Fala Valéria

Recebi o seguinte recado de Valéria Regina, professora licenciada do curso de Jornalismo do Centro Universitário Estácio do Ceará:
"Fui premiada em um concurso literário de Roraima, que tratou da temática indígena, promovido por indígenas.
Sou gaúcha naturalizada cearense, moro aqui há mais de dez anos, antes em Fortaleza (onde atuei como jornalista, professora de Jornalismo da Estácio de Sá e crítica de cinema), agora em Jericoacoara.
O prêmio do concurso é uma obra do artista plástico (e escritor) indígena que dá nome ao concurso: Jaider Esbell, e ele próprio virá a Fortaleza em março, estará aqui entre 22 e 30 de março, e se propôs a falar sobre sua carreira e sobre a questão indígena.
Estamos procurando um lugar que tenha interesse em sediar este nosso encontro, com a leitura do meu texto, a entrega do prêmio e uma conversa pública... o texto pode ser encontrado em  https://www.facebook.com/valeriareginadallegrave/posts/923108401071392:0
Sobre Jaider:
Jaider Esbell 36, índio da etnia Makuxi, estado de Roraiama. Escritor, artista plástico, produtor cultural e livre comunicador desde 2010. Premiado pela Funarte/Minc com o selo Funarte de Criação literária, em 2010. Vive exclusivamente da arte em Roraima onde desenvolve extenso trabalho de base e projeção global da arte indígena contemporânea. Em 2013 viveu 8 meses dando aulas e fazendo exposições e palestra nos Estados Unidos. Em Boa Vista-RR é idealizador e coordenador do Encontro de todo os povos que dentre as inúmeras atividades compreende o Concurso Jaider Esbell de Criação Literária. Seu trabalho repercute em várias mídias mundo a fora e tem base na cultura de seu povo e na tradição comunitária milenar.
Minha minibiografia: Valéria Regina Dallegrave nasceu em Caxias do Sul (RS), é jornalista por formação (UFRGS), mas reside no Ceará há mais de dez anos, definindo-se como uma “cearúcha”.
Atualmente mora em Jericoacoara, mas  Fortaleza foi, até dois anos atrás, sua cidade sede, onde cursou o Mestrado em Letras pela UFC, e fez o curso especialização em dramaturgia  no Dragão do Mar (Fortaleza/CE).
Também conta com um curso de roteiros EICTV (Escola Internacional de Cine e TV de Cuba).
Entre sua  experiência profissional em Fortaleza, também conta foi redatora da Revista Costumes (dos Mercadinhos São Luís), e crítica de cinema, tendo como principal atividade o exercício do magistério em Jornalismo (Estácio/Ceará-Fortaleza).
Em 2016, teve peça de sua autoria A Tua Sede de Mar, inspirada no conto “A Mulher Esqueleto”, do livro Mulheres que Correm com Os Lobos, encenada em São Paulo.
Em Jericoacoara, iniciou também a aventura nas artes plásticas, tendo realizado uma miniexposição de quadros com pintura em acrílica, intitulada ”Sereias”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses