Cidadania fortalezense-I

Foto André Lima
A Câmara Municipal de Fortaleza realizou sessão solene, ontem à noite, para a entrega do Título de Cidadão de Fortaleza, ao bandolinista e compositor brasileiro, Jorge Antônio Cardoso Moura. A comenda é oriundo do projeto de decreto legislativo 66/2013, de autoria do vereador Deodato Ramalho e aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi dirigida pelo vereador Deodato Ramalho. A mesa dos trabalhos foi composta por Pedro Rogério, professor de música da Universidade Federal do Ceará; Sávio Leão, cantor e compositor; e o homenageado da noite, Jorge Cardoso.
Em sua saudação aos presentes e ao homenageado, o vereador Deodato Ramalho afirmou que Jorge Cardoso só não fez nascer em Fortaleza, mas aqui fez toda sua trajetória. “Costumo dizer que sou filho de Boa Viagem, mas sou cidadão do mundo. Mesmo sendo esse ser diminuto, finito, nos tornamos grandes como a mãe terra quando contribuímos por uma sociedade justa e feliz. Hoje referenciamos com o título de cidadão de Fortaleza, esse homem que traz no DNA seu talento, o professor, o músico, Jorge Cardoso. Cearense ele já o era e agora passa a ter essa condição oficializada”, disse.
“Para brindar esse vasto mundo com esse talento, ele uniu a arte da música e a arte da arquitetura para brindar o belo. Ganhou aos 15 anos o seu primeiro bandolim da mãe, que já percebia algo no filho. Ele desenvolveu seu talento, aperfeiçoando seus estudos nas escolas do Ceará e da Europa. Os ourives encontraram a pedra bruta da música que foi lapidada. O Título de Cidadania é um supremo reconhecimento que uma comuna dedica a quem engrandece a vida e honra a humanidade, pois ele eleva o nome da cidade que o adota como filho. É o filho escolhido que já passou pelo filtro de sua história. Dai a importância do título de cidadania, a honra maior nesse caso não é nem para o homenageado, mas para a cidade que o homenageia”, asseverou Deodato.
“Hoje é um dia de felizes coincidências, pois neste dia há 30 anos Jorge Cardoso recebeu o seu primeiro bandolim, além de ser o dia dedicado à música, e também o dia do nascimento formal do novo cidadão fortalezense. Jorge Cardoso seja bem-vindo a nação dos filhos de Fortaleza”, pontuou.
Em seguida foi feita a entrega do Título de Cidadão de Fortaleza ao compositor e bandolinista, Jorge Antônio Cardoso Moura, que fez seus agradecimentos. “Agradeço ao vereador Deodato Ramalho, a Câmara e todos os vereadores por essa homenagem. Sinto-me honrado e profundamente emocionado por receber o título da cidade que amo. Considero o fato mais importante de minha vida. Nas minhas apresentações a música nordestina é destaque. Minha família é cearense, nasci no Rio e cheguei aqui com 8 meses, comecei com 14 anos na música. Ganhei o bandolim com 15 e naquela época nunca pensei que essa prática me levaria a tantos lugares que conheci”, revelou.
Ressalto a importância de fortalecer a educação na trajetória humana. “Tenho especial gratidão aos que contribuíram na minha formação, em especial aos meus professores, meus pais Antônio e Catarina. Meus professores de música que me fizeram crescer. A formação em arquitetura veio da inspiração do meu tio Paulo, que concilia sua vida de músico e arquiteto.”
Segundo ele, ao passar no concurso para os Correios morou em São Luís e depois em Brasília, onde passou 17 anos, e lá estudou, mas sempre vinha a Fortaleza. “Em 2004 iniciei meu estudos de música na Itália, nas cidades de Pádua e Milão. E após quatro anos de estudo na cidade de Brescia, me formei em Bandolim Clássico. Em 2011, já no Brasil conclui o mestrado e intensifiquei meu estudo e música, Em 2012 voltei a Fortaleza, sou doutorando em ensino da música. Aqui conquistei meus sonhos e meu maior tesouro, que é minha filha Geovana, que mesmo pequenina já mostra seu gosto pela música. Aqui construí minha música que tem me dado tantas alegrias, tantos amigos e honrarias tão significativas como essa desta noite”, destacou.
Para ele, receber o título e se igualar as pessoas que nasceram nessa cidade. “Pelo amor que tenho por Fortaleza me sinto merecedor. Assim este é um momento que tenho muitos motivos para comemorar. Quero destacar o apoio de minha esposa Fabiana. Meus amigos, colegas e minha mãe Catarina Cardoso que nos deixou há dez anos e ficando em mim um vazio eterno, mas, com certeza, ela está também comemorando comigo, neste dia”, concluiu. Após os agradecimentos Jorge fez uma apresentação musical aos presentes junto com seus alunos do curso de Bandolim da UFC.
Biografia
Jorge Antônio Cardoso Moura, nascido no Rio de Janeiro, possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1994), graduação em Bandolim Erudito pelo Conservatório Di Musica Giuseppe Verdi de Milão – Itália (2008) e mestrado em música pela Universidade de Brasília (2011). É professor, compositor e referência em música de qualidade no país.
Seu extraordinário talento tem levado o nome do ceará a admiradores de todo o mundo. A entrega nesta data coincide com o Dia da Musica e o seu aniversário. Nasceu no Rio de Janeiro Atualmente é Analista de Correios Jr. da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em Fortaleza-CE. Pesquisa a música popular brasileira e realiza palestras e concertos em vários países. É doutorando na Universidade Federal do Ceará na linha de pesquisa em Educação, Currículo e Ensino, tendo como eixo temático Ensino da Música, com atuação na educação musical com ênfase no ensino de bandolim popular, bandolim erudito e Performance Musical.
Na sociedade fortalezense Jorge Antônio Cardoso Moura vem desenvolvendo grandes e importantes atividades culturais. Dentre elas, se destacam os projetos “Chorinho no Mercado” e “Jorge Cardoso & cordas que falam”, que promove shows de chorinho todas as sextas-feiras, no Mercado dos Pinhões.
Este projeto tem sua programação pelo sexto ano consecutivo. As atrações se evezam com programação composta por vários, dos mais tarimbados músicos da cena local. Em paralelo, uma rica e variada Feirinha de Artesanato, sempre a partir das 18 horas.
(Marcelo Raulino-www.cmfor.ce.gov.br)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Hidrogênio Verde