Futricas Fortalezenses


8 DE SETEMBRO, na História de Fortaleza, segundo Arquivo Nirez:

1813 - Inaugurado, com grande festa, o primeiro chafariz de Fortaleza, na Rua do Chafariz, na gestão de Manuel Ignácio de Sampaio e Pina (Governador Sampaio). O local hoje fica o nº 8 da Rua José Avelino.
1865 - Fundada, quando era diretor da Instrução o monsenhor Hipólito Gomes Brasil, a Biblioteca Provincial do Ceará (Biblioteca Pública), que seria inaugurada em 25/3/1867.
1902 - Publicado, em Fortaleza, o jornal O Pão dos Pobres, órgão católico da Sociedade de São Vicente, com a finalidade de suprir a caixa da sociedade. À sua frente estava José Martins F. de Vasconcelos.
1904 - Sai às ruas em Fortaleza, o jornalzinho A Catita.
1905 - Fundado, em Fortaleza, a Sociedade Protetora Vicentina.
1912 - Inaugurado, na Rua Major Facundo, o Bar Vitória, de propriedade de Homero Barbosa Lima & Companhia.
1917 - Assume a Presidência da República, interinamente, por viagem de Wenceslau Brás Pereira Gomes, o vice-Presidente Urbano dos Santos Costa Araújo.
1921 - Morre, em Redenção, o escritor e padre Francisco Valdivino Nogueira (Padre Valdivino), membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e da Academia Cearense de Letras - ACL, foi vigário em várias localidades. Era cearense de Limoeiro do Norte onde nascera em 24/04/1866. Hoje é nome de rua na Aldeota e Joaquim Távora, em Fortaleza, pena que nas placas seu nome esteja grafado erroneamente ValdEvino, em vez de Valdivino.
1922 - Data da instalação solene da Academia Cearense de Letras - ACL, no salão de honra do Clube Iracema no Palacete Ceará, presidida por Justiniano de Serpa, intelectual que ocupava na época a Presidência do Ceará.
1933 - Morre, em Fortaleza, o coronel Antônio Tibúrcio da Frota. Hoje é patrono de rua no São João do Tauape.
1936 - Inaugurado o Edifício Parente, abrigando a Casa Parente, na esquina da Rua Barão do rio Branco e Rua Guilherme Rocha, prédio projetado e construído pelo arquiteto Sylvio Jaguaribe Ekman, no estilo Art-Déco, conforme informa o arquiteto José Liberal de Castro. Na festa de inauguração, usaram da palavra Inácio Parente e o prefeito Raimundo de Alencar Araripe.
1941 - O padre Pedro Perdigão Sampaio benze, na Praia de Iracema, a Jangada São Pedro, que irá fazer o raide Fortaleza-Rio de Janeiro. Foi madrinha Mariinha Holanda.
1950 - Assume o comando da Polícia Militar do Ceará, o coronel do Exército, Francisco Mascarenhas França, substituindo o coronel PM, Abelardo Rodrigues de Sousa.
1951 - Em Fortaleza a soprano e artista cinematográfica alemã Erna Sack, que dá recital do Teatro José de Alencar.
1958 - Morre, na cidade do Rio de Janeiro, onde estava em tratamento de saúde, vítima de complicações após cirurgia, o comerciante Júlio Ventura, um dos pioneiros do bairro Aldeota. Nascera em Cedrim do Vouga, Portugal, em 15/05/1898, vindo para o Brasil desembarcando no Rio de Janeiro e de lá vindo para o Ceará aqui chegando em 1931, adquirindo um sítio no local onde hoje cruzam a Avenida Barão de Studart e a Rua João Carvalho. Fundou ali o Cine Ventura, construiu a Vila Ventura e foi pioneiro no uso de pré-moldados para construção de muros. No centro da cidade foi sócio da loja Rosa dos Alpes, construiu o Edifício Ventura e o Edifício Palmeira. É sepultado no Cemitério de São João Batista em Fortaleza.
1963 - Reinaugurado o Estádio Presidente Vargas ampliado que foi de 12 mil para 35 mil lugares. Em 1997, com colocação de novos assentos, sua capacidade foi diminuída para 20 mil lugares.
1967 - Morre, no Hospital de Beneficência Portuguesa, em São Paulo, quando se submetia a uma operação no coração, aos 49 anos de idade, o advogado, professor e jornalista Ari de Sá Cavalcante, diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Ceará - UFC. É hoje nome de praça em Fortaleza, na Parquelândia. Era cearense de Jucás nascido a 26/08/1918.
1967 - Ordenado arcebispo metropolitano de Fortaleza por dom José de Medeiros Delgado, Carlos Pimentel Quixadá, um dos poucos sacerdotes católicos que conseguiram a ordenação depois de viúvo. Padre Carlos Quixadá residiu durante muito tempo em Mondubim.
1974 - Grava depoimento para o Museu Fonográfico do Ceará (Arquivo Nirez), o violonista, compositor e professor Francisco de Miranda Golignac, em sua residência, na Rua Redenção, 35, Benfica.
1980 - Fundado em Fortaleza, pelo professor Sildácio Matos Rocha o Plantão Gramatical. Atualmente é mantido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF, atendendo pelo telefone (85) 3225-1979.
1982 - Recebe o título honorífico de Cidadão de Fortaleza, no Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, o cientista Melquíades Pinto Paiva, natural da cidade de Lavras da Mangabeira.
1994 - Assume o Governo do Estado o magistrado Adalberto Barros Leal, em substituição a Ciro Ferreira Gomes, que foi nomeado ministro da Fazenda.
2000 - Presos do Instituto Penal Paulo Sarasate após um acerto de contas entre duas facções, rebelam-se e destroem todo o presídio, resultando um morto e 11 feridos.
2000 - Morre, em Fortaleza, aos 86 anos de idade, o advogado, político e jornalista Lauro Maciel Severiano, que pertenceu à Ação Integralista Brasileira. Nascera em Baturité a 9/1/1914.
2003 - Morre, pela manhã, o vereador Antônio Augusto Gonçalves (PDT), médico do serviço público estadual. Há seis meses, ele vinha aguardando um transplante de fígado na UTI do Hospital São Mateus, onde estava sendo mantido vivo apenas pela utilização de aparelhos. O diagnóstico apresentado era de falência progressiva dos órgãos. O corpo do vereador foi velado durante a noite no prédio da Câmara Municipal de Fortaleza. Às sete horas da manhã foi sepultado no Cemitério Parque da Paz após missa de corpo presente. As córneas do vereador Augusto Gonçalves foram doadas.
2008 - Por volta das 17h30, o empresário Vicente Derivan Cruz de Araújo, 53 anos, dono da Gráfica Status, é morto a tiros quando saía da sua empresa na Rua Liberato Barroso, 867, no Centro.
2008 - Inaugurado, na Rua Padre Valdivino nº1688, no Dionísio Torres, o Complexo Funerário Ethernus, ou simplesmente Funerária Ethernus, do Grupo Nobre.
2018 - Morre, aos cem anos incompletos, a atriz de teatro e radionovelas de voz maviosa, Laura Santos. Iniciou como atriz em 1930, integrando o elenco do Grêmio Dramático Familiar, sob a direção de Carlos Câmara. Depois fez-se intérprete de dramaturgias radiofônicas e televisivas, tornando-se radio atriz da nossa primeira emissora de rádio, a Ceará Rádio Clube e tele atriz da nossa primeira emissora de televisão, a TV Ceará, na qual protagonizou com Emiliano Queiroz a primeira telenovela cearense , Poeira Vermelha, escrita e dirigida por Guilherme Neto. Laura Santos nascera em Fortaleza, em 29/9/1918.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses