Pular para o conteúdo principal

Ferreira Gullar eleito na ABL



Gullar_2010_foto de Cristina Lacerda_ web.jpgO escritor maranhense Ferreira Gullar, de 84 anos, foi eleito hoje o novo imortal da Academia Brasileira de Letras. Gullar ocupará a partir de agora a cadeira de número 37, que já pertenceu a Ivan Junqueira, João Cabral de Melo Neto, Assis Chateaubriand e Getúlio Vargas. A cerimônia de posse acontecerá em 2015.

Poeta, tradutor, dramaturgo, ensaísta e crítico de arte, Gullar tem toda a sua obra poética editada pela José Olympio, que recentemente relançou seus títulos com novíssimo projeto gráfico. Entre os livros estão A luta corporal (1954), que influenciou toda uma geração; Poema Sujo (1976), considerado um marco da literatura brasileira e traduzido para diversas línguas; e Em alguma parte alguma (2010), que em 2011 ganhou o Prêmio Jabuti.

José Ribamar Ferreira, conhecido como Ferreira Gullar,nasceu em São Luís do Maranhão, em 1930. Em 1951, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou em jornais e revistas. Em 1954, publicou A luta corporal. No início dos anos 1960, passou a escrever poesia de participação social. Por motivos políticos, morou fora do país de 1971 a 1977.

Vários de seus livros já receberam os mais importantes prêmios de literatura, inclusive seus poemas para crianças. Gullar destacou-se também como crítico de arte e roteirista de televisão. Sua poesia é lírica, participativa, de profunda preocupação com o ser humano. Em 2010, o autor foi agraciado com o Prêmio Camões, a mais importante premiação literária da língua portuguesa.

(Foto de Cristina Lacerda)


“Gullar é o último grande poeta brasileiro”.
Vinícius de Moraes.

“Ferreira Gullar se dispôs a transgredir as fronteiras do sistema da língua porque nelas não cabiam a fúria e a intensidade daquilo que se dispôs a expressar”.
Ivan Junqueira.

“Gullar é o nosso único poeta maior dos tempos de hoje”.
 Sérgio Buarque de Holanda.


_____________________________________________________________________________
Departamento de Imprensa Grupo Editorial Record / Tel: (21) 2585-2047 www.record.com.br
Atendimento: Andressa Camargo – andressa.camargo@record.com.br
Gerente de Imprensa: Claudia Lamego – claudia.lamego@record.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...