CMFor contra à Zika




Presidente da CMFor, Salmito Filho-PDT (foto: Genilson de Lima)

O presidente da Câmara Municipal, vereador Salmito Filho (PDT), anunciou durante a sessão ordinária de ontem a criação de uma Frente Parlamentar de Combate à Dengue e Zika. Segundo o presidente, a iniciativa da Câmara Municipal de Fortaleza vai de encontro às ações do Executivo e segue o exemplo de outras Casas Legislativas.
Salmito informou que os parlamentares irão se reunir com o deputado federal Odorico Monteiro (PT), criador da Frente Parlamentar da Dengue e Incorporação Tecnológica em Arboviroses da Câmara dos Deputados, para debater o assunto. “Vamos nos reunir e discutir como a Câmara Municipal pode contribuir para o combate do mosquito Aedes Aegypti.”, destacou.
O presidente destacou que a proposta visa também a realização de uma campanha de conscientização, sobre as formas de prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito. “Vamos mobilizar os parlamentares, os funcionários da Casa e nos somarmos com as ações de prevenção e combate realizadas pela Prefeitura.”, ressaltou.
Quanto à tramitação dos requerimentos que solicitam a realização de audiências públicas e informações do Executivo, Salmito esclareceu o motivo deles serem apreciados pelas Comissões Técnicas Permanentes da Casa.
“Ao assumir o mandato na Presidência acordamos com a Mesa Diretora, que os requerimentos passariam a ser apreciados nas Comissões. É uma forma de desafogar a sessão plenária e fortalecer as Comissões”, pontuou.

O vereador João Alfredo (PSOL), concordou com a fala do presidente mas ponderou que existe um atraso na tramitação dessas matérias, e sugeriu que elas voltassem a ser votadas em Plenário. “O que acontece é que falta uma estrutura, faltam salas, e existem problemas de reunir as Comissões, o que ocasiona um atraso nas matérias. Portanto queria aqui fazer uma mediação e sugerir que os requerimentos sejam votados em Plenário, e que as Comissões fiquem com a responsabilidade de realizá-los.”, ponderou.

Em resposta, Salmito informou que retirar a matéria das Comissões não fará com que elas funcionem. “O que precisamos é fazer com que as Comissões funcionem.”, destacou. O presidente fez um apelo aos parlamentares para cumprirem uma agenda e ressaltou que se fosse preciso cortaria até parte do salário dos vereadores.
(Anna Regadas, da www.cmfor.ce.gov.br)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Hidrogênio Verde