PMF implanta novas ciclofaixas na Rogaciano Leite


A Prefeitura de Fortaleza concluiu a implantação de novas ciclofaixas na Avenida Rogaciano Leite, seguindo o Programa de Expansão da Malha Cicloviária para este ano. Com a iniciativa, agora será possível uma conexão cicloviária com a Avenida Desembargador Gonzaga, que já conta com ciclofaixas, beneficiando com mais um trecho de percurso seguro e exclusivo os ciclistas que trafegam pelos bairros Salinas, Luciano Cavalcante, Jardim das Oliveiras, Cidade dos Funcionários e adjacências.
Com projeto idealizado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio da Gestão Cicloviária do Plano de Ações e Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), a Avenida Rogaciano Leite recebeu sinalização especial de ciclofaixas unidirecionais numa extensão de 2,5km, no trecho entre as avenidas Murilo Borges e Desembargador Gonzaga, tendo cerca de 1,60m de largura em cada lado do canteiro central para proporcionar maior conforto e segurança aos ciclistas que trafegam na avenida. Os trabalhos foram realizados em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) e as Regionais.
As novas ciclofaixas conectam duas infraestruturas cicloviárias, sendo elas a ciclovia de 1,1 km já existente na Avenida Rogaciano Leite, cuja sinalização também foi renovada desde a Rua Atilano Moura até a Avenida Murilo Borges, e o trecho de 1,7km de ciclofaixas implantadas na Avenida Desembargador Gonzaga em setembro de 2017, representando um total de 5,3 km de percurso cicloviário seguro naquela região.
Com as novas ciclofaixas da Avenida Rogaciano Leite, Fortaleza conta agora com um total de 232,5 km de infraestrutura cicloviária, sendo 103 km de ciclovias, 125,5 km de ciclofaixas, 3,9 km de ciclorrotas e 0,1 km de passeio compartilhado. Isso representa uma ampliação de cerca de 240% da rede cicloviária disponível na cidade, batendo um recorde histórico somente no período da gestão do prefeito Roberto Cláudio, já que Fortaleza tinha apenas 68,2 km de rede cicloviária ao final de 2012.
Novos semáforos e requalificação asfáltica - Como parte das intervenções viárias para melhorar a acessibilidade de condutores e pedestres no bairro Jardim da Oliveiras, toda a sinalização foi revitalizada e três novos semáforos foram instalados no cruzamento da Avenida Rogaciano Leite com as ruas Padre Francisco Pita e Waldemar Alves Pereira, além de um semáforo exclusivo para travessia de pedestres em frente à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Para prevenir acidentes e aumentar a segurança, estão sendo fechados os canteiros centrais da Avenida Rogaciano Leite com a Rua Ricardo Araújo Braga, Rua 13 e a Rua Sândalo.
Diariamente, trafegam 25 mil veículos ao longo da via. Segundo dados da AMC, somente em 2017 foram registrados 56 atendimentos a acidentes com vítimas na Avenida Rogaciano Leite, 81 colisões com danos materiais e 11 atropelamentos, um destes envolvendo vítima fatal.
Recentemente, a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) também realizou os serviços de requalificação asfáltica na Avenida Rogaciano Leite, com fresagem da via e a implantação de cerca de 34 mil metros quadrados de nova pavimentação asfáltica e nova sinalização.
Expansão da malha cicloviária - Somente neste início de ano, de janeiro até agora, já foram implantados 9,7 km de ciclofaixas, o que representa 21% da meta de novos 45 km previstos para 2018, ampliando o deslocamento seguro e exclusivo de ciclistas, além de beneficiar importantes vias e bairros em Fortaleza. Estas novas infraestruturas implantadas recentemente estão distribuídas nas avenidas Rogaciano Leite, Léa Pompeu, Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste) e trechos da Perimetral e Osório de Paiva, bem no entorno do Terminal Siqueira, além das ruas Taquatiara, Granja Castelo e Herbene, nas proximidades do Terminal Messejana.
Seguindo o Programa de Expansão da Malha Cicloviária para este ano, os locais previstos a receberem novas infraestruturas cicloviárias são as avenidas Jornalista Tomaz Coelho, Universidade e Virgílio Távora, além das ruas Caiado de Castro, Ieda Pereira, José Meneleu e Nereu Ramos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Combate à Aids

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto