Junho chegou e com ele uma das maiores épocas festivas do ano: as tradicionais festas juninas. Neste período, além dos forrós e arrasta-pés, a culinária é um ponto alto na tradição. Muitos pratos típicos são feitos à base de milho. Canjica, pamonha e mungunzá são apenas algumas das opções.
Além do sabor característico do vegetal, os apaixonados pela temporada de festas juninas também podem se beneficiar com o alimento. Rico em fibras e outros nutrientes, o milho possui vitamina A e as do complexo B. De acordo com a nutricionista do Hapvida, Tanara Ferreira, as fibras podem auxiliar no controle da glicemia e redução do colesterol, oferecer saciedade e melhorar o trânsito intestinal, as vitaminas do complexo B além de outras funções proporcionam melhor função neurológica, e a vitamina A a renovação celular e ação antioxidante.
Outro ingrediente comum nas receitas à base de milho é a canela. Além do sabor e aroma característico, “ela possui propriedades antiinflamatória e antifúngica, antioxidante, melhora a ação da insulina, controlando e prevenindo o diabetes, aumenta a vasodilatação, diminuindo a pressão arterial, controla a compulsão por doces, diminui a sensação de cansaço (fadiga) e tem ação termogenica, favorecendo o emagrecimento”, afirma a Tanara Ferreira.
Receitas na versão saudável
De acordo com Tanara Ferreira, os valores calóricos podem variar dependendo dos ingredientes utilizados. A nutricionista sugere versões saudáveis dos pratos mais consumidos no período junino:
Canjica light
Ingredientes:
250 g de milho para canjica
3/4 xícara (chá) de leite em pó desnatado
2 xícaras (chá) de leite líquido desnatado
1/2 xícara (chá) de adoçante para forno e fogão
1/2 vidro de leite de coco light
2 canelas em pau
2 cravos-da-índia
1/2 colher (sopa) de margarina light
Modo de preparo:
Numa tigela, coloque os grãos da canjica e cubra com bastante água. Deixe de molho por no mínimo 12 horas.
Escorra a água da canjica e transfira para uma panela de pressão. Cubra com bastante água, feche a panela e leve ao fogo alto para cozinhar.
Quando a panela começar a apitar, abaixe o fogo e conte cerca de 30 minutos.
Depois, desligue o fogo e deixe a panela esfriar até que saia toda a pressão. Com cuidado, abra a panela e verifique se a canjica está macia. Se estiver, retire-a da panela e escorra a água.
Numa outra panela, junte o leite desnatado, o leite em pó, o adoçante e o leite de coco e misture bem. Acrescente os grãos de canjica cozidos e mexa. Em seguida, adicione a margarina e leve a panela ao fogo médio por cerca de 10 minutos, mexendo sempre.
Retire do fogo e transfira a canjica para uma tigela. Sirva quente ou fria. Se preferir servir gelada, leve a canjica à geladeira por cerca de 2 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.