Sindjorce

17 de novembro de 2015

CAMPANHA SALARIAL

Proposta do MPT pode levar jornais e jornalistas a um acordo

Uma proposta apresentada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) pode finalmente levar jornalistas e donos de jornais do Ceará a um acordo salarial. Apresentada pelo procurador regional do Trabalho Gérson Marques, a proposta consiste na aceitação, pelos trabalhadores, de um ganho real de 1,5% no piso e 1% nos salários acima do piso, retroativo a 1º de setembro de 2014, e na garantia, por parte dos patrões, de um reajuste linear de 2% acima da inflação, retroativo a 1º de setembro de 2015.

Caso seja aceita pelas direções dos jornais Diário do Nordeste, O Povo e O Estado, a proposta de acordo, apresentada no último dia 5, encerra, ao mesmo tempo, duas campanhas salariais dos jornalistas empregados em veículos de comunicação impressos – que se arrastam há mais de um ano e dois meses de negociações -, e ainda sinaliza positivamente para a conclusão da campanha salarial dos profissionais de rádio e TV, que também aguardam reajuste salarial desde 1º de janeiro de 2015, data-base do segmento de mídia eletrônica.

Consenso agora só depende das empresas

“Diante dos lucros obtidos pelos jornais no ano de 2014, os jornalistas reivindicavam 5% acima da inflação do período. Mas diante da razoabilidade da proposta do procurador, a comissão de negociação dos trabalhadores estaria disposta, em nome de um acordo, a defender na base um ganho real menor. Portanto, a resolução do impasse está agora nas mãos das empresas”, avalia a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), Samira de Castro.

Coordenador do Departamento de Pessoal do maior jornal do Estado, Girlano Gadelha afirmou que o Diário do Nordeste e os demais jornais precisavam fazer o levantamento do impacto financeiro da proposta do procurador Gérson Marques. Diante do argumento, o procurador regional do Trabalho concedeu o prazo de uma semana para as empresas fazerem os cálculos.

Patrões se posicionam nesta terça-feira (17)

A novela em que se transformou a Campanha Salarial 2014/2015 tem data e hora para acabar. O último capítulo está agendado para esta terça-feira, dia 17, às 14 horas, quando representantes dos jornais e dos jornalistas voltam a se reunir para que as empresas se posicionem sobre a proposta de acordo do MPT.

“Acreditamos que o bom senso prevalecerá, que os jornais reconhecerão a boa vontade dos jornalistas e do MPT para superarmos juntos um impasse sem precedentes. Tudo que estava ao nosso alcance foi feito. Esperamos agora que as empresas também façam a parte delas e que os profissionais possam, finalmente, passar um Natal tranquilo”, finaliza a presidente do Sindjorce, Samira de Castro.

SINDICATO CONVOCA

Associados discutem proposta orçamentária para 2016 no sábado (21)

SINDJORCE PARTICIPA

Defensoria Pública debate apresentação de presos à mídia televisiva e possíveis violações dos direitos humanos

O Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC) da Defensoria Pública do Ceará promove na próxima terça, 17, a partir das 9h, audiência pública para tratar sobre “Apresentação de presos à mídia televisiva, no sentido de discutir e coibir possíveis violações dos direitos humanos”. O encontro será realizado no auditório Jesus Xavier de Brito (Avenida Pinto Bandeira, 1111 – bairro Luciano Cavalcante).

Na oportunidade, estarão presentes representantes do Governo do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Comitê de Combate à Tortura, Observatório de Violência Contra a Mulher, Associação de Parentes e Amigos Vítimas de Violência, Instituto Maria da Penha, Rede Nacional de Advogados, Pastoral Carcerária, Sindicato dos Jornalistas e Universidades, além de estudantes e profissionais de Jornalismo.

Serviço:
Audiência Pública para debater a apresentação de presos na mídia televisiva e possível violação dos Direitos Humanos

Dia: 17/11/15
Horário: a partir das 9h
Local: Auditório Jesus Xavier de Brito – Defensoria Pública do Ceará (Avenida Pinto Bandeira, 1111, Luciano Cavalcante).
Inscrições: ndhac@defensoria.ce.gov.br ou pelo telefone (85) 3278-7390

OPORTUNIDADE DE CAPACITAÇÃO

Ainda restam vagas para Oficina sobre Mídias Sociais em assessorias públicas 

Ainda dá tempo para se inscrever na oficina “O uso e o alcance de mídias e redes sociais nas assessorias de imprensa de órgãos públicos”, a ser ministrada em Fortaleza pela diretora de Comunicação Digital da Link Propaganda, jornalista Malu Oliveira. A oficina no dia 28 de novembro, de 9 às 17 horas, no Centro Universitário Estácio/FIC (Unidade Via Corpvs).

As inscrições são limitadas a 50 participantes e serão gratuitas para jornalistas associados em dia, sindicalizados desempregados e sócios aposentados. Para profissionais não sindicalizados a taxa é de R$ 50,00 e para estudantes de Jornalismo R$ 25,00. Os inscritos receberão certificado de participação (seis horas/aula).

Malu Oliveira ministrará a oficina em dois blocos, sendo o primeiro teórico, de 9 às 12 horas, e o segundo prático, de 14 às 17 horas. Pela manhã, as aulas ocorrem na sala sala E 304 e à tarde no laboratório E 101, momento em que os participantes terão acesso a computadores para exercitar o que aprenderam no bloco teórico.

A oficina é resultado de uma parceria do 
 Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Ceará (Sindjorce) com a coordenação do Curso de Jornalismo da Estácio/FIC, que possibilitará aos jornalistas e futuros profissionais a oportunidade ímpar de exercitarem na prática o que aprenderão na teoria.
Saiba Mais:
Acesse a ficha de inscrição:

PAUTA NACIONAL

Sindjorce participa de Oficina de Negociação Salarial da FENAJ/FIJ

O Sindicato dos Jornalistas profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) participou da Oficina de Negociação Salarial promovida pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), em parceria com o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP), com apoio da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ). A “Oficina Regional de Negociação Salarial”, realizada na capital paulista, nos dias 6 e 7 de novembro, teve a participação de 24 representantes dos Sindicatos de Jornalistas brasileiros. O objetivo é uma melhor preparação para as campanhas salariais da categoria em 2016.
O Sindjorce foi representado pela presidente, Samira de Castro, que também é 2ª tesoureira da FENAJ, e pela diretora de Administração e Finanças, Déborah Lima, que integra o Departamento de Mobilização da Federação.
A programação do seminário iniciou na sexta-feira (6/11) com a palestra “Análise da conjuntura econômica e política do Brasil”, ministrada pelo economista Márcio Pochmann. Já o desembargador Davi Furtado Meirelles, do TRT – 2ª Região, falou sobre os aspectos jurídicos da negociação coletiva.
No sábado (7/11), pela manhã, Camila Ikuta, do Departamento Intersindical de Estudos Econômicos e Sociais (Dieese) de São Paulo, apresentou o panorama das negociações coletivas no Brasil. Em seguida, Carlos de Souza, secretário-geral da Confederação nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), falou sobre a experiência dos bancários em negociações nacionais.
Na tarde do sábado, a presidente do Sindjorce apresentou um estudo elaborado pelo Sindicato do Ceará, com o apoio do Dieese, de comparação das convenções e acordos coletivo de trabalho dos jornalistas brasileiros. Os representantes dos sindicatos traçaram um panorama das negociações dos jornalistas e dos principais problemas enfrentados pela categoria e avanços conquistados nas negociações coletivas nos últimos anos. O objetivo foi iniciar as discussões de uma pauta-padrão para os jornalistas brasileiros, sob coordenação da FENAJ.
Acompanhe o Sindjorce nas mídias sociais digitais
Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Website
Website
YouTube
YouTube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto