Jazz e Blues até hoje em Guaramiranga


Cláudio Mendes e Di  Ferreira (foto Chico Gadelha)
  • O último dia da programação serrana em Guaramiranga do Festival Jazz & Blues será hoje com o gaitista brasiliense Pablo Fagundes, acompanhado por Félix Jr. (violão 7 cordas), Márcio Marinho (cavaquinho 5 cordas) e Valério Xavier (percussão); o duo de violonistas cearenses Eduardo Holanda e Cainã Cavalcante; o guitarrista e compositor mineiro Toninho Horta com sua Orquestra Fantasma; e o "incendiário" organista australiano Raphael Wressnig, com sua Hammond B3.
  • Eles se apresentam, respectivamente, no Show ao Pôr do Sol às 17 horas, na sessão de duas atrações às 21 horas e na Jam Session à meia-noite. 
  • Depois, o Festival segue para Fortaleza, com shows e oficinas de quinta (11) a sábado (13).
  • Duas atrações internacionais marcaram a programação de ontem no 17° Festival Jazz & Blues.
  • Da Espanha, a flautista María Toro apresentou o Flamenco Jazz Project, uma fusão do gênero da Galícia, sua terra, com a experiência do jazz adquirida em Nova Iorque, onde tocou ao lado de nomes como Jack DeJohnette e Richard Bona.
  • No Festival, a flautista participou do Café no Tom às 11 horas no restaurante Basílico e apresenta-se às 17h30 na Cidade Jazz & Blues como María Toro Quartet, que tem Bruno Repsold no contrabaixo, Emile Saubole na bateria e o cearense Cainã Cavalcante no violão.
  • Também veio da Espanha, onde reside, a moçambicana Koko Jean-Davis, que se consagrou mundialmente com seu vozeirão e sua performance marcantes.
  • Sua música é baseada nas divas da Soul Music dos anos 1960, sendo muitas vezes comparada a Tina Turner dos anos 1960, quando ainda era Tina Turner & The Ikettes.]
  • A cantora fez Ensaio Aberto às 17 horas e show às 21 horas.
  • Na Tour 2016, que inclui o Festival Jazz & Blues, Koko-Jean Davis apresenta-se com Igor Prado (guitarra e voz), Yuri Prado (bateria), Rodrigo Mantovani (baixo elétrico e voz) e Raphael Wressnig (Hammond B3).
  • Abrindo a sessão das 21 horas, o flautista Heriberto Porto e o pianista Thiago Almeida apresentaram "Tudo Vem", com uma coletânea de obras-primas, partindo do baião de Luizinho Duarte - que dá nome ao show -, até uma peça do compositor francês Maurice Ravel, passando por músicas de Luiz Eça, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal e outros grandes nomes da música.
  • Na Jam Session, muito blues com Igor Prado Band, grupo paulista que já passou pelos maiores festivais do mundo. Em abril do ano passado, seu álbum “Way Down South” atingiu o primeiro lugar das paradas norte-americanas.
  • O domingo foi de pura emoção com grandes instrumentistas em cena. Começou com o tributo a John Coltrane na interpretação de Marcio Resende, Thiago Almeida, Iury Batista e David Krebs. À noite, Di Ferreira e Cláudio Mendes levantaram a plateia abrindo o show Beat in Jazz com o clássico "Night and Day". Depois foi a vez de três dos maiores instrumentistas brasileiros, Gilson Peranzzetta, Zeca Assumpção e Mingo Araújo, que também abriram o show com um clássico, "Asa Branca", de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Seguiram a apresentação com composições de Peranzzetta e, com o cantor João Senise, interpretando canções de Ivan Lins e parceiros. Fechando a noite de domingo, o cearense Artur Menezes esquentou a Jam Session com o repertório de "Drive Me", seu novo disco.
  • Apresentado pelo Ministério da Cultura, o 17° Festival Jazz & Blues tem como patrocinadores BNDES, INDAIÁ e BNB. Apoio Cultural: RioMar Fortaleza, MEIA SOLA, C. Rolim, Prefeitura de Guaramiranga, Rede Cuca – Prefeitura Municipal de Fortaleza e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. Agradecimento: COELCE. Promoção: Diário do Nordeste. Realização: Fundação Terra, Via de Comunicação e Ministério da Cultura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses