Discurso de posse de RC 2017-2020

"
Renovar um mandato popular é reforçar compromissos, estreitar alianças, aprimorar e avançar ainda mais na consecução de um projeto coletivo. No momento em que se inaugura uma nova quadra administrativa na Prefeitura de Fortaleza, quero reafirmar compromissos e alianças com a cidade, com nosso povo e seus representantes, tão bem personificados na composição desta Casa Legislativa.
Sinto-me com as forças renovadas e pleno de entusiasmo, abrigando a certeza de que, nos próximos quatro anos, avançaremos ainda mais na construção da cidade com que sonhamos. Sinto-me, sobretudo, fortalecido pela expressão insofismável do voto popular, com o qual os fortalezenses disseram sim à mensagem de uma Fortaleza mais moderna e de mais oportunidades, apresentada na última campanha.
Externo, aqui, minha profunda e eterna gratidão aos que sufragaram nosso nome, a eleitores e às lideranças de todos os bairros da cidade que entenderam e apoiaram os valores e propostas apresentados como o melhor caminho para a nossa cidade.
Tenho consciência de que este é um novo momento e que nosso segundo mandato deve superar o primeiro em realizações e inovações. Para isto, impõe-se reconhecer erros eventuais e continuar a investir nas estratégias que produziram resultados positivos, sempre aprimorando métodos e buscando maior eficiência nas ações do governo. Também inovar, se reinventar permanentemente, em busca de novas ideias e soluções para os novos problemas.
E que cidade é esta que estamos construindo? É a Fortaleza que começou a trilhar o caminho da modernidade e que ingressou, por fim, no Século XXI, abrindo espaço para as ideias inovadoras. É a Fortaleza que ressurge mais humanizada, substituindo progressivamente aquela cidade do apartheid, onde muros implacáveis, embora invisíveis, separam grotescamente os muito ricos dos extremamente pobres.
Entendo que, neste cenário, a Prefeitura Municipal deve intervir como agente mediador, não apenas interferindo positivamente na infraestrutura, mas também qualificando melhor os serviços públicos e estimulando a economia de mercado, de modo a gerar mais oportunidade de emprego e renda, e agindo para reverter o grave cenário de desigualdades ainda muito presente em nossa cidade.
Para que isto aconteça, haveremos de edificar aquela cidade que conhece sua história e valoriza sua identidade. Com base nesse conhecimento é que todos e cada um dos fortalezenses irão preservar melhor a memória de nossa cidade e desenvolver uma visão mais forte de pertencimento. Visão que, por sua vez, há de traduzir-se em amor a Fortaleza. Quando se ama uma cidade, cuida-se de suas ruas e praças, zela-se pela sua limpeza, monumentos e jardins. Já iniciamos essa mudança de consciência e atitudes, que queremos aprofundar ainda mais com ações de revitalização e estímulo ao cuidado e ocupação dos espaços de Fortaleza. 
É nosso propósito trabalhar aquela cidade que se usufrui, que se “curte”. Um bom lugar de se viver é onde existe conexão entre as pessoas e entre estas e os espaços urbanos, que se quer mais seguros, mais bem cuidados por todos. A Prefeitura vai operar para que o cidadão saia cada vez mais de casa, para que possa “bicicletar” mais pelas ruas e praças revitalizadas, para que possa tomar um ônibus mais rápido e confortável, não apenas na direção do trabalho, mas também no rumo do merecido lazer.
Esta, senhoras e senhores, não é, definitivamente, a cidade utópica. Ela é viável, ela é plausível e seu plano já foi cuidadosamente traçado. Nenhuma cidade se impõe mudanças sem um planejamento estratégico rigoroso e sem uma imprescindível continuidade de metas e ações. Em Fortaleza, esse planejamento se deu de uma forma extremamente participativa, envolvendo as pessoas certas, que se atribuíram, com empenho e muita seriedade, a missão de pensar o futuro.
O futuro de nossa cidade está delineado no documento Fortaleza 2040, em cuja elaboração se envolveram o Instituto de Planejamento de Fortaleza, a Universidade Federal do Ceará, por meio da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, e uma ampla representação da sociedade, formada por milhares de cidadãos. Nesse histórico documento, pensado desde a época de minha primeira campanha para a Prefeitura, se traçam caminhos para transformar Fortaleza em uma cidade mais acessível, conectada, mais justa e acolhedora.
Na gestão que hoje se inaugura, terei a suprema honra de começar a pôr em prática as ações previstas no Fortaleza 2040 em termos de vida comunitária e bem-estar; desenvolvimento da cultura e do conhecimento; qualidade do meio ambiente e dos recursos naturais; dinamização econômica e inclusão produtiva; governança municipal e outros aspectos. É raro, em nosso País, um gestor ter o privilégio de iniciar um mandato de posse de um planejamento dessa magnitude e com, ainda, essa singular característica de ser suprapartidário e que foi amplamente consensuado, dado o caráter aberto e participativo da sua elaboração.
Tempo de pensar o futuro pode ser, também, o tempo de celebrar conquistas. Ainda que o Brasil tenha atravessado, nos últimos anos, uma grave crise econômica, com efeitos deletérios para os cidadãos e para os governos, que foram profundamente afetados em sua política fiscal, apesar disso, escrevemos, com humildade, na história de Fortaleza um capítulo de transformações positivas.
Uma rígida e austera política fiscal nos permitiu manter em dia o pagamento dos servidores municipais, concedendo-lhes, ano a ano, reajustes salariais.
Nenhum abalo comprometeu a ampliação dos serviços públicos de saúde, educação e transporte, que receberam maciços investimentos. A propósito, nesses quatro anos, a despeito de três anos terem sido de recessão na economia nacional, Fortaleza experimentou o maior volume de investimentos públicos reais, reajustados pela inflação, na história recente de nossa Capital.
Com grande satisfação, vimos a cidade começar a explorar os espaços públicos, as áreas de lazer revitalizadas, as Areninhas, as praças com novos equipamentos e iluminação, onde se exercitam as práticas esportivas ou o simples prazer da convivência.
Fortaleza ganhou mobilidade, com as vias preferenciais para o transporte público, com novos túneis, viadutos e avenidas, as ciclovias e bicicletas compartilhadas, e as inovações no transporte urbano, como o bilhete único e o wi-fi nos ônibus. Criou-se uma sinergia nas ruas. Fortaleza saiu de casa.
Na área vital da Saúde, ampliamos os serviços e melhoramos os indicadores. Duplicamos a cobertura do programa Saúde da Família. Os postos de saúde, ampliados, recuperados e reequipados, passaram a funcionar 12 horas seguidas. Abrimos 19 novas unidades básicas de saúde. Abrimos cinco UPAs e agregamos mais de 250 leitos à rede hospitalar. Orgulha-me o fato de termos reduzido em mais de 50 por cento a mortalidade materna em nossa cidade.
Na seara da Educação, aumentamos as matrículas na rede municipal, após quatro anos consecutivos de queda, resultante da baixa credibilidade que então pesava sobre nossas escolas. A Educação Infantil fortaleceu-se com a abertura de 80 novas creches, enquanto iniciamos uma vitoriosa e redentora experiência de Escola de Tempo Integral. Não por acaso, melhoramos todos os nossos indicadores de qualidade, em especial aqueles que avaliam o processo de alfabetização de nossas crianças.
Para ampliar o diálogo com os servidores municipais, criamos uma mesa permanente de negociação. Aprimoramos a legislação específica, agilizamos e simplificamos o processo de aposentadoria. Com inarredável determinação, mantivemos em dia o pagamento dos salários, incluindo o décimo-terceiro e, através de concurso público, abrimos vagas para 4.100 novos servidores.
Para viabilizar toda essa trajetória, foi imprescindível a parceria com o Governo Federal, Governo do Estado e Câmara Municipal, assim como uma sintonia de propósitos dos nossos servidores. Quero destacar o apaixonado envolvimento de uma equipe que trabalhou de forma integrada, buscando dar o seu melhor para responder, no rápido período de quatro anos, a problemas que se acumulavam há décadas. Gostaria de registrar essa gratidão a todos que compuseram nossa equipe, em nome do secretário Prisco Bezerra. De minha parte, buscarei ainda apoios e alianças e estarei cada vez mais aberto ao diálogo e entendimento, sempre que se colocarem em jogo os interesses da cidade.
Insistirei no total envolvimento da equipe gestora, ciente de um compromisso inabalável que passa a ter com o projeto que foi apontado, pelos eleitores, como o melhor para Fortaleza. A união, a decência, a entrega e o espírito de equipe serão elementos cruciais para o êxito do novo quadriênio administrativo. A toda hora, exercitaremos a criatividade, a inovação, a reinvenção. Diante dos conflitos, daremos prova de serenidade; nas situações adversas, apelaremos para o consenso.
Para lastrear tais ações, continuaremos investindo na qualificação e, se necessário, na ampliação do serviço público, procurando sempre manter um patamar seguro de investimentos. Em escala crescente, destinaremos recursos à requalificação dos espaços públicos, à ampliação de nosso programa habitacional e à promoção das atividades culturais e esportivas. Surgirão novas praças, parques, novas atras verdes, novos mercados e Areninhas.
Com apoio das universidades locais e de instâncias governamentais, reforçaremos os investimentos na rede escolar, criando novas creches, ampliando a oferta de vagas – inclusive as de tempo integral – e procurando escalar novos patamares de qualidade do ensino. O que pretendemos é que todos os nossos alunos aprendam a ler e escrever na idade certa. Iremos, ainda, universalizar o acesso à pré-escola, acabar com as filas para as vagas de creches e duplicar as oportunidades de Educação em Tempo Integral.
Queremos regularizar os estoques de medicamentos nos Postos de Saúde e teremos cuidados especiais na assistência médica de urgência, que contará com um poderoso reforço com a abertura do IJF 2. Ampliaremos a rede de policlínicas para exames e consultas, enquanto nos propomos inovar com a implantação do Sistema de Saúde-Escola. A partir de parcerias com instituições públicas e privadas, adotaremos as mudanças necessárias para imprimir mais qualidade à rede municipal de saúde, o que há de traduzir-se em melhoria no atendimento e numa benfazeja integração entre as diversas unidades – hospitais e postos médicos.
Senhoras e senhores vereadores, caros munícipes, estes são caminhos que se abrem diante de nós, e que, sabemos, podem ser trilhados, desde que se trabalhe com metas, com seriedade, e sempre auscultando os anseios populares. Sabemos que avançar é possível, mesmo porque, apesar das condições adversas, estamos concluindo um quadriênio de avanços consecutivos, com recordes históricos de investimentos públicos em nossa Cidade.
Neste reinício de caminhada, dirijo-me ao Vice-Prefeito e amigo Moroni Torgan, que vem de uma trajetória muito longa de serviços prestados ao Ceará e que, agora, emprestará seu talento e sensibilidade à Prefeitura de Fortaleza. A ele caberá a condução de um importante programa de prevenção à violência, a ser centrado em um novo Conselho Municipal, voltado especificamente para o tema da segurança pública. Sua missão, definida por ele mesmo, será investir naqueles territórios mais varridos pela violência e implantar medidas que devolvam a tranquilidade à população. Isto implica novas estratégias, entre as quais se incluem a vigilância eletrônica, o estabelecimento de uma parceria que integre a Guarda Municipal e o grupamento RAIO, da Polícia Militar, e o lançamento de programa capaz de levar alternativas – e esperanças – para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Tenho convicção, pelas suas virtudes de líder sério e comprometido com o que faz, experiente e realizador, que seu trabalho ficará registrado na história dessa cidade. 
O que eu desejo é, daqui a quatro anos, olhar da janela e ver uma Fortaleza mais saudável, mais pacífica, e também mais preparada para a competitividade entre as grandes metrópoles do País. Uma Fortaleza capaz de transitar com desenvoltura no mundo dos negócios, onde haja mais empregos e mais empreendedorismo. Enfim, uma Fortaleza preparada para enfrentar as crises, tão recorrentes na cena brasileira.
Para isso, é necessário que a cidade se reinvente todos os dias e se torne cada vez mais atrativa para as iniciativas que geram renda e emprego. Isto pressupõe a multiplicação das parcerias público-privadas, uma política de incentivos tributários arrojada e uma criteriosa aplicação dos recursos arrecadados. Traduz-se, também, na desburocratização de procedimentos para implantação de novas empresas e emissão de licenças e alvarás. Implica, por fim, a capacitação de jovens e adultos, de modo a ampliar a oferta de mão de obra qualificada. O resultado final há de ser, seguramente, uma Fortaleza mais competitiva e atrativa para investimentos, com isso mais capaz de ter ao seu alcance recursos para responder às necessidades físicas e sociais.
Um olhar sensível e permanente deve ser lançado sobre a Fortaleza mais fragilizada pelas precárias condições econômico-sociais. Essa Fortaleza há de ser contemplada com múltiplas iniciativas, a começar pela melhoria de sua infraestrutura física. Levaremos obras de urbanização a, pelo menos, 60 comunidades já selecionadas, onde o poder público desembarcará, dentro em breve, com uma ação transformadora.
Continuaremos ampliando os corredores exclusivos de ônibus e garantiremos que toda a nossa frota circule com veículos novos, equipados com wi-fi e ar condicionado. Ampliaremos a vitoriosa experiência do Bicicletar e da bicicleta integrada, fazendo-a chegar a comunidades ainda não contempladas. Abriremos, também, novos binários, avenidas e caminhos em bairros e áreas onde ainda não chegaram.
Enfrentaremos de peito aberto o desafio da mobilidade, operando no sentido de reduzir a mortalidade e a morbidade no trânsito, através de políticas inovadoras capazes de garantir a segurança viária.
Faremos de Fortaleza uma cidade mais verde, mais consciente da importância do verde e, consequentemente, mais empenhada em sua preservação. Esta será uma poderosa estratégia, inclusive para reagir com políticas mais inteligentes às rampas de lixo e às pichações, que tramam contra a estética e as regras da urbanidade.
Surgirá, enfim, uma Fortaleza mais conectada com o mundo, com novas saídas para velhos problemas sociais, com mais investimentos públicos e privados, mais cultura e arte, mais amor e orgulho do si mesma.
É com estas certezas que, agora, me volto para o campo dos sentimentos. O coração me manda agradecer àqueles que concorreram para que eu, aos 41 anos de idade, experimentasse a suprema honra de governar Fortaleza por dois mandatos consecutivos. Nada há de comparar-se ao orgulho que alimento pelo legado que estamos construindo no chão sagrado da cidade que me viu nascer.
Reforço, aqui, um agradecimento a minha família – meus pais (Roberto e Maria das Graças), minha mulher (Carol) e minhas filhas (Isabela e Roberta) – meus irmãos Prisco, Gerardo e Elisa, e meus cunhados Niedja, Licia e Mários, também meus aos sobrinhos, pelo suporte emocional imprescindível que me propiciaram, desde o meu primeiro dia na vida pública até o presente.
Agradeço às lideranças políticas, partidos políticos e aos movimentos sociais que me apoiaram no pleito municipal, ensejando uma vitória consagradora. Destaco aqui, a minha gratidão pelas lições de cidadania e espírito público, recebidas de Ciro e Cid Gomes.
Agradeço aos servidores da Prefeitura de Fortaleza, meus parceiros há quatro anos, e cuja devoção à Administração Pública foi essencial para o sucesso do primeiro mandato.
Agradeço aos eleitores, aos que sufragaram nosso nome e aos que expressaram outras preferências políticas, porque todos contribuíram, no exercício da cidadania, para o sucesso do embate democrático que vivenciamos. 
Agora serei o prefeito de todas as pessoas e de todos os bairros. Tratarei de unir, jamais apartar, para fazer o que tem que ser feito por nossa cidade.
Às senhoras e senhores vereadores, deixo, como mensagem, um aceno fraterno, a mão estendida, a simbolizar o desejo de parceria, entre os poderes Executivo e Legislativo municipais, objetivando o interesse maior de nossa querida cidade e de seu povo.
Esta é a Fortaleza sobre a qual lanço um olhar cada vez mais apaixonado. Esta é a cidade de meu pai e de minhas filhas. Com ela, estabeleço um elo vital, impossível de se romper, porque tem a ver com meu sangue, minhas origens, minha ascendência e minha descendência. 
Encaro, hoje, Fortaleza, com uma determinação cada vez mais firme de fazê-la crescer, de torna-la sempre melhor, mais acolhedora, hospitaleira, feliz...
É para isto, senhoras e senhores, que estou aqui, abrindo as portas de um segundo mandato na Prefeitura da Capital cearense. É para que tenhamos uma cidade onde seja possível sonhar. E onde os sonhos se transformem em realidade, com a vitalidade que faça jus ao nome de nossa Fortaleza".
Roberto Cláudio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses