Sop

  • A Síndrome do Ovário Policístico, ou SOP, é um distúrbio metabólico e hormonal que provoca a disfunção ovulatória nas mulheres. Caracterizada, principalmente, por ciclos menstruais irregulares, menor frequência de ovulação e dificuldades para engravidar, a SOP afeta 15% das mulheres na fase reprodutiva. E, de acordo com Dr. Fábio Eugênio Rodrigues, especialista em reprodução humana, cerca de 10% das pacientes que procuram os tratamentos de fertilidade apresentam a Síndrome.
  • “​As alterações hormonais, principalmente o hiperandrogenismo, e metabólicos, como a hiperinsulinemia, levam a alteração no funcionamento ovariano, causando falta de ovulação. Em casos como esses, a fertilidade feminina fica alterada, sendo necessária atenção especial do especialista que está tratando este fator de subfertilidade”, explica. Para tratar o caso, o especialista reforça que, embora haja a dificuldade de mulheres com SOP engravidarem, as possibilidades existem e as chances aumentam com tratamentos da Reprodução Assistida.
  • “Além de indicar o uso de medicamentos para induzir a ovulação, a Inseminação Intrauterina e a Fertilização In Vitro (FIV) são dois tratamentos que podem ajudar nesse quadro clínico. Na Inseminação Intrauterina, o sêmen do parceiro será depositado próximo ao sítio natural de fertilização que é a trompa de falópio. Já na FIV, acontecerá a retirada dos óvulos do corpo da mulher, para fertilizá-los em laboratório com o sêmen do parceiro. Sendo, o embrião transferido depois para o útero da mulher. Tratamentos que podem trazer excelentes resultados de gravidez, apesar das pacientes apresentarem manifestações da Síndrome do Ovário Policístico”, finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim