Felicidade é coisa de filósofo. No Dia Internacional da Felicidade, Nova Acrópole indica produções sobre a temática e disponibiliza gratuitamente conteúdos sobre o tema em sua plataforma de streaming.
Em todos os rincões do Mundo e em todas as eras da História, o Ser Humano procura a felicidade e parece, que quanto mais busca, menos vivencia este sentimento. Por quê? Será possível senti-la em que qualquer circunstância? A Felicidade é natural ou podemos desenvolve-la?
Nesta quinta-feira (20/3) é Dia Internacional da Felicidade, data instituída pelas Nações Unidas, Nova Acrópole, Escola de Filosofia, que promove Cultura e pratica voluntariado, indica trilhas de diálogos e produções artísticas sobre o assunto.
Professora Lúcia Helena Galvão, filósofa e professora voluntária da Nova Acrópole, afirma que felicidade acontece quando o ser humano não vive apenas por uma mera sobrevivência prazerosa, mas por um propósito maior que ele mesmo, sendo fator de soma para outros seres. Comentando o filme Dias Perfeitos, de Wim Wenders (2024), por exemplo, ela traz dicas práticas de Como Viver Um dia Feliz (youtube.com/watch?v=UbZJqwYrGcY).
Já a professora Kelly Aguiar fala sobre dois autores de diferentes períodos para aprofundar sobre o tema. Na palestra Sêneca e sua vida feliz e simples (acropole.org.br/artigos/filosofia/seneca-a-vida-simples-e-feliz), filósofo, que viveu entre 4. a.C e 65 d.C, ela traz a reflexão que são mais felizes aqueles que fazem bom uso do tempo que lhes foi dado. “Tempo é vida”, diz. Outra obra comentada é “Felicidade: a prática do bem-estar” baseada no livro do monge budista contemporâneo Matthieu Ricard. Na apresentação intitulada “Sukha: Felicidade genuína e duradoura” (youtube.com/watch?v=zUmv3UnfsZ4) , Kelly sintetiza, que Felicidade é um estado criativo, que pede coragem para sair de emoções aflitivas, estar com a mente lúcida e em estado de presença e bondade.
Ciência e Arte na trilha da Felicidade-Para celebrar o Dia Internacional da Felicidade, todos os conteúdos sobre o tema na plataforma de streaming AcropolePlay estarão gratuitamente abertos até o final do mês de março. O documentário Além da alegria: o que é Felicidade? (acropoleplay.com/app/na-trilha-da-felicidade/alem-da-alegria-o-que-e-felicidade) , por exemplo, traz desde o impacto da 9º Sinfonia de Beethoven inspirado na poesia Ode à Alegria de Friedrich Schiller narradas pelo professor de apreciação artística Leandro Aguiar, até dados de pesquisas científicas comentadas pelo médico e filósofo Luiz Fernando Vieira explicando a conexão da busca da Unidade com a Felicidade e o sentido de vida e os efeitos de três aspectos dos sentimentos: Alegria, Felicidade e Glória.
Na Série Arte para o Dia a Dia, a expressão sobre a Felicidade está nas peças declamadas A Arte de ser Feliz (acropoleplay.com/app/na-trilha-da-felicidade/a-arte-de-ser-feliz), de Cecília Meirelles, Saber Viver, de Cora Coralina, Alegra-te (acropoleplay.com/app/na-trilha-da-felicidade/alegra-te), de Amado Nervo e O Maior Prêmio, de Gerson Miranda.
E no primeiro capítulo da série sobre o Estoicismo (acropoleplay.com/app/na-trilha-da-felicidade/estoicismo-e-a-busca-da-felicidade), o professor José Henrique Fonseca explica sobre a linha de pensamento, que ensina a buscar a paz e encontrar a Felicidade praticando a autarquia, a responsabilidade e a liberdade de não depender de nada e nem de ninguém para ser feliz.
- Aquele que busca generosamente proporcionar Felicidade aos demais, cria-a para si mesmo. O estado mais alto da Felicidade é aquele onde a consciência é universal, livre como o vento”, escreveu o filósofo indiano Sri Ram.
Esta trilha de produções sobre a Felicidade pode ser acessada na plataforma de streaming AcropolePlay gratuitamente nesta temporada pelo acropoleplay.com/app/na-trilha-da-felicidade.
Felicidade para Todos-Outra dica da semana é a Conferência Internacional Felicidade para Todos 2025 (felicidadeparatodos.com.br) que acontece no sábado (22/3/2025), das 9 às 17 horas, em Brasília e está com inscrições abertas gratuitas também para quem não reside na Capital Federal. Estão confirmadas as presenças de duas professoras de Filosofia para Viver da Nova Acrópole.
Lúcia Helena Galvão trará os ensinamentos de grandes filósofos, como um chamado à ação para aqueles que desejam viver de forma mais consciente e alinhada ao que realmente importa. 'Felicidade, o que pensam os filósofos?' será o tema de sua abordagem . Ela explica a banalização da palavra Felicidade nos últimos tempos e resgata sua origem como a ideia presente em várias tradições de “mais dar do que receber”.
'É possível ser feliz agora' é o título da apresentação da também professora voluntária de Filosofia da Nova Acrópole, Isabela Galvão. Ela esteve em 2024 no Butão para conhecer melhor sobre o país da Felicidade Interna Bruta (FIB) e compartilha reflexões para aqueles, que estão esperando "o momento certo" para ser feliz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.