quarta-feira, julho 31

Fortaleza como destino turístico


A Secretaria do Turismo de Fortaleza realiza, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Ceará (ABIH-CE), uma série de workshops na região Sudeste e Centro-Oeste do País, neste fim de julho e início de agosto. Com o tema “Tudo para você curtir Fortaleza”, as ações têm como intuito promover a capital cearense como destino turístico, capacitando agentes e operadores de turismo da região sobre todo o potencial da Cidade para encantar os visitantes.
No total, são esperados entre 480 e 500 agentes e operadores de viagem nos cinco workshops, que serão realizados no Rio de Janeiro, seguido por Belo Horizonte, Cuiabá, Goiânia e, finalmente, Brasília. Os convidados vão receber informações sobre a Cidade por meio de palestras e vídeo, e poderão conhecer um pouco do humor típico do cearense, com apresentação da humorista Madame Mastrogilda.
- Essas ações de capacitação de agentes de viagem em outras cidades são muito importantes, pois os profissionais precisam conhecer bem um destino para poder vendê-lo melhor e ter a certeza de que aquele local irá atender as expectativas de seus clientes”, explica o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira. 
- Fortaleza é um destino consolidado, tanto nacional, quanto internacionalmente, mas é preciso investir sempre em promoção, pois estamos constantemente avançando em muitos aspectos e isso precisa ser informado ao potencial turista”, destaca.
Ao todo, está prevista a realização de 32 workshops nacionais da Setfor, em parceria com a ABIH – CE, ainda em 2024. Eles percorrerão as regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sul e Sudeste.
Fortaleza em destaque-De acordo com a plataforma de acomodações Airbnb, Fortaleza ficou em primeiro lugar na preferência dos hóspedes brasileiros para viagens nacionais programadas para junho, julho e agosto de 2024.
A Cidade também foi o destino mais buscado no Nordeste pelos brasileiros, para as férias de julho deste ano, segundo levantamento da plataforma de viagens Booking.com.
No primeiro semestre deste ano, Fortaleza também esteve entre os dez destinos mais procurados do país, por viajantes de todos os estados e do Distrito Federal , conforme a agências de viagens Decolar.com.

domingo, julho 28

Cidadania Fortalezense para Sakspnov


Em 14 de agosto o fundador e CEO da Blockchain Sports, Dimitriy Saksonov (foto), vai receber o Título de Cidadão de Fortaleza, às 16 horas, no Plenário da Câmara Municipal. A proposta foi apresentada pelos vereadores Ronivaldo Maia e Ronaldo Martins. Saksonov é investidor em diversas áreas, entre elas o apoio a projetos esportivos e no ramo de tecnologia.
A Blockchain tem projetos para revelar jovens jogadores de futebol no Ceará, sendo dois Centros de Treinamento, em Sobral e Acopiara - nesta cidade, as instalações estão sendo finalizadas. Nesses locais, a empresa conta com equipe de profissionais para preparar os futuros talentos para o futebol brasileiro, com treinamentos técnicos e técnicos, além de acompanhamento nutricional.

Rede de Esgoto em São Gonçalo e Paraipaba


Casados há mais cinco décadas, João Alcântara, de 79 anos, e Maria de Lourdes Correia, de 73 anos, gostam de passar as tardes sentados na calçada, ouvindo o rádio e esperando os clientes da mercearia, na rua Irmã Zulmira Fontenele. O cenário, localizado no bairro Carioca, em São Gonçalo do Amarante, é o mesmo há anos. 
- Adoro essa rua, ela é calma. Aqui só tem um problema: esse esgoto na porta da minha casa e do meu comércio. Tenho cinco netos e sonho em ver eles brincando e correndo pela rua. Será que um dia eu ainda vou ver?”, questiona João Alcântara. Mas neste mês, a chegada das equipes da Ambiental Ceará, parceira da Cagece na operação e universalização do esgoto, trouxe esperança para a mudança dessa realidade.
João Alcântara e Maria de Lourdes estão entre os 1.700 moradores que serão beneficiados com a implantação de 4,8 km de novas redes coletoras em São Gonçalo do Amarante, permitindo que mais de 500 imóveis do bairro Carioca tenham acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto. Segundo o morador, a cada três meses é necessário desentupir a fossa de casa, que frequentemente transborda causando transtornos dentro do imóvel e na rua. Ao receber a notícia que a via ganhará rede de esgoto. João Alcântara garantiu: “Com certeza eu vou me conectar e colocar fim a décadas de uso de fossa”.
Benefícios para o Meio Ambiente-Já no município de Paraipaba, as obras de implantação de redes coletoras de esgoto no bairro Boa Esperança também trazem aos moradores expectativas de mudanças. A localidade receberá 1,5 quilometro de novas tubulações, beneficiando mais de 700 pessoas e, ainda, contribuindo com o fim do despejo irregular de esgoto na Lagoa da Cana Brava.
Francisco de Assis, de 38 anos, operador de manutenção refratária, mora há 14 anos no bairro e conta que todo o esgoto da residência é direcionado para uma fossa, que fica no quintal de casa. 
- Em período de chuva é um caos, a fossa extravasa e acaba alagando parte da casa. Tenho dois filhos, um menino de 9 anos e uma menina de 2 anos. Eles já sabem que, na época de inverno, não podem brincar no quintal porque temos medo deles ficarem doentes com alguma infecção ou doença de pele. Inclusive, já pensei até em morar em outro local, onde tenha rede de esgoto. Mas, agora, estou feliz em ver ela chegando na frente da minha casa. Com certeza irei me conectar”, afirma o morador.
As novas intervenções em São Gonçalo do Amarante e em Paraipaba incluem, também, construções de nova Estação Elevatória de Esgoto (EEE), uma em cada município, que vão bombear os efluentes coletados, direcionando para uma estação de tratamento e garantindo o funcionamento pleno do sistema da região. As obras nas duas cidades têm previsão de serem concluídas em dezembro deste ano.
Intervenções mais assertivas-Diego Félix, gerente de serviços da Ambiental Ceará, destaca que as obras de expansão do sistema de esgotamento sanitário têm ganhado, também, o reforço de novos equipamentos de ponta, como é o caso do uso de valetadeiras. 
- O maquinário traz mais celeridade à operação e garante a abertura de valas na largura e profundidade exata, conforme indicação do projeto, evitando o desperdício de recursos e causando menos danos ao solo. Esses equipamentos contribuem muito com o nosso trabalho, além de causar menos transtornos aos moradores nos períodos de obra”, explica.
Ele destaca que, após as obras, equipes da Ambiental Ceará passarão nas residências conscientizando os moradores para realizarem a conexão dos imóveis à nova rede coletora de esgoto, garantindo o tratamento adequado dos efluentes. 
- A partir do momento em que o morador conecta a casa na rede de esgoto, damos mais um passo para a universalização do Esgotamento Sanitário. Assim, será possível também reduzir as doenças relacionadas ao contato com esses efluentes e, ainda, cuidar do Meio Ambiente”, reforça Diego Félix.
Além de colocar fim ao cenário de esgoto correndo a céu aberto nas ruas, a ampliação do acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto está associada a benefícios como redução de doenças e aumento na produtividade dos trabalhadores, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Trata Brasil.
De acordo com o Estudo, a partir da universalização do esgotamento sanitário, o Ceará vai somar R$ 36,8 bilhões em benefícios sociais, entre 2023 e 2040. Esse valor considera a redução dos custos em saúde, o aumento na produtividade do trabalho e as rendas geradas com valorização imobiliária e atividades turísticas, além de indicadores como as rendas geradas pelo investimento nas obras e na operação do saneamento.
Universalização do Esgotamento Sanitário-A ampliação da Rede de Esgoto em São Gonçalo do Amarante e Paraipaba, executadas pela Ambiental Ceará, são realizadas dentro da Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a empresa e a Cagece, para universalizar o acesso à coleta e ao tratamento de esgoto em 24 cidades das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, incluindo a Capital.
A Ambiental Ceará é responsável pela ampliação, operação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,2 bilhões serão investidos em obras, levando Esgotamento Sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.

CRA Jovem Fortaleza

Alunos e professores do Grau Técnico Bezerra de Menezes participam do evento CRA Jovem em Fortaleza.

Os alunos, professores e o coordenador do curso de Administração da unidade do Grau Técnico Bezerra de Menezes participaram na sexta-feira ( 26/7) do evento CRA Jovem. A Quarta edição do evento do Conselho Regional de Administração aconteceu no Hotel Praia Centro em Fortaleza. 

A Agência de Emprego do Grau Técnico Bezerra de Menezes esteve presente realizando um network gigantesco e fortalecendo novas parcerias com empresas para o trabalho da Agência de Emprego e para futuras feiras de empregabilidade. Tina Almeida, representou a Agência de Empregos, e professor Filk Santos representou o Grau Bezerra de Menezes como coordenador do curso de Administração.

Como convidados, os alunos e professores acompanharam as palestras de 15 profissionais da área da administração ouvindo as dicas e agregando muito conhecimento.

"Representar o grau técnico nesse grande evento a nível nacional, fortalecendo a parceria, construindo caminho de desenvolvimento profissional aos nossos alunos do curso técnico de administração é promover nossa responsabilidade institucional e social dentro do campo da educação", destaca Tina Almeida, coordenadora da Agência de Emprego do Grau Técnico Bezerra de Menezes.

O evento CRA Jovem foi gratuito e contribuiu diretamente para o futuro profissional dos participantes, maioria deles estudantes. O evento também reuniu um bom nível de profissionais de diversas áreas, gerando oportunidades de contratações, assim como bem faz o Grau Técnico, Grau Profissionalizante e Faculdade Grau por meio da Agência de Empregabilidade.

O evento foi encerrado com o show do humorista Falcão.

No RioMar Kennedy

 


Futricas Políticas

Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT): Com muita alegria e espírito de união, oficializamos nossa candidatura e caminhada rumo à reeleição na Prefeitura de Fortaleza. Vamos continuar mudando vidas, transformando realidades e olhando, principalmente, para a periferia da nossa cidade. Com a força do povo e o sentimento de que a mudança não pode parar, vamos seguir juntos".




Futricas Políticas

 


Futricas Políticas

Evandro Leitão participa da convenção municipal de Fortaleza e do Encontro Estadual do PSD com a presença de Kassab.

A Convenção Municipal de Fortaleza e o encontro estadual do PSD aconteceram, na manhã deste sábado (27/7/2024), com a presença do pré-candidato do PT a prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, o presidente do Diretório Municipal, deputado Luiz Gastão, o presidente estadual, Domingos Filho, deputados estaduais e federais, prefeitos e prefeitas da legenda e pré-candidatas e pré-candidatos aos cargos de vereador, vice-prefeitos e prefeitos na capital cearense e de todas as regiões do estado. 

A palavra do deputado, Luís Gastão, presidente do PSD de Fortaleza, anunciou a escolha unânime do PSD de Fortaleza que consolidou a sugestão do nome da deputada estadual Gabriella Aguiar a vice de Evandro Leitão, se a indicação couber ao PSD. Kassab discursou confirmando o apoio do partido a Evandro:

- É uma enorme responsabilidade governar uma cidade como Fortaleza. Temos a certeza que o PSD dará a sua contribuição à vitória e, juntos, vamos ajudar na construção de uma Fortaleza melhor, pois a pré-candidatura de Evandro Leitão está sólida e muito bem articulada”. 

O deputado federal, Domingos Neto, ressaltou em sua fala a importância do deputado federal Célio Studart no processo de decisão do PSD. Célio Studart foi representado pelo secretário estadual de Proteção Animal, David Ratacaso. O deputado foi citado em todos os discursos da convenção, tendo o reconhecimento da importância de sua liderança das autoridades presentes. 

Gabriella Aguiar agradeceu ao partido e fez seu discurso com compromisso e alinhada aos princípios da democracia e das diretrizes da legenda e ressaltou a excelente relação com o Evandro Leitão. Com auditório lotado, ela finalizou: 

- Hoje você vê a força que o PSD tem, e vamos trabalhar dia e noite para a vitória, conte comigo”. disse.

Empreendedorismo Feminino

Impacto das barreiras tradicionais de gênero no empreendedorismo feminino.

No cenário competitivo do empreendedorismo global, as mulheres continuam a enfrentar obstáculos significativos impulsionados por barreiras tradicionais de gênero. Desde o acesso desigual ao financiamento até preconceitos culturais arraigados, esses desafios frequentemente obscurecem o potencial das empreendedoras de prosperar no mundo dos negócios.

“A discriminação de gênero ainda é um fator determinante na trajetória empreendedora das mulheres”, afirma Chris Estrela, especialista na área de empreendedorismo. “Essas barreiras não só limitam o crescimento econômico, mas também perpetuam desigualdades profundas que precisam ser urgentemente confrontadas.”

Uma das maiores dificuldades enfrentadas por mulheres empreendedoras é o acesso ao financiamento. Muitas vezes, são confrontadas com taxas mais altas de recusa em empréstimos e investimentos do que seus colegas masculinos. "Isso é frequentemente atribuído a preconceitos inconscientes entre os investidores e a uma rede de contatos menos robusta, o que limita suas oportunidades de expandir seus negócios", abordou Chris Estrela.

Além das barreiras financeiras, as expectativas sociais e estereótipos de gênero desempenham um papel crucial em desincentivar mulheres a perseguir oportunidades empreendedoras. A pressão para conformar-se a papéis tradicionais muitas vezes impede que mulheres explorem seu potencial como líderes empresariais, resultando em uma representação desproporcional no mundo dos negócios.

A desigualdade na divisão das responsabilidades domésticas também impacta negativamente as mulheres empreendedoras. Com uma carga desproporcional de tarefas familiares, muitas encontram-se com tempo e energia limitados para dedicar ao crescimento de seus negócios. Isso não apenas prejudica suas aspirações empreendedoras, mas também perpetua um ciclo de desigualdade de oportunidades.

A escassez de figuras femininas proeminentes no mundo dos negócios contribui para um déficit significativo de modelos de referência. "A ausência de exemplos tangíveis de sucesso dificulta a visualização de um caminho claro para as aspirantes a empreendedoras, minando sua confiança e capacidade de perseguir suas ambições", alertou. 

Para mitigar esses desafios, é essencial implementar estratégias concretas que promovam a igualdade de gênero no ecossistema empreendedor:

    • Mentoria e Networking: Fortalecer redes de mentoria para conectar mulheres empreendedoras com mentores experientes.

    • Programas de Capacitação e Suporte: Investir em programas que ofereçam capacitação técnica, gerencial e apoio emocional.

    • Políticas Inclusivas: Implementar políticas que incentivem a participação e o financiamento de negócios liderados por mulheres.

    • Campanhas de Conscientização: Sensibilizar investidores e a sociedade sobre os benefícios econômicos de apoiar mulheres empreendedoras.

*Quem é Chris Estrela?

Christianne Estrela é empresária, advogada e incentivadora do empreendedorismo feminino, com vasta experiência em gestão e consultoria em diversos setores, incluindo comércio, serviços, educação e saúde. Atuou como professora universitária. 

Ela é sócia e Diretora Executiva das empresas Maria Bonita Distribuidora e SemeArte. Além disso, é distribuidora e representante para o Nordeste da empresa Saagar Agro Biotech.

Futricas Culturais

 


sábado, julho 27

AGFN no XXV DFB

O DFB Festival — Dragão Fashion Brasil — continua sua jornada de sucesso no terceiro dia de sua edição comemorativa de XXV anos, realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza 
Nesta sexta-feira (26/7/2024), o evento destacou-se pela rica programação que celebrou a moda autoral, arte e a importância da capacitação profissional de artesãs.
Programação do Summit-A programação começou com uma série de palestras no DFB Summit, abordando temas essenciais para a moda contemporânea. Alexandre Bojar iniciou com a palestra “Match Artesanato e Moda: Sobre o programa Minas Moda Autoral — Edição Belo Horizonte”, oferecendo insights valiosos sobre a integração entre artesanato e moda.
Em seguida, a palestra “Economia circular está na moda!”, com a participação de Iury Melo, Cláudio Silveira, Beatriz Fiuza e Rebeca Wermont, discutiu a relevância da economia circular no cenário da moda. Rafael Studart, no intervalo sustentável com Vida BR, compartilhou dicas práticas sobre materiais sustentáveis e inícios de projetos autorais.
Encerrando as atividades do Summit, Luiz Goi liderou uma conversa livre no espaço Conexões e Sebrae, abordando a autoralidade, sustentabilidade e empreendedorismo, criando um ambiente propício para o networking e troca de experiências.
Celebração da arte no Ceará-Um dos momentos mais memoráveis do dia foi o brinde realizado por Cláudio Silveira e Mariana Furlani, celebrando a galeria de arte dentro desta edição comemorativa. “É uma homenagem à riqueza cultural e artística do Ceará. É uma celebração da nossa diversidade e da criatividade que nos cerca”, destacou Cláudio.
Programação de desfiles-A passarela do DFB Festival foi palco de desfiles que emocionaram o público. O tradicional Concurso dos Novos contou com as participações da Uniateneu, Unifor, Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Desfiles autorais de Bruno Olly, Melk ZDA, Baba e Catarina Mina emocionaram o público.
No último desfile, Cláudio Silveira, idealizador do DFB, realizou um momento especial, presenteando as artesãs com uma cartilha de modelagem em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor). Ele reforçou a importância da capacitação para o desenvolvimento do setor: “Esse é o DFB, qualificando, para que a gente possa ter cada vez mais um produto moderno, modelado, para que vocês possam vender. Esse é o nosso propósito: qualificar vocês para a gente ter produtos do Ceará em todo o país”, comentou.
Programação de shows-A programação musical manteve a energia alta com apresentações de Dj Xarada, Baile Marrom, Wavzin e Má Dame, proporcionando um encerramento vibrante para a noite.

Futricas Políticas

 


Penha na Caixa Cultural Fortaleza


A Caixa Cultural Fortaleza apresenta, de 2 a 4 de agosto, o espetáculo de dança Penha - um ensaio sobre violência doméstica (fotos Juan Porto). Em cena, cinco intérpretes-bailarinos do coletivo Flores, apresentam coreograficamente a temática da violência contra a mulher, tendo como inspiração a Lei Maria da Penha. Após cada apresentação será aberto um espaço de debate com a criadora da obra e os intérpretes-bailarinos. Haverá intérpretes de Libras nas três sessões. Os ingressos para a temporada estarão à venda a partir de 26 de julho na bilheteria do local. O espetáculo conta com patrocínio da Caixa e do Governo Federal.
Com concepção e direção geral de Tais Vieira, o espetáculo se dá a partir da dança experimental, em narrativa não linear, que alcança a todos por ser roteirizada como conversa coreográfica. As movimentações são construídas entre leituras dramáticas e cenas compostas por gestuais, na medida em que as relações de vida real se revelam pelos intérpretes. A construção de movimentação, cenário, figurino, iluminação e trilha sonora são criações que envolvem todos os integrantes do Coletivo Flores.
O grupo é reconhecido pela sua linguagem cênica própria, orientada pelas danças urbanas, em contato com diferentes estéticas do mover-se. Suas obras se dão com narrativas coreográficas alicerçadas por importantes temas sociais. O espetáculo busca dialogar com as pessoas, para além da atuação em cenário artístico, numa abordagem que aproxima artistas e público, pela identificação e impacto, tornando a todos parte da obra apresentada pelo Flores.
Com ampla trajetória de prêmios e circulações nacionais e internacionais, o Coletivo Flores tem como sua grande marca artística a abordagem expressiva e forte da violência, tema que torna seus espetáculos obras sempre de grande impacto. É central no trabalho do grupo entender a dança como uma importante ferramenta para estimular discussões políticas e sociais, trazer à tona a novos olhares mais próximos, sensíveis e profundos sobre as questões que envolvem a violência.
Após cada sessão do espetáculo será aberto um espaço de debate com a criadora da obra e os intérpretes-bailarinos: Daniele Morethe, Josiane Sueiros, Lorena Bittencourt, Rafael de Souza e Renato Mota. O objetivo é propor ao público uma reflexão, suscitando um diálogo sobre as sensações causadas pela obra assistida. Todos estarão disponíveis para conversar abertamente com o público sobre o processo de criação, suas pesquisas, laboratórios e vivências acerca dos temas, além de abrir espaço para quem se interessar por colocações e observações sobre o que foi apresentado.
Oficinas Gratuitas e Debates-Além das apresentações do espetáculo, o Coletivo Flores realiza, durante a temporada na Caixa Cultural Fortaleza, duas atividades formativas gratuitas, ambas seguidas de debate. No sábado (3), às 10h, Renato Mota ministra a oficina "Consciência Corporal", destinada a criança, adolescente, adulto, idosos, pessoas com e sem deficiência, profissionais da Dança, do Teatro ou de qualquer outra modalidade. O objetivo é a Experimentação do Corpo como Ferramenta de Expressão para além do fazer artístico, introduzindo a linguagem corporal, desenvolvida dentro das áreas da Dança e do Teatro, como forma de autoconhecimento e desenvolvimento de habilidades individuais. Em seguida, Dilma Negreiros, diretora de produção do Coletivo Flores, conduz o debate sobre "Violência Doméstica e Mulheres com Deficiência".
No domingo (4), às 10 horas, a atividade será "Preparação Física com Dança", ministrada por Rafael de Souza. A oficina oferece a possibilidade de vivência sobre a preparação física com a Dança e o quanto ela melhora a disposição para as atividades, podendo proporcionar ao indivíduo que a pratica o desenvolvimento da força muscular, agilidade, resistência e velocidade, através dos movimentos realizados pela atividade. Na sequência, o Coletivo Flores participará do debate sobre "O Corpo Feminino nas Danças Urbanas”.
As atividades formativas vão acontecer no Espaço Gente Arteira, do equipamento. As inscrições para as oficinas podem ser feitas no site da CAIXA Cultural. Havendo inscrições de pessoas surdas, as atividades contarão com intérpretes de Libras. Vagas limitadas a 20 participantes.


sexta-feira, julho 26

Na CMFor

 


Dia do Motorista Campo Ouro Verde

Campo Ouro Verde comemora o Dia do Motorista com palestra e coffee break para colaboradores. 

Nesta quinta-feira, 25, a empresa cearense Campo Ouro Verde celebrou o Dia do Motorista com uma programação especial dedicada aos seus colaboradores. O evento, realizado na sede da empresa, incluiu uma palestra sobre manutenção veicular e direção defensiva, ministrada por um instrutor da Cequip, concessionária dos caminhões Volkswagen no Ceará.

A iniciativa teve como objetivo proporcionar aos motoristas da empresa conhecimentos essenciais para a segurança no trânsito e a preservação dos veículos. "Promover ações como essa é fundamental para a nossa empresa. Valorizamos muito a segurança e o bem-estar dos nossos colaboradores, e essa é uma forma de garantir que estejam sempre bem informados e preparados para o dia a dia nas estradas", destacou Felipe Veras, diretor de Negócios da Campo Ouro Verde.

Após a palestra, os motoristas puderam desfrutar de um coffee break, momento que proporcionou interação e descontração entre os participantes. O evento reforça o compromisso da Campo Ouro Verde com a capacitação e valorização de seus funcionários, destacando a importância da segurança e da prevenção no ambiente de trabalho.

Sorvetes Frosty Lago Jacarey

Sorvetes Frosty inaugura nova loja no Lago Jacarey.

A Sorvetes Frosty acaba de inaugurar mais uma unidade em Fortaleza, desta vez no Lago Jacarey. A estrutura da loja corresponde a uma área de 60 metros quadrados, oferecendo um amplo espaço interno, corroborando para a experiência completa do cliente.

Em comemoração à abertura, o estabelecimento vai oferecer promoção especial, com 50% de desconto em todos os picolés Frosty para compras a partir de cinco itens, até o próximo domingo, 28. Vanda Monte, diretora de marketing da Sorvetes Frosty, ressalta a importância do plano de expansão da marca e do aumento no número de lojas físicas. 

Além da loja no Lago Jacarey, a Sorvetes Frosty dá continuidade ao seu plano de expansão com a abertura de nova loja em Candeias-PE e reinaugurações em Dirceu, Cristo Rei e Tabuleta, cidades piauienses. Ao todo, a expectativa é que o ano seja finalizado com mais de 100 unidades físicas.

*Sobre a Sorvetes Frosty*

Atualmente presente em 5 estados nordestinos: Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí e Pernambuco, a Frosty tem sido um catalisador significativo para o crescimento econômico local. Com mais de 80 lojas na região, a empresa conta com um portfólio que ultrapassa 200 produtos, abrangendo sorvetes, picolés, açaí, polpas de frutas, paletas e gelos para drinks. Tendo a frente da operação o Edgard Segantini Junior, CEO da Sorvetes Frosty, o diferencial da empresa é investir em modelos de varejo e atacado, dando ao cliente a possibilidade de adquirir produtos com valor de atacado (a partir de cinco unidades de quaisquer produtos da loja). 

Eleições 2024

 

PSD realiza encontro estadual e convenção municipal de Fortaleza com a presença do presidente nacional, Gilberto Kassab, neste sábado (27)

O encontro estadual da agremiação irá definir os candidatos dos municípios no interior do estado. Durante o evento, acontece a convenção de Fortaleza sob o comando do presidente do diretório municipal, deputado federal Luiz Gastão. Estão sendo aguardadas lideranças partidárias de todas as regiões do Ceará, deputados estaduais e federais, além de pré-candidatas e pré-candidatos aos cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito.

O cenário da legenda já é de definição em parte das cidades cearenses. Em municípios onde o partido disputa a reeleição, candidatos já estão preparados e com forte musculatura política para as eleições de outubro. Em outros municípios, sucessores a gestores atuais ganharam o apoio de correligionários com nomes já conhecidos nos locais de atuação.

Para o presidente estadual da sigla, Domingos Filho, o partido larga na frente pelo seu perfil democrata e com unidade entre lideranças. “Temos uma relação de cordialidade mútua que nos permite um consenso partidário com diálogo e bom relacionamento com todos. E quando chegamos a decisões, o processo já foi tramitando com a segurança que um grupo político precisa ter. Estamos prontos para fortalecer ainda mais a posição da legenda em Fortaleza e no interior do estado”. Reforçou Domingo.

*Serviço

Encontro Estadual do PSD

Data: 27 de julho (sábado)

Horário: 9 horas

Convenção de Fortaleza

Data: 27 de julho (sábado)

Local: Unifametro de Fortaleza

Rua: Padre Ibiapina, 1243, Jacarecanga.



quinta-feira, julho 25

1.020 vagas em cursos profissionalizantes


A Prefeitura de Fortaleza iniciou, nesta quinta-feira (25/7/2024), as inscrições para os cursos profissionalizantes do Programa Fortaleza + Futuro que serão realizados no mês de agosto. Em parceria com o Senac e com o Senai, estão sendo ofertadas, gratuitamente, 1.020 vagas para cursos com carga horária entre 20 e 160 horas/aula.
A iniciativa é da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) e conta com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), objetiva fomentar a geração de emprego e renda na cidade. As inscrições poderão ser feitas no site Mais Futuro (https://maisfuturo.sde.fortaleza.ce.gov.br/) até que sejam preenchidas as vagas de cada modalidade. As vagas são limitadas.
O Fortaleza + Futuro oferta cursos em áreas como moda, gastronomia, saúde, beleza, gestão e tecnologia da informação. As capacitações serão realizadas em turmas com modalidades presenciais. Os interessados devem apresentar documento oficial com foto (RG), CPF, comprovante de escolaridade e de residência. Os cursos são destinados para moradores de Fortaleza a partir dos 16 anos. Além da documentação, é necessário seguir alguns requisitos que mudam de acordo com o curso escolhido com critérios de hipossuficiência.
As aulas são ministradas nas unidades do Senac e do Senai, além de equipamentos da SDE, e ao final do curso os alunos recebem certificado gratuito. Os interessados também podem entrar em contato pelo telefone 0800 222 3656, pelo e-mail maisfuturo@sde.fortaleza.ce.gov.br ou pelo WhatsApp (85) 9.8403.9559 (não recebe ligações)

Ateliê em Antônio Bezerra


O Terminal do Antônio Bezerra ganhou um novo Ateliê Colaborativo do Projeto Costurando o Futuro. Este é o 15º equipamento entregue pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), que disponibiliza máquinas de costura para promover a inclusão produtiva, economia criativa e o desenvolvimento econômico do entorno. A iniciativa trata-se de um espaço compartilhado e colaborativo, gratuito e voltado para as atividades de corte e costura, produzido por pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Com a implantação do novo Ateliê, a Prefeitura bateu a meta de 15 unidades. O novo ateliê, localizado no território da Regional 3, foi escolhido com o objetivo de amparar costureiras que atuavam na fábrica Guararapes, que teve suas atividades encerradas no ano passado. Foi o que explicou Rodrigo Nogueira, secretário do Desenvolvimento Econômico.
“Esse novo ateliê é bem localizado, de fácil acesso, próximo a Guararapes para atender os ex-funcionários que ficaram vulneráveis com o fechamento da fábrica. Nós vamos poder ajudá-los, temos aqui quase 20 máquinas que vão auxiliar na geração de renda e abertura de uma nova porta para um futuro melhor para essas pessoas”, afirmou.
O ateliê disponibiliza máquinas profissionais do tipo: reta, overloque, galoneira, bordado e máquina de corte. Em Fortaleza, os equipamentos estão localizados no Bom Jardim, Vila União, Jangurussu, Vila Velha, José Walter, Pirambu, Conjunto Ceará, Barra do Ceará, Vicente Pinzon, Canindezinho, Mondubim, Pici e Palmeiras. O Projeto conta, também, com uma unidade móvel que está atendendo próximo à antiga fábrica Guararapes. Parte da matéria-prima utilizada no ateliê, como retalhos, vem de doações de empresas.
“Nós estamos aqui com 17 máquinas totalmente eletrônicas, as mais modernas do mercado. As mulheres que estão aqui hoje vêm da nossa unidade móvel que está no Antônio Bezerra, cumprindo a promessa de que a unidade só sairia de lá se esse ateliê fosse inaugurado”, explicou Jana Moura, monitora do projeto.
Uma das beneficiadas com o novo espaço é Maruzia Maia, moradora do bairro. Ela expressou seu entusiasmo pela inauguração do novo espaço, e destacou que o novo ambiente é "maravilhoso e benéfico para todos, servindo não apenas para quem já trabalha com costura, mas também para aqueles que desejam aprender ou que não possuem suas próprias máquinas de costura".
Maruzia, que trabalha em uma editora durante o dia, dedica-se à costura em seus horários de folga há cerca de um mês. Ela vê o espaço como uma "oportunidade valiosa para aprimorar minhas habilidades e colaborar com a comunidade".
Além dela, Evanilda Pinto, dona de casa, compartilhou sua experiência com o novo espaço de costura. "Minha experiência é aprender mais ainda. Costurar, ter meu próprio negócio. Meu sonho é ser uma costureira mesmo, de verdade. Porque eu trabalhei como auxiliar de costura durante nove anos e nunca me deram oportunidade", contou.
Com a instalação do novo ateliê fixo, a unidade móvel, de acordo com Rodrigo Nogueira, se dirige nos próximos dias ao bairro Moura Brasil, ampliando o acesso ao coworking para mais pessoas.
Ações de fomento ao empreendedorismo-O Costurando o Futuro faz parte de diversas outras ações da Prefeitura de Fortaleza que têm por objetivo capacitar e fomentar o empreendedorismo na cidade. Os projetos Fortaleza Capacita e Fortaleza + Futuro, por exemplo, realizam capacitações em parceria com o Senai, Senac e Sebrae, com as próprias costureiras do Ateliê, para que se tornem empreendedoras qualificadas e donas do próprio negócio.

--

AGFN no 25º DFB


O DFB Festival — Dragão Fashion Brasil — começou em grande estilo nesta quarta-feira (24), marcando a abertura de sua edição comemorativa de XXV anos no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Com uma estrutura completa e programação diversificada, o primeiro dia do evento celebrou a moda autoral, reforçando o compromisso com a moda consciente e a valorização do “handmade”.


Ao lado de parceiros e apoiadores, Cláudio Silveira e Helena Silveira, mentes criativas do DFB Festival, realizaram a tradicional fala de abertura oficial do evento. Na ocasião, estiveram presentes a vice-governadora do Estado do Ceará, Jade Romero; o diretor presidente da Enel Ceará, José Nunes de Almeida Neto; o diretor superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo; o secretário executivo de Cultura do Ceará, Rafael Felisbino; e Patrícia Varela, coordenadora de comunicação da Enel Brasil.
Cláudio protagonizou um forte discurso relembrando as outras edições e exaltando a riqueza do ‘feito à mão’. “Reunir grandes nomes em torno de um evento autoral, sem medo de exercer a criatividade, sem o menor pudor, foi assim que nasceu o Dragão Fashion”, destaca.


DFB Summit-O início da programação foi marcado pelo DFB Summit, com a palestra do Senai Cetiqt sobre as “Macrotendências Inova Moda Digital — Outono/Inverno 25: Impermanência”, ministrada por Angélica Coelho e Rafael Lemos. A discussão explorou as tendências emergentes no mundo da moda, oferecendo uma visão profunda sobre o futuro do setor.
O DFB Summit também contou com a palestra “Beleza diversa com Vult”, do Grupo Boticário, focada em diversidade e inclusão, ministrada por Aline Melo e Virgínia Lima. Em seguida, Helen Gomes, representando a V.Laundry, apresentou a palestra “Da fibra ao estilo — Como a indústria da moda pode ser sustentável”, explorando a sustentabilidade na moda desde a produção das fibras até o produto final.


Primeiro dia de desfiles-A programação dos desfiles começou com o renomado Concurso dos Novos, apresentando criações de estudantes do Senai Moda RN, UDESC Universidade Estadual de Santa Catarina e UFC. O desfile 100% CE, assinado pelo idealizador do evento, Cláudio Silveira, seguiu destacando talentos locais feitos à mão, com peças marcantes. Em seguida, Almir França apresentou sua coleção. Após ele, Almerinda Maria apresentou toda a sua originalidade. Marina Bitu encerrou a noite de desfiles.
Cada apresentação trouxe criatividade e inovação, celebrando a diversidade e a originalidade da moda autoral.


Programação shows-O encerramento do primeiro dia ficou por conta de Silvero Pereira, que subiu ao palco visando proporcionar um show vibrante.
Confira a programação do DFB Summit desta quinta-feira (25/7):
Painel Moda Autoral — Senai Cetiqt
Projeto Renda Veste
Palestrantes: Angélica Coelho, Rafael Lemos e Raquel Canaan
Horário: 15h15
Intervalo sustentável com vida BR
Tema: Insight pratico de como você pode começar a ser autoral e sustentável
Palestrante: Rafael Studart
Horário: 16h50
Mesa redonda
Tema: A realidade do processo de sustentabilidade do Instituto C&A com designers autorais locais
Participantes: Gustavo Venâncio (Instituto C&A), Gabriel Baquit (Baba Lab), Sherida e Bruno Olly
Horário: 16h10
Palestra Start by WGSN
Tema: Trends e sustentabilidade: as tendências 2025 e como adequá-las ao mercado sustentável e autoral
Palestrante: Luiza Nolasco
Horário: 17h45
Uniateneu — Workshop outro olhar:
Tema: Ergonomia e Design no artesanato vestível
Palestrante: Vaneska da Silva Rebouças
Local: Casa Criar CE
Horário: 16h
Confira a programação de desfiles desta quinta-feira (25/7):
17h — Concurso dos Novos: UFCA / UFMG / Instituto Federal do Rio Grande do Norte — Campus Caicó
18h — Vitor Cunha
19h — Fruto do Conde
20h — Lindebergue
21h — David Lee
Confira a programação de shows desta quinta-feira (25/7):
22h — Mulher Barbada
***Espaço sujeito à lotação
DFB 2024-Idealizado por Cláudio Silveira, o mega evento acontece pelo segundo ano consecutivo no Centro de Eventos do Ceará. O DFB celebra um ano marcante com novidades em seu formato e um novo posicionamento, reforçando o compromisso com a moda consciente e a valorização do “handmade”.
O festival se destaca por sua programação gratuita, democrática e plural, que inclui desfiles autorais, shows, o tradicional Concurso dos Novos, um espaço dedicado a negócios sustentáveis e um panorama completo do design cearense.
O DFB XXV coincide com o Ano do Dragão no calendário chinês, símbolo de força, criatividade, expansão e boa sorte. Essa energia inspiradora se traduz na programação do evento, que visa impulsionar a moda brasileira para um futuro promissor.
O DFB Festival 2024 é apresentado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. Com apoio cultural da ENEL (@enelbrasil), mídia partner TV Verdes Mares, realização da Associação Artesanias do Ceará e Empório Lokar. Apoio institucional da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará, @secretariadoturismodefortaleza, e Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) @secultceara, nos termos da Lei 13.811, de 16 de agosto de 2006.

quarta-feira, julho 24

Futricas Econômicas

 



Futricas Econômicas


 

Futricas Econômicas

 


Selo ESG Fiec


Nesta quarta-feira (24), na Casa da Indústria, o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, entrega o Selo ESG-FIEC para mais três empresas que se destacaram por suas práticas sustentáveis. As empresas Benatêxtil, Jaguatêxtil e Multicor, todas do setor têxtil, foram auditadas e certificadas pela Bureau Veritas, uma das maiores e mais respeitadas organizações de certificação do mundo.

A iniciativa da FIEC busca fornecer ao mercado uma avaliação criteriosa e validação das práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) das indústrias cearenses, além de orientá-las rumo à sustentabilidade, alinhando-se às melhores práticas globais.

"Estamos extremamente felizes em conceder o Selo ESG-FIEC às empresas Benatêxtil, Jaguatêxtil e Multicor. Esta certificação reconhece o compromisso dessas empresas com práticas sustentáveis, fundamentais para o futuro da nossa indústria e da sociedade como um todo. Nosso objetivo é não apenas validar as práticas atuais, mas também inspirar outras indústrias cearenses a seguir o mesmo caminho, promovendo um ambiente empresarial mais responsável e sustentável", destacou Alcileia Farias, Coordenadora do Núcleo ESG-FIEC.

Além da cerimônia de entrega do selo, a Benatêxtil apresentará uma exposição com peças criadas a partir de retalhos e restos de materiais da indústria têxtil. Essas peças foram elaboradas por uma equipe de jovens estilistas convidados por Ivanildo Nunes para este projeto, destacando a inovação e o reaproveitamento de materiais, tornando a moda mais sustentável.

Benatêxtil: A Benatêxtil é uma empresa cearense reconhecida por sua excelência em qualidade e inovação no setor têxtil. Fundada há mais de 20 anos, a companhia se destaca pelo compromisso com a sustentabilidade, implementando práticas ambientais responsáveis. Além de uma vasta linha de produtos, a Benatêxtil investe continuamente em tecnologia e desenvolvimento. A recente conquista do Selo ESG-FIEC consolida sua posição de liderança em práticas sustentáveis.

Jaguatêxtil: A Jaguatêxtil é uma empresa cearense de destaque no setor têxtil, conhecida pela produção de tecidos de alta qualidade e durabilidade. Com mais de 30 anos de trajetória, a empresa investe em inovação e tecnologia para oferecer produtos diferenciados. A Jaguatêxtil adota práticas ambientais e sociais responsáveis, sendo recentemente reconhecida com o Selo ESG-FIEC, reforçando seu papel de liderança no mercado têxtil sustentável.

Multicor: A Multicor é uma empresa cearense especializada na produção de tintas e corantes para a indústria têxtil. Fundada há mais de 25 anos, a empresa se destaca pela qualidade e inovação de seus produtos, atendendo às necessidades de diversos segmentos do mercado. A Multicor adota práticas sustentáveis e possui um forte compromisso com a responsabilidade ambiental e social. A recente certificação com o Selo ESG-FIEC confirma seu empenho em seguir as melhores práticas globais de sustentabilidade.

A entrega do Selo ESG-FIEC às empresas Benatêxtil, Jaguatêxtil e Multicor evidencia o compromisso da indústria cearense com a sustentabilidade e a responsabilidade social, estabelecendo um padrão a ser seguido por outras empresas do setor.





terça-feira, julho 23

Cidadania Fortalezense


 

Fortaleza Bilíngue


O Fortaleza Bilíngue, Programa da Prefeitura de Fortaleza, está com inscrições abertas para cursos e oficinas presenciais que serão realizados em agosto. Estão sendo ofertadas capacitações em sete idiomas: inglês, espanhol, alemão, francês, japonês, italiano e coreano.
As inscrições ficam abertas até segunda-feira (29 de julho), exclusivamente pelo site do Fortaleza Bilíngue (bilingue.fortaleza.ce.gov.br/cursos). As aulas serão presenciais na Embaixada Bilíngue (Avenida Padre Antônio Tomás, 610-Aldeota).
Cursos disponíveis:
- Inglês básico (25 vagas): 05/08 a 23/08, das 18h às 21h;
- Espanhol Básico (25 vagas): 05/08 a 23/08, das 18h às 21h;
- Introdução à língua Japonesa (25 vagas): 06/08 a 21/08, das 13h às 17h;
- Introdução ao Italiano (25 vagas): 06/08 a 21/08, das 8h às 12h;
- Espanhol básico (25 vagas): 06/08 a 21/08, das 13h às 17h;
- Inglês básico (25 vagas): 06/08 a 21/08, das 13h às 17h;
- Inglês básico (25 vagas): 06/08 a 23/08, das 8h às 12h;
Oficinas:
- Inglês para carreiras internacionais (15 vagas): 06/08 a 27/08 das 18h às 21h;
- Escrita Japonesa (25 vagas): 05/08 a 21/08 das 9h às 11h;
- Alemão para viagens (25 vagas): 05/08 a 21/08 das 18h às 20h;
- Francês para viagens (25 vagas): 06/08 a 27/08 das 13h às 15h;
- Jornada Coreana: Introdução e Cultura (25 vagas): 13/08 a 27/08 das 18h às 21h.

Entrega dos Kits da Academia Enem


A Prefeitura de Fortaleza inicia a entrega dos kits do Academia Enem, programa preparatório oferecido gratuitamente a estudantes, especialmente aqueles da rede pública de ensino, que desejam ingressar no ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares em geral. A ação é realizada pela Secretaria de Juventude e Instituto Juventude Inovação.
A entrega ocorrerá entre 24 e 27 de julho nos equipamentos da Rede Cuca e Redejuv (confira lista dos locais abaixo). A organização reforça a importância de respeitar as datas e horários estabelecidos para que todos possam receber seus kits de forma organizada e segura.
Os kits entregues aos participantes incluem uma carteirinha de estudante e uma camiseta do programa. Essa entrega é uma prática estabelecida em todas as edições do Academia Enem, reforçando o apoio contínuo aos estudantes na sua jornada educacional.
Os participantes devem apresentar documento de identificação com foto para retirar o kit.
Sobre o Academia Enem-Com mais de 90 mil jovens já beneficiados desde 2013, o Academia Enem é um programa da Prefeitura de Fortaleza, voltado para orientar e preparar estudantes, em especial os da rede pública de ensino, para ingressar na educação superior através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e vestibulares em geral.
O programa tem por objetivo tornar menos desiguais as oportunidades de ocupar uma vaga nas universidades, tendo como princípio norteador a democratização da educação como agente de mudança. Ao mesmo tempo em que visa contribuir para a ascensão do público ao ensino superior, o Academia Enem prepara o jovem para o ingresso no mundo do trabalho.

No Cuca Mondubim


A Prefeitura de Fortaleza realiza, nesta terça (23) e quarta-feira (24/7), das 13 às 17 horas, mais um aulão do Programa Nossas Guerreiras para mulheres empreendedoras ou que desejem empreender. 
A "Elaboração de Proposta de Negócios", será realizada na Rede Cuca Mondubim (Regional 10). As concludentes do curso terão acesso ao crédito orientado de até R$ 3 mil, além de consultorias individuais. O Nossas Guerreiras já capacitou mais de 40 mil mulheres e concedeu crédito orientado para 12.425 empreendedoras. A meta é garantir crédito para 15 mil guerreiras.
- A ideia é garantir crédito orientado para compra de equipamentos, materiais e insumos, desde que os produtos estejam relacionados ao negócio. A função da Prefeitura é capacitar, garantir o crédito e depois fazer um acompanhamento para que o negócio dê certo, e que ela cresça de uma pequena empresa, de uma Micro Empreendedora Individual, para uma grande empresa e que empregue muitas outras pessoas", enfatiza o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.
Para participar é preciso ser de baixa renda, maior de 18 anos e prioritariamente chefe de família. Também é preciso ser hipossuficiente em renda e não ter sido beneficiada com recursos em edições de programas ou projetos similares da Prefeitura. O empreendimento deve estar localizado em Fortaleza, preferencialmente, em bairros de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-b). As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp: (85) 9.8655-4402 ou presencialmente, respeitando o limite de 150 pessoas.

Juventude Digital Fortaleza


A Prefeitura de Fortaleza está com inscrições abertas, até quinta-feira (25/7), para 60 vagas em cursos presenciais do Juventude Digital (JD). São formações gratuitas em jogos, marketing e dados que acontecem nos JD_Labs do Mondubim, Jangurussu e Barra do Ceará. Os interessados podem se inscrever no portal do JD (jd.fortaleza.ce.gov.br).
Para participar, é preciso ter entre 15 e 29 anos, morar em Fortaleza e ser, prioritariamente, egresso ou estudante da rede pública de ensino. Também serão priorizados moradores de bairros com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo ou muito baixo.
São disponibilizadas seis turmas, sendo duas de cada curso, e as aulas acontecem nos laboratórios do JD localizados dentro dos Cucas Mondubim, Barra do Ceará e Jangurussu.
Como se inscrever-Para se inscrever nos cursos, basta acessar o portal do Juventude Digital (jd.fortaleza.ce.gov.br) e criar uma conta no Fortaleza Digital com endereço da Capital. Em seguida, é necessário selecionar o curso desejado, clicar em “Pré-inscrição” e aguardar a confirmação de matrícula por e-mail e na área do aluno, no portal do JD.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...