
quinta-feira, maio 31
quarta-feira, maio 30
Futricas Cearenses
- No lançamento do livro '10 anos da FM Assembleia', hoje à noite, no auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa do Ceará:
- Fátima Abreu.
- Ronaldo César.
- Silvio Augusto.
- José Leomar.
- Lauriberto Braga.
- Cláudia Leite.
- Presença no lançamento do São João de Fortaleza 2018, ontem à noite, no Austin Pub:
- Bruno Barreto.
- Elias Bruno.
- Karla Rodrigues.
- Lauriberto Braga.
- Pedro Pompeu.
- Paulo César Norões.
- Elcio Batista.
- Régis Medeiros.
- Patrícia Macedo.
- Pádua Lopes.
- Italo-Renno.
- Solange Almeida.
- Lagosta Bronzeada.
- Rodrigo Araújo.
- Pompeu Vasconcelos.
Inteligência Emocional
A Pimentel Consultoria Empresarial atende no Ceará, Piauí e Bahia há 25 anos.
Atuando com inteligência emocional, a empresa realiza cursos para alta performance humana com sucesso.
Tem palestras emocionais, vendas, liderança, gestão de pessoas, coaching, mentoria, reestruturação e inovação.
Para André Pimentel "sucesso é um conjunto de ações".
Os contatos são 9.9959.8754.
Confira a agenda dos governamentáveis hoje
- Os três pré-candidatos a governador do Ceará, têm agenda hoje.
- O governador Camilo Santana (PT), que tentará reeleição, entrega a nova urbanização do Morro Santa Terezinha, em Fortaleza, às seis da noite.
- O general Guilherme Theophilo (PSDB) passa o dia em Fortaleza preparando plano de governo. Amanhã, o pré-candidato acompanha o senador Tasso Jereissati a Massapê e na sexta-feira, a Sobral.
- O bancário Ailton Lopes (Psol) concede, às nove e meia entrevista à Rádio Tribuna Band News FM 101.7; e às 17 horas participa de ato contra a intervenção militar, na Praça em frente ao 23º Batalhão de Caçadores, em Fortaleza.
terça-feira, maio 29
Concurso público para os Caps de Fortaleza
Aprovada hoje, a Indicação 630/2017, de autoria da vereadora Larissa Gaspar (PPL), protocolada em novembro e que determina a realização de concurso público para profissionais de nível superior para atuarem na rede municipal de saúde mental.
A proposta prevê a contratação de profissionais de psicologia, enfermagem, serviço social, terapia ocupacional, medicina clínica e psiquiátrica, educação física e arte-educadores. Na tribuna, a parlamentar ressaltou a série de visitas que tem realizado desde o início do ano em toda a rede de saúde mental de Fortaleza. Larissa Gaspar tem registrado em algumas unidades a falta de medicamentos e profissionais, além de estrutura precária que põe em risco servidores e usuários dos CAPS.
Um monumento pelo respeito à população LGBT deverá ser construído na Av. José Bastos, em Fortaleza, local onde a travesti Hérika Izidoro foi assassinada em fevereiro de 2017. Nessa terça-feira, Câmara Municipal de Fortaleza aprovou a Indicação 129/2018 que cria o Monumento Municipal de Tolerância e Respeito às pessoas LGBTs.
Na tribuna, a parlamentar destacou a necessidade de se pautar na escola e na família o respeito à diferença, seja ela relacionada à sexualidade, religião, cor, etc. Em 2017, 443 pessoas LGBTs foram assassinadas em todo o país. No Ceará, segundo o Centro de Referência LGBT Janaína Dutra, foram 30 homicídios, sendo 10 em Fortaleza.
Aprovado hoje, em reunião extraordinária da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza o Requerimento nº 1802/2018 da vereadora Larissa Gaspar que solicita visita desta Comissão aos centros socioeducativos em Fortaleza. "Embora sejam equipamentos do governo estadual, eles atendem adolescentes da capital e cidadãos fortalezenses trabalham nesses locais. Nosso interesse é ver quais são as condições de trabalho desses profissionais e de cumprimento de medidas socioeducativos por parte dos adolescentes", diz Larissa Gaspar.
Na última sexta-feira (25), a parlamentar esteve reunida com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, onde o tema foi discutido.
Ciro na Eurocâmaras
Ciro Gomes está ao vivo agora.
Acompanhe Ciro #aovivo no evento sobre Eleições 2018 - Reformas e Desenvolvimento, organizado pelo Clube Transatlântico e Eurocâmaras.


Boletim da Greve dos Caminhoneiros no Ceará
- O Governo do Ceará segue com ações para manter o atendimento de serviços públicos em todas as áreas, desde o funcionamento das redes de saúde e educação, desbloqueios de vias e estradas, abastecimento dos postos de combustíveis, garagens de empresas de ônibus, assegurando o transporte público na Capital e na Região Metropolitana –, além do Aeroporto Internacional Pinto Martins.
- Na manhã desta terça-feira (29), operações de escolta coordenadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) garantiram o deslocamento de aproximadamente 40 caminhões-tanque para o Aeroporto Internacional Pinto Martins e postos no interior do Estado. A distribuição de combustível a partir distribuidoras em Fortaleza e no Cariri segue o cronograma do Sindipostos. Foram verificados bloqueios parciais nas CEs 123 (Quixeré), 187 (Guaraciaba do Norte) e 176 (Arneiroz). As equipes já estão em deslocamento para estas localidades.
- Desde o início do movimento, há uma semana, os policiais já realizaram cerca de 250 escoltas de caminhões, além de trabalharem na desobstrução de estradas no Ceará. Uma central de monitoramento, sediada na SSPDS, foi instituída por determinação do Gabinete do Governador. Os serviços de emergência do Ceará, que utilizam veículos para operar, como ambulâncias, viaturas policiais e do Corpo de Bombeiros, não sofreram qualquer interrupção. O efetivo reforçado da Polícia Rodoviária Estadual acompanha o movimento nas estradas cearenses.
- A Secretaria da Saúde do Ceará continua adotando todas as medidas para evitar transtornos na prestação de serviços ao público e, até o momento, não registrou nenhum tipo de alteração no atendimento das unidades da rede de saúde do Estado.
- As escolas públicas da rede estadual, localizadas na Capital e no Interior, em sua grande maioria, estão em funcionamento normal. Foram registradas dificuldades pontuais de acesso em algumas regiões do Estado.
- As matrículas referentes à primeira chamada dos candidatos classificáveis no Vestibular 2018.1 da Universidade Estadual do Ceará (Uece) poderão ser efetuadas também em quatro de junho. A nova data servirá para os candidatos da Capital e do Interior que forem impossibilitados de realizar matrícula em 30 de maio, conforme estabelece o edital. Fica alterada também a data que será disponibilizada a lista dos convocados para matrícula na segunda chamada para o dia 6 de junho.
- As aulas da Uece, na Capital, seguem sem alterações. Em caráter preventivo, as aulas dos campi no Interior foram suspensas, mantendo abertas as unidades para o desenvolvimento das suas atividades administrativas. Uma mesa de avaliação permanente foi instituída pela Reitoria da Uece, em conjunto com os diretores das unidades do Interior, avalia a cada dia a permanência da suspensão. A medida foi tomada para evitar prejuízo aos alunos que dependem do transporte público no interior.
- As atividades administrativas, de Ensino de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa da Universidade Regional do Cariri (Urca) permanecem inalteradas. As atividades de ensino de graduação serão temporariamente interrompidas nas Unidades Descentralizadas de Campos Sales e Missão Velha. Serão mantidas as atividades de Ensino nos campi Pimenta 1, Pimenta 2, Centro de Artes Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau e Núcleo de Prática Jurídicas, em Crato; CRAJUBAR, Lira Nordestina, IPESC, em Juazeiro do Norte; Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri. A administração da Urca avaliará, diariamente, a necessidade de manter a vigência dessa suspensão parcial de atividades.
- As Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa) toma as providências para oferecer os produtos aos consumidores, com o abastecimento de artigos hortifrutigranjeiros sendo assegurado com aquisição de produtores do Ceará.
- Com informações do Governo do Ceará
Nono dia de greve dos caminhoneiros no Ceará
- O nono dia nesta quarta-feira (29) da greve dos caminhoneiros começa com um grande bloqueio no quilômetro 70 da BR 116, em Chorozinho.São 1,2 mil caminhoneiros que param no local 800 caminhões, formando seis quilômetros de bloqueio.No bloqueio de Chorozinho só passam cargas vivas, carros pequenos, ônibus e topiques.
- Na BR-222, a altura de Sobral, o bloqueio demora a liberar até os ônibus. Há bloqueios ainda nas BRs 020 (Maracanaú e Canindé) e 340 (Aracati).
- Ontem à noite houve bloqueio total no quartel anel viário nas proximidades da Ceasa de Pajuçara.
- Para quarta-feira (30) está prevista a greve de advertência dos petroleiros em apoio aos caminhoneiros. Os petroleiros no Ceará vão parar as refinarias da Petrobras de Fortaleza e campos de exploração de Paracuru e Icapuí.
- No Fortaleza Airport os voos estão sendo controlados com reserva de querosene até quarta-feira.
- A Azul cancelou oito voos de Recife para Juazeiro do Norte, no aeroporto Orlando Bezerra, por falta de combustível. No Orlando Bezerra, não há querosene há cinco dias. Lá só pousam e decolagem aviões da Gol e Avianca que garantem ter combustível para voltara.
- Os voos para Jeri estão mantidos pela Gol.
- Nas Ceasas de Maracanaú, Tianguá e Cariri há desabastecimento de laranja, morango, abacaxi, uva e manga. Com preços exorbitantes estão a batata inglesa, cenoura e hortaliças.
- Os ônibus de Fortaleza circulam normalmente com sua frota de 1,8 mil.
- Cem por cento dos postos de combustíveis abriram hoje em Fortaleza. Problemas de abastecimento em postos em cidades do Cariri Cearense.
- As aulas voltam ao normal hoje nos campis da Estácio do Ceará e da Universidade Estadual do Ceará. (Lauriberto Braga, de Fortaleza).
Futricas Cearenses
- A história de uma emissora pública, pioneira e comprometida com o Ceará é o foco do livro “FM Assembleia 96,7 – 10 anos Com Você no Centro das Discussões”, que será lançado amanhã (30), às 18h30, no auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa.
- A obra, de autoria da jornalista Fátima Abreu, diretora da FM Assembleia, retrata a trajetória de 10 anos da primeira emissora de um Legislativo Estadual no País. A partir da apresentação de um histórico da rádio, o livro reitera o pioneirismo da Assembleia do Ceará em abrigar a FM Assembleia, assim como a relevância das mídias legislativas.
- Fátima Abreu ressalta a importância de contar a história das emissoras de rádio, seus fundadores e personalidades como forma de marcar essas trajetórias importantes para a sociedade. Para ela, o livro pode se tornar uma importante fonte para ampliar o entendimento sobre a emissora e seu trabalho. Personagem da FM Assembleia desde o projeto inicial, ela reafirma o amor ao rádio por meio das páginas e histórias contadas no livro.
- O coordenador de Comunicação Social da Assembleia Legislativa, Ilo Santiago Jr., afirma que é especial que o livro tenha sido escrito por alguém como Fátima Abreu, que está desde o nascedouro da rádio. Para ele, contar essa história para as próximas gerações permite mostrar o orgulho que a Casa tem da FM Assembleia, emissora que representa um ganho para toda a sociedade cearense. Ele ressalta ainda que os caminhos da FM Assembleia ao longo desses 10 anos são resultado de uma equipe dedicada, profissional e com um grande compromisso social.
- O livro apresenta o projeto da FM Assembleia, o perfil dos fundadores, detalhando os programas que compõem a emissora pública e educativa e os conteúdos que apontam para o compromisso com a difusão da cultura local e nacional.
- “FM Assembleia 96,7 – 10 anos Com Você no Centro das Discussões” foi realizado a partir do trabalho de conclusão de curso (TCC) de Fátima Abreu no MBA Jornalismo Político e Comunicação Midiática, na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). O trabalho teve orientação do professor João Paulo Bandeira e contou com a colaboração de jornalistas da equipe da rádio.
- Com informações da Agência de Notícias da AL-CE.
segunda-feira, maio 28
Centro Universitário Fanor abre campus na Bezerra
Na próxima quarta-feira (30), às oito e meia da manhã, o Centro Universitário Fanor-Wyden apresenta à imprensa o campus Bezerra de Menezes.
Com 5.349 metros quadrados de área, a nova unidade vai contar com 10 salas de aula, sete laboratórios, biblioteca, salas de estudo e área de convivência. O investimento na nova sede foi de R$ 7 milhões.
“Essa é uma nova fase da Unifanor Wyden, um momento de ampliação de nossa atuação no Ceará, com foco em uma das áreas mais importantes da cidade”, afirma o reitor do Centro Universitário, Reginaldo Nogueira.
O novo Campus conta com 23 cursos e 50 professores para atender mil alunos.
Os cursos da Bezerra de Menezes:
Bacharelado - Administração, Biomedicina, Enfermagem, Ciências Contábeis, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição e Psicologia
Tecnológicos - Comércio Exterior, Construção de Edifícios, Gestão Comercial, Gestão de RH, Gestão Hospitalar, Logistica, Marketing, Processos Gerenciais, Radiologia e Estética e Cosmética.
Pós Graduação - MBA em Gestão Empresarial.
UFC mantém aulas hoje
A Universidade Federal do Ceará (UFC) mantém todas as atividades acadêmicas e administrativas previstas para hoje em todos os seus campi, bem como no Complexo Hospitalar da UFC.
Em Fortaleza, a manutenção das atividades tem por base a garantia dada pela Prefeitura de Fortaleza e pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) de que o sistema de transporte mantém seu funcionamento normal.
A Universidade acompanha a situação vivida pelo País neste momento e manterá a comunidade universitária e a sociedade informadas sobre suas atividades ao longo dos próximos dias, em Lue ocorrem negociações em busca de soluções para a problemática relacionada ao setor de transporte.
domingo, maio 27
Ferroviário 0x0 Cordino
O Ferroviário está na segunda fase do Brasileirão Série D.
Terminou a primeira fase em primeiro lugar no Grupo A4 com 10 pontos, oriundos de duas vitórias e quatro empates.
Hoje à noite no estádio Presidente Vargas empatou em 0 a 0 com o Cordino (MA).
Na segunda fase o Ferroviário volta a jogar contra o Cordino.
O primeiro jogo será no próximo domingo (três de junho), em Barra do Corda.
A partida de volta em dez de junho, no Presidente Vargas.
O Ferroviário empatou hoje com Léo; Lucas Mendes, Luis Fernando, André Lima e Sávio; Robson Simplício (Vitinho), Leanderson, Janeudo e Esquerdinha (Jean); Luís Soares (Dudu) e Edson Cariús - Treinador: Maurílio. Cartão amarelo: Robson Simplício e Edson Cariús.
O Guarani de Juazeiro está eliminado da Série D Grupo A6. Em seis jogos, somou apenas três pontos, oriundos de três empates. Hoje empatou em 1 a 1 com o Belo Jardim (PE), no Romeirão.
Ceará 0x1 Grêmio
Na estreia do treinador Jorginho, o Ceará perdeu a quarta partida no Brasileirão 2018.
Foi um a zero para o Grêmio, gol de Thonny Anderson, aos 35 minutos do segundo tempo, na Arena Castelão.
O Ceará agora é o lanterna do Brasileirão com três pontos em sete partidas ao lado do Paraná (PR).
Ceará: Everson; Samuel Xavier, Luiz Otávio, Rafael Pereira (Valdo) e Romário; Ricardinho (Douglas Coutinho), Richardson, Juninho e Wescley; Felipe Azevedo (Hyuri) e Elton - Treinador: Jorginho. Cartão amarelo: Richardson, Samuel Xavier, Wescley e Elton.
Grêmio: Marcelo Groso; Léo Moura (Lima ), Bressan, Kanneman e Bruno Cortez; Maicon (Thonny Anderson), Jailson, Cícero e Ramiro; Everton e André (Thaciano) - Treinador: Renato Gaúcho. Cartão amarelo: Ramiro.
Renda de R$ 128.138,00 para 14.012 pagantes, 983 não pagantes e 14.995 presentes.
Estácio suspende aulas.
A Estácio decidiu suspender as aulas de segunda-feira (28), de todas as suas unidades no Brasil, devido aos impactos gerados pela greve dos caminhoneiros, sem prejuízo para nossos alunos, professores e colaboradores. "Estamos tentando manter as unidades abertas, porém com um efetivo reduzido de pessoal. Acompanharemos o andamento da situação e manteremos todos informados pelos nossos canais oficiais", diz a nota. No Ceará param as aulas nos campi: Moreira Campos, Centro, Via Corpvs, Parangaba e Cariri.
Holanda comanda equipa econômica de general Theophilo
O ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Marcos de Holanda o plano econômico para um eventual governo do tucano general Guilherme Theophilo Gaspar Cals.
Marcos de Holanda falou à AFN:
Na CMFor
O vereador Alípio Rodrigues (PTN) assume amanhã uma cadeira na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).
Ele assume o lugar de Frota Cavalcante (PTN) que tira licença de 120 dias para tratar assuntos de interesse particular.
Alípio é pré-candidato a deputado federal.
São pré-candidatos a deputado estadual oito vereadores Salmito Filho, Adail Júnior, Soldado Noélio, Célio Studart, Odécio Carneiro, Adriano Bento, Guilherme Sampaio e Acrísio Sena.
Ele assume o lugar de Frota Cavalcante (PTN) que tira licença de 120 dias para tratar assuntos de interesse particular.
Alípio é pré-candidato a deputado federal.
São pré-candidatos a deputado estadual oito vereadores Salmito Filho, Adail Júnior, Soldado Noélio, Célio Studart, Odécio Carneiro, Adriano Bento, Guilherme Sampaio e Acrísio Sena.
Futricas da Greve dos Caminhoneiros
A imprensa foi atropelada
Folha não conseguiu responder à pergunta fundamental: Quem parou o país?
A semana terminou com mais de 500 obstruções em estradas do país. Postos de combustível fecharam, ônibus deixaram de circular, aviões ficaram em terra, produtos sumiram das prateleiras, indústrias pararam, hospitais interromperam tratamentos ambulâncias e carros de polícia racionaram. A distribuição de jornais e revistas foi afetada.
Esse foi o cenário provocado por caminhoneiros e/ou empresas de transporte que decidiram realizar paralisação para forçar a redução do preço do diesel. O preço do diesel subiu 12,3% em maio e já é um dos mais altos da história.
A manifestação surpreendeu a maioria dos brasileiros. Desde o início do mês, no entanto, o governo recebera avisos de entidades ligadas a caminhoneiros de que havia indicativos de paralisações.
Em 7 de maio, o Blog dos Caminhoneiros informava que os protestos contra os seguidos aumentos de diesel tinham começado, em Barra Mansa (RJ), na via Dutra, e iriam se intensificar. Dava a dica de que a articulação estava sendo feita por meio de redes sociais.
No dia 14, a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) protocolou ofício na Presidência da República exigindo a redução dos impostos sobre os combustíveis, com prazo até dia 20. No dia 18, a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) lançou comunicado em que mencionava a possibilidade de paralisação a partir de segunda-feira, 21, o que de fato ocorreu.
Os jornais não souberam dos alertas ou não deram importância a eles. O governo demorou a reagir. Interrupções em várias estradas do país, incluindo vias importantes e próximas do leitor da Folha como Anhanguera e Anchieta/Imigrantes, foram registradas de forma discreta no site e ignoradas na versão impressa. Até terça-feira, 22, ninguém atentou para a dimensão que o movimento poderia adquirir.
A categoria dos caminhoneiros reúne cerca de 600 mil profissionais sindicalizados. Ao todo, há no país 1 milhão de caminhoneiros autônomos.
Quando dezenas de estradas foram bloqueadas ficou evidente o despreparo da imprensa em geral, não só da Folha, para cobrir e explicar as origens, os personagens e os desdobramentos do movimento.
Não se sabia com quem falar. Não se explicava como tinha sido organizado de forma tão ampla. Eram raras as vozes e os rostos dos que estavam à frente do movimento. Ou não havia líderes? Era um movimento só de autônomos? Havia empresários por trás? Os jornais demoraram a começar a entender. E a explicar para seu leitor.
A edição da Folha de quinta-feira (24) cita a CNTA só ao mencionar o alcance da greve. Reportagem e análise tratavam apenas do lado oficial: governo, Congresso e Petrobras. Evidenciam o olhar viciado do jornal no poder e o distanciamento e a pouca informação de setores organizados da sociedade. Nenhum repórter demonstrou ter entre suas fontes um líder dos transportadores.
Não era tarefa simples. É uma categoria pulverizada, sem liderança única, com sindicatos concorrentes, muitos autônomos e com grandes empresas de transporte organizadas. E a articulação se deu essencialmente por aplicativos de mensagem instantânea, estratégia cada vez mais comum e que dificulta a apuração.
A Folha demorou para conseguir dar a seu leitor um mínimo de informações sobre os protagonistas dos atos que pararam o Brasil. No final da noite do dia 24, colocou no ar reportagem interessante sobre caminhoneira que havia criado três grupos de WhatsApp, pelos quais convocava apoiadores para o ato. Não foi publicada na versão impressa.
A editora de Mercado, Alexa Salomão, foi transparente ao explicar que tinha três repórteres dedicados a essa apuração, mas que, até o início da noite de sexta, a história não estava pronta para ser publicada.
"Como essa mobilização está parando o país e há suspeita de locaute, seria leviano atribuir a esta ou àquela entidade ou empresa a liderança da mobilização sem que tivéssemos mais detalhes", afirmou.
A incapacidade dos jornais de identificar, mensurar e explicar como o país chegou à crise que afetou a rotina de todos é preocupante. Em um momento crucial para mostrar sua relevância, a Folha deu indicações de despreparo, desnorteamento e fragilidade de análise.
Para além dos atos em si, toda a questão legal e política da reação do governo, que anunciou o uso das Forças Armadas contra manifestantes e expedientes temerários como a requisição de bens, era por demais confusa e foi pouco questionada e analisada
Os jornais foram atropelados pela greve dos caminhoneiros e empresas de transporte.
Alberto Dines (1931-2018) deixou lições que devem inspirar todo ombudsman. Conheça algumas de suas reflexões.
Paula Cesarino Costa
Jornalista, é ombudsman do jornal desde abril de 2016. Está na Folha desde 1987.
Futricas Cearenses
- O repórter Lauriberto Braga integra a equipe do O Estadão que acompanha a greve dos caminhoneiros no Brasil.
- Ele mais Sandro Villar, Mário Bittencourt, Fábio Bispo, Antonio Carlos Garcia, Bruno Tadeu, Anderson Bandeira, Vinicius Rangel, Leonardo Augusto, Luciano Nagel, Kleiton Renzo, Quetila Ruiz, Julio Cesar Lima, Roberta Paraense e Heliana Frazão, especiais para o Estado, Vinicius Neder, Fernando Nakagawa e Renata Okumura.
- Hoje pela manhã no passeio ciclístico encontro no Evandro Café: Luís Carlos Moreira. No domingo passado foi Paulinho Leme.
- Equipes do G-1 Ceará, Tribuna do Ceará, O Povo e Blog do Lauriberto de plantão na greve dos caminhoneiros.
Táxis param por falta de combustível em Fortaleza
Mil e quatrocentos da frota de 4,8 mil táxis de Fortaleza estão parados com a greve dos caminhoneiros. O presidente do Sindicato dos Taxistas de Fortaleza, Vicente de Paula Oliveira, informa que o abastecimento de Gás Natural Veicular (GNV) está normal.
Sessenta por cento da frota usa GNV. Os 40% restantes usa gasolina e álcool que estão em falta em Fortaleza. Os 75% dos táxis que estão rodando fazem monitoramento dos postos que ainda têm combustíveis na Grande Fortaleza através de grupos de WhatsApp.
Operação liberação combustível na Grande Fortaleza
"As ações coordenadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-Ceará) durante este sábado (26), vêm possibilitando a distribuição de combustíveis em Fortaleza e em cidades da Região Metropolitana e do Interior do Estado.
Cerca de 150 escoltas policiais de caminhões-tanques foram realizadas com o objetivo de abastecer postos de combustíveis, garagens de empresas de ônibus – o que garantiu que o transporte público não fosse afetado na Capital e na Região Metropolitana -, além do Aeroporto Internacional Pinto Martins, a fim de evitar interrupção das operações aéreas.
Os serviços de emergência do Ceará, que utilizam veículos para operar, como ambulâncias, viaturas policiais e do Corpo de Bombeiros, não sofreram qualquer interrupção.
Entre as ações de destaque da operação realizadas por todo o dia, estão o apoio a saída de caminhões no Porto do Mucuripe; a desobstrução do acesso à distribuidora de combustível de Crato, que abastece a Região do Cariri; o desbloqueio da BR-304, em Aracati, e o trabalho realizado em outros pontos de bloqueio.
Além dos batalhões de Polícia de Choque (BPChoque), de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), de Policia Rodoviária Estadual (BPRE) e de Policiamento Turístico (BPTur), da Força Tática (FT) e Regimento de Polícia Montada (RPMont) da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar – vinculadas da SSPDS — atuam na operação, que segue durante o domingo (27) a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC) e a Guarda Municipal de Fortaleza. Esses órgãos com o Exército Brasileiro, mantêm representantes no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que foi ativado para o gerenciamento das atividades.
Governo do Estado do Ceará".
sábado, maio 26
Colapso nos postos de Fortaleza
Somente 10% dos postos de combustíveis de Fortaleza estão com gasolina, diesel e álcool. No sexto dia de greve dos caminhoneiros, 90% dos postos entrou em colapso. Na Grande Fortaleza, dos 450 postos, apenas 45 estão com combustíveis. O colapso total está previsto para a madrugada de domingo.
Já para o aeroporto internacional Pinto Martins, caminhões-tanque saem escoltados do Porto do Mucuripe para abastecimento os aviões. São 210 mil litros de querosene destinados ao Pinto Martins. Sob escolta policial sairam hoje 90 mil litros de diesel para abastecer a frota de 1,2 mil de ônibus de Fortaleza.
sexta-feira, maio 25
Em Fortaleza
Quarta-feira, 06 de junho de 2018 | |||||||||||||||||||||||||||||||||
|
Assinar:
Postagens (Atom)
Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos
Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...
.jpg)
-
CONVENÇÃO MUNICIPAL DA FEDERAÇÃO PSOL/REDE FORTALEZA. O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, e a Rede Sustentabilidade, que compõem a Fede...
-
Com o compromisso de buscar a inovação de políticas públicas que garantam soluções e a melhoria da qualidade de vida da população, a Câmara ...
-
Com o lema "Amar e cuidar de Caucaia", o pré-candidato a prefeito do município pelo partido dos trabalhadores, Waldemir Catanho, r...