Comidas juninas

Junho chegou e com ele uma das maiores épocas festivas do ano: as tradicionais festas juninas. Neste período, além dos forrós e arrasta-pés, a culinária é um ponto alto na tradição. Muitos pratos típicos são feitos à base de milho. Canjica, pamonha e mungunzá são apenas algumas das opções.
Além do sabor característico do vegetal, os apaixonados pela temporada de festas juninas também podem se beneficiar com o alimento. Rico em fibras e outros nutrientes, o milho possui vitamina A e as do complexo B. De acordo com a nutricionista do Hapvida, Tanara Ferreira, as fibras podem auxiliar no controle da glicemia e redução do colesterol, oferecer saciedade e melhorar o trânsito intestinal, as vitaminas do complexo B além de outras funções proporcionam melhor função neurológica, e a vitamina A a renovação celular e ação antioxidante.
Outro ingrediente comum nas receitas à base de milho é a canela. Além do sabor e aroma característico, “ela possui propriedades antiinflamatória e antifúngica, antioxidante, melhora a ação da insulina, controlando e prevenindo o diabetes, aumenta a vasodilatação, diminuindo a pressão arterial, controla a compulsão por doces, diminui a sensação de cansaço (fadiga) e tem ação termogenica, favorecendo o emagrecimento”, afirma a Tanara Ferreira.

Receitas na versão saudável

De acordo com Tanara Ferreira, os valores calóricos podem variar dependendo dos ingredientes utilizados. A nutricionista sugere versões saudáveis dos pratos mais consumidos no período junino:



Canjica light

Ingredientes:

250 g de milho para canjica

3/4 xícara (chá) de leite em pó desnatado

2 xícaras (chá) de leite líquido desnatado

1/2 xícara (chá) de adoçante para forno e fogão

1/2 vidro de leite de coco light

2 canelas em pau

2 cravos-da-índia

1/2 colher (sopa) de margarina light



Modo de preparo:

Numa tigela, coloque os grãos da canjica e cubra com bastante água. Deixe de molho por no mínimo 12 horas.

Escorra a água da canjica e transfira para uma panela de pressão. Cubra com bastante água, feche a panela e leve ao fogo alto para cozinhar.

Quando a panela começar a apitar, abaixe o fogo e conte cerca de 30 minutos.

Depois, desligue o fogo e deixe a panela esfriar até que saia toda a pressão. Com cuidado, abra a panela e verifique se a canjica está macia. Se estiver, retire-a da panela e escorra a água.

Numa outra panela, junte o leite desnatado, o leite em pó, o adoçante e o leite de coco e misture bem. Acrescente os grãos de canjica cozidos e mexa. Em seguida, adicione a margarina e leve a panela ao fogo médio por cerca de 10 minutos, mexendo sempre.

Retire do fogo e transfira a canjica para uma tigela. Sirva quente ou fria. Se preferir servir gelada, leve a canjica à geladeira por cerca de 2 horas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto