Fala Toinha Rocha


Toinha repudia preconceito com público LGBT e pede combate à homofobia
Silmara Cavalcante15 junho, 2016

Vereadora representa a Rede na Câmara Municipal – Foto: Genilson de Lima

Fazendo o uso do tempo da liderança partidária, na manhã desta quarta-feira, 15, a vereadora Toinha Rocha (Rede) manifestou solidariedade às vitimas do “massacre de Orlando” que matou 49 pessoas e feriu 53, e fez uma reflexão de como o respeito à diversidade deve ser construído desde o âmbito familiar até os demais espaços e ambientes públicos.

Toinha alertou que é preciso haver um profundo debate na sociedade sobre tolerância e, sobretudo, combate à homofobia. Para ela, está comprovado que intolerância mata, tira vidas e sonhos. “O gatilho da homofobia é disparado todos os dias, não apenas por meio de fuzis e pistolas, mas também através de palavras e pequenas atitudes cotidianas. As palavras têm um poder incrível e quando elas são usadas para humilhar ou diminuir a dignidade de alguém somente por causa de sua orientação sexual, está se reforçando a cultura do ódio; no mesmo sentido, quando o poder público impede que as escolas ensinem aos alunos que homofobia é algo ruim, está se instigando que as futuras gerações sejam tão preconceituosas como a nossa.”

Toinha ainda ressaltou que isso tem que acabar, caso contrário outras chacinas, como a que ocorreu na Boate Pulse nos Estados Unidos, irá se repetir. “Ninguém, absolutamente ninguém, tem o direito de prejulgar, satirizar, condenar e matar quem quer que por causa de suas escolhas pessoais. E caso um intolerante não tenha a capacidade de largar os preconceitos que o acompanha ao longo de sua vida, que ao menos a guarde para si mesmos, pois piadas homofóbicas reforçam estereótipos, isola, faz com gays e lésbicas se sintam erradas por amarem outras pessoas do mesmo gênero.”

A vereadora finalizou seu pronunciamento ressaltando a importância de todos lutarem pelo fim da intolerância e do preconceito. “Precisamos difundir o respeito, tolerância e o amor. Deus é amor! Inclusive os próprios livros sagrados podem ser resumidos numa única frase: amarás teu próximo como a ti mesmo. Portanto para combater o ódio, só mesmo muita luta, educação, diálogo e amor. Muito amor! E que o nosso amor, um dia possa vencer todo o tipo de preconceito.”

Compartilhe isso:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto