quarta-feira, agosto 6

Aula aberta sobre ações e identidades culturais no Brasil


A Pinacoteca do Ceará, equipamento da Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) gerido em parceria com o Instituto Mirante, receberá a aula aberta "Ações e identidades culturais no Brasil" (foto Deyvison Teixeira) 

O evento acontece no próximo sábado (9/8), de 13h30 às 17 horas, e contará com acessibilidade em Libras. A atividade acontece no auditório da Pinacoteca do Ceará e conta com 100 vagas. As inscrições acontecem na recepção a partir de uma hora de antecedência.

Realizada em parceria com o Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da Coordenação Pedagógica e Cultural da Turma de Gestão Cultural, contando com o apoio da Fundação Escola Itaú, a aula terá a participação de Stéfane Souto, gestora e pesquisadora de cultura, que idealizou e fundou a plataforma de criação cultural em afroperspectiva, Transatlântica; além da educadora e historiadora Cícera Barbosa, coordenadora da Galeria da Liberdade, espaço gerido pelo Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS CE). A mediação será de Leandro Bulhões, professor da UFC e diretor da Casa José de Alencar.

O encontro tem como objetivo refletir como as culturas locais são organizadas, olhando para as ações e identidades de forma que valorize as histórias ancestrais. Serão debatidos temas como a territorialidade, afeto, pessoas e histórias invisibilizadas, festas populares e como a arte pode mudar a sociedade. O diálogo vai mostrar a importância da presença negra na nossa história e o direito à memória e ao reconhecimento.

SOBRE CONVIDADOS

Stéfane Souto, gestora, pesquisadora e empreendedora cultural de Salvador (BA). Graduada em Produção em Comunicação e Cultura, possui mestrado em Cultura e Sociedade e é especialista em Gestão Cultural Contemporânea pelo Itaú Cultural. Com 15 anos de atuação, foi produtora executiva e gestora de projetos em importantes instituições como Teatro Gamboa e Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador. É idealizadora e fundadora da Transatlântica, plataforma de criação cultural em afroperspectiva. Desenvolve pesquisa sobre experiências de aquilombamento do povo negro no campo das artes e da cultura.

Cícera Barbosa, educadora popular engajada em questões raciais, de gênero e movimentos de memória, verdade e justiça. Professora de História da Rede Estadual do Ceará, especialista em Educação para relações Étnico-Raciais e Mestra em História Social pela UFC, onde investiga o Movimento Negro Cearense. É pesquisadora dos Ciclos de Festas Populares da Secult-CE, curadora museológica de exposições como "Anas, Simoas e Dragões" e "Museu Para Quem?", e coordenadora da Pesquisadora Aquilombar-CE. Atua também como coordenadora da Galeria da Liberdade, espaço gerido pelo Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS CE), que faz parte do conjunto arquitetônico do Palácio da Abolição.

Leandro Bulhões, doutor em História, professor na graduação e pós-graduações em História e Ensino de História da Universidade Federal do Ceará (UFC), e diretor da Casa José de Alencar. É também pesquisador do Programa Cientista Chefe da Cultura - Funcap/ Secult/ Ceará.

SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ-Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 232 mil visitantes.

SERVIÇO

  • Aula Aberta “Ações e identidades culturais” - 1º Encontro Interseccional da Turma de Gestão Cultural do MPAC
  • Com Cícera Barbosa, Stéfane Souto e mediação de Leandro Bulhões
  • Sábado (9), das 13h30 às 17 horas
  • Auditório da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, 34 – Centro, Fortaleza)
  • Classificação indicativa: Livre
  • Acessibilidade em Libras
  • 100 vagas. inscrição recepção com uma hora de antecedência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Opinião CE de hoje