apoio a Festivais Culturais do Ceará da Secretaria da Cultura do Ceará, via Lei Paulo Gustavo.


Ficha Técnica
  • Concepção, encenação e atuação: Antonio Nobrega e Rosane Almeida
  • Textos teatrais e das canções: Antonio Nobrega, Bráulio Tavares, Rosane Almeida e Wilson Freire
  • Criação da luz: Marisa Bentivegna
  • Operacão da luz e vídeo: Kuka
  • Projeções visuais: Filme Brincante (direção de Walter Carvalho)
  • Edição visual: Grissel Pinguilim
  • Som: Tuca Pradella
  • Operação de som: Gustavo Vale
  • Contrarregra e roadie: Adilson Santos
  • Comunicação: Danielle Simões
  • Artes: Érica de Carvalho
  • Direção de Produção: Thereza Freitas
  • Realização: Truléu Produções.
SERVIÇO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses