quinta-feira, agosto 29

Ilustração nas escolas


Até hoje (29) o Ilustr(A)ção nas Escolas chega às EMEIF Isabel Ferreira e Antonio Sales, além das Escolas Municipais Thomaz Pompeu Sobrinho e Alba Frota, realizando 10 apresentações que envolvem 600 crianças do primeiro ao sexto ano do ensino fundamental.
Essa é a segunda etapa do projeto, sendo que a primeira aconteceu em junho desse ano com apresentações na Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel, na Biblioteca Pública Municipal Cristina Poeta e nas Escolas Municipais Maria Alice e Gabriel Cavalcante, além da EMEIF Papa Joāo XXII. No total, serão vinte apresentações, incluindo também três sessões de conversas sobre literatura infantil, ilustração e leitura a serem realizadas nas bibliotecas da Rede Cuca. 
“Em uma atividade extremamente divertida, as crianças vivenciam um processo de criação que une ilustração, narrativa e oralidade articulando conhecimentos de educação visual e estrutura narrativa”, explica Paula. A ação começa com a apresentação do ilustrador, da contadora de histórias e dos materiais utilizados. A proposta inicial é que as crianças criem um personagem ou vários e de uma forma coletiva, captando as sugestões, enquanto vai se criando uma narrativa visual. Todo esse processo será ilustrado simultaneamente em 2 flip-charts. “O contador então ´costura´ as diversas ideias, organizando e transcrevendo o texto construído pelas crianças. Ao termino da ação, teremos um livro criado coletivamente”, detalha.
Com essa proposta lúdica de construção de um livro infantil, o objetivo do projeto é despertar nas crianças o interesse pela leitura e escrita, para além das obrigações e tarefas escolares. “Essa é uma ação que também estimula a escuta do outro, o respeito a diversidade de opiniões, o empoderamento e a autonomia. A criança, consciente do processo vivido, verá que a literatura e o livro são acessíveis, pois, somos capazes de construir nosso livro e inventar a nossa própria história”, destaca a idealizadora do projeto.
Sobre Paula Yemanjá - Produtora, atriz e contadora de histórias. Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará. É artista do Coletivo Os Pícaros Incorrigíveis onde também atua como produtora / gestora. Participou do Grupo Bagaceira de Teatro. Escreveu e publicou o livro infantil “A Menina Mariquinha”. Atua nos seguintes espetáculos: “Contos que Encantam”, “Um São Sebastião Flechado”, “Devorando Heróis: A tragédia segundo os Pícaros” e “Peça para Dias de Chuva”. É criadora da performance “Mnemosine: Porque memória é feminina”. Como contadora de história atuou nas principais escolas de Fortaleza e participa das programações de festivais e da programação dos principais equipamentos culturais do Estado. Participou das edições do projeto Baú de Leitura da ENEL nos anos de 2011 e 2012, apresentando- se em mais de 24 cidades do interior do Ceará.
Foi professora-artífice do curso de Belas Artes da Unifor e do Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT), tradicional curso de iniciação teatral do Theatro José de Alencar em Fortaleza.
Desenvolve atividades de mediação de arte e oficinas de formação artística para o publico infanto-juvenil e adulto atuando nas seguintes áreas: Literatura e Ludicidade; Processos de formação do ator; Contação de História; Dramaturgia e Improvisação.
Sobre Rafael Limaverde  (foto Tim Oliveira) - Nascido em Belém/PA, naturalizado cearense, formado em Artes Visuais pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), é xilogravurista e ilustrador. Possui mais de 40 livros ilustrado em diversas editoras do país. É um dos organizadores do “Festival de Ilustração de Fortaleza”, evento realizado dentro da Bienal do Livro do Ceará.
É curador das seguintes exposições: “Eco Barroco” no Centro Cultural Banco do Nordeste–Fortaleza/CE (2011); “Bestiário Nordestino” na Multigaleria do Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar (2016); “Festival de Ilustração de Fortaleza” que ocorre durante a Bienal Internacional do Livro do Ceará.

domingo, agosto 25

Novo Centro

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) inaugura reformas de praças:

<iframe src="https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fprefeitorobertoclaudio%2Fvideos%2F647547302395363%2F&show_text=1&width=560" width="560" height="464" style="border:none;overflow:hidden" scrolling="no" frameborder="0" allowTransparency="true" allow="encrypted-media" allowFullScreen="true"></iframe>

quinta-feira, agosto 22

Ney Matogrosso sábado em Fortaleza



Aos 77 anos Ney não para. O performático cantor chega ao Centro de Eventos do Ceará, com sua nova turnê Bloco na Rua, no próximo dia 24 de agosto com os últimos ingressos disponíveis. 
O show, inédito em Fortaleza, foi sucesso absoluto de crítica e público lotando todas as primeiras apresentações no Rio de Janeiro. Agora a turnê passa pela capital cearense com expectativa de emocionar os fãs e espectadores. 
O repertório da apresentação leva em conta o ineditismo, segundo Ney, não um show de sucessos dele: “Quis abrir mais para o meu repertório. Dessa vez eu misturei coisas que já gravei com repertório de outras pessoas”, pontua Ney.
Estarão presentes no repertório: “Eu quero é botar meu bloco na rua” (Sergio Sampaio), de onde saiu o título da turnê, “A Maçã” (Raul Seixas), “Álcool (Bolero Filosófico)”, da trilha original do filme “Tatuagem” (DJ Dolores) ,“O Beco”, gravada por Ney nos final dos anos 80 (Herbert Vianna/Bi Ribeiro) e “Mulher Barriguda”, do primeiro álbum dos Secos e Molhados, de 1973 (Solano Trindade/João Ricardo), são algumas das músicas escolhidas por Ney.
Duas canções foram pinçadas do compacto duplo Ney Matogrosso e Fagner, lançado em 1975: “Postal do Amor” (Fagner/Fausto Nilo/Ricardo Bezerra) e “Ponta do Lápis” (Clodô/Rodger Rogerio). Outros dois clássicos que Ney nunca havia cantado, “Como 2 e 2” (Caetano Veloso) e “Feira Moderna” (Beto Guedes/Lô Borges/Fernando Brant), também estão no roteiro.
O figurino do show foi criado sob medida pelo estilista Lino Villaventura. Já Luiz Stein assina o cenário, composto por projeções, e Juarez Farinon a luz do espetáculo, com supervisão de Ney.
A banda afiada é a mesma que o acompanhou nos últimos 5 anos, reunindo Sacha Amback (direção musical e teclado), Marcos Suzano e Felipe Roseno (percussão), Dunga (baixo), Mauricio Negão (guitarra), Aquiles Moraes(trompete) e Everson Moraes (trombone).
SERVIÇO
NEY MATOGROSSO SHOW BLOCO NA RUA
Sábado (24), às 20 horas
Centro de Eventos do Ceará
Abertura dos portões: 20h
Showtime: 22h
Pontos de Vendas: Ticket Shop (Shopping Iguatemi e Shopping Rio Mar Kenedy) e www.bilheteriavirtual.com.br

UFC lança portal do egresso

Já é possível acessar as informações e serviços ofertados pelo Portal Egressos, site que reúne conteúdo voltado a ex-alunos da Universidade Federal do Ceará. O portal foi lançado, oficialmente, nessa quarta-feira (21), no endereço egressos.ufc.br, pelas Pró-Reitorias de Graduação e de Pesquisa e Pós-Graduação.
“O portal é um avanço. Mais uma marca que a gente deixa”, afirmou o reitor Henry Campos. Para ele, que se declarou surpreso e emocionado com a qualidade do produto, o empreendimento é uma “evidência do talento e do compromisso dos que fizeram parte do projeto”.
Criado em comemoração dos 100 mil alunos formados pela UFC e dos 50 anos da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), o objetivo do portal é fortalecer o relacionamento entre a UFC e seus ex-alunos e promover a integração e troca de experiências entre os egressos e alunos em formação.
“Nossa história continua após a formatura”, afirmou o Prof. Cláudio Marques, pró-reitor de Graduação. “A intenção é saber quem são os egressos, de que forma avaliam a UFC e como estão suas trajetórias”, explicou.
No Egressos é possível encontrar informações sobre oportunidades de concurso, seleções públicas e formação continuada na UFC, bem como notícias de egressos que têm se destacado na carreira. Estão disponíveis também dados estatísticos sobre o perfil do egresso, além de depoimentos de ex-alunos, link para solicitação e impressão de documentos, como diplomas e certidões, e espaço para cadastro dos interessados em fazer parte da lista de egressos do site.
Com as informações do cadastro, a UFC poderá conhecer os sucessos e dificuldades dos egressos, ganhando subsídios para avaliar seus cursos, suas políticas educacionais e sua missão de formar profissionais de alta qualificação.Até o momento, com base nas respostas concedidas, 71% dos ex-alunos consideram o curso que concluíram como bom, ótimo ou excelente, e 63% indicariam o curso para outras pessoas. Com relação ao corpo docente, 67% indicaram o nível dos professores também como bom, ótimo ou excelente.


Além disso, é de 48% o percentual dos que consideram que a Universidade contribuiu para seu crescimento intelectual e de 58% o de profissionais que conseguiram o primeiro emprego formal ainda na graduação ou até um ano depois do curso finalizado. Mais informações podem ser encontradas no Portal Egressos.

Na data de seu lançamento, o portal contava com cerca de4,5 mil respostas de egressos para embasar suas pesquisas. No entanto, todos os ex-alunos são convidados a se cadastrar, compartilhar experiências e usufruir dos serviços do portal. “Que cada um de nós seja um defensor da continuidade desse projeto”, solicitou o reitor.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331

sábado, agosto 17

Reunião do secretariado

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) faz um balanço de dois dias da Reunião do Secretariado no Teatro São José:

<iframe src="https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fprefeitorobertoclaudio%2Fvideos%2F705491119896188%2F&show_text=1&width=560" width="560" height="483" style="border:none;overflow:hidden" scrolling="no" frameborder="0" allowTransparency="true" allow="encrypted-media" allowFullScreen="true"></iframe>

sexta-feira, agosto 16

AFN no Rock Rio 2019



A Agência Fortaleza de Notícias (AFN) passa a cobrir o Rock Rio 2019 de forma especial. Solicitamos credenciamento e vamos cobrir diretamente do Rio de Janeiro em setembro e outubro:

O Espaço Favela é uma das novas atrações do maior festival de música e entretenimento do mundo. No Rock Rio 2019, não só as vozes das comunidades cariocas que serão amplificadas por meio de apresentações musicais, os talentos da gastronomia também terão a chance de expor seu cardápio para as 700 mil pessoas ao longo dos sete dias do evento. Ao todo, 18 empreendedores de comunidades cariocas foram escolhidos em parceria com o Sebrae e terão seus produtos vendidos nos três bares que compõem o Espaço.
Os representantes selecionados trarão opções criativas para o público do Rock in Rio degustar. No cardápio, itens vindos de diversas comunidades, como os que são produzidos no Sabor Brasileiro da Providência, a chef Regina Tchelly da Babilônia, Barbara dos Santos do Fallet/ Fogueteiro, Frango Chef do Alemão, RG Burguers da Vila Kennedy, João Diamante do Andaraí e muitos outros. As delícias prometem agradar: croquete de abóbora com carne seca, risole de rabada com agrião, bolinhos de feijoada, tapioca, aipim com carne moída, carne com recheio de queijo, dadinho de tapioca, enroladinho de salsinha, acarajé vegano etc. Palha Italiana e brigadeiro gourmet são algumas opções que adoçam o cardápio.
O projeto do Sebrae tem por objetivo apoiar os microempreendedores de alimentação oferecendo formalização, capacitação e consultorias em gestão de negócios. Os escolhidos tiveram a chance de aprender sobre a adequação do produto às exigências do evento, produção em larga escala, posicionamento do mercado e como aumentar a visibilidade do empreendimento. Segundo o Sebrae, a principal meta é fazer com que os empreendedores de comunidades possam acessar um novo mercado, o de venda para outros negócios, ou seja, de B2C para B2B.
O Espaço Favela do Rock in Rio, que terá uma cenografia bem colorida e lúdica, contará com mais de 30 apresentações de música, dança e outras manifestações culturais. Na programação, batalhas de SLAM, rappers que ganharam a internet com suas composições, cantoras e cantores de funk novos e consagrados, bandas de rock, jazz e heavy metal, grupo de samba e a reconhecida “Orquestra Maré do Amanhã”, que já passou pelos principais palcos da cidade. O Espaço também receberá três apresentações diárias do grupo de teatro Nós do Morro, com 40 componentes da companhia.
Sobre os negócios selecionados:
- Sabor da Loura (Providência): Há 20 anos, Rosana Damasceno, nascida e criada dentro da comunidade da Providência, decidiu abrir um negócio voltado para a gastronomia dentro da favela com um cardápio variado, mas que conta com um ingrediente principal tipicamente brasileiro: a abóbora. Rosana, conhecida também como a Rainha da Abóbora, promete fazer história dentro do Bar do Espaço Favela com seu Croquete de Abóbora com Carne Seca, nos dias 5 e 6 de outubro.
- Sabor Brasileiro (Providência): Juciara Brasileiro se surpreendeu ao perceber, há 27 anos, que tinha jeito com os quitutes. Ao abandonar seu emprego regular para se dedicar ao filho, que necessita de cuidados especiais, sua vocação para os salgados se tornou a fonte de renda de sua família. Para a participação no Bar do Espaço Favela, a novidade fica por conta do Risoles de Rabada com Agrião, nos dias 5 e 6 de outubro.
- Potti-Poá (Vila Kennedy): Lucianna sempre foi apaixonada por doces. Começou a produzir e criar para a família e para reuniões entre amigos. Porém, com o objetivo de driblar a crise financeira, decidiu transformar essa paixão em negócio. Assim, em 2016, surgiu a Potti-Poá: uma empresa que tem grande potencial para aumentar seu cardápio e atender o seu público com deliciosas novidades. No Bar do Espaço Favela, Lucianna nos encantará com sua Palha Italiana: uma tentação para os amantes de doces. Essa iguaria estará disponível em todos os dias do evento.
- Frango Chef (Morro do Alemão): Movida por necessidade financeira e um talento nato para a cozinha, Cíntia Machado Alves começou a empreender produzindo quentinhas, caldos e churrasquinho na rua. Com o negócio em crescimento, resolveu concretizar seu sonho de ter um food truck. Adequando-se à suas possibilidades, comprou um micro-ônibus usado de uma igreja e fez toda a reforma e adaptações para transformá-lo em um food truck equipado e autêntico. Tomada por verdadeiro espírito empreendedor, após algumas pesquisas de mercado, Cíntia realizou o sonho de ter seu ponto fixo de vendas, na comunidade onde nasceu. Para a nossa Experiência Gastronômica no Bar Espaço Favela, no Rock in Rio 2019, nos dias 27, 28 e 29 de setembro, Cíntia trará o Bolinho de Feijoada, com recheio de couve mineira, bacon e carne seca, comida que representa bastante as ocupações nas favelas do Rio de Janeiro.
- João Diamante (Andaraí): Baiano de nascimento, mas carioca de coração João Batista morador da Favela do Andaraí é o idealizador e o coordenador do projeto social “Diamantes na Cozinha”. Dentro da CADEG - Mercado Municipal do Rio de Janeiro - João Diamante, como ficou conhecido, criou um espaço chamado “Na Minha Casa”, no qual cria cardápios variados. Um dos carros-chefes, o bolinho de tapioca, será levado para dentro do Bar Espaço Favela nos dias 27, 28, e 29 de setembro.
- RG Burges (Vila Kennedy): Após ser desligado da Marinha Mercante, Guilherme Pisente da Silva montou a RG Burguers, em setembro de 2016. Inspirado por sua família, Guilherme observou que onde mora e nos arredores não existia um negócio de hambúrguer artesanal. Criou a marca RG, fazendo referência ao registro geral, por ter na sua proposta de valor a possibilidade de mais de cinco mil combinações para a montagem de seus sanduíches. Os produtos de qualidade e a originalidade fazem com que a RG seja uma referência em Vila Kennedy e nas imediações da Zona Oeste. A RG conta hoje com três motoqueiros para o "delivery". Está abrindo outra loja na própria favela, e o planejamento é continuar crescendo. Para a participação no Bar Espaço Favela, no Rock in Rio 2019, Guilherme aposta no sabor e na autenticidade do Bolinho de Aipim e Carne Moída que poderá ser apreciado nos dias 5 e 6 de outubro.
- Delícia das Meninas (Vidigal): Fabiana Barbosa é moradora do Morro do Vidigal há 15 anos. Em busca de uma ocupação prazerosa, há dez anos trabalha com confeitaria. “No início era como uma terapia. Hoje, não consigo mais parar. Virou um vício.” A Delícia das Meninas começou com uma loja no Vidigal e, hoje, se adequando às necessidades do momento, trabalha com "delivery" e encomendas. No seu modelo de negócio, os diferenciais que garantem o sucesso da marca são o respeito no atendimento ao cliente e a seleção de ingredientes de qualidade. A Delícia das Meninas leva ao Bar Espaço Favela, no Rock in Rio 2019, duas delícias: seu popular Brigadeiro Gourmet, que estará disponível em todos os dias do evento e a Bolinha de Carne com Queijo, que aguçará o paladar do público nos dias 3 e 4 de outubro.
- Cantinho da Rô (Morro dos Tabajaras): Tudo começou na cozinha de casa, há 17 anos, quando resolveu produzir quentinhas e entregar nos arredores. Hoje, com seu aconchegante espaço chamado de “Cantinho da Rô”, Rosângela serve diariamente comida caseira, e seu negócio é consagrado pela famosa feijoada servida aos sábados. O Cantinho da Rô atende a grandes empresas e residências das redondezas. E foi pensando em levar o clima do seu estabelecimento situado na Favela dos Tabajaras, que Rosângela aposta no seu Bolinho de Arroz com Salsicha que tem como inspiração a sua consagrada feijoada de sábado, para conquistar o público do Rock in Rio, no Bar Espaço Favela, nos dias 05 e 06 de outubro.
- Regado a Sabor (Morro da Babilônia): Em 2017, após concluir a graduação de Engenharia Ambiental pela PUC, Fernanda encontrou no curso Empreendedorismo na Gastronomia, oferecido pelo Sesi em parceria com o Sebrae, sua verdadeira vocação. Convocou sua mãe, Elianor, e juntas passaram por todo o tipo de capacitação prática e teórica sobre como gerir um negócio gastronômico. Os temas variaram entre a segurança alimentar e o planejamento do negócio. No projeto final, onde foi preciso “criar um negócio”, surgiu o Regado a Sabor. “Nossa empresa começou como um negócio imaginário”, brinca a jovem empreendedora. Imaginação a parte, os produtos são muito reais e nos oferecem sabores incríveis com um ingrediente bem nacional: a tapioca. Para alegrar nosso paladar, o Regado a Sabor apresentará no Bar Espaço Favela, no Rock in Rio 2019, o Dadinho de Tapioca. Esse produto será comercializado nos dias 5 e 6 de outubro.
- Vera Meireles (Complexo do Alemão): Aos sete anos de idade a gastronomia já era rotina na vida de Vera, quando trabalhava com sua mãe, cozinheira de mão cheia, na pizzaria da família. Vendo sua mãe produzir, seu talento brotou e filiou-se a uma grande paixão: os bolos e os doces artísticos. Vera começou pequeno, atendendo algumas encomendas, quando precisou deixar o trabalho ao lado de sua mãe para cuidar de sua filha. E hoje, após 27 anos, o Buffet Vera Meireles é sensação nas festas e eventos pelo Rio de Janeiro. Com um clima bem carioca, valorizando a comida dos botecos de favela, Vera deixa os bolos e doces artísticos de lado para nos provocar com seu Bolinho de Queijo, uma explosão de sabores inesquecível. Esse produto estará disponível para consumo nos dias 27, 28 e 29 de setembro.
- Marcio's Lanches (Cidade de Deus): Acumulador? De forma alguma. Um empreendedor nato. Foi juntando garrafas de cerveja vazias que o negócio começou. No fim da década de oitenta, Márcio percebeu que sua mania de juntar cascos o levou acumular quase cem engradados de cerveja. Pediu baixa da carreira militar e abriu seu bar na Cidade de Deus. Com trinta e um anos de existência, o negócio passou por vários momentos. Porém, há muitos anos não vende mais a cerveja. O forte de sua proposta são os lanches: sucos, salgados, sanduíches e refrigerantes. Para apresentar seu negócio a um público tão diferenciado como o do Rock in Rio, o Marcio’s Lanches aposta no seu Açaí, o mais gostoso e badalado da Zona Oeste. Há vinte e cinco anos é o queridinho dos clientes. Esse produto estará à venda nos dias 3 e 4 de outubro. Saúde e energia na Cidade do Rock.
- Mirante da Floresta (Nova Coréia): Rodrigo cresceu em uma família que acreditava que onde existia comida, tinha festa. Seus avós trabalhavam com “cozinha de casamento” e a gastronomia sempre circulou nas veias desse empreendedor. Ao se mudar para um local que lembrava suas paisagens de infância, Rodrigo firmou o propósito de abrir um restaurante que conectasse as pessoas com o ambiente de roça, de interior, de fogão a lenha, de abrir a porta de casa e resgatar o convívio familiar. Com essa energia gostosa, Rodrigo levará ao Bar Espaço Favela, no Rock in Rio 2019, o seu bolinho de arroz, receita da vovó. Essa delícia com bossa de comida caseira será comercializada nos dias 27, 28 e 29 de setembro.
- Favela Orgânica (Morro da Babilônia): “Eu me chamo Regina Tchelly. Sou uma delícia de pessoa. Nasci para causar e não vim ao mundo a passeio”. Assim começou essa entrevista. E não é que ela “causa” mesmo. Seus objetivos e a proposta de valor do seu negócio dão um sacode geral. Essa baiana que reside no Morro da Babilônia há muitos anos tem o objetivo de devolver à terra o que a terra nos dá e aproveitar integralmente os alimentos. A inovação do modelo de negócio do Favela Orgânica está no acompanhamento do ciclo do alimento, onde ele é plantado, colhido e transformado em sua íntegra para o consumo e com o olhar na movimentação da economia local, aproveitando o talento e a mão de obra do entorno. O público poderá apreciar no Bar Espaço Favela do Rock in Rio a Croquete de Coração da Banana, uma iguaria de singular energia. Essa novidade poderá ser conferida nos dias 5 e 6 de outubro.
- Cheirinho de Dendê (Comunidade do Fallet/Fogueteiro): Rosa Perdigão é filha de baiana do acarajé e, não por acaso, é Conselheira de Cultura do Rio de Janeiro. Empreendedora há dez anos, Rosa percebeu a necessidade de propagar essa cultura nas casas de religião de matriz africana. Tendo em vista o desejo de alastrar a cultura desse prato extremamente brasileiro, o Cheirinho de Dendê ostentará no Bar Espaço Favela, no Rock in Rio 2019, o Acarajé Vegano. Com o mesmo jeitinho brasileiro e aquele tempero baiano, esse acarajé tem o objetivo de atender a um público que, geralmente, possui opções restritas de bons alimentos. Isso é o que se chama de criatividade! O Acarajé Vegano comporá a lista de produtos que serão comercializados nos dias 3 e 4 de outubro.
- Caliel (Morro do Salgueiro): Carioca, filho de mineiros da Zona da Mata, desde o início da década de 1990 a família de Marcelo já produzia pão para vender na comunidade. Após vários investimentos, percebendo que empreender na favela seria lucrativo, em 2012 Marcelo deixa seu emprego de oito anos, como auditor de uma grande empresa, para realizar o sonho de sua família e inicia a Padaria Caliel. Seguindo seu histórico familiar, o modelo de negócio vai muito além da produção de pães. Na Caliel, a gastronomia e cultura andam de mãos dadas. São servidas refeições e vários eventos, como saraus de poesias, acontecem por lá. Tudo muito gostoso, num clima aconchegante. Para o Rock in Rio 2019, no Bar Espaço Favela, a experiência escolhida para agraciar o paladar do público com a Empada de Queijo e Ora- pró-nóbis, que estará disponível para venda nos dias 3 e 4 de outubro.
- Digs (Cantagalo - Pavão- Pavãozinho): Certo dia, para agradar a esposa grávida de seis meses do primeiro filho do casal, o corretor de imóveis Rodrigo arriscou assar uma travessa de brownies saudáveis. Assim nasceu a Digs, que além de produzir receitas tradicionais com sabores maravilhosos, aposta nas receitas exclusivas de brownie zero açúcar, zero lactose e zero glúten. O negócio foi crescendo e, hoje, os brownies podem ser encontrados em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro em suas Bikes Brownies e em festas e eventos. O público do Rock in Rio poderá apreciar o Brownie no Pote, no Bar Espaço Favela em todos os dias do evento.
- Maré de Sabores (Maré): Nascida e criada na Maré, formada em gastronomia, Mariana Aleixo teve acesso cedo a espaços renomados. Percebeu que poderia gerar um grande impacto dentro da comunidade auxiliando mulheres que buscam qualificação profissional certificada em gastronomia, para conseguirem ingressar nesse mercado de trabalho. Em parceria com a Rede das Marés, Mariana conseguiu dar o “start” no seu projeto com uma oficina de gastronomia que teve 120 mulheres inscritas. Foi com a formação dessa primeira turma que surgiu o Maré de Sabores, que além de capacitar, dialoga sobre as questões de gênero e sociedade, preparando essas mulheres para refletir e adquirir o senso crítico sobre as fragilidades que encontrarão nessa imersão. O Maré de Sabores nos presenteia com gastronomia, cultura e arte. Saborear qualquer preparo dessas mulheres é experenciar a história e ancestralidade da Maré. No Bar Espaço Favela, no Rock in Rio 2019, poderemos constatar essa explosão de cultura e saberes com o Bolinho de Polenta com Ragu de Linguiça e o Bolinho de Aipim com Carne Assada, nos dias 27, 28 e 29 de setembro.
- Caldo da Nêga (Morro do Fallet/Fogueteiro): Com quinze anos de existência, o Caldo da Nêga surgiu da necessidade de aumentar a sua renda de manicure, após a separação do pai de suas filhas, na ocasião com seis e três anos de idade. Certo dia, passando nas imediações de onde mora, Bárbara percebeu que muitas pessoas ficavam até tarde na rua bebendo, sem ter qualquer opção de alimentação. Foi assim que Bárbara descobriu seu primeiro segmento de clientes e criou o Caldo da Nêga. Os caldos e quitutes da Nêga resgatam a memória afetiva e a valorização da comida de raiz, a verdadeira comida popular brasileira – uma comida simples, com muito amor e perfume. Para o Bar Espaço Favela, no Rock in Rio 2019, Bárbara nos apresentará o seu Bolinho de Baião de Dois, com o sabor do Brasil. Essa delícia será comercializada nos dias 27, 28 e 29 de setembro.
Sobre o Rock in Rio  - O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo. Criado em 1985, nasceu com a missão de transformar as pessoas e o mundo a partir da música. Após 34 anos, o evento é parte relevante da história da música mundial e uma plataforma de comunicação que amplifica discursos e usa o poder de sua marca como força motriz para atingir seu compromisso na construção de um mundo melhor. 
O poder de alcance do Rock In Rio tem números impactantes. O evento já soma 19 edições, 112 dias e 2.038 atrações musicais. Ao longo destes anos, mais de 9,5 milhões de pessoas passaram pelas Cidades do Rock. Em 2017, 143 milhões de pessoas foram alcançadas por conversas espontâneas sobre o Rock in Rio e, somente durante os dias de evento, foram 41,9 milhões de visualizações de vídeos nas redes. Nascido no Rio de Janeiro, o Rock in Rio conquistou não só o Brasil como, também, Portugal, Espanha e Estados Unidos, sempre com a ambição de levar todos os estilos de música aos mais variados públicos. 
Consciente do poder disseminador da marca, o Rock in Rio pauta-se por ser um evento responsável e sustentável. Em 2001, reafirmou seu compromisso de mostrar às pessoas que pequenas atitudes do dia a dia são o caminho para fazer do mundo um lugar melhor para todos. Em 2013, foi reconhecido por seu poder realizador ao receber a certificação da norma ISO 20121 – Eventos Sustentáveis. Gerou 212,5 mil empregos diretos e indiretos em todas edições, mais de R$ 100 milhões investidos em causas e a construção de um legado positivo para as cidades por onde passa - formou 3.200 jovens no ensino fundamental, no Rio de Janeiro; colocou 760 painéis solares em escolas públicas, em Portugal; e montou 14 salas sensoriais em ONGs para atender crianças com deficiências mentais e visuais. Os investimentos são provenientes da venda de ingressos e de ações promovidas junto aos parceiros. 
Em 2016, foi a vez de anunciar o projeto do Rock in Rio Amazonia Live, que já garantiu a restauração de mais de 73 milhões de árvores e acontece em todas as edições do evento até 2019. Além disso, desde 2006, o Rock in Rio se compromete a compensar 100% das emissões de CO2 do evento — com auditoria da Delloite — e investiu num plano de redução de emissões, que incluiu a elaboração de um manual de boas práticas para patrocinadores e fornecedores, o qual vem sendo aperfeiçoado a cada edição e é utilizado até hoje em todos os países onde é realizado.



terça-feira, agosto 13

Revista Controle do TCE Ceará será lançada na Bienal do Livro


O Tribunal de Contas do Estado do Ceará fará o lançamento da 17ª edição da Revista Controle – Doutrina e Artigos, durante a a XIII Bienal Internacional do Livro, nesta segunda-feira (19/8), às 19h30, na Sala “O Descobrimento do Brasil”, no Mezanino 1. Esta será a segunda vez consecutiva que o periódico é lançado na Bienal, que acontece no Centro de Eventos de 16 a 25 de agosto. A Revista é a publicação acadêmica da Corte de Contas, coordenada pelo presidente do Tribunal e editor-chefe, Edilberto Pontes, e por Gleison Mendonça Diniz, editor-adjunto. 
O 17º volume da Revista Controle também marca os dez anos da publicação, que traz 15 artigos no formato técnico e científico, com temáticas referentes às áreas da administração pública, das finanças públicas, do direito administrativo, do direito financeiro e das demais áreas afins. Edilberto Pontes ressalta o “esforço ininterrupto quanto à relevância e qualidade dos artigos”, produzidos por autores dos âmbitos nacional e internacional. Os textos tratam tanto de assuntos regionais, como o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), quanto de exemplos de gestão em outras partes do País, como o ajustamento de gestão e o controle externo no TCE Paraná.
A XIII Bienal do Livro é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura (Secult). Os dez dias do evento contam com diversas atividades, como “atrações literárias e artísticas, palestras, mesas redondas, conferências, oficinas, contações de histórias, lançamentos de livros e outros eventos literários”. O TCE Ceará reforça seu compromisso acadêmico e pedagógico ao participar pela segunda vez seguida do encontro, levando sua principal publicação acadêmica ao conhecimento do público.
Veja os quinze artigos da 17ª edição da Revista Controle:
* O impacto do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) no crescimento dos municípios: uma aplicação de painel dinâmico;
* Análise comparativa do nível de qualidade da governança pública a partir dos recursos da tecnologia da informação e da comunicação (TIC);
* Índice Mineiro de Responsabilidade Social e gasto público: uma análise da eficiência na alocação de recursos públicos nos municípios de Minas Gerais;
* A dependência do Fundo de Participação dos Municípios e a qualidade dos gastos e das políticas públicas: um estudo aplicado aos municípios do estado de Santa Catarina;
* O controle externo e o combate à corrupção na Gestão Pública de Guiné-Bissau;
* Análise do esforço fiscal na arrecadação do IPTU para os municípios do estado do Ceará utilizando modelo de fronteira estocástica;
* Tomada de contas especial e cobrança executiva no âmbito do Tribunal de Contas da União 2013-2017;
* Percepção dos servidores de uma autarquia federal quanto à aderência de seu sistema de controle interno baseado na metodologia COSO;
* A Análise Econômica do Direito no controle externo das políticas públicas: um olhar pela fechadura;
* Os desafios dos tribunais de contas na fiscalização dos regimes próprios de previdência social à luz dos 30 anos da constituição federal;
* Panorama das atividades de monitoramento e avaliação de políticas públicas pelo estado do Ceará;
* A política cearense de incentivo às organizações sociais e a análise do controle sobre os resultados apresentados nos últimos dez anos;
* O termo de ajustamento de gestão e o controle externo: a novel experiência no âmbito do tribunal de contas do estado do Paraná;
* Controle judicial das decisões exaradas pelos Tribunais de Contas;
* Condutas administrativas de controle para prevenção dos crimes cometidos no âmbito da Operação Carro-Pipa. 

segunda-feira, agosto 12

BNB nota máxima



O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) foi certificado com nota máxima no mais novo ciclo de avaliação do índice de governança IG-SEST, monitorado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais. A certificação foi divulgada pelo Ministério da Economia.
O presidente do BNB, Romildo Carneiro Rolim, recebeu a certificação e destacou que ela reflete o nível de comprometimento institucional do Banco do Nordeste. “Trabalhamos com foco na eficiência, na eficácia e na conformidade, o que impacta diretamente na promoção do bem-estar das famílias e na competitividade das empresas”.
O Banco do Nordeste obteve nota 10,0 nas três dimensões avaliadas: Gestão, Controle e Auditoria; Transparência das Informações; e Conselhos, Comitês e Diretorias. O IG-SEST avalia o cumprimento de requisitos que buscam implementar as melhores práticas de mercado e o maior nível de excelência em governança corporativa nas empresas estatais, e em sete subsidiárias.
O BNB também atingiu o primeiro nível de enquadramento nos três ciclos anteriores de avaliação. A metodologia do IG-SEST considerou 49 pontos, relacionados às melhores práticas de governança corporativa, e direcionados para a avaliação do funcionamento da estrutura de governança das empresas.

domingo, agosto 11

Operação Tapa Buraco

A Prefeitura de Fortaleza continua executando os serviços de recuperação da malha asfáltica e de infraestrutura viária em todas as Regionais, nesta sexta-feira (9). Ao todo, 55 intervenções ocorrem na Cidade, entre elas, novos calçamentos, drenagens, fresagens e construção de calçadas.
As operações de tapa-buraco acontecem em seis Regionais (I,II, III, IV, V e VI), nos bairros Barra do Ceará, Vila Velha, Dionísio Torres, Joaquim Távora, São João do Tauape, Antônio Bezerra, Autran Nunes, Parquelândia, Henrique Jorge, Jardim América, Itaperi, Montese, Vila União, Conjunto Ceará, São Cristóvão e Parque Manibura.
As ruas Liberato Barroso e General Sampaio recebem reforma dos calçadões, promovendo melhorias na mobilidade de transeuntes, que também ganham faixas elevadas na Rua General Bezerril e na Travessa Crato, todas na Regional Centro.
Av. Barão de Studart, no bairro Aldeota, após fresagem

Já as avenidas Barão de Studart, na Aldeota, e Perimetral, no Mondubim, passam por processo de fresagem para receberem recapeamento asfáltico. Também está sendo realizada a reforma de pedra tosca em 11 vias, como a Rua Walter Pompeu (Regional I), Av. Clóvis Arraes Maia (Regional II), ruas Monte Líbano e Paraíso (Regional V) e Av. Norte Sul (Regional VI).
As atividades estão sob coordenação da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) com apoio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). E para dar celeridade aos trabalhos, as equipes receberam reforço e 30 grupos trabalham de forma contínua para reparar os danos causados pela extensa e forte quadra chuvosa que este ano durou até o início de julho. Outras 20 equipes atuam em serviços complementares de conservação.
De acordo com a SCSP, a Prefeitura já reparou uma área equivalente a 322.124,15 m² em mais de 370 vias, apenas no primeiro semestre de 2019. Desse total, 244.331,99 m² foram recuperados com asfalto e 77.792,16 m² com pedra tosca ou paralelepípedo. Em termos comparativos, é possível apontar que, durante esse período, foi recuperada em Fortaleza uma área equivalente à extensão de 53 quilômetros de uma rodovia com 6 metros de largura. Além da requalificação das vias, estão sendo realizados serviços de microdrenagem, tendo sido implantados cerca de 1.393,90 metros de calhas de concreto.
Solicitação de serviços
A recuperação de vias pode ser solicitada pela população por meio do número 156. Além disso, as sete Regionais podem ser acionadas por meio da sua Ouvidoria e intermediar a demanda junto ao órgão responsável pela resolutividade.
Ouvidorias
Regional Centro: 3226-5059
Regional 1: 3433-6875
Regional 2: 3241-4802
Regional 3: 3433-2519
Regional 4: 3433-2862
Regional 5: 3433-2929
Regional 6: 3488-3124

quinta-feira, agosto 8

UCI Cinemas traz de volta os valores promocionais às segundas


Imagina abrir a semana no cinema... E, melhor ainda, com entradas a preços exclusivos! Já está ansioso? Uma das promoções mais queridas pelo público da UCI, a “Segunda Mania”, está de volta! Na rede, a ação invadiu as salas desde segunda-feira (5), em complexos espalhados pelo país.
Os fãs poderão adquirir ingressos com valores reduzidos em exibições nas salas convencionais, para filmes 2D e 3D, e para cadeiras SuperSeats. Localizadas nos melhores ângulos de visibilidade e som, as poltronas são mais largas, têm encostos reclináveis e possuem braços individuais e love seat - quando é possível levantá-los. Alguns cinemas ainda oferecem o desconto para quem quiser curtir as exibições com toda tecnologia das salas especiais IMAX® e XPLUS®. 
Já quer aproveitar a novidade? Então, corra para assistir “O Rei Leão”, “Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw”, “Meu Amigo Enzo”, “Turma da Mônica: Laços”, “Homem-Aranha: Longe de Casa”, “Simonal”, “As Trapaceiras” e muito mais.
E, se você é cliente Itaú (cartões de crédito Itaucard, cartões de débito Itaú, cartões Itaú Personnalité e cartões Itaú Uniclass), tem mais promoção: 50% de desconto em qualquer filme ou dia da semana! 
Para garantir ingressos, é só acessar www.ucicinemas.com.br ou canais Ingresso.com, além das máquinas de autoatendimento disponíveis no hall dos complexos.

domingo, agosto 4

Definidas datas dos novos mutirões de perícias médicas em processos cíveis e de família



O novo ciclo de mutirões de perícias médicas da Comarca de Fortaleza ocorrerá de agosto a novembro deste ano, nas instalações do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), da Universidade Federal do Ceará (UFC). O cronograma foi definido, nessa quinta-feira (1º), durante reunião no Fórum Clóvis Beviláquia.
Nos dias 21 e 26 de agosto, 9 e 30 de setembro e 7 e 23 de outubro, serão realizados os exames de processos de curatela (área de Família). Nas datas de 2, 16 e 21 de outubro e 4, 6 e 20 de novembro, haverá as perícias de ações previdenciárias (Cível).
Participaram do encontro para definir as datas o juiz Antônio Cristiano de Carvalho Magalhães, coordenador das Varas Cíveis da Capital; a médica e professora Elisabete Moraes, coordenadora do Centro de Pesquisa do NPDM; o diretor executivo da Área Judiciária da Comarca de Fortaleza, Luiz Eliésio Silva Junior; e a servidora Renata Freire, integrante da Comissão de Acompanhamento das Perícias Médicas.O terceiro ciclo de mutirões dá continuidade à iniciativa do Tribunal de Justiça do Ceará, que por meio de termo de cooperação com a UFC, assinado em agosto de 2018, concentra esforços para dar maior celeridade à conclusão dos processos. Ainda no ano passado e no começo de 2019, ocorreram duas mobilizações para exames no NPDM.
SERVIÇO
3º Ciclo de Mutirões de Perícias Médicas | Cooperação TJCE – UFC
Datas: 21 e 26 de agosto, 9 e 30 de setembro e 7 e 23 de outubro para processos de curatela (área de Família); 2, 16 e 21 de outubro e 4, 6 e 20 de novembro para ações previdenciárias (área Cível)
Horário: 8 às 17 horas.
Local: Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (Rua Coronel Nunes de Melo, 1000, bairro Rodolfo Teófilo).

sábado, agosto 3

Ceará 2x1 Fortaleza

O Ceará ganhou o Clássico Rei do Fortaleza pela 13ª rodada do Brasileirão 2019 Série A por 2 a 1. Os gols foram marcados no primeiro tempo. Pelo alvinegro fizeram Thiago Galhardo, aos 14; e Felippe Cardoso, aos 17 minutos. Descontou Juninho, de pênalti, aos 45 minutos.

Ceará: Diogo Silva; Samuel Xavier, Valdo, Luiz Otávio e João Lucas; Fabinho, Ricardinho, Thiago Galhardo (Pedro Ken) e Lima (Fernando Sobral); Leandro Carvalho (Wescley) e Felippe Cardoso - Treinador: Enderson Moreira. Cartão amarelo: Samuel Xavier e Wescley.
Fortaleza: Felipe Alves; Tinga, Juan Quintero, Róger Carvalho e Carlinhos; Felipe, Juninho e Romarinho (Edinho); André Luís (Kieza), Wellington Paulista e Osvaldo (Mariano Vazquez) - Treinador: Rogério Ceni. Cartão amarelo: Carlinhos. Cartão vermelho: Carlinhos.
Renda de R$ 771.121,00 para 38.421 pessoas, sendo 37.313 pagantes e 1.108 não pagantes.
13ª RODADA
Ceará 2x1 Fortaleza.
Fluminense 2x1 Internacional.
Santos x Goiás.
Avaí x Botafogo.
Bahia x Flamengo.
Atlético Mineiro x Cruzeiro.
Corinthians x Palmeiras.
Vasco x CSA.
Grêmio x Chapecoense.
Athletico Paranaense x São Paulo.
CLASSIFICAÇÃO
Santos - 29 pontos.
Palmeiras - 27.
Flamengo - 24.
Atlético Mineiro - 21.
São Paulo - 21.
Internacional - 20.
Athlético Paranaense - 19.
Corinthians - 19.
Ceará - 17
Goiás - 17.
Botafogo - 16.
Grêmio - 16.
Bahia - 16.
Fortaleza - 14.
Vasco - 15.
Fluminense - 12.
Cruzeiro - 10.
Chapecoense - 9.
CSA - 7.
Avaí - 5 pontos.

sexta-feira, agosto 2

Ciclofaixa de Lazer 241


A Prefeitura de Fortaleza realiza, neste domingo (4), de 7 às 13 horas, a 241ª edição da Ciclofaixa de Lazer, com rotas especiais em direção à Praça Luiza Távora, na Avenida Santos Dumont, no bairro Aldeota. As Rotas Leste, Oeste e Sul terão o início dos trajetos nos tradicionais pontos de apoio, que ficam no Anfiteatro do Parque do Cocó, Praça Jonas de Freitas e Praça Nossa Senhora Aparecida, respectivamente nos bairros Cocó, São Gerardo e Montese.
A Ciclofaixa de Lazer conta com apoio e suporte aos participantes da Guarda Municipal, da Autarquia de Trânsito e Cidadania (AMC) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). No ponto de apoio do Cocó, os aluguéis de bicicletas estarão disponíveis para quem desejar participar do evento, que além de incentivar o esporte e cultura, passa por importantes vias históricas da capital.
Idealizada em dezembro de 2014 pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações de Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), a Ciclofaixa de Lazer consolida-se como uma importante opção de lazer, esporte e cultura aos domingos da capital e incentiva o hábito saudável da prática esportiva. O evento conta com a participação de cerca de 4 mil pessoas por edição.
Rota Leste - A Rota Leste sairá do início da ciclovia da Avenida Washington Soares em direção à Praça Luíza Távora, passando pelo Ponto de Apoio do Anfiteatro do Parque do Cocó. O percurso seguirá pela Av. Sebastião de Abreu, Av. Padre Antônio Tomás, Av. Senador Virgílio Távora, Av. Dom Luís, Rua Barbosa de Freitas e Av. Santos Dumont, concluindo na Praça Luíza Távora.
Rota Oeste - A Rota Oeste vai ligar a Praça Jonas Freitas, conhecida como Praça dos Animais ou Praça do North Shopping, no bairro São Gerardo (Regional I), à Praça Luíza Távora. O circuito passará pelas ruas Braz de Francesco, seguindo pela Avenida Bezerra de Menezes, depois pela Rua Justiniano de Serpa, em seguida para as avenidas Domingos Olímpio, Antônio Sales, Rua Carlos Vasconcelos, seguindo para a Praça Luíza Távora, no cruzamento com a Av. Santos Dumont.
Rota Sul - A Rota Sul vai ligar a Praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Montese (Regional IV), à Praça Luíza Távora. O percurso partirá da Avenida Professor Gomes de Matos, seguindo pela Rua Jorge Dummar, depois pela Av. Eduardo Girão e Av. dos Expedicionários, seguindo agora pela Rua Barão do Rio Branco, indo em direção às avenidas Domingos Olímpio, Antônio Sales, seguindo pela Rua Carlos Vasconcelos, chegando à Praça Luíza Távora, no cruzamento com a Avenida Santos Dumont.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...