Fábio Timbó cidadão fortalezense

IMG_0155
Presidente Salmito Filho fez a entrega do Título de Cidadão ao advogado Fábio Timbó Foto: André Lima
A Câmara Municipal de Fortaleza fez a entrega, em sessão solene realizada nesta segunda-feira (31) no Plenário Fausto Arruda, do título de cidadão de Fortaleza ao advogado Fábio Timbó. A comenda foi proposta pelo vereador Salmito Filho (PROS), presidente da Casa Legislativa, aprovada por unanimidade pelos seus pares. A mesa dos trabalhos foi composta pelo secretário adjunto de Justiça. Sandro Camilo Carvalho, representando o Governador do Estado Camilo Santana; pelo desembargador Paulo Aírton de Albuquerque Filho; pelo procurador de Justiça, Luiz Eduardo dos Santos; pelo chefe de gabinete do prefeito Roberto Cláudio, Francisco José Queiroz Maia Filho; e pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Valdetário Andrade Monteiro.
Em sua saudação ao homenageado e a todos os presentes, o presidente Salmito Filho destacou a atuação de Fábio Timbó na sua militância como empresário, principalmente no ramo de varejo de medicamentos; como advogado; e como militante político. “Ele foi candidato a vereador de Fortaleza em 2008. Na sequencia, de forma muito generosa, humilde e habilidosa buscou e apoiou candidatos de nosso partido político, na eleição de 2012, principalmente a minha candidatura”, destacou.
O presidente afirmou que Timbó é o primeiro advogado que homenageia. “Homem habilidoso, que articula interesses contrários, estabelece diálogos e consegue definir a síntese que nós queremos em todos os setores da sociedade. Tem habilidade de articular, de somar. Sempre pensando no bem comum, no bem público. É um advogado que tem na sua marca, na sua atuação, essa integridade que é tão necessária como operador de direito. Esse é o reconhecimento que nós fazemos a você. Agora cidadão de Fortaleza oficialmente”, concluiu. Em seguida o homenageado recebeu o título de cidadão de Fortaleza das mãos do presidente Salmito Filho.
Em seu agradecimento, Fábio Timbó afirmou não saber se é merecedor de tamanha honraria. “A presença dos senhores aumenta, ainda mais minha responsabilidade e quero agradecer a presença do ex-governador Cid Gomes, que muito me honra. O que quero fazer é contar um pouco da minha história. Sou filho de uma cearense, Neide Timbó e meu pai, que é potiguar. Os dois foram para São Paulo e nasci lá. Tenho uma honra de dizer que o meu nascimento e de meus dois irmãos, foi a primeiro caso de trigêmeos do Hospital São Luiz em São Paulo. Depois viemos para Fortaleza, que é nossa casa,” frisou.
“Família grande, com muitos primos. Aqui que comecei com meus dois irmãos, Fernando e Flávio, o que muito me honra, a minha vida. Aqui é a terra que escolhi para viver, constituir família e trabalhar. Agradeço essa oportunidade, pois meus pais abdicaram de muita coisa para criar os cinco filhos. Agradeço penhoradamente a minha mãe por seu esforço, valeu a pena, hoje sou vencedor”, asseverou
Segundo o homenageado, começou a trabalhar com o pai no ramo de medicamentos, em um momento que era muito difícil o segmento comercial. “Mas não quis dar continuidade e tive um convite de um grande homem, o desembargador José Maria de Melo, que presidia o Tribunal de Justiça, para ser diretor do Departamento Judiciário Cível, que foi meu maior desafio. Nem estudante de direito eu era. E abracei a causa do direito e bem servi aos 23 desembargadores na época, mas tive apoio de diversas pessoas”, observou.
Disse ainda, que naquele momento, também em 1998, teve o primeiro contato com a Ordem dos Advogados do Brasil. “O advogado Paulo Quezado, que presidia a Ordem, me deu a oportunidade de fazer uma remodelação no Departamento Judiciário, seguindo o modelo do STJ. Então fizemos a revolução. Ai me apaixonei pela advocacia e de lá pra cá, não larguei mais os livros. Fiz direito na Unifor. Trabalhava dois expedientes e estudava à noite e iniciei na profissão com muito dificuldade, mas consegui superar muitas barreiras, até constituir meu escritório, com minha esposa Raquel”, frisou.
Sobre a política, ele destacou sua admiração pelo ex-ministro Ciro Gomes, que foi, segundo ele, a inspiração para que tentasse entrar na política partidária. “Precisamos nos irmanar com os bons políticos para mudar a política, por isso me associe a homens como Ciro e Cid Gomes. Fui abrilhantado pela confiança do governador Cid Gomes, que me deu a oportunidade de ajudar o Estado do Ceará quando tive a honrosa e especial satisfação de presidir a segunda melhor agência reguladora do país a ARCE. Eu não imaginava do tamanho do trabalho, seja ele social, seja ele por dever na situação de fazer as vezes de servidores público. Tive a oportunidade de ajudar meu Estado minha Cidade trabalhando com afinco com meus colegas”.
“Meu agradecimento a OAB, ao dileto amigo Valdetário Monteiro, ao meu irmão Marcelo Mota, a quem saúdo todos os amigos da Ordem. Através da Roberta Vasquez, saúdo todos os presidentes de seccionais do Estado. Agradeço a minha família, meu pai que não está mais junto de nós, minha mãe, minha esposa e meus filhos, que compreendem as minhas ausências. Contribuirei da melhor forma possível com essa cidade. Sei de minha responsabilidade com esse título, quero agradecer do fundo do meu coração essa deferência”, concluiu.
Biografia
Fábio Robson Timbó Silveira nasceu em 08 de novembro de 1972 na cidade de São Paulo, filho de um ex-militar da Aeronáutica, que posteriormente, tornou-se empresário do ramo de distribuição de medicamentos e de uma auditora fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará.
O casal Timbó Silveira residia em Fortaleza, entretanto, em outubro de 1970, por motivos profissionais. o patriarca foi convidado a assumir o cargo na empresa Votorantim, o que causou a mudança da família para a cidade de São Paulo.
O pai Francisco das Chagas Silveira foi um dos pioneiros, em Fortaleza, na representação e distribuição de medicamentos e a mãe Neide Timbó, por sua formação, sempre proporcionou uma educação ética a todos os filhos: Francisco José; Sidney, Flávio e Fernando, estes últimos gêmeos do homenageado;
O agraciado começou a trabalhar muito cedo, inicialmente no mesmo segmento de seu pai, de quem herdou o tino empresarial, além das características de liderança e sociabilidade. Na transição para a vida adulta em 1997, abraçou seu primeiro grande desafio ao exercer a função de diretor do Departamento Judiciário Cível do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.
Em sua trajetória profissional, Fábio Timbó sempre buscou o continuo aperfeiçoamento, tendo participado de diversos cursos, congressos e palestras. Além disso, Fábio Timbó também teve a grata satisfação de ser homenageado em diversas ocasiões pela gloriosa Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará, haja vista seu espírito aguerrido na defesa das prerrogativas da classe. Ao longo dos 20 anos de profícua carreira profissional, Fábio Timbó também desempenhou importantes papéis em diversos projetos. É ex-presidente e atualmente conselheiro-diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados Estado do Ceará (ARCE).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto